Bem-vindo: Dez 17, 2017 17:42

Set 15, 2015 19:18
Gr4M4 Estreante
Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)
Gr4M4

Estava olhando meus rendimentos de FII e o no rendimento do RNGO teve desconto de IR, alguém sabe o por que?

Set 19, 2015 14:23
bochan Forista Assíduo
Re: Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)

Do Mauro Halfeld da CBN:
Vale a pena fazer investimento em fundos imobiliários hoje?

Se for se arriscar, compre cotas aos poucos para tentar fazer um preço médio. Além disso, monte uma carteira diversificada, dando preferência aos 'pássaros feridos'.

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2015/09/16/VALE-A-PENA-FAZER-INVESTIMENTO-EM-FUNDOS-IMOBILIARIOS-HOJE.htm

O que me parecem ser "pássaros feridos" dos FIIs hoje:

- SDIL: Sairam os pequenos locatários, ficou só BRF, mas é esta que importa.
- JRDM: Shopping meio antigo, RMG acabando.
- BBPO: apanhando um bocado, mas este eu não identifiquei o motivo.

Outros? Não concordam?

abs.

Set 19, 2015 17:35
palata Forista Assíduo

bochan escreveu:Do Mauro Halfeld da CBN:

Se for se arriscar, compre cotas aos poucos para tentar fazer um preço médio. Além disso, monte uma carteira diversificada, dando preferência aos 'pássaros feridos'.

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2015/09/16/VALE-A-PENA-FAZER-INVESTIMENTO-EM-FUNDOS-IMOBILIARIOS-HOJE.htm

Outros? Não concordam?

abs.

as pessoas associam a empresa aos prédios. No caos do BBPO por conta do baixo valor das ações do BB, resolvem migrar do FII para a ação e não ficar muito "exposto" ao mesmo risco.

Set 19, 2015 20:47
Kakarotto Forista VIP

Outros? Não concordam?

abs.

JRDM tem que ficar de olho porquê ele tem uma dívida de cerca de 5 milhões e devem anunciar reformas pra ele quando acabar a rmg, por isso eu liquidei quase todas cotas, espero recomprar abaixo dos 50.

Set 19, 2015 21:54
R St Forista Assíduo
R St

Bochan, por pássaros feridos ele quis dizer os que mais caíram.

Não acho este um bom critério, já que muitos caíram bastante porque os cotistas tinham perspectivas exageradas e o preço precisava ser corrigido para se adequar à realidade (um bom exemplo é o Torre norte, que apesar de ser um ótimo prédio, tinha um Yield baixo para uma vacância de 0%. Estava na cara que a cotação iria despencar na hora em que a vacância começasse a aparecer)
Para mim, os fundos que parecem mais interessantes são os de escritórios de alto padrão e boa localização, com alta vacância e um DY mediano, pois têm a perspectiva de um dia oferecer um alto DY quando a vacância diminuir.
Exemplos de imóveis com estas características (mas preços ainda não tão depreciados) são: onef11 tbof11
Na falta de outras opções semelhantes, aceitaria comprar alguns fundos com prédios de padrão inferior e potencial de renda maior.
Algums exemplos desta outra categoria são rdes11, fmof11, ffci11.
Por um desconto bem maior, pensaria até em alguns micos com wplz11b e bbvj11.
Wplz11 tem motivo de sobra para apanhar, mas, por pior do que seja, em algum momento tende a novamente gerar renda para os cotistas. Dependendo do preço que se pague, até este lixo pode ser interessante.

