Bem-vindo: Jun 24, 2017 15:17

Nov 18, 2013 17:28
decoccp Estreante
Fundos de Investimento e Renda Fixa
decoccp

JoãoLocke escreveu:Pessoal,

Desejo comprar um veículo de R$25.000,00. A concessionária me informou que pode parcelar o veículo em 24 vezes sem juros. Eu disse que queria pagar à vista e queria desconto, mas ele informou que não teria desconto à vista. Portanto, considerando que tenho R$25.000,00 em minha conta bancária, estou vendo que a melhor alternativa é aplicar o dinheiro e utilizar essa aplicação para pagar a dívida em 24 meses.

A dúvida é: qual a melhor aplicação para fazer isso? Onde investir os R$25.000,00 e sacar mensalmente o valor das prestações do veículo? Obviamente não quero risco, então a renda variável está descartada. Mas qual a melhor maneira de operacionalizar isso? CDB? Fundo de renda fixa oferecido pelo meu banco? Tesouro Direto?

Não sei se entendi, mas se você financiar R$ 25.000,00, sendo que você tem o mesmo valor no banco, você queria pagar as PMT com o rendimento?

Caso eu tenha entendido corretamente, acredito ser difícil (senão impossível) você conseguir alguma aplicação que te pague juros suficiente para cobrir o juros de um financiamento de veículo. Ele pode dizer que é sem juros, mas você sabe que isso não existe. Sua prestação vai estar fixa, mas seu capital irá desaparecendo com o pagamento e pelas minhas contas faltará alguma coisa no final. Dessa forma, eu recomendo ou aguardar ter um capital maior para que o seu rendimento seja suficiente para pagar a PMT ou que se quiser mesmo comprar o carro agora o faça à vista de qualquer forma.

Nov 18, 2013 19:49
cpf216 Forista VIP
Re: Fundos de Investimento e Renda Fixa
cpf216

JoãoLocke escreveu:Pessoal,

Desejo comprar um veículo de R$25.000,00. A concessionária me informou que pode parcelar o veículo em 24 vezes sem juros. Eu disse que queria pagar à vista e queria desconto, mas ele informou que não teria desconto à vista. Portanto, considerando que tenho R$25.000,00 em minha conta bancária, estou vendo que a melhor alternativa é aplicar o dinheiro e utilizar essa aplicação para pagar a dívida em 24 meses.

A dúvida é: qual a melhor aplicação para fazer isso? Onde investir os R$25.000,00 e sacar mensalmente o valor das prestações do veículo? Obviamente não quero risco, então a renda variável está descartada. Mas qual a melhor maneira de operacionalizar isso? CDB? Fundo de renda fixa oferecido pelo meu banco? Tesouro Direto?

A resposta é: algo com resgate automático.

Tesouro Direto é um pouco complicado, porque tem IR e você que tem que operacionalizar as vendas todas as quartas feiras mais próximas das parcelas.

Sobram as alternativas de poupança, um CDB/RDB com resgate automático, ou uma LCA/LCI com resgate automático. Na ordem de preferência, diria que LCA/LCI, CDB/RDB e poupança por fim.

Em TD, LFT, que tem menos risco de oscilar para baixo, lembrando que tem IR. Em LCA/LCI, qualquer coisa acima de 80% do CDI já é válido para ti no que se refere as parcelas do 1o ano, embora o ideal fosse algo colado em 85% do CDI (considerando que você é pessoa física, e portanto tem isenção de IR nessa aplicação). CDB/RDB o máximo que conseguir do % do CDI, lembrando que tem IR.

Jan 08, 2014 19:14
mxinvest Estreante

Do jeito que a Bovespa anda, todo mundo vai correr pra poupança e para os fundos de investimentos em 2014

Jan 12, 2014 21:14
Kakarotto Forista VIP

fraj0lad0alp1ste escreveu:"@exame_financas: Rendimento da poupança perdeu para a inflação oficial http://t.co/Qx23H1oDab :-$

Pior mesmo é quem comprou VALE, PETR4, GGBR4, e afins, ou fundos indexados ao IBOV, esses nem preciso dizer que tão tomando uma surra pra poupança e pra inflação...

Jan 13, 2014 21:31
Kakarotto Forista VIP

fraj0lad0alp1ste escreveu:
Kakarotto escreveu:
fraj0lad0alp1ste escreveu:"@exame_financas: Rendimento da poupança perdeu para a inflação oficial http://t.co/Qx23H1oDab :-$

Pior mesmo é quem comprou VALE, PETR4, GGBR4, e afins, ou fundos indexados ao IBOV, esses nem preciso dizer que tão tomando uma surra pra poupança e pra inflação...

sim, há anos RV vem sendo vexame...há 5 anos, exceção foi 2009 +87,xx%

Se a gente calcular o IPCA acumulado, e comparar com o IBOV, a surra é totalmente grande, humilhação mesmo, não faria nem sentido investir em bolsa nessas condições teoricamente.

