Bem-vindo: Jul 17, 2018 3:12

Ago 26, 2010 20:10
.panoramix Forista Assíduo
Investimentos Alternativos

trazendo a tona investimento em vinhos, segue uma matéria da exame:

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0973/consumo/dificil-nao-beber-588582.html

Difícil é não beber
Estimulado pela entrada de consumidores asiáticos e russos, o mercado de vinhos sofisticados se tornou um dos melhores investimentos do mundo

Felipe Carneiro, de EXAME 17/08/2010

"Uma garrafa da safra de 1998, por exemplo, saía por 228 dólares em 2005. Passados cinco anos não é possível encontrar um exemplar por menos de 700 dólares, um aumento de 205%.... Foi com base na possibilidade de valorização de vinhos excepcionais como esse que em 2000 os ingleses Justin Gibbs e James Miles criaram a Liv-Ex, a primeira bolsa de vinhos de qualidade do mundo, um mercado que movimenta quase 100 milhões de dólares por ano. Desde então, a rentabilidade desse índice tem sido superior à da Nasdaq, à da Dow Jones e até mesmo à do petróleo. a cola da Liv-Ex, diversos investidores começaram a montar fundos para tentar lucrar com a compra e venda da bebida - o primeiro desses fundos será lançado até o final do ano, resultado de uma parceria da importadora Wine Stock com a gestora de recursos Cultinvest Asset Management.
e continua."

no link tem toda a reportagem. Interessante saber do movimento para criar um fundo de vinhos no Brasil.

*edit: Investimento mínimo previsto de R$ 1 milhão, segundo notícia do Valor Econômico de 15/Junho/2010

Set 22, 2010 15:21
Saco Verde Forista Assíduo

Investimentos alternativos, devem ser aqueles os quais não seja necessário se envolver, ou seja, deixar o dinheiro trabalhar sozinho, ações, fundos, poupnaças, enfim... eu não considero com alternativo aquele o qual voce precisa se dedicar integralmente.

Ouvi falar sobre um fundo de imóveis que o Itaú esta lançando, atrelado a aluguéis. semelhante os fundos de ações (compra em cotas). parece ser atraente, visto q imóveis são uma bela fonte de renda, porém demoradas e com investimnentos pesados...

Outra alternativa é comprar na planta (agora sem juros até a entrega) e vender logo em seguida, esses imóveis apresentam uma boa valorização...

Se alguem tiver mais idéias, ou algum comentário sobre meus ditos, fico honrrado em ler.

Abraço a todos e sorte

Set 26, 2010 22:07
Falling Down Forista Assíduo

Flipar imóveis, alguém já ouviu falar?

Primeiro cabe uma explicação:

Num desses canais de TV PAGA passa uma série sobre pessoas comuns nos Estados Unicods que fazem esse tal de 'flip' como forma de ganhar dinheiro. Consiste em comprar uma casa e em 2-4 semanas fazer uma bela reforma deixando tudo novo e depois revendem com lucro. Nem preciso dizer que esse programa é anterior à crise imobiliária...

Na série tem de tudo, até espeluncas em bairros pobres até casas milionárias, e quase sempre o investidor sai com um lucro bem gordo... Será que um negócio desses daria certo por essas bandas?

Set 27, 2010 15:58
Caspion Estreante
Caspion

Alguém ja leu a respeito sobre empresas de participações ou holdings? O pouco que sei é que elas dependendo da atividade das controladas irá pagar pouco ou nenhum imposto.

Alguém conhece algo a respeito?

Abraços!

Nov 01, 2010 23:33
worldtrading Forista VIP

Interessante esse tópico, acabaram as idéias? rsrs...

Algumas são bem interessantes, o problema é fazer da idéia uma renda passiva.

Abcs,

Nov 02, 2010 9:08
Dick Trade Forista VIP

Caspion escreveu:Alguém ja leu a respeito sobre empresas de participações ou holdings? O pouco que sei é que elas dependendo da atividade das controladas irá pagar pouco ou nenhum imposto.

Alguém conhece algo a respeito?

Abraços!

Olá, Caspion!

Há algum tempo, me interessei pelo tema também...

