Bem-vindo: Abr 20, 2018 14:17

Jan 20, 2011 16:07
ZUZA Forista Assíduo
Tesouro Direto
ZUZA

ZUZA escreveu:
$Fra$jo$la$ escreveu:
Frost escreveu:
ZUZA escreveu:Olá amigos...
Poderiam opinar ?
Para fins de investimento a médio prazo , estou comparando o fundo abaixo com outros( compra TD,renda fixa pre ou pós e também poupança .

site-> http://www.itaupersonnalite.com.br/index.jsp
clicar->investimentos
clicar->rentabilidades:
tabela de rentabilidades
aba Renda fixa
fundo->Itaú Indice de Preço Renda Fixa FICFI(14)...obs. rentabilidade é bruta
clicando no fundo tem mais informações

clicando no fundo podemos ver o comparativo com o IMA-B 5 (entendí ser a carteira do fundo)

Será que fazendo compras diretas(TD) consegue-se superar a rentabilidade liquida do fundo?

Poderiam (se possível) opinar
muito grato

Esse fundo (Itaú Indice de Preço Renda Fixa FICFI) investe tudo em outro fundo do Itaú, o ITAÚ INFLANTION 5 RENDA FIXA - FUNDO DE INVESTIMENTO, que por sua vez tem pouco mais de 95% da carteira em NTN-B (atrelado ao IPCA) e o restante em LFT (atrelado à SELIC) te cobrando 1,5% a.a. em taxa de administração. Se você comprar as NTN-B's diretamente, dependendo da corretora/banco paga entre 0,4% e 0,7% ao ano de taxas tendo rentabilidade semelhante ao do fundo do Itaú, mais a diferença entre as taxas e sem o come-cotas semestral. Portanto, vale a pena investir no Tesouro Direto diretamente. Para não precisar confiar no que eu disse e ter certeza por você mesmo, compare a rentabilidade do fundo com a das NTN-B's:
http://www.personnaliteinvestnet.com.br ... abela.aspx
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... lidade.asp

Lembre-se de escolher uma corretora ou banco que te cobre menos de 0,35% de taxa de custódia:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... _taxas.pdf

Frost, eu assino em baixo!
Basta a pessoa perde um pouco de estudando as opções de investimento e o mercado em sim que dá fugir destas abocanhadas que os bancos e fundos de investimentos dão no dinheiro de quem investe.
Eu nunca investi em fundos de investimento e nem clubes de investimentos, sempre investi por conta própria.
Meu dinheiro estes caras não deverão ver nunca :lol: , ehheheehh.
E parabéns pelos posts, muito bons mesmo!
Abç

Frost obrigado pelas informações .
Valeu...
Frajola obrigado também.
grato

Jan 25, 2011 17:46
KALECLA Estreante
NTN-B PRINCIPAL
KALECLA

OLÁ, PESSOAL! COMPREI NTN-B PRINCIPAL COM VENCIMENTO EM 15/05/2015 (ATRELADA AO IPCA) E VI QUE DEPOIS DE ALGUNS DIAS VI NO EXTRATO UM VALOR MENOR DO QUE EU APLIQUEI, OU SEJA, PERDI DINHEIRO ATÉ AGORA. COMPREI A UMA TAXA DE 6,24 + O IPCA. ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER PORQUE O VALOR DIMINUIU?

Jan 25, 2011 21:08
Dick Trade Forista VIP
Re: NTN-B PRINCIPAL

Claudio Antonio Guedes Filho escreveu:OLÁ, PESSOAL! COMPREI NTN-B PRINCIPAL COM VENCIMENTO EM 15/05/2015 (ATRELADA AO IPCA) E VI QUE DEPOIS DE ALGUNS DIAS VI NO EXTRATO UM VALOR MENOR DO QUE EU APLIQUEI, OU SEJA, PERDI DINHEIRO ATÉ AGORA. COMPREI A UMA TAXA DE 6,24 + O IPCA. ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER PORQUE O VALOR DIMINUIU?

Prezado Cláudio,

Seja bem-vindo ao Fórum InfoMoney!

Use um nick ao invés do seu nome real por questões de segurança digital.

Caso seja do seu interesse, você pode mandar uma mensagem privada (MP) para Infomoney ou e-mail para forum@infomoney.com.br solicitando a mudança e fornecendo o novo nick.

É recomendada a leitura dos tópicos e/ou seções abaixo:

Como Postar e Responder Tópicos e Mensagens
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10441

Regras do Fórum
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10421

Educacional & Iniciantes
http://forum.infomoney.com.br/viewforum.php?f=7

Corretoras & HBs
http://forum.infomoney.com.br/viewforum.php?f=8

Apresentação / Localidade dos Usuários
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10592

Sucesso nos trades.

