Bem-vindo: Jun 19, 2019 10:51

Jul 31, 2014 0:30
volverine Forista VIP
Previdência Social e Previdência Privada

Não faço ideia da tributação dessas previdências privadas, mas só pelo fato da empresa contribuir já é um tremendo negócio.

Em um raciocínio bem simples, se você NÃO fizer a previdência privada não vai receber a contribuição da empresa, logo, seu investimento em títulos públicos será apenas com os 4% do seu salário.

Os 5% que a empresa contribui seria a mesma coisa de você receber um retorno BRUTO de 125% POR MÊS sobre a sua aplicação mensal de 4%.

Exemplo com um salário de $2.000:

Sua contribuição (4%): 80,00
Contrib. Empresa (5%): 100,00
Total da contrib.: 180,00

Rentabilidade BRUTA sobre sua aplicação de $ 80,00 = 125% POR MÊS (= 180/80-1)

O pulo do gato não está na rentabilidade que você irá receber da previdência privada, mas sim na grana que a empresa contribui.

Lógico que a conta não considerou desconto de taxa de administração, IR, taxas de carregamento, entre outros. De qualquer forma onde você irá encontrar um título que te dê um retorno mensal desses?

Set 04, 2014 1:27
volverine Forista VIP
Re: Previdência Social e Previdência Privada

volverine escreveu:Não faço ideia da tributação dessas previdências privadas, mas só pelo fato da empresa contribuir já é um tremendo negócio.

Em um raciocínio bem simples, se você NÃO fizer a previdência privada não vai receber a contribuição da empresa, logo, seu investimento em títulos públicos será apenas com os 4% do seu salário.

Os 5% que a empresa contribui seria a mesma coisa de você receber um retorno BRUTO de 125% POR MÊS sobre a sua aplicação mensal de 4%.

Exemplo com um salário de $2.000:

Sua contribuição (4%): 80,00
Contrib. Empresa (5%): 100,00
Total da contrib.: 180,00

Rentabilidade BRUTA sobre sua aplicação de $ 80,00 = 125% POR MÊS (= 180/80-1)

O pulo do gato não está na rentabilidade que você irá receber da previdência privada, mas sim na grana que a empresa contribui.

Lógico que a conta não considerou desconto de taxa de administração, IR, taxas de carregamento, entre outros. De qualquer forma onde você irá encontrar um título que te dê um retorno mensal desses?

Déjá vu?

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde/noticia/3541005/minha-empresa-ofereceu-plano-previdencia-patrocinado-vale-pena

Nov 20, 2014 9:21
Priscylla Estreante
Re: Re:
Priscylla

Yuri Bogner escreveu:
Crush escreveu:
Leandro Figueiredo escreveu:Você esta certo, normalmente a maneira mais indicada o envio de pequenas quantias para o exterior é através de um Cartao de Credito internacional. Isto por que a única taxa cobrada neste tipo de operação é o IOF que hoje está em 2.38%.
Também existe a possibilidade de se enviar o dinheiro para fora através do chamado standing order que nada mais é do que uma transferência entre contas, que normalmente é utilizado para o envio de maiores quantias.

Quanto a parte de se trazer o dinheiro de volta para o Brazil não existe muitas dificuldades e as opções são:

- Transferência dos fundos para uma c/c brasileira (é cobrado um Imposto de 15% apenas sobre o ganho de capital)

- Estabelecimento de uma empresa de investimento offshore que estaria enviando o $ ao Brasil a titulo de investimento (s/ pagto de nenhum imposto). Neste caso o dinheiro precisa ser investido (açoes, fundos, titulos, imoveis e etc)

- E no caso de se utilizar o $ como um complemento de aposentadoria, o investidor brasileiro pode abrir uma conta corrente offshore e utilizar um cartao de debito bandeira VISA que permite saques de 1000 por dia na rede banco 24hs e é aceito em qualquer estabelecimento comercial que tenha a bandeira VISA. Também existe a possibilidade do uso de cartao de credito para compras maiores.( A grande vantagem é a comodidade e a possibilidade de se usar o $ no Brasil sem se pagar imposto sobre o ganho de capital)

Espero ter esclarecido este ponto tão importante.

Abs

Obrigado novamente Leandro!

Gostei da alternativa do cartão VISA.

Leandro, eu fiz um plano desse com a Hansard por meio de um corretor, mas estou muito preocupado com a segurança do investimento, tenho 28 anos e fiz um plano em que resgatarei o valor somente daqui 26 anos, será que há a possibilidade de haver algum empecilho em resgatar o valor investido?

obrigado

Bom dia Yuri,

Estou em contato com uma consultora para fazer um plano desse também com a Hansard, você poderia me falar sobre sua experiência, se me aconselha positivamente a fazer tal plano. Obrigada.