Passe os olhos nestes textos aqui...

http://www.fisconet.com.br/user/materia ... olding.htm

http://www.g-10.net/12_33.htm

Mas, ao meu leigo olhar, parece ser bem lógico que as sociedades holdings puras não pagem IR vez que os valores recebidos, de algumas forma, já sofreram tratamento tributário:

nos dividendos, por representarem uma parcela do lucro líquido, as empresa controladas já o recolheram;

nos JCP, por ser considerado, para alguns, despesa financeira, não sofre tributação de IR nas controladas, mas, sim, quando é pago aos acionistas, momento em que é recolhido na fonte.

Como sua receita é representada por lucros e dividendos (ou por resultado positivo da avaliação dos investimentos pela equivalência patrimonial), as Holdings puras não ficarão sujeitas à tributação pelo Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Abs,

Nov 02, 2010 18:57
worldtrading Forista VIP

Fraj*la escreveu:
worldtrading escreveu:Interessante esse tópico, acabaram as idéias? rsrs...

Algumas são bem interessantes, o problema é fazer da idéia uma renda passiva.

Abcs,

Hhhhehe, vdd, e aí, tem alguma idéia?
Se sim, contribua tb.
Abç

Acho que quem conseguir arrumar um jeito de montar uma casa de apostas para o futebol brasileiro vai se dar bem. A legislação não permite, mas e se a empresa estiver situada em outro país?

Abcs,

Nov 10, 2010 10:26
CGBN Forista Assíduo
Re: Empréstimo
CGBN

rj45 escreveu:Achei interessante esse site: fairplace.com.br
Nele você poderá escolher a quem, quanto e a que taxa de juros emprestar.
O problema a meu ver é a inadimplência que ainda é alta, mas quem sabe praticando taxas mais baixas conseguimos diminuí-la.

Abraços

rj45,

hah alguns meses comecei a acompanhar o site e, ateh hoje, emprestei para 08 pessoas diferentes. Infelizmente, como voce disse, a taxa de inadimplencia eh grande, inclusive entre aqueles que, pela classificacao da Fairplace, seriam mais seguros.

Para voce ter uma ideia, do meu total, 03 estao inadimplentes, ou seja, quase 40%. Consultei a empresa sobre a forma de avaliacao e disseram que com poucos emprestimos essa deturpacao poderia ocorrer.

Basicamente, nao recomendo esse investimento. Creio que pessoas mal-intencionadas utilizam o site, nao havendo muita diferenca se as taxas de emprestimo diminuirao ou nao.

abs

Nov 10, 2010 11:15
JFG Estreante

Legendary escreveu:Eu ja investiguei muito essa area de compra/venda e aluguel de imoveis.

E particularmente nao é para mim, precisa de um capital muito grande para começar, sendo que a grana tem q ficar estacioanada no minimo 6 meses.

O melhor setor desse ate onde eu fui atras era o segmento de imovel pequenos, principalmente os alugueis na faixa de 200 400 reais.

O problema desse tipo de coisa é o inquilino q vai morar, geralmente é pobre, e se ele nao conseguir honrar as mensalidades vc se ferra 2x.. primeiro pq nao consegue dar ordem de despejo (tem uma lei q assegura se o cara nao tiver onde morar nao pode ser despejado), outra vc nao recebe pelas mensalidades e o ze ruela fica vivendo no seu imovel de graça..

Definitivamente, se for para entrar no ramo de aluguel que seja de alto padrão.. pelo menos se o cara nao consegue pagar, vc pode alegar que existem imoveis com preço menos.

Já na compra e venda é mais fácil mas pode demorar alguns anos para ver sua grana render.

Existe um nicho de mercado que a pessoa precisa ter a visão, falei com alguns que ganham simplesmente reformando a casa, compram, reformarm e vende pelo dobro do preço.. (Ai seu bolso do investimento inicial, antes de ver o negocio dar lucro).