Sds,

Jan 26, 2011 7:15
Minefield
Re: NTN-B PRINCIPAL
Minefield

Claudio Antonio Guedes Filho escreveu:OLÁ, PESSOAL! COMPREI NTN-B PRINCIPAL COM VENCIMENTO EM 15/05/2015 (ATRELADA AO IPCA) E VI QUE DEPOIS DE ALGUNS DIAS VI NO EXTRATO UM VALOR MENOR DO QUE EU APLIQUEI, OU SEJA, PERDI DINHEIRO ATÉ AGORA. COMPREI A UMA TAXA DE 6,24 + O IPCA. ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER PORQUE O VALOR DIMINUIU?

Diminuiu pq vc está comparando apenas o valor de mercado. O valor no vencimento será o contratado (vc vai receber 6,24% + IPCA). Você só precisa se preocupar com o valor de mercado se resolver vender antes da hora.

Jan 26, 2011 22:04
SantaShreds Estreante
SantaShreds

LTNs subiram mais ainda hoje... Quase batendo nos 13%!!! Isso dá pra mim uns 10,81% aa líquidos até 2015 segundo a calculadora do Tesouro Direto!

Alguém aí tá comprando? Ou acham que os próximos aumentos da SELIC ainda não estão precificados e que a barreira dos 13% será ultrapassada?

Jan 28, 2011 18:01
mapatd Estreante
Preço de NTNB
mapatd

anderson_nn escreveu:ow....

como eu calculo o preço do NTB, que eh vinculado ao IPCA se eu quiser vender antecipadamente ?

existe uma formula?
como funciona?
vlw ai pessoal....

Anderson,

As fórmulas estão em http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... sticas.asp no sub-tópico Metodologia de Cálculo.

Sds,

Jan 29, 2011 11:58
mapatd Estreante
NTN-B antes do prazo
mapatd

Buddy18 escreveu:Pessoal,
vamos supor que eu queira liquidar uma NTN-B antes do prazo... Como avaliar se o preço está acima ou abaixo do esperado? Como o mercado precifica uma NTN-B?

A VNA da NTN-B 15/08/2012 hoje é de 1907,48, com taxa de juros 6,18... No mercado está precificado em 1917,52...

A projeção do IPCA para o ano é de 5,2%. Março fechou com 0,5%. Para abril a projeção está em 0,41%, porém não consigo entender porque está precificado como 1917,52...

Comparado com o que eu posso receber se ficar até o fim, será que vale a pena liquidar? Eu queria entender como avaliar esta situação...

Buddy18,

Sua questão continua muito atual. Para avaliar o preço é essencial observar a evolução das taxas, a chamada "curva de juros". NTNB 15.08.12 está com taxa de aproximadamente 5,90% ao ano mais IPCA.

Não é uma taxa brilhante mas ela cairá bem mais (NTNB 15.05.11 está com aprox. 2,95% mais IPCA, uma remuneração desastrosa na reta final).

É certo que a taxa contratada no ato da compra é sempre entregue pelo Tesouro Direto, mas o investidor pode alcançar taxa superior vendendo no momento certo. É preciso avaliar principalmente: curva de juros, preço pago, data da compra e cenário econômico.

Sds,

Jan 29, 2011 12:20
mapatd Estreante
mapatd

MatheusT escreveu:Muito obrigado pelas respostas, Frost. Excelente suas explicações.
Só mais uma última dúvida..títulos NTNB-Principal, com vencimento para daqui 5 anos, pagam uma taxa de juros MAIOR do que os títulos com vencimento em 2035! Isso não deveria ser ao contrário? Quanto mais distante o prazo, maior é o risco e sendo assim, maior deveria ser a taxa oferecida.

Matheus,

A situação que você observou, taxa maior no médio prazo do que em longo prazo, é mesmo curiosa. Destacamos outra situação curiosa da semana passada, dia 19.01.2011:
. NTNB 2017 a 5,94% e NTNB 2020 a 5,93%, taxa cai com o tempo.
. NTNF 2017 a 12,50% e NTNF 2021 a 12,55%, taxa sobe com o tempo, praticamente nos mesmos prazos!

Variações sutis, mas que requerem a atenção dos investidores.

Sds,

Jan 29, 2011 12:34
mapatd Estreante
Re: CDB
mapatd

bochan escreveu:
Um site legal para ver a rentabilidade do TD
http://www.investindonotesouro.com/dnn/ ... fault.aspx

Eu uso este site para ver momentos adequados para compra.

