Bem-vindo: Jul 18, 2018 14:09

Jun 01, 2010 13:49
MatheusT Forista Assíduo
Tesouro Direto
MatheusT

Muito obrigado pelas respostas, Frost. Excelente suas explicações.
Só mais uma última dúvida..títulos NTNB-Principal, com vencimento para daqui 5 anos, pagam uma taxa de juros MAIOR do que os títulos com vencimento em 2035! Isso não deveria ser ao contrário? Quanto mais distante o prazo, maior é o risco e sendo assim, maior deveria ser a taxa oferecida.

Mais uma vez, muito obrigado!

Frost escreveu:
MatheusT escreveu:1 - Nos títulos NTNB-Principal, quando vai ser efetuada uma compra, tem uma coluna que mostra "Taxa de Juros (%)", no valor de 6,2%, por exemplo. O vencimento é para 2035. Isso significa que eu vou ganhar rentabilidade bruta de 6,2% a.a. + IPCA?
2 - Funciona com juros compostos? Ou seja, no segundo ano do investimento eu vou ganhar 6,2% + IPCA sobre o valor já ajustado do 1º ano?
3 - E como funciona essa história do título ter valor nominal de R$ 1.000,00? Quando eu vou comprar o valor de um título é R$ 400,00!
4 - Comprei um título NTNB-Principal 2035 no mês passado e hj acusa retanbilidade de -7,5%, como isso é possível?

1- Sim, de maneira simplificada, mais fácil de entender. Na verdade você vai ganhar ao ano [ (1+ taxa) x (1 + Inflação pelo IPCA) - 1]. Por exemplo, se você compra o título hoje a 6,2% e vende no ano que vem aos mesmos 6,2%, com o IPCA no período de 5,5%, você terá ganho [ (1 + 6,2%) x (1+ 5,5%) - 1] que dá 12,04%, ao invés dos 11,7% previstos pela soma.
2- Sim.
3- O valor nominal do título é o valor que ele teria se o juro fosse zero, ou o valor de vencimento.
4- Isso acontece porque você comprou um título de prazo muito longo, bastante suscetível a oscilações. Quer um exemplo? Suponha que você tenha comprado este título a 6,5% a.a. e no dia seguinte ele tenha ido para 7% ao ano. Ninguém irá comprar de você um título de 6,5% se pode comprar o mesmo título no mercado a 7%. Logo, você terá que dar um desconto, oferecendo 0,5% de rendimento a mais ao ano para vender seu título. Como daqui até 2035 tem uns 25 anos, sua perda pela variação de 0,5% foi [ (1 + 0,5%)^(25) - 1 ] (taxa ao ano elevada pelo número de anos) = -13,28%. Ou seja, para cada meio porcento de variação da taxa do título você pode perder ou ganhar 13,28%. Quanto mais próximo do vencimento menos tempo (anos) haverá e menor será essa oscilação. No seu caso, para você perder 7,5%, a taxa do atual título em relação à sua taxa de compra subiu aproximadamente 0,29%.

Jun 03, 2010 16:04
Frost Estreante

MatheusT escreveu:Só mais uma última dúvida..títulos NTNB-Principal, com vencimento para daqui 5 anos, pagam uma taxa de juros MAIOR do que os títulos com vencimento em 2035! Isso não deveria ser ao contrário? Quanto mais distante o prazo, maior é o risco e sendo assim, maior deveria ser a taxa oferecida.

Você está correto nessa consideração. Porém, além disso, os investidores estão levando em conta outro fator: a NTN-B Princ 2015 garante o juro contratado por 5 anos; a NTN-B 2035 o faz por 25 anos. Portanto, quem garante que se você comprar a NTN-B 2015 hoje você vai encontrar uma NTN-B 2035 a uma taxa maior que 6% em 2015, quando o seu título vencer e você tiver com o dinheiro na mão para aplicar? Ninguém. E com a expectativa de que o juro real (a parte do juro nominal que está acima da inflação, justamente o que as NTN-B oferecem) do Brasil continue caindo nos próximos anos, dado que o país ainda tem o maior juro real do mundo, essa situação fica ainda mais provável.
Em resumo, apesar de aparentemente mais arriscada, a NTN-B 2035 é uma boa opção para quem está acumulando dinheiro à época próxima da aposentadoria e quer garantir uma renda de pelo menos uns 6% acima da inflação pelos próximos 25 anos -- lembro que a meta atuarial de planos de previdência, que era 6%, já caiu para 5% acima da inflação. Para pessoas jovens, como suponho que você é, pode ser interessante aplicar um pouco nesse título, como diversificação, mas é importante considerar que, no início da carreira, com o tempo a seu favor, considerar comprar ações pode ser ainda mais vantajoso.

