Investir em cooperativa de crédito é interessante, mas não como investimento. Sou cooperado da Unicred. O cooperado precisa aportar um valor mensal na conta capital, que remunera a 100% do CDI, mas tem IR agora (antigamente não tinha). A lei 130/09 proibe remuneração maior que isso na conta capital. Ademais, ela oferece um RDC ( equivalente a um CDB de banco) que remunera 96% do CDI, com IR regressivo (15% após 720 dias). A cooperativa distribui sobras. Essas sobras sao distribuidas de acordo com o que é pactuado na Reuniao anual Ordinária. Na que eu sou cooperado, as sobras respeitam a proporção de 50% para investimentos, 40% para tomador de empréstimo e 10% para movimentação na c. corrente. Eu perguntei ao diretor financeiro sobre o impacto das sobras na rentabilidade da aplicação, e ele disse que as sobras representam um acrescimo de 2% na rentabilidade do RDC, ou seja, 98% do CDI. Em outras palavras, ha coisa muito melhor em RF para investimentos. Conheço Cooperativa de crédito aqui em minha cidade que remunera para o RDC 105% do CDI. O bom da cooperativa, ao meu ver, são as taxas diferenciadas para empréstimos, bastante competitivas, além da distribuição das sobras. Se o foco for puramente investimentos, é perda de tempo e dinheiro. Quem aderir a uma cooperativa precisa estar imbuido do espírito cooperativista;do contrário estará entrando pelo motivo errado.
OBS. Na cooperativa que faço parte, assim como muitas outras, a conta capital tem um valor minimo que precisa ficar lá. Eu aporto mensalmente o mínimo (R$ 50,00), há cerca de 3 anos e meio. Se eu quiser sacar esse dinheiro, preciso esperar cerca de um ano (ou o findar do exercício) e sair da cooperativa, em outras palavras: Se eu solicitar saque de janeiro a novembro desse ano, so resgatarei corrigdo em março ou abril do ano seguinte. Ou seja, o dinheiro não é liquido. A conta capital da Unicred daqui de minha cidade estabelece que a conta capital precisa ter R$ 8000,00. O que passar disso, pode ser movimentado. Eu ainda não cheguei nesse valor, logo não posso sacar nada, a menos que eu queira sair da cooperativa. Caso eu acumule R$ 10000 reais, por exemplo (o que vai levar anos), eu poderei movimentar (sacar) R$ 2000,00, deixando os 8000,00 lá. Portanto pensem bem antes de entrar em uma cooperativa. Cada uma tem sua política, mas em linhas gerais não foge do que escrevi aqui.