Em relação ao comentário do Matheus, veja que dependendo do "ponto de entrada", os títulos do TD superam em larga margem o CDI, e para ter 100% do CDI não é muito fácil, só com valores grandes e bom relacionamento com o banco. Via corretora, como o Matheus comentou, eu desconheço. Outra possibilidade é comprar CDBs de bancos de segunda linha, mas aí o risco é consideravel (maior prêmio= maior risco). Já no TD, com qualquer 500 reais você já obtém a mesma rentabilidade, com altíssima segurança. O problema é se você precisar sair antes do vencimento ( ou se o governo quebrar, mas neste caso, só comprando dólar ou ouro).
abç.

Bochan,
Sobre “sair antes do vencimento”, no final do texto acima, nunca notamos problemas e é algo que sempre praticamos e muitas vezes recomendamos. As recompras ocorrem todas as quartas-feiras e o deságio por vender antecipadamente é sempre bem pequeno, cerca de 0,01%.
Sds,

Jan 29, 2011 18:37
ZUZA Forista Assíduo
AGORA JA FOI
ZUZA

PERGUNTAR AGORA ... NÃO DIANTA... JÁ COMPREI TUDO EM LFT...
ESPERO QUE MEU PLANO FUNCIONE..... MAS ACEITO SUJESTÕES
ABRAÇOS.

Pretendo investir(anualmente) no TD tendo como finalidade garantir estudo para minha filha de 5 anos.
Já tem uma parte em poupança e outra em bolsa.
Para o TD pretendo investir agora(janeiro 2011) e nao farei aportes mensais , ou seja 1 aporte anual(aportes anuais) .

Devido aumento de juros penso em LFT e-ou NTN-Bp .

Minha duvida ;LFT ou NTN-Bp ou ambos ?

Como a tendencia é de aumento de juros em 2011 acho que a parte prefixada(juros) da NTN-Bp tenderia a aumentar ; assim sendo penso que aguardar um pouco mais(alguns meses),talvez consiga melhor rentabilidade .(estou certo?)

Isso é possivel ? poderia chegar a 7 ou 7,x + IPCA ? sei que é dificil prever mas quem sabe!!!

Enquanto aguardo , seria viavel comprar LFT ?
Sei que prazo menor que 1 ano a rentabilidade é bem reduzida ,podendo perder até da poupança devido aliquota do IR(no resgate) , é isso mesmo ?
Fiz umas contas com taxa selic 10,66 TA de 0,4 Taxa corretora 0,00 pagando 20% de IR e conclui que a rentabilidade seria tal qual poupança ultimamente(caso o cenario persista).

Poderia comprar as LFTs e assim que a rentabilidade das NTN-Bp aumentassem venderia tudo e compraria em NTN-Bp .

Outra opção seria comprar metade em LFT e outra metade em NTN-Bp .
Ou se eu estiver equivocado comprar tudo em NTN-Bp .

Quanto as NTN-Bp acho melhor comprar com vencimento em 2015 devido ao juro está mais alto que os outros vencimentos(pelo menos agora ) e menor volatilidade também ; embora por tempo ,a de 2024 seria o ideal porque minha filha estará com 19 anos .

Nunca investí no TD e não sou muito experiente em aplicações financeiras mas aceito comentarios e ou sugestões
grato

Jan 29, 2011 19:55
SantaShreds Estreante
SantaShreds

Fraj;la escreveu:- É o mesmo esquema da taxação de IR sobre CDB e Fundos, ou seja, começa com 22,5% e vai regredindo até 15% (aplicação de 2 anos ou mais) ?

Exatamente. Só tô comprando títulos com vencimento > 720 dias.

Jan 29, 2011 20:20
Frost Estreante

SantaShreds escreveu:LTNs subiram mais ainda hoje... Quase batendo nos 13%!!! Isso dá pra mim uns 10,81% aa líquidos até 2015 segundo a calculadora do Tesouro Direto!

Alguém aí tá comprando? Ou acham que os próximos aumentos da SELIC ainda não estão precificados e que a barreira dos 13% será ultrapassada?

Estou comprando, principalmente a LTN de prazo mais longo, a LTN 01012015. Com a expectativa de aumento da SELIC este ano para algo entre 12,25% e 12,75% e para o ano que vem redução para 11%, acredito que o prêmio de risco (do título à taxa de quase 13%) está muito favorável, isso devido à expectativa de que o governo continue reduzindo a taxa de juro nominal e a inflação, ano a ano, como vem fazendo desde a década passada. Assim, para mim no momento vale a pena comprar um pouco.
Editado pela última vez por Frost em Jan 29, 2011 20:44, em um total de 2 vezes.

