Bem-vindo: Jun 25, 2017 18:38

Nov 18, 2014 21:54
Newbie Trader Forista Assíduo
Investimento por Cooperativa de Crédito
Newbie Trader

Conheço um empresário que abriu conta numa cooperativa de crédito, numa cidade pequena de interior, pra poder receber financiamento com juros subsidiados pela prefeitura local.

Pelo pouco que eu soube, a cooperativa em si não oferece juros espetaculares nem investimentos com rendimento substancialmente melhores que os bancos. Ou seja, na prática, funcionam como bancos comerciais. E é isso.

A vantagem é que se a cooperativa lucrar os cooperados recebem dividendos. Mas pouca coisa. Não dá pra fazer a vida com esses dividendos...eheheh

Vou tentar me informar mais e se tiver alguma notícia volto a postar aqui.

Nov 20, 2014 0:10
Newbie Trader Forista Assíduo
Re: Investimento por Cooperativa de Crédito
Newbie Trader

fraj0lad0alp1ste escreveu:Então, eu entrei pela empresa. Tem pessoas aqui com 15 anos de $$ lá, tudo tranquilo. Fica tipo uma "previdência privada".
Eles tem conseguido nos últimos anos sempre pagar "100% selic".
Pode sacar a qualquer momento, assim como fazer empréstimos. Os juros estão menores que os da CEF atualmente.
O rendimento é pago a cada fechamento balanço anual, todo final de ano, se não me engano.
Como desconta direto na folha, fica tipo um FGTS e força a pessoa a ter disciplina. Fica um dinheiro lá esquecido ZZZzzzzz.....
E agora com este "FGC das Cooperativas", ficou melhor ainda, reduziu o risco dos cooperados.
Os dividendos a que vc se refere, nada mais são dos que as "sobras" de dinheiro no final dos balanços, eles distribuem entre os cooperados.

Isso, eu sabia da distribuição de lucros mas não sabia sobre essas outras informações.

Bem interessante.

Vou me informar melhor sobre isso. Fiquei interessado nos 100% selic...eheheh

Obrigado pelas informações e sucesso na cooperativa.

Abraço!

Jan 03, 2015 0:37
Brunopharma Estreante
Brunopharma

Investir em cooperativa de crédito é interessante, mas não como investimento. Sou cooperado da Unicred. O cooperado precisa aportar um valor mensal na conta capital, que remunera a 100% do CDI, mas tem IR agora (antigamente não tinha). A lei 130/09 proibe remuneração maior que isso na conta capital. Ademais, ela oferece um RDC ( equivalente a um CDB de banco) que remunera 96% do CDI, com IR regressivo (15% após 720 dias). A cooperativa distribui sobras. Essas sobras sao distribuidas de acordo com o que é pactuado na Reuniao anual Ordinária. Na que eu sou cooperado, as sobras respeitam a proporção de 50% para investimentos, 40% para tomador de empréstimo e 10% para movimentação na c. corrente. Eu perguntei ao diretor financeiro sobre o impacto das sobras na rentabilidade da aplicação, e ele disse que as sobras representam um acrescimo de 2% na rentabilidade do RDC, ou seja, 98% do CDI. Em outras palavras, ha coisa muito melhor em RF para investimentos. Conheço Cooperativa de crédito aqui em minha cidade que remunera para o RDC 105% do CDI. O bom da cooperativa, ao meu ver, são as taxas diferenciadas para empréstimos, bastante competitivas, além da distribuição das sobras. Se o foco for puramente investimentos, é perda de tempo e dinheiro. Quem aderir a uma cooperativa precisa estar imbuido do espírito cooperativista;do contrário estará entrando pelo motivo errado.
OBS. Na cooperativa que faço parte, assim como muitas outras, a conta capital tem um valor minimo que precisa ficar lá. Eu aporto mensalmente o mínimo (R$ 50,00), há cerca de 3 anos e meio. Se eu quiser sacar esse dinheiro, preciso esperar cerca de um ano (ou o findar do exercício) e sair da cooperativa, em outras palavras: Se eu solicitar saque de janeiro a novembro desse ano, so resgatarei corrigdo em março ou abril do ano seguinte. Ou seja, o dinheiro não é liquido. A conta capital da Unicred daqui de minha cidade estabelece que a conta capital precisa ter R$ 8000,00. O que passar disso, pode ser movimentado. Eu ainda não cheguei nesse valor, logo não posso sacar nada, a menos que eu queira sair da cooperativa. Caso eu acumule R$ 10000 reais, por exemplo (o que vai levar anos), eu poderei movimentar (sacar) R$ 2000,00, deixando os 8000,00 lá. Portanto pensem bem antes de entrar em uma cooperativa. Cada uma tem sua política, mas em linhas gerais não foge do que escrevi aqui.

Jan 07, 2015 19:15
titanic01 Estreante
titanic01

A diferença entre uma Cooperativa de Crédito e um Banco Comercial é sobretudo conceitual. Na Cooperativa de crédito você, cooperado é um dos donos do empreendimento enquanto num Banco Comercial você é um cliente de uma instituição que visa lucro. Quem pode mais entra com um capital maior e que pode menos, com um capital menor, em função de um objetivo comum. No Canadá, Holanda e alguns países da Europa, as Cooperativas de Crédito chegam a representar mais de 50% do Sistema Financeiro dessas nações. Infelizmente, no Brasil, esse porcentual não passa de 3%. As cooperativas de crédito gozam de algumas vantagens em algumas operações financeiras, conhecidas como "ATOS COOPERATIVOS" que são isentas de impostos, o que propicia uma maior rentabilidade dessas instituições. Ao final do ano, duas coisas podem ocorrer: haver lucro ou prejuízo. Se houver lucro, reservada uma parcela de 15% para fundos obrigatórios, o restante, denominado SOBRAS é distribuído aos cooperados em função de sua participação nas operações da Cooperativa. Em caso de prejuízo, há necessidade de reposição das perdas pelos cooperados. Para finalizar, gostaria de salientar o caráter corporativista da maioria das cooperativas, que visam o desenvolvimento de um segmento de negócios. Somente, recentemente, foram criadas as Cooperativas de "livre admissão de associados" porém vinculadas a um capital de abertura bem superior ao das Cooperativas tradicionais.

Nov 30, 2016 19:36
PETRO2630 Forista Assíduo

Newbie Trader escreveu:
fraj0lad0alp1ste escreveu:Então, eu entrei pela empresa. Tem pessoas aqui com 15 anos de $$ lá, tudo tranquilo. Fica tipo uma "previdência privada".
Eles tem conseguido nos últimos anos sempre pagar "100% selic".
Pode sacar a qualquer momento, assim como fazer empréstimos. Os juros estão menores que os da CEF atualmente.
O rendimento é pago a cada fechamento balanço anual, todo final de ano, se não me engano.
Como desconta direto na folha, fica tipo um FGTS e força a pessoa a ter disciplina. Fica um dinheiro lá esquecido ZZZzzzzz.....
E agora com este "FGC das Cooperativas", ficou melhor ainda, reduziu o risco dos cooperados.
Os dividendos a que vc se refere, nada mais são dos que as "sobras" de dinheiro no final dos balanços, eles distribuem entre os cooperados.

Isso, eu sabia da distribuição de lucros mas não sabia sobre essas outras informações.

Bem interessante.

Vou me informar melhor sobre isso. Fiquei interessado nos 100% selic...eheheh

Obrigado pelas informações e sucesso na cooperativa.

Abraço!

Ótimo opção de investimentos!

Voltar para Fundos e Renda Fixa