Set 20, 2015 14:30
Adoro Micos Estreante
Adoro Micos

A VIVER SA já se mostra viável, pois sua dívida será zerada em breve, conforme consta em seus recebíveis, tornando-se, talvez, a única do setor, que está preparada para enfrentar a crise imobiliária atual, pois a mesma não está em recuperação judicial e já fez o seu dever de casa muito antes das concorrentes. O mesmo não podemos dizer de suas concorrentes que estão mergulhando num endividamento inviável, tal qual a #PDGR3 está enfrentando. A VIVER sairá fortalecida, como a CVM está em cima da empresa, dentro em breve sairá o anúncio de uma OPA ou FUSÃO.
Dia 3 de setembro recebi da CVM a resposta de que a empresa não respondeu de forma completa os questionamentos que fiz, referente a matéria vinculada no Relatório Reservado http://www.blogrelatorioreservado.ig.co ... o-paulo-i/ , o que permite desconfiar de que a fusão será realmente o caminho da VIVER e YOU INC , até porque a YOU fez registro de empresa de capital aberto e em breve pedirá que, também, suas ações sejam negociadas na bolsa, sendo que as duas empresas negam. http://www.valor.com.br/empresas/406729 ... a-pela-cvm
Se formos avaliar as informações passadas (2014), as duas construtoras já pensavam numa fusão, sendo que não houve na época entendimento entre os controladores, por suas vez a PALADIN REALTY demonstra interesse nas duas construtoras e talvez seja interesse dela que a cotação permaneça na casa dos centavos para lançar uma OPA Hostil ao mercado, sendo assim, sairia quase de graça, mas esbarraria na PÓLO PARTICIPAÇÕES que detém uma participação considerável e não admitiria vender suas ações por um valor inferior a sua compra.
http://www.infomoney.com.br/viver/notic ... ta-por-vir

Recentemente, foi vinculado que a PÓLO estaria negociando a compra de 100 milhões em imóveis, o que foi desmentido pela VIVER, até porque a empresa nega tudo por seu DRI, dando a entender que não é de interesse que qualquer notícia seja vinculada de forma positiva, o que poderia dificultar os interesses de uma OPA a baixos valores. http://economia.estadao.com.br/noticias ... p-,1758803

O certo é que a corretora ICAP (corretora dos controladores) sempre infla o book do lado vendedor para que a cotação não dispare, inviabilizando assim, uma correção na cotação do ativo.

O prazo de resposta para à CVM terminou na Sexta Feira, no aguardo da atualização da CVM, logo, após minha última verificação no site da CVM, verifiquei que não aparece mais o acompanhamento do processo, o que pode ser um bom sinal, talvez não tenham me respondido por ser uma notícia Relevante e a que todos nós esperamos, a tão sonhada FUSÃO.

O que me leva a crer é que a empresa não respondeu de forma direta e clara a CVM, dando margem a esta abrir PROCESSO ADMINISTRATIVO, caso a empresa não respondesse pela segunda vez, dentro do prazo de 15 dias a contar de 3 de setembro de 2015.

Dia 24 de Setembro, haverá AGE, no aguardo da FUSÃO.

Set 21, 2015 15:55
Sultan of Swing Forista Assíduo

Adoro Micos escreveu:A VIVER SA já se mostra viável, pois sua dívida será zerada em breve, conforme consta em seus recebíveis, tornando-se, talvez, a única do setor, que está preparada para enfrentar a crise imobiliária atual, pois a mesma não está em recuperação judicial e já fez o seu dever de casa muito antes das concorrentes. O mesmo não podemos dizer de suas concorrentes que estão mergulhando num endividamento inviável, tal qual a #PDGR3 está enfrentando. A VIVER sairá fortalecida, como a CVM está em cima da empresa, dentro em breve sairá o anúncio de uma OPA ou FUSÃO.

Recentemente, foi vinculado que a PÓLO estaria negociando a compra de 100 milhões em imóveis, o que foi desmentido pela VIVER, até porque a empresa nega tudo por seu DRI, dando a entender que não é de interesse que qualquer notícia seja vinculada de forma positiva, o que poderia dificultar os interesses de uma OPA a baixos valores. http://economia.estadao.com.br/noticias ... p-,1758803

O certo é que a corretora ICAP (corretora dos controladores) sempre infla o book do lado vendedor para que a cotação não dispare, inviabilizando assim, uma correção na cotação do ativo.

Micos o que salva a gente em épocas como a atual são pessoas caridosas como vc que não querem enriquecer sozinhos e por isso compartilham as maiores dicas da bolsa como os outros.