Jan 30, 2015 10:53
Internacional Forista Assíduo

Previdência privada é a maior furada.

Serve apenas o PGBL para adiar pagamento de impostos para quem faz declaração de IR completa e investe até o limite.

----
www.investidorinternacional.com

Fev 18, 2015 19:21
J.K DINHEIRO Forista Assíduo

Srs.

Não sou profundo conhecedor do produto, mas alguém aqui entende que previdência privada (PGBL ou VGBL), no Brasil, tenha ganho liquido maior que qualquer outro produto de renda fixa, inclusive poupança?

Deduzindo IRRF, taxa de administração e taxa de carregamento, acredito que previdência privada seja tremenda barca furada. Serve apenas para quem não tem disciplina, conhecimento do mercado financeiro, nem a mínima vontade de aprender.

Alguém pensa diferente?

Att.
JK

Fev 18, 2015 19:35
StefanL Forista Assíduo
StefanL

J.K DINHEIRO escreveu:Srs.

Não sou profundo conhecedor do produto, mas alguém aqui entende que previdência privada (PGBL ou VGBL), no Brasil, tenha ganho liquido maior que qualquer outro produto de renda fixa, inclusive poupança?

Deduzindo IRRF, taxa de administração e taxa de carregamento, acredito que previdência privada seja tremenda barca furada. Serve apenas para quem não tem disciplina, conhecimento do mercado financeiro, nem a mínima vontade de aprender.

Alguém pensa diferente?

Att.
JK

Para quem nao tem co-participação da empresa, acho furada PGBL. Nem a parte de deduzir ate 12% da renda tributavel no ajuste anual do IRPF acaba sendo atrativa, pois o que ocorre para muitas pessoas é que a tributação simplificada da declaração anual é mais vantajosa pois deduz 20% da renda tributavel para calcular o impost, entao os pagamentos ao PGBL acabam nem sendo considerados.

No meu caso o PGBL é vantajoso, pois alem dos 3% fixos que a empresa contribui, ela participa com mais 50% do que eu contribuir, até um limite de 5% do salarios adicionais.
Ou seja, eu contribuo todos os meses com 10% do salário, e acabo levando outros 8% junto (3% fixo + 5% adicionais). Mesmo que o rendimento do plano nao seja grandes coisas, já saio ganhando 50% de cara, com a desvantagem de nao ter liquidez , mas com a vantagem da tabela de IR regressiva , onde la na frente eu pagarei 10% ao resgatar, e não os 27,5% que eu pagaria se pegasse esses 10% junto no meu salario ao inves de aportar no PGBL.

Fev 19, 2015 0:22

StefanL escreveu:
J.K DINHEIRO escreveu:Srs.

Alguém pensa diferente?

Att.
JK

Para quem nao tem co-participação da empresa, acho furada PGBL. Nem a parte de deduzir ate 12% da renda tributavel no ajuste anual do IRPF acaba sendo atrativa, pois o que ocorre para muitas pessoas é que a tributação simplificada da declaração anual é mais vantajosa pois deduz 20% da renda tributavel para calcular o impost, entao os pagamentos ao PGBL acabam nem sendo considerados.

No meu caso o PGBL é vantajoso, pois alem dos 3% fixos que a empresa contribui, ela participa com mais 50% do que eu contribuir, até um limite de 5% do salarios adicionais.
Ou seja, eu contribuo todos os meses com 10% do salário, e acabo levando outros 8% junto (3% fixo + 5% adicionais). Mesmo que o rendimento do plano nao seja grandes coisas, já saio ganhando 50% de cara, com a desvantagem de nao ter liquidez , mas com a vantagem da tabela de IR regressiva , onde la na frente eu pagarei 10% ao resgatar, e não os 27,5% que eu pagaria se pegasse esses 10% junto no meu salario ao inves de aportar no PGBL.

Caro StefanL,

Co-participação são casos atípicos, quero dizer com isso que a previdência privada, por si só, é um investimento totalmente inviável. Entendo que o produto (apesar de privado) deveria ser incentivado pelo Governo, de maneira a se tornar um produto financeiro atrativo, tendo em vista a previdência social falida que assola a população. Penso que o Governo poderia até criar alguma estratégia que incentivasse a previdência privada no Brasil (mediante captação de recursos...isenção de taxas, redução de IRRF, etc), aliviando assim, a própria previdência social.