Jun 04, 2010 10:19
MatheusT Forista Assíduo
MatheusT

Eu havia imaginado que seria esse o motivo: garantir 6% nos próximos 25 anos. E agora com o que tu falaste, fico certo disso! Mais uma vez, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Em relação ao mercado de ações já venho investindo a algum tempo em papéis de primeira linha e lançamento coberto de opções, mas os títulos são uma garantia segura para minha aposentaria e tem um rendimento bem vantajoso comparado a outros investimentos de renda fixa. Sendo assim, para garantia da aposentaria segura, melhor ir guardando alguns títulos mensalmente.
Um abraço!

Jun 07, 2010 23:00
Willy Fog Forista Assíduo

Sexta, 04/06/2010

'Investi no tesouro direto e percebi que o saldo diminuiu.
Estou no prejuízo?'

http://cbn.globoradio.globo.com/comenta ... EJUIZO.htm

Jun 10, 2010 15:07

RANKING DE TAXAS DOS AGENTES DE CUSTÓDIA DO TESOURO DIRETO

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... _taxas.pdf

Jun 10, 2010 15:16

Qual a rentabilidade dos títulos públicos?

Títulos públicos são aplicações de renda fixa e que trazem um bom retorno financeiro nos investimentos de médio e de longo prazo. Eles podem ser pré ou pós-fixados. Se o investidor permanecer com o título comprado até a data de vencimento, a rentabilidade alcançada será de 100%. Se vender antes da data estabelecida, o investidor receberá pelo título seu preço de mercado.

No caso dos pré-fixados, você aplica o seu dinheiro agora e sabe, desde já, o rendimento que terá sobre o capital investido. Se aplicar em títulos pós-fixados, além dos juros decorrentes do tempo de investimento, você receberá um percentual gerado pela variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação, ou da taxa básica de juros do País, a chamada Selic. O indexador (IPCA ou Selic) depende do título escolhido pelo investidor.

Confira o preço e a rentabilidade dos títulos:

http://www.cblc.com.br/cblc/ProdutosSer ... asp?tit=10

Jun 17, 2010 2:12
Newbie Trader Forista Assíduo
Newbie Trader

Willy Fog escreveu:RANKING DE TAXAS DOS AGENTES DE CUSTÓDIA DO TESOURO DIRETO

Sou cliente da WinTrade e se não me engano quando ela começou a oferecer Tesouro Direto a taxa de administração era zero. Agora tá em 0,4%.

Ruim mesmo é o Itaú: 3 ou 4%a.a., dependendo do segmento do cliente. Que pavor...

Jun 17, 2010 21:37

Terça, 15/06/2010

Quando e como aplicar no Tesouro Direto?

http://cbn.globoradio.globo.com/comenta ... DIRETO.htm

Jul 24, 2010 12:51
ZUZA Forista Assíduo
OPINIÃO
ZUZA

Olá amigos...
Poderiam opinar ?
Para fins de investimento a médio prazo , estou comparando o fundo abaixo com outros( compra TD,renda fixa pre ou pós e também poupança .

site-> http://www.itaupersonnalite.com.br/index.jsp
clicar->investimentos
clicar->rentabilidades:
tabela de rentabilidades
aba Renda fixa
fundo->Itaú Indice de Preço Renda Fixa FICFI(14)...obs. rentabilidade é bruta
clicando no fundo tem mais informações

clicando no fundo podemos ver o comparativo com o IMA-B 5 (entendí ser a carteira do fundo)

Será que fazendo compras diretas(TD) consegue-se superar a rentabilidade liquida do fundo?

Poderiam (se possível) opinar
muito grato

Jul 28, 2010 21:15
lipelfnc Estreante
lipelfnc

Eu olho e olho gráficos, planilhas, análises, mas não me decido de qual título pegar, então gostaria que dessem os seus palpites sobre a melhor escolha, considerando os seguintes fatos:

Gostaria de receber todo o montante somente no vencimento do título.

E que tivesse uma boa rentabilidade num prazo de 2 a 3 anos, pois desta vez estarei fazendo mais para "experimentar" mesmo.