Então esse dai nao é pra mim =D

Construi em 1 terrenoi de 96 metros quadrados 4 casa de 1/4 pra alugar, terreno esse q tinha sido comprado por minha futura esposa, me dá uma renda de R$ 1050,00 mensais q invisto sempre na contrução de outro pavimento q inclusive estou teminhando para alugar dessa vez com 2 quartos e alugar por R$ 450,00. Inqulino é complicado, mas procure selecionare dou preferência a pessoa solteiras do &¨%* feminino q trabalhem o dia todo, pois a casa serve só como dormitório e não tenho tido dor de cabeça com os pagamentos. Oque estressa é os problemas de manutenção q qualquer coisa eles me ligam.
Se tivesse mais $$ compraria terrenos em bairros periféricos em ruas de média frequencia, pois são + fáceis de alugar.
Construo com trabalho de formiguia, sempre contratando conhecidos.

Nov 10, 2010 11:18
JFG Estreante
Re: Imóveis

BudFox escreveu:Muito inflacionados no momento.
Nova lei do inquilinato melhorou o negócio em alguns aspectos e piorou em outras.
Imóveis residenciais é como ganhar na loteria. Díficil achar bom inquilino e que não destrua seu bem ao sair sem pagar.Alguns arrancam até o vaso sanitário (lamentável)
Quem quer entrar nessa(embora não aconselhe devido aos altos preços da bolha que vem vindo) são imóveis tipo flat (possuem legislação diferente do que imóveis residenciais), pequenos(reduzido risco de reparos) e desculpem o termo,mas o ideal é alugar para garotas de programa(ganham bem,bom cash flow, sabemos que na crise ou tempos de bonança, o homem buscava álcool e &¨%*(putas).
Além do que se atrasar o aluguel você come o inventário(ela)rs.
Abçs

Bem pensado. :wink:

Nov 11, 2010 20:28
Falling Down Forista Assíduo

JFG escreveu:
Legendary escreveu:Eu ja investiguei muito essa area de compra/venda e aluguel de imoveis.

E particularmente nao é para mim, precisa de um capital muito grande para começar, sendo que a grana tem q ficar estacioanada no minimo 6 meses.

O melhor setor desse ate onde eu fui atras era o segmento de imovel pequenos, principalmente os alugueis na faixa de 200 400 reais.

O problema desse tipo de coisa é o inquilino q vai morar, geralmente é pobre, e se ele nao conseguir honrar as mensalidades vc se ferra 2x.. primeiro pq nao consegue dar ordem de despejo (tem uma lei q assegura se o cara nao tiver onde morar nao pode ser despejado), outra vc nao recebe pelas mensalidades e o ze ruela fica vivendo no seu imovel de graça..

Definitivamente, se for para entrar no ramo de aluguel que seja de alto padrão.. pelo menos se o cara nao consegue pagar, vc pode alegar que existem imoveis com preço menos.

Já na compra e venda é mais fácil mas pode demorar alguns anos para ver sua grana render.

Existe um nicho de mercado que a pessoa precisa ter a visão, falei com alguns que ganham simplesmente reformando a casa, compram, reformarm e vende pelo dobro do preço.. (Ai seu bolso do investimento inicial, antes de ver o negocio dar lucro).

Então esse dai nao é pra mim =D

Construi em 1 terrenoi de 96 metros quadrados 4 casa de 1/4 pra alugar, terreno esse q tinha sido comprado por minha futura esposa, me dá uma renda de R$ 1050,00 mensais q invisto sempre na contrução de outro pavimento q inclusive estou teminhando para alugar dessa vez com 2 quartos e alugar por R$ 450,00. Inqulino é complicado, mas procure selecionare dou preferência a pessoa solteiras do &¨%* feminino q trabalhem o dia todo, pois a casa serve só como dormitório e não tenho tido dor de cabeça com os pagamentos. Oque estressa é os problemas de manutenção q qualquer coisa eles me ligam.
Se tivesse mais $$ compraria terrenos em bairros periféricos em ruas de média frequencia, pois são + fáceis de alugar.
Construo com trabalho de formiguia, sempre contratando conhecidos.

Interessante o seu relato. Tem mais informações sobre o investimento e retorno obtido até agora?

Nov 12, 2010 11:22
JFG Estreante

Falling Down escreveu:Interessante o seu relato. Tem mais informações sobre o investimento e retorno obtido até agora?