Só que tem uns problema para a maioria de nós aderir ao papel: somos fundamentalistas xiitas, yield chasers e pitecofóbicos. As duas primeiras características ainda têm jeito. Mas não tem lei que resolva a nossa pitecofobia. Abs

Set 21, 2015 19:15
ANBIMA mudará a classificação dos FIIs

Notícia relevante, galera:

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/4297462/fundos-imobiliarios-passam-ter-nova-classificacao-outubro

Fraja, eu não consigo usar o "recortar e colar" para postar notícias do Infomoney, vc tem algum macete? Abs

Set 21, 2015 19:21
Re: ANBIMA mudará a classificação dos FIIs

FRAJ0L@ escreveu:
Sultan of Swing escreveu:Notícia relevante, galera:

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/4297462/fundos-imobiliarios-passam-ter-nova-classificacao-outubro

Fraja, eu não consigo usar o "recortar e colar" para postar notícias do Infomoney, vc tem algum macete? Abs

troca o www por m
no mobile vc pega completo ...

ou veja o código html e pega lá

ou

imprima para pdf, e pega lá

rsrsrsrsr

Putz, essa foi vapt vupt. Acho que vou pelo html mesmo. Vlw!

Set 22, 2015 11:51
Jigsaw Forista VIP

Outros? Não concordam?

abs.

Bochan, os FIIs que estão com maior desconto no valor patrimonial (P/VP), são:

RBGS11
BBVJ11
PRSV11 ( * )
FLRP11B
DOMC11
MAXR11B ( * )
CXTL11 ( * )
FMOF11 ( * )
BBFI11B ( * )
HTMX11B
TBOF11 ( * )
THRA11B ( * )
BMLC11B ( * )
FLMA11 ( * )
VLOL11
PQDP11
SPTW11 ( * )
MBRF11 ( * )
XTED11 ( * )
BRCR11 ( * )
RBBV11
FIGS11
EDGA11B ( * )
CSHP11B
RDES11
SDIL11 ( * )
ONEF11 ( * )
AEFI11 ( * )
WPLZ11B
JRDM11B
KNRI11 ( * )
DRIT11B
HGBS11 ( * )

Destes eu arriscaria aplicar alguma coisa nos indicados com ( * ), de tal forma que você pulverizando o capital ficaria menos propenso a riscos.
Editado pela última vez por Jigsaw em Set 22, 2015 12:34, em um total de 1 vez.

Set 22, 2015 11:57
Jigsaw Forista VIP

bochan escreveu:
Kakarotto escreveu:Como vocês estão encarando uma possível tributação nos FIIs? Tem gente por aí já encarando como certa...

Se não estiver usando dados errados (favor corrigirem se for o caso) - chutando alguns índices e fazendo uma conta grosseira:

- A capitalização de mercado dos FIIs em 2014 era de ~25B. Em geral, os FIIs estão com valor de mercado próximo do valor patrimonial contábil.
- O rendimento anual dos FIIs está por volta de 7% aa sobre o VM (valor pago aos cotistas). => 7% x 25B = 1,75B aa.
- Supondo uma tributação de 20% => 20% x 1,75B = 350 M aa.

Não faria nem cócegas no rombo do estado. Lembrando que a pres. Dilma triplicou o fundo partidário para ~850 M em 2015.

No Brasil tudo é possível, mas a equipe econômica ainda guarda alguma racionalidade. Tributar os FIIs só se for uma medida política para agradar as bases do governo atual ("morte aos rentistas") ou uma medida pseudo-compensatória ( "criamos a CPMF mas também tributamos os FIIs").De imediato, afundaria o valor das cotas, acabando com a receita futura da tributação sobre a venda das mesmas. E, atingiria a construção civil=>mais desemprego.

Melhor para todos seria transformar diversos elefantes brancos do estado em FIIs - Por exemplo, o prédio do TRT-SP (famoso há alguns anos pelo juiz Nicolau lalau)- caixa imediato na veia do governo, e um FII de renda garantida por anos, talvez décadas. De quebra, o governo poderia se livrar da multidão de agregados que infestam estes locais (copeiros ganhando mais que médicos, manobristas ganhando mais que professores, etc.).

abs.