E se dolarizar o ibov? Aí a coisa piora ainda mais... É gente, a coisa tá feia.

Fev 11, 2014 7:16
dougiebenicio Estreante
dougiebenicio

Tenho uma dúvida:

Sou estudante, trabalho, ganho em média apenas R$ 1.000,00 por mês.
Estava guardando na Poupança, mas não conseguia obter um bom montante devido necessidades diárias, recorrendo ao uso do cartão de débito vinculado a conta Poupança.

Recentemente contratei um VGBL da Caixa com valor inicial de R$ 500,00 mais aplicação mensal de R$ 100,00. Término será em 2058 com previsão de retirar, no mínimo, R$ 128.000,00.

Semana passada contratei os seguintes fundos de investimento:

CAIXA AZULFIC RF LP R$ 100,00
BB MULTIMERCADO BAL LP JOVEM R$ 50,00
BB ACOES ISE JOVEM R$ 50,00

Gostaria de saber se estou seguindo em um caminho certo, sendo que, no momento, não tenho muito dinheiro, e não dá para deixá-lo na poupança. Minha intenção é de todo mês aplicar uma quantia determinada e aumentar minhas cotas em fundos, e todo semestre fazer uma espécie de "aporte" no VGBL. Pretendo também investir no Tesouro Direto, para diversificar carteira de investimentos.

Obrigado.

Fev 11, 2014 8:41
CFP-POA Forista Assíduo
CFP-POA

Trabalho com planejamento financeiro, então vou inicialmente te parabenizar pela preocupação com seu futuro financeiro. Começar desde cedo é essencial para atingir mais facilmente os objetivos traçados.

Via de regra, o melhor investimento para aposentadoria é a compra direta de títulos do tesouro direto, pois aceitam "qualquer" valor para aplicação. Te permite escolher os prazos a cada aporte e não cobra taxa de admin. (escolhendo uma corretora isenta de taxas, o custo total é de o,3% ao ano), enquanto nos planos de previdência varia entre 1 e 3%. No longo prazo, isso faz uma diferença absurda, em muitas vezes o saldo final daqui 50 anos é metade do que poderia ser.

Se puder, me passe os dados do seu plano de previdência que te dou uma informação mais precisa. Preciso saber principalmente taxa de admin. e de carregamento.

Quanto aos fundos, conheõ os 2 do BB. Obviamente em função do pequeno aporte, os fundos tem administração alta, mas mesmo assim vem entregando bons resultados. É uma boa maneira de "diversificar" e incusive aprender sobre esse mundo dos fundos de investimento. Conforme fores acumulando um pouco mais de recursos, sugiro revisar esses fundos (comparar com outros dentro do próprio BB e caixa e procurar taxas de admin. menores).

Espero ter lhe ajudado.

Fev 11, 2014 9:16
dougiebenicio Estreante
dougiebenicio

CFP-POA escreveu:Trabalho com planejamento financeiro, então vou inicialmente te parabenizar pela preocupação com seu futuro financeiro. Começar desde cedo é essencial para atingir mais facilmente os objetivos traçados.

Via de regra, o melhor investimento para aposentadoria é a compra direta de títulos do tesouro direto, pois aceitam "qualquer" valor para aplicação. Te permite escolher os prazos a cada aporte e não cobra taxa de admin. (escolhendo uma corretora isenta de taxas, o custo total é de o,3% ao ano), enquanto nos planos de previdência varia entre 1 e 3%. No longo prazo, isso faz uma diferença absurda, em muitas vezes o saldo final daqui 50 anos é metade do que poderia ser.

Se puder, me passe os dados do seu plano de previdência que te dou uma informação mais precisa. Preciso saber principalmente taxa de admin. e de carregamento.

Quanto aos fundos, conheõ os 2 do BB. Obviamente em função do pequeno aporte, os fundos tem administração alta, mas mesmo assim vem entregando bons resultados. É uma boa maneira de "diversificar" e incusive aprender sobre esse mundo dos fundos de investimento. Conforme fores acumulando um pouco mais de recursos, sugiro revisar esses fundos (comparar com outros dentro do próprio BB e caixa e procurar taxas de admin. menores).

Espero ter lhe ajudado.

Bem, além de visar investimentos ao longo prazo, também quero apostar em investimentos onde obtenho ganhos mais rápidos entre 5 e 10 anos. Porém, não tenho muito dinheiro pra isso, poderia me indicar algo?

Quanto ao plano de previdência, contratei um VGBL CAIXA Viver-1080 com as seguintes taxas de carregamento e tempo de permanência: 10% (até 24 meses); 7% (de 25 a 36 meses); 5% (de 37 a 48 meses); 3% (de 49 a 59 meses); 0% (60 meses completos). Taxa de administração de 3% ao ano. Pretendo ao longo do tempo fazer aportes mensais para valorizar mais minha carteira e ter maior liquidez e rentabilidade.

Os fundos com menores taxas de administração são os que necessitam de maior aplicação inicial, coisa que não tenho no momento.

Obrigado pela ajuda, meu e-mail é dougiebenicio@gmail.com

Fev 11, 2014 12:32
agv Estreante
agv

dougiebenicio escreveu:
CFP-POA escreveu:Trabalho com planejamento financeiro, então vou inicialmente te parabenizar pela preocupação com seu futuro financeiro. Começar desde cedo é essencial para atingir mais facilmente os objetivos traçados.

Espero ter lhe ajudado.

Bem, além de visar investimentos ao longo prazo, também quero apostar em investimentos onde obtenho ganhos mais rápidos entre 5 e 10 anos. Porém, não tenho muito dinheiro pra isso, poderia me indicar algo?

Quanto ao plano de previdência, contratei um VGBL CAIXA Viver-1080 com as seguintes taxas de carregamento e tempo de permanência: 10% (até 24 meses); 7% (de 25 a 36 meses); 5% (de 37 a 48 meses); 3% (de 49 a 59 meses); 0% (60 meses completos). Taxa de administração de 3% ao ano. Pretendo ao longo do tempo fazer aportes mensais para valorizar mais minha carteira e ter maior liquidez e rentabilidade.

Os fundos com menores taxas de administração são os que necessitam de maior aplicação inicial, coisa que não tenho no momento.

Obrigado pela ajuda, meu e-mail é dougiebenicio@gmail.com

Dougie

Tenho certeza de que o CFP vai poder te ajudar muito, mas só minha contribuição. Pelas infos iniciais que você passou, te digo, Acho furada esse VGBL.

- Primeiro, as taxas de carregamento MUITO altas e só chegam a 0% depois de 60 meses. Ou seja, me corrijam se estiver errado, mas durante os primeiros 2 anos, de todo aporte que você fizer, 10% fica pra Caixa, depois de 25 a 36 meses 7% de todos os aportes ficam pra Caixa e assim por diante. Cara sai fora disso.
- Segundo, Taxa de adm de 3%. Sem comentários.
- Terceiro, Você sabe exatamente como esse VGBL da Caixa aplica seu dinheiro ? Renda Variável, RF, qual o percentual em cada um ? Veja se estão aplicando de acordo com o seu perfil de Investidor.
- Quarto, como relatou o CFP, quando vc investe nesse VGBL, no que se refere a Renda Fixa, fica a critério do gestor decidir que tipos de títulos comprar. Por exemplo se você olhar as discussões anteriores nesse tópico, vai ver que várias vezes foi falado sobre o timing do investimento pra saber que tipo de título comprar de acordo com cada cenário econômico. Por exemplo quem comprou NTN-B a 1 ano atrás já está amargando perdas consideráveis na RF e tem 2 opções: Ou mantém esses títulos até o vencimento com essa taxa de 3,XX quando agora temos taxas de 7% ou vende agora e realiza o prejuízo.
- Quinto, ao comprar os títulos você mesmo, além de reduzir gastos como taxas de adm e de carregamento, você escolhe os prazos dos títulos.
- Sexto, você não mencionou se além de taxa de carregamento, se o VGBL tem taxa de saída, que é mais uma taxa que o banco te cobra pra sacar seu dinheiro.
- Sétimo, o VGBL não tem sequer a vantagem tributária que é a redução da base de cálculo para o Imposto de Renda que o PGBL te dá.
- Oitavo, qual sistema de tributação você escolheu pra sua previdência ? Progressivo ou Regressivo ? Se informe pq pode dar uma grande diferença daqui a 20, 30 anos.

Eu particularmente tenho um Exemplo da vida real pra te dar. Minha mãe a algum tempo resolveu fazer um VGBL na Caixa pra mim. Coisa de mãe pensando no futuro do filho. Não lembro o nome do fundo. Enfim, esse ano me lembrei que ela mantinha esse VGBL e fui verificar. Sabe o que aconteceu ? Considerando os valores dos aportes mensais que ela fez ano passado, a soma é de R$2028. Sabe de quanto foi a diferença de saldo do ano passado pra esse ? R$1426,25. ou seja ao final do ano, ela tem menos dinheiro do que ela aportou no ano todo. Se ela tivesse colocado esse dinheiro na poupança que é atualmente o investimento com menor rentabilidade, ela teria mais do que isso.

Fev 11, 2014 15:00
CFP-POA Forista Assíduo
CFP-POA

Bom que o Frajola postou aí uns artigos sobre previdência. Não adianta, quem é leigo tem que ler