Comecei em 2006 e tenho feito + 1 casa por ano, trabalho de formiguinha, todo o aluguel eu reverto em investimento lá, e já comprei 1 tereeno no fundo onde pretendo construir mais 4 casas de 1/4 numa média de aluguel de R$ 300,00. E não terei a volatividade da bolsa.
Pretendo comprar outro terreno de R$ 40.000,00 de 150 metros quadrados já pra aposentadoria juntar $$$ e construir um prédio de 4 pavimentos com 2 apts de 2/4, mas a construção só daqui a 10 anos.

Outro instimento Bom na cidade é comprar um alvará de Taxi do Aeroporto custa R$ 180.000,00 e vc financia 1 carro de luxo com desconto de IPI , se vc alugar pra outra pesso "rodar" é R$ 1200,00 por Semana.

Nov 12, 2010 13:13
Crush Forista Assíduo

JFG escreveu:Outro instimento Bom na cidade é comprar um alvará de Taxi do Aeroporto custa R$ 180.000,00 e vc financia 1 carro de luxo com desconto de IPI , se vc alugar pra outra pesso "rodar" é R$ 1200,00 por Semana.

Mas não é ilegal isso? Alugar táxi para outro rodar?

Nov 12, 2010 13:54
JFG Estreante

Crush escreveu:
JFG escreveu:Outro instimento Bom na cidade é comprar um alvará de Taxi do Aeroporto custa R$ 180.000,00 e vc financia 1 carro de luxo com desconto de IPI , se vc alugar pra outra pesso "rodar" é R$ 1200,00 por Semana.

Não, pois vc coloca a pessoa como seu auxiliar, vc não é obrigado a "rodar", inclusive tem empresas q tem frota de taxi.

Nov 12, 2010 16:23
Crush Forista Assíduo

JFG escreveu:
Crush escreveu:

Não, pois vc coloca a pessoa como seu auxiliar, vc não é obrigado a "rodar", inclusive tem empresas q tem frota de taxi.

Entendi... mas aparentemente há riscos trabalhistas significativos envolvidos, portanto se alguém estiver pensando em seguir esse caminho, é melhor estudar direitinho. Vejam:

http://www.conjur.com.br/2005-jul-01/ta ... _empregado

Taxista que paga por uso de carro de frota é empregado

Taxista que usa carro de frota é empregado, não autônomo. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo). Para os juízes, o taxista que utiliza carro cedido pela empresa mediante pagamento de valor diário tem de ter vínculo de trabalho reconhecido.

(...)

Segundo os autos, o trabalhador foi obrigado a assinar “contrato de locação” para trabalhar com o carro da empresa. Diariamente, era obrigado a pagar o “aluguel”, mesmo que não rodasse com o táxi.

(...)

“empresa, que os cede — ‘aluga’ — para motorista-profissional, visando o lucro dos donos dos veículos através do trabalho daquele profissional, não pode ser considerada como ‘locadora de veículos’, caracterizando-se apenas e simplesmente como frota de táxis, que exige para sua atividade-fim o trabalho do empregado, no caso o motorista com habilitação profissional para dirigir esse tipo de veículo", acrescentou a juíza.

Nov 12, 2010 18:05
New Starter Forista Assíduo

CGBN escreveu:
O problema a meu ver é a inadimplência que ainda é alta, mas quem sabe praticando taxas mais baixas conseguimos diminuí-la.

Abraços
rj45,

hah alguns meses comecei a acompanhar o site e, ateh hoje, emprestei para 08 pessoas diferentes. Infelizmente, como voce disse, a taxa de inadimplencia eh grande, inclusive entre aqueles que, pela classificacao da Fairplace, seriam mais seguros.

Para voce ter uma ideia, do meu total, 03 estao inadimplentes, ou seja, quase 40%. Consultei a empresa sobre a forma de avaliacao e disseram que com poucos emprestimos essa deturpacao poderia ocorrer.

Basicamente, nao recomendo esse investimento. Creio que pessoas mal-intencionadas utilizam o site, nao havendo muita diferenca se as taxas de emprestimo diminuirao ou nao.

abs
CGBN,

Eu também tenho cadastro no Fairplace, mas ainda não tomei a coragem de emprestar $ a ninguém.