Bochan, MUITO BOA ANÁLISE, eu também concordo que o valor aplicado em FIIs é muito ínfimo ainda se comparado as demais aplicações financeiras, de qualquer forma como esse veículo já foi tributado um dia, eles podem querer voltar com a tributação mais por questões políticas do que técnicas, nada mais me surpreende neste governo.

Set 22, 2015 12:02
Jigsaw Forista VIP

bochan escreveu:Pessoal, se puderem ajudar:

- Alguém tem uma planilha simples para acompanhar os FIIs - rendimentos e tributação?
- Tendo FIIs em duas corretoras, a apuração/compensação de lucros/prejuízos deve ser feita consolidando as duas contas como se fossem uma?

abs.

bochan, infelizmente vou ficar lhe devendo a planilha, quando você fala em tributação acredito que seja devido a venda de ativos, como os ativos que eu tenho vendido está com preços abaixo do que foi comprado (devido a queda nestes ultimos meses), isso nao tem me preocupado muito. Em relação a questão das contas em duas corretoras separadas, acredito que essa apuração deva ser realizada por CPF (nao é assim que você faz com ações?), mas nao tenho certeza, vamos ver se mais alguem opina a respeito.
Editado pela última vez por Jigsaw em Set 22, 2015 12:32, em um total de 1 vez.

Set 22, 2015 12:11
Jigsaw Forista VIP

Sultan of Swing escreveu:
Jigsaw escreveu:Sultan, neste ponto eu discordo da sua estratégia (embora respeite), ser for para ter todo esse trabalho para investir em REITs americanos entao que seja pra "quebrar a banca", nao aceitaria investir em nada com um Ratio <= 15% a.a., ciente de que neste caso seriam REITs lastreados em Financ. e gestão, hipotecas residenciais, conforme tabela apresentada no link abaixo, ao inves de míseros 5% a.a. de Ratio, claro que dentro de uma margem de segurança aceitavel, mantendo-se o principal em TD ou FIIs consolidados aqui no Brasil.

A WMC, então, com a queda das cotações na bolsa americana, está dando 19,81% de DY:

http://www.marketwatch.com/investing/Stock/WMC?countrycode=US

Existe uma outra opção legal também, a meu ver, procurar um bom ETF de mReits, tipo esse aqui:

http://www.marketwatch.com/investing/Fund/REM?countrycode=US

Para marinheiros de primeira viagem, tipo eu, parece ser uma boa ideia: compra-se um só ativo, e dispersa-se o risco por uma variedade de mortage Reits.

Anote o link que vou te dar a seguir:

http://www.dividend.com/dividend-stocks/reits-dividend-stocks.php

É uma listagem dos principais REITS nos esteites, vc pode organizar a lista por dy, data "ex", etc.

Não esqueça que, como o mercado americano é gigantesco, também pode-se pensar em ETFs de fundos imobiliários não americanos, ou seja de fundos imobiliários alemães, japanoses, coreanos, franceses. Ou seja, abrindo-se uma conta em uma corretora americana, a gente pode ter acesso a ativos de todo o mundo.

INTERESSANTE os links que vocè postou, Sultan, principalmente este onde você pesquisa os Div. Yield dos REITs americanos.

Poxa, pelo visto você está globalizando seus investimentos, por enquanto eu estou apenas com os FIIs Tupiniquins, mas quem sabe mais a frente, pode ser uma alternativa.

Set 26, 2015 8:39
R St Forista Assíduo
R St

http://www.bmfbovespa.com.br/sig/FormCo ... :46:43.103

Tem que tomar bastante cuidado com estes fundos com imóveis velhos com um único inquilino.
A impressão que tenho é a de que foram lançados com um aluguel artificialmente alto, pago pelo antigo propprietário, apenas para que ele pudesse se livrar do bem por um preço elevado.
Passam-se alguns anos da emissão inicial e, surpresa, ele comunica que vai devolver o imóvel.
Mbrf11 é um de muitos assim.
Spdowntown é outro que imagino que terá destino parecido quando a atento abandonar o imóvel do belenzinho (que não é um imóvel velho, mas é um imóvel absolutamente comum e pessimamente localizado)

Set 26, 2015 20:17
ivanmax Estreante
ivanmax

BBPO não está apanhando. Está ficando cada vez mais atraente. ;)

Set 26, 2015 20:19
ivanmax Estreante
ivanmax

Praticamente sem riscos:

se o BB resolver fechar uma agência, tem que pagar os alugueis até o final do contrato atípico.