Jan 29, 2011 20:29
Frost Estreante
Re: Preço de NTNB

anderson_nn escreveu:ow....

como eu calculo o preço do NTB, que eh vinculado ao IPCA se eu quiser vender antecipadamente ?

existe uma formula?
como funciona?
vlw ai pessoal....

mapatd escreveu:Anderson,

As fórmulas estão em http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... sticas.asp no sub-tópico Metodologia de Cálculo.

Sds,

Você não calcula o preço de venda antecipada, você confere o quanto o mercado está pagando. Toda quarta-feira é dia de recompra e o preço de venda aparece na tabela, juntamente com a taxa de juro:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... itulos.asp
Uma observação adicional:
Se a taxa de juro da venda estiver igual à taxa de juro ofertada na época da sua compra, você obterá a mesma rentabilidade contratada se vender o título. Se a taxa estiver MAIOR, se vender o título você obterá uma rentabilidade MENOR que a contratada, podendo inclusive ter prejuízo. Isso se dá porque você terá de oferecer seu título a uma taxa maior do que a contratada por você, o que só é possível dando um desconto no preço. De maneira análoga, se a taxa estiver MENOR do que a contratada por você à época da compra, você embolsará uma rentabilidade MAIOR do que a contratada.

Jan 29, 2011 20:41
Frost Estreante

Fraj;la escreveu:- É o mesmo esquema da taxação de IR sobre CDB e Fundos, ou seja, começa com 22,5% e vai regredindo até 15% (aplicação de 2 anos ou mais) ?

SantaShreds escreveu:Exatamente. Só tô comprando títulos com vencimento > 720 dias.

Há duas diferenças:
- fundos têm come-cotas semestral de 15% da rentabilidade, CDB e Tesouro Direto não.
- fundos classificados como de curto prazo tem apenas duas alíquotas de IR: 22,5% para até 180 dias de aplicação e 20% para mais de 180 dias.

Jan 31, 2011 19:51
SantaShreds Estreante
SantaShreds

Frost escreveu:Estou comprando, principalmente a LTN de prazo mais longo, a LTN 01012015. Com a expectativa de aumento da SELIC este ano para algo entre 12,25% e 12,75% e para o ano que vem redução para 11%, acredito que o prêmio de risco (do título à taxa de quase 13%) está muito favorável, isso devido à expectativa de que o governo continue reduzindo a taxa de juro nominal e a inflação, ano a ano, como vem fazendo desde a década passada. Assim, para mim no momento vale a pena comprar um pouco.

Pois é, e hoje a LTN 01012015 chegou nos 13,02%, o que pra mim dá uma taxa líquida de 10,92%. Nada mau!

Amanhã cedo compro mais um pouco para garantir minha operação do mês de Fevereiro e evitar a taxa de custódia da corretora. Porque esse mercado de RV tá osso duro de roer, viu...

Fev 02, 2011 22:02
Luizeba Forista Assíduo

Gente, eu to com um dinheiro guardado em Fundos Imobiliários, e gostaria de investir ele no Tesouro Direto a longo prazo (tipo 2045, 2035...)

Eu estou entre:

NTNC 010131 01/01/2031 0,00% 6,01% R$ 0,00 R$ 4.151,74

NTNB 150535 15/05/2035 5,79% 5,89% R$ 2.073,35 R$ 2.047,85

NTNB 150545 15/05/2045 5,73% 5,83% R$ 2.099,69 R$ 2.069,92

Estou tentado a ir na acoplada ao IGPM (NTNC)....e 6% ao ano acima da inflação é um bom valor, na minha opinião.

O que pensam?

Fev 03, 2011 9:53
DCA Estreante
DCA

Aonde vc achou a NTN-C pra comprar???

Fev 03, 2011 15:45
ZUZA Forista Assíduo
ZUZA

DCA escreveu:Aonde vc achou a NTN-C pra comprar???

----------------------------------------------------------------
Carta pra 3 !!!!!!!!!!! também to interessado!!!!!!!!!!!!!

mas acho que a resposta é : FAZ TEMPO QUE NÃO TEM PRA COMPRA
NO TD. ..... eu acho

Fev 03, 2011 18:43
Luizeba Forista Assíduo

Fala gente...
eu vi lá na tabela do tesouro direto...

acho que ela tá antiga, então?

Fev 03, 2011 18:59
DCA Estreante
DCA

sim.. não é mais negociada.

AnteriorPróximo