Jul 30, 2010 20:02
Frost Estreante
Re: OPINIÃO

ZUZA escreveu:Olá amigos...
Poderiam opinar ?
Para fins de investimento a médio prazo , estou comparando o fundo abaixo com outros( compra TD,renda fixa pre ou pós e também poupança .

clicar->investimentos
clicar->rentabilidades:
tabela de rentabilidades
aba Renda fixa

clicando no fundo podemos ver o comparativo com o IMA-B 5 (entendí ser a carteira do fundo)

Será que fazendo compras diretas(TD) consegue-se superar a rentabilidade liquida do fundo?

muito grato

Esse fundo (Itaú Indice de Preço Renda Fixa FICFI) investe tudo em outro fundo do Itaú, o ITAÚ INFLANTION 5 RENDA FIXA - FUNDO DE INVESTIMENTO, que por sua vez tem pouco mais de 95% da carteira em NTN-B (atrelado ao IPCA) e o restante em LFT (atrelado à SELIC) te cobrando 1,5% a.a. em taxa de administração. Se você comprar as NTN-B's diretamente, dependendo da corretora/banco paga entre 0,4% e 0,7% ao ano de taxas tendo rentabilidade semelhante ao do fundo do Itaú, mais a diferença entre as taxas e sem o come-cotas semestral. Portanto, vale a pena investir no Tesouro Direto diretamente. Para não precisar confiar no que eu disse e ter certeza por você mesmo, compare a rentabilidade do fundo com a das NTN-B's:
http://www.personnaliteinvestnet.com.br ... abela.aspx
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... lidade.asp

Lembre-se de escolher uma corretora ou banco que te cobre menos de 0,35% de taxa de custódia:
Editado pela última vez por Frost em Jul 30, 2010 20:16, em um total de 1 vez.

Jul 30, 2010 20:12
Frost Estreante

lipelfnc escreveu:Eu olho e olho gráficos, planilhas, análises, mas não me decido de qual título pegar, então gostaria que dessem os seus palpites sobre a melhor escolha, considerando os seguintes fatos:

Gostaria de receber todo o montante somente no vencimento do título.

E que tivesse uma boa rentabilidade num prazo de 2 a 3 anos, pois desta vez estarei fazendo mais para "experimentar" mesmo.
Apenas 3 opções te atendem bem nisso:
LFT 070313 (atrelado à SELIC)
LTN 010113 (pré-fixado)
NTNB Principal 150515 (uma taxa fixa mais o IPCA)

Está em ordem do menos arriscado para o mais arriscado, considerando os seus planos. Se você puder deixar o dinheiro até o vencimento da NTN-B Principal, em 2015, ou pelo menos um ano antes disso, sugiro ela. Menos tempo que isso lhe deixará muito ao sabor da precificação de mercado.

No entanto, ressalto que o melhor título para iniciantes é sempre a LFT, porque rende a SELIC, que é a taxa de referência, então você estará ganhando rigorosamente a média de mercado.

Ago 03, 2010 23:30
ZUZA Forista Assíduo
Re: OPINIÃO
ZUZA

$Fra$jo$la$ escreveu:
Frost escreveu:
ZUZA escreveu:Olá amigos...
Poderiam opinar ?

clicar->investimentos
clicar->rentabilidades:
tabela de rentabilidades
aba Renda fixa

muito grato

Esse fundo (Itaú Indice de Preço Renda Fixa FICFI) investe tudo em outro fundo do Itaú, o ITAÚ INFLANTION 5 RENDA FIXA - FUNDO DE INVESTIMENTO, que por sua vez tem pouco mais de 95% da carteira em NTN-B (atrelado ao IPCA) e o restante em LFT (atrelado à SELIC) te cobrando 1,5% a.a. em taxa de administração. Se você comprar as NTN-B's diretamente, dependendo da corretora/banco paga entre 0,4% e 0,7% ao ano de taxas tendo rentabilidade semelhante ao do fundo do Itaú, mais a diferença entre as taxas e sem o come-cotas semestral. Portanto, vale a pena investir no Tesouro Direto diretamente. Para não precisar confiar no que eu disse e ter certeza por você mesmo, compare a rentabilidade do fundo com a das NTN-B's:
http://www.personnaliteinvestnet.com.br ... abela.aspx
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... lidade.asp

Lembre-se de escolher uma corretora ou banco que te cobre menos de 0,35% de taxa de custódia:

Frost, eu assino em baixo!
Basta a pessoa perde um pouco de estudando as opções de investimento e o mercado em sim que dá fugir destas abocanhadas que os bancos e fundos de investimentos dão no dinheiro de quem investe.
Eu nunca investi em fundos de investimento e nem clubes de investimentos, sempre investi por conta própria.
Meu dinheiro estes caras não deverão ver nunca :lol: , ehheheehh.
E parabéns pelos posts, muito bons mesmo!
Abç

Frost obrigado pelas informações .
Valeu...
Frajola obrigado também.
grato

Ago 18, 2010 12:05
FabricioJCA Forista Assíduo

Lançado um novo NTNB Principal 150535 - com valor de titulo por menos de R$ 500,00

Set 02, 2010 13:06
pauloavg Estreante
pauloavg

Fraj*la escreveu:Acho que descobri mais uma corretora que não cobra taxas para se operar tesouro direto, além da BANIF:
SOCOPA .....
Eu mandei um e-mail para eles pedindo confirmação.....
Quando eu tiver, postarei aqui.

Fraj*la

A Spinelli(InvestBolsa) também não cobra taxa no TD.
Só cobra a taxa de negociação de 0,10% e a taxa de custódia da CBLC de 0,30%a/a.

Set 07, 2010 23:05
anderson_nn Estreante
anderson_nn

ow....

como eu calculo o preço do NTB, que eh vinculado ao IPCA se eu quiser vender antecipadamente ?

existe uma formula?
como funciona?
vlw ai pessoal....

Set 17, 2010 12:17
KALECLA Estreante
Melhor opção
KALECLA

Olá, pessoal! Gostaria da opnião de vocês sobre a melhor opção para aplicação no tesouro. Tenho disponibilidade para uma aplicação entre 40 e 50 mil e não precisarei desse valor pelos próximos 5 anos. Sria melhor aplicar em LTN ou em NTN-B a vencer em 2017? Qual melhor opção em rentabilidade? Qual seria a melhor opção na opnião de investimento com baixo risco na opinião de vocês?

Nov 01, 2010 14:36
overmatik Forista Assíduo
Re: Melhor opção

Claudio Antonio Guedes Filho escreveu:Olá, pessoal! Gostaria da opnião de vocês sobre a melhor opção para aplicação no tesouro. Tenho disponibilidade para uma aplicação entre 40 e 50 mil e não precisarei desse valor pelos próximos 5 anos. Sria melhor aplicar em LTN ou em NTN-B a vencer em 2017? Qual melhor opção em rentabilidade? Qual seria a melhor opção na opnião de investimento com baixo risco na opinião de vocês?

Rapaz, aí você pediu demais! :lol: O que eu posso fazer é relatar minha situação, eu estou posicionado nos seguintes papéis:

NTN-B 15/05/2015 14,22% a.a. nos últimos 12 meses (Taxa fixa mais IPCA)

NTN-C 01/07/2017 15,67% a.a. nos últimos 12 meses (Taxa fixa mais IGP-M)

Eu não estou botando muita fé no aumento da selic, os caras estão querendo bombar o Brasil de qualquer jeito.

Nov 03, 2010 12:25

overmatik, estas notas e letras do tesouro com vencimento para vários anos na frente, como funciona o IR, é retido todo ano e/ou semestre na fonte, ou só paga no resgate ???

gostei da rentabilidade da "NTN-C 01/07/2017 15,67% a.a." ... vc investe pela Banif para fugir da taxa de administração(liquidação ou algo assim, não me lembro ao certo o nome do raio desta taxa, kkkkkk.

grato

A cobrança do IR é feita semestralmente se o papel paga cupom de juros, caso contrário você só paga se vender antecipadamente ou no resgate. Fora isso tem IOF se você vende num prazo inferior a 30 dias.

Nov 03, 2010 19:25

Saquei, grato pela info!
E vc investe em TD para aposentadoria, visando estas taxas mais gordinhas e prazos mais alongados??? :roll:
Tks ;)

Rapaz, eu invisto há pouco tempo. Minha idéia é comprar papéis de no máximo 5 anos e ficar recomprando depois de resgatar o principal. Eu fico com medo de comprar aqueles papéis de 20 anos, é muito tempo! Se bem que a tendência é dos títulos bombarem visto que os gringos estão entrando com força devido à montanha de dólares que o FED está imprimindo.

O dinheiro que eu uso é o que eu costumava deixar na poupança, até que perdi a paciência com a miséria dos juros e deixei lá só o da emergência mesmo. :x

AnteriorPróximo

Voltar para Fundos e Renda Fixa