Set 29, 2015 12:17
Jigsaw Forista VIP

R St escreveu:http://www.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=MBRF&strData=2015-09-25T17:46:43.103

Tem que tomar bastante cuidado com estes fundos com imóveis velhos com um único inquilino.
A impressão que tenho é a de que foram lançados com um aluguel artificialmente alto, pago pelo antigo propprietário, apenas para que ele pudesse se livrar do bem por um preço elevado.
Passam-se alguns anos da emissão inicial e, surpresa, ele comunica que vai devolver o imóvel.
Spdowntown é outro que imagino que terá destino parecido quando a atento abandonar o imóvel do belenzinho (que não é um imóvel velho, mas é um imóvel absolutamente comum e pessimamente localizado)

MBRF11 abriu ontem com - 15% devido a essa notícia de desocupação do CT, tem investidor que ainda nao está preparado para investir em FII, quiça em RV, imagine que na vida REAL você tem um imóvel que é desocupado pelo inquilino aí você entrega com 15% de desconto, pelo simples motivo de estar desocupado, dificil entender hein?? Eu estou comprado neste FII com um % significativo da minha carteira, uma vez que estou bem concentrado em poucos FIIs, mas por outro lado já recebi em proventos o equivalente a 46,3525% do capital investido, entao nao tenho do que reclamar, apenas esperar a situação normalizar.

EDIT.: Faltam 3 (três) Foristas votarem na carteira do IAFI para nao termos que repetir os votos do mês passado:

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=12&t=15266&start=1640

Set 29, 2015 12:22
Jigsaw Forista VIP

FRAJ0L@ escreveu:BBPO11, de acordo, tô dentro.
BBAS3 também, vendido em BBASK18.
VQV.

BBASK18? what is it?

Set 29, 2015 12:27
Jigsaw Forista VIP

FRAJ0L@ escreveu:
Jigsaw escreveu:
R St escreveu:http://www.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=MBRF&strData=2015-09-25T17:46:43.103

MBRF11 abriu ontem com - 15% devido a essa notícia de desocupação do CT, tem investidor que ainda nao está preparado para investir em FII, quiça em RV, imagine que na vida REAL você tem um imóvel que é desocupado pelo inquilino aí você entrega com 15% de desconto, pelo simples motivo de estar desocupado, dificil entender hein?? Eu estou comprado neste FII com um % significativo da minha carteira, uma vez que estou bem concentrado em poucos FIIs, mas por outro lado já recebi em proventos o equivalente a 46,3525% do capital investido, entao nao tenho do que reclamar, apenas esperar a situação normalizar.

EDIT.: Faltam 3 (três) Foristas votarem na carteira do IAFI para nao termos que repetir os votos do mês passado:

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=12&t=15266&start=1640

povo é afobado mesmo, rsrsrsr

votei lá, vc viu né... sim, o povo quer a moleza do TD, 16% a.a., tá fácil demais...

FRAJOLA, eh claro que eu vi, agradeço por prestigiar nossa carteira, as Taxas do TD estão bem atrativas, mas é preciso lembrar que ha incidência de IRPF, alem disso tem que esperar até o vencimento para receber a Tx. contratada, tenho minhas dúvidas se alguem consegue segurar um título até 2035, eu confesso que nao teria essa perseverança.

Set 29, 2015 13:27
Pobre.Poupador Forista Assíduo

Bom dia pessoal,

Análise do Fundo Imobiliário BBPO11:
http://www.pobrepoupador.com/2015/09/bbpo11.html

Curso Fundos Imobiliários - O Guia Definitivo - Desconto especial de 50% para leitores Infomoney (Apenas pelo link abaixo):
http://www.pobrepoupador.com/fundos-imo ... definitivo

AnteriorPróximo

Voltar para Fundos e Renda Fixa