Bom, pelo que entendi do site, a ideia é ter uma rentabilidade um pouco acima da renda fixa (já descontando as taxas do site e o valor do IR retido na fonte). Será que dá pra pegar uns 20%ano em média?

A minha dúvida é quando rola do tomador não honrar o empréstimo: o prejuízo é de quem emprestou a grana ou é do site? em caso de inadimplência, o site realmente ajuda a cobrar a dívida ou me deixa com o MICO na mão?

Trabalhar com Fairplace chega ser mais arriscado do que investir na MICAIADA da bolsa, huahua?

Abraços e sorte à todos nós!

Nov 13, 2010 15:53
JFG Estreante

Crush escreveu:
JFG escreveu:
Crush escreveu:

Entendi... mas aparentemente há riscos trabalhistas significativos envolvidos, portanto se alguém estiver pensando em seguir esse caminho, é melhor estudar direitinho. Vejam:

http://www.conjur.com.br/2005-jul-01/ta ... _empregado

Taxista que paga por uso de carro de frota é empregado

Taxista que usa carro de frota é empregado, não autônomo. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo). Para os juízes, o taxista que utiliza carro cedido pela empresa mediante pagamento de valor diário tem de ter vínculo de trabalho reconhecido.

(...)

Segundo os autos, o trabalhador foi obrigado a assinar “contrato de locação” para trabalhar com o carro da empresa. Diariamente, era obrigado a pagar o “aluguel”, mesmo que não rodasse com o táxi.

(...)

“empresa, que os cede — ‘aluga’ — para motorista-profissional, visando o lucro dos donos dos veículos através do trabalho daquele profissional, não pode ser considerada como ‘locadora de veículos’, caracterizando-se apenas e simplesmente como frota de táxis, que exige para sua atividade-fim o trabalho do empregado, no caso o motorista com habilitação profissional para dirigir esse tipo de veículo", acrescentou a juíza.
Estás certo!! :wink:

Nov 13, 2010 22:02
CGBN Forista Assíduo
CGBN

New Starter escreveu:
CGBN escreveu:

Abraços
rj45,

abs
CGBN,

Eu também tenho cadastro no Fairplace, mas ainda não tomei a coragem de emprestar $ a ninguém.

Bom, pelo que entendi do site, a ideia é ter uma rentabilidade um pouco acima da renda fixa (já descontando as taxas do site e o valor do IR retido na fonte). Será que dá pra pegar uns 20%ano em média?

A minha dúvida é quando rola do tomador não honrar o empréstimo: o prejuízo é de quem emprestou a grana ou é do site? em caso de inadimplência, o site realmente ajuda a cobrar a dívida ou me deixa com o MICO na mão?

Trabalhar com Fairplace chega ser mais arriscado do que investir na MICAIADA da bolsa, huahua?

Abraços e sorte à todos nós!

O prejuízo é seu, mas a Fairplace tem equipes de cobrança e, depois, inclusive aciona na Justiça o devedor. Os juros, em caso de recebimento dos atrasados, serão do emprestador, não da empresa.

Olhe lá no site que há perguntas frequentes e são bem detalhadas sobre todos os aspectos do funcionamento do empréstimo.

Mas, reitero, assim que recuperar o emprestado não invisto mais lá. Achei a avaliação dos que pegam emprestado muito equivocada.

abs

Nov 13, 2010 23:32
Sgt. Bakers Forista Assíduo
Re: Sites

Fraj*la escreveu:
BuyAndHolder escreveu:Procurei franquias na feira ABF, mas acho que o "prêmio" deveria ser bem maior do que meu retorno desejado mínimo (um fundo multimercado que paga acima de 15%aa).

Desde pequeno sempre trabalhei com sites que geram renda "quase que passiva". Gosto muito, pois em poucas áreas existem essas oportunidades. Comecei quando era difícil monetizar sites (antes de links patrocinados e programa de afiliados de e-commerce), e vendia anúncio boca-a-boca.

Trabalho com isso há 8 anos (comecei cedo), e 90% da minha renda foi internet. E acredito em aposentadoria Web.

Os bilionários estão cada vez mais jovens e a maioria relacionada com a internet. No Brasil ainda é difícil fazer funcionar muitos modelos de negócios bilionários lá de fora, especialmente relacionado com a colaboração (Web 2.0), mas alguma hora iremos amadurecer...

Abraços

Fala BuyAndHolder, por eu ser da área de informática, eu tb. já tive pensamentos e tentativas empreendoras relativa a tal mercado de informática (programas desktops e sites), mas os modelos de sociedade que me proporam e clientes "mãos-de-vaca" acabaram me deixando de fora do "game" :lol: :lol: , eheheh.
Já fiz alguns sites simples, de graça e apenas para instituições sem fins lucrativo(igreja e grupo missionário) relativo à instituições que eu fazia parte ou amigo meu.
Única coisa que ganhei algum por um tempo pequeno foram aulas particulares, este sim, eu acho mais descomplicado e fácil de administrar, pois na maioria dos casos num se precisa de um sócio, claro, enqto. num se cresce muito.

Coisa que já pensei talvez ser viável, mas num sei se é, é criação de animais para hobby, sei lá, ter um criadouro de cachorros, gatos, coelhos, pássaros, etc...., enfim, animais que tenham mais saída no mercado de PetShops, mas como administrar isto, num sei se é fácil, pois num tenho formação nesta área, embora tenha afinidade grande com animais devido ao hobby desde criancinhaaaaaa :lol: , hehhehe, então acabaria gastando uma bela grana com consultoria para me auxiliar para fazer algo consistente, ou partiria para "escola de bate-cabeça", ou seja, fazer as coisas "na raça", e aí, as chances de sucesso em teoria seriam menores.

Outra coisa que minha esposa acha que "bombaria" seria organização de buffets, pois como todos sabemos este setor cresce cada dia mais com a sede do brasileiro por festas e mais festas de todos os tipos possíveis e imagináveis, heheeheh, claro a questão do planejamento citada no caso acima tb. pesa :D !

Abç e obrigado pela participação.

Frajola,

Tb sou da área de Informática. Um negócio que deu dinheiro recentemente foi esse esquema dos sites de descontos, cujo pioneiro foi o Groupon. Tenho a reportagem falando do cara que inventou isso, ele nao manjava de nada de informatica, nenhuma linha de código de programação e já faturou 1 Bilhao de Dólares em 1 ano, foi o lucro mais rápido até hoje, superou o Mark Zukenberg do Facebook.

A idéia é simples, o cara montou um site com descontos dos estabelecimentos cadastrados, daí as pessoas compram lá, ele ganha 50% e o estabelecimento 50%.

A cada 15 dias surge um novo desses sites no Brasil.

Se alguém tiver interesse eu posto a reportagem.

Nov 14, 2010 0:47
johnn Forista Assíduo
investimentos alternativos

pra mim investimento ou negócio alternativo é um meio de obter ganhos extras, ou seja, se der, beleza, se não, tenho o salariozinho padrão no final do mês para pagar as periquitas que chegam. diversifico, e muito, meu suado dinherinho, aplicando: 70% imóveis (terreno, casa e apartamento), 20% bolsa e 10% em renda fixa. Pelo retorno, posso afirmar: imóveis é o melhor (mas só funciona se : o preço na compra do imóvel na planta compensar, se o local tiver potencial de crescimento e a construtora for reconhecida no mercado) e nesse caso, após a entrega, quita-se o débito à vista e vende-se em seguida já bastante valorizada. Com o dinheiro, volta-se a pesquisar novas oportunidades. Tive um ganho expressivo no patrimonio, mas é preciso saber que há pouca liquidez nesse tipo de investimento. No caso da bolsa e renda fixa seria mais para o agora, ou seja, aplicar esperar alguns dias para valorizar e obter lucro (ou ter paciência e esperar mais tempo, sem realizar prejú, e ir usando o salario fixo do mes). educação financeira é a base de tudo. sds,

AnteriorPróximo

Voltar para Fundos e Renda Fixa