.Ps. Sobre co-participação, em alguns casos, você fica amarrado a empresa, sendo necessário cumprir diversos anos de registro para resgatar parcialmente a parcela do que lhe foi depositado "gratuitamente". Trabalhei em uma empresa, onde somente teria acesso a um resgate de 20% do que me foi depositado "gratuitamente" após 10 anos de serviços prestados...para resgatar o valor total, nada menos que 20 anos, portanto dependendo do contrato, não vejo um bom negócio.

att
JK

Fev 19, 2015 9:36
JRNS Forista Assíduo
JRNS

Analisar vantagens e desvantagens da previdência privada no Brasil não é tão simples como possa parecer. Cada caso deve ser analisado com individualidade.
Não se pode pensar apenas no IRPF e nas taxas de remuneração. Existem outras cunhas de ordem fiscal que podem ser evitadas. Destaca-se na espécie o ITCMD, hoje alcançando 4% do valor do ativo financeiro. Tal tributo pode vir a ser majorado a qualquer momento.
Além do imposto de transmissão causa mortis, em situação de inventário ainda existem significativas incidências de taxas dos tabeliães ou de custas processuais, conforme o caso. Em se tratando de imóveis existem ainda as taxas dos oficiais de registros de imóveis. Milhares de planejamentos sucessórios foram construídos na via da previdência privada porque a Lei autoriza que esta modalidade de aplicação seja excluída do inventário.

Fev 19, 2015 9:50

JRNS escreveu:Analisar vantagens e desvantagens da previdência privada no Brasil não é tão simples como possa parecer. Cada caso deve ser analisado com individualidade.
Não se pode pensar apenas no IRPF e nas taxas de remuneração. Existem outras cunhas de ordem fiscal que podem ser evitadas. Destaca-se na espécie o ITCMD, hoje alcançando 4% do valor do ativo financeiro. Tal tributo pode vir a ser majorado a qualquer momento.
Além do imposto de transmissão causa mortis, em situação de inventário ainda existem significativas incidências de taxas dos tabeliães ou de custas processuais, conforme o caso. Em se tratando de imóveis existem ainda as taxas dos oficiais de registros de imóveis. Milhares de planejamentos sucessórios foram construídos na via da previdência privada porque a Lei autoriza que esta modalidade de aplicação seja excluída do inventário.

JRNS

Gostaria de fazer dois comentários sob suas observações:

1- Você mencionou tributos que particularmente desconhecia, ou seja, entendo que sob sua análise (e como eu já conjecturava), o produto é realmente inviável.

2- Sob a ótica da sucessão já estudei o produto e digo que a exclusão do inventário é relativa, passível de disputa legal, por exemplo: herdeiros necessários NÃO poderão ser excluídos de herança constituída pela previdência.

Att.
JK

Fev 19, 2015 11:33
JRNS Forista Assíduo
JRNS

Em regras o títulos vinculados à previdência privada podem ser categorizados como sendo aqueles tutelados pelo Banco Central do Brasil - caso dos fundos de investimentos tal qual o FAPI- e aqueles tutelados pela SUSEP.
Tanto no caso do FAPI como no caso da previdência privada, por excelência, os títulos não são passiveis de transmissão inter vivos. Enquanto o FAPI é um FUNDO DE INVESTIMENTO ( renda fixa ou renda variável) de inclusão compulsória na PARTILHA, VISTO QUE NÃO CONTEMPLA A DESIGNAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS, os Fundos de Previdência PODEM SER EXCLUÍDO DA PARTILHA ( a Lei permite mas não obriga a exclusão), quando os beneficiários designados são os mesmos herdeiros necessários.
Anote-se que certos negócios civis resguardam a vontade do doador vivo ( vide caso de doação conjuntiva no parágrafo único do art. 551 do CC) frente ao direito dos herdeiros.

Fev 19, 2015 13:00

JRNS escreveu:Em regras o títulos vinculados à previdência privada podem ser categorizados como sendo aqueles tutelados pelo Banco Central do Brasil - caso dos fundos de investimentos tal qual o FAPI- e aqueles tutelados pela SUSEP.
Tanto no caso do FAPI como no caso da previdência privada, por excelência, os títulos não são passiveis de transmissão inter vivos. Enquanto o FAPI é um FUNDO DE INVESTIMENTO ( renda fixa ou renda variável) de inclusão compulsória na PARTILHA, VISTO QUE NÃO CONTEMPLA A DESIGNAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS, os Fundos de Previdência PODEM SER EXCLUÍDO DA PARTILHA ( a Lei permite mas não obriga a exclusão), quando os beneficiários designados são os mesmos herdeiros necessários.
Anote-se que certos negócios civis resguardam a vontade do doador vivo ( vide caso de doação conjuntiva no parágrafo único do art. 551 do CC) frente ao direito dos herdeiros.

JRNS

Minha observação é no que tange os herdeiros necessários, ou seja, independente da vontade dos donatários, 50% do patrimônio, anote-se previdência privada, é passível de disputa legal. Quero dizer que, mesmo através da previdência privada, em Direito de Sucessões, mesmo o donatário NÃO querendo favorecer herdeiros necessários, será obrigado a fazê-lo, por força da lei.

Att.
JK

Mar 27, 2015 21:52

Pessoal,

Em previdência privada, alguém conhece instituição que cobre taxa de carregamento zero...taxa de administração zero, sem come cotas, com rentabilidade que acompanhe o CDI? Alguns comentaristas (vide matéria abaixo e comentários), alegam que existe...eu desconheço.

(http://www.infomoney.com.br/onde-invest ... eja-opcoes)

Att.
JK

Mar 30, 2015 13:41

FRAJ0L@ escreveu:Eu tenho amigos do BB que juraram de pé juntos que conseguem zerar estas taxas,,,, mas eu não levei muita fé naum e tb não quis pagar para ver... pois vai quiiii não conseguem, eheheeheheh.

Mas são funcionários ou correntistas comuns? Talvez as taxas "zero" sejam concedidas somente à funcionários?

Mar 30, 2015 16:40

Alguém aqui tem plano de previdência por seguradora (ex: icatu)??? Dá para confiar nas seguradoras ou é melhor optar pelos Bancos? A exemplo do FGC - renda fixa -, existe alguma espécie de proteção para previdência privada? Se a seguradora quebrar o capital é perdido?

Alguém manja?

Mar 30, 2015 18:45

Não existe dinheiro seguro no Brasil.

A poupança e as previdências são os alvos mais fáceis de confisco.

E você, tem convicção de que o governo nunca irá confiscar seu patrimônio?

Minha resposta está aqui: http://www.investidorinternacional.com/ ... -politico/

Mar 30, 2015 19:04

Internacional escreveu:Não existe dinheiro seguro no Brasil.

Minha resposta está aqui: http://www.investidorinternacional.com/ ... -politico/

Internacional

A seu ver, dos países que mencionou, qual é o mais prático para internacionalização de conta? Existe forma de se manter a conta lá fora, mas resgatar cash aqui, como num 24hs? Existe essa praticidade?

JK

Mar 30, 2015 19:12

J.K DINHEIRO escreveu:

Internacional

A seu ver, dos países que mencionou, qual é o mais prático para internacionalização de conta? Existe forma de se manter a conta lá fora, mas resgatar cash aqui, como num 24hs? Existe essa praticidade?

JK

Todos os países de primeira linha bancária, como Suiça, Luxemburgo, Liechteinstein, etc exigem pouca burocracia para abrir conta. O que muda é o perfil de cada banco.

Com um cartão de crédito internacional você pode gastar o dinheiro em qualquer lugar do mundo. Isso não é um problema.

Dê uma lida aqui: http://www.investidorinternacional.com/ ... r-parte-1/

Mar 31, 2015 12:15

Internacional

Tem alguma "republiqueta" cujo, o inglês seja língua oficial, haja segurança bancária e a taxa de juros seja atrativa para investimento?

JK
Editado pela última vez por J.K DINHEIRO em Abr 01, 2015 2:52, em um total de 2 vezes.

Jun 18, 2015 12:54
Motociclist@ Forista VIP
Torrou a Previdência Privada do Sogro

EX moderador nem dorme tendo pesadelos com o sogro vindo cobrar a grana, mal ele sabe q essa grana ja era

espero q esse sogro seja do tamanho do Calvin do "eu, a patroa e as crianças"

Jun 19, 2015 10:57

J.K DINHEIRO escreveu:

Internacional

Tem alguma "republiqueta" cujo, o inglês seja língua oficial, haja segurança bancária e a taxa de juros seja atrativa para investimento?

JK

Sim. Existe toda a comunidade britânica. São chamados territórios britânicos ultramarinos.

É onde os britânicos investem tax-free.

São todos esses países aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Territ%C3 ... tramarinos

---
www.investidorinternacional.com

AnteriorPróximo

Voltar para Fundos e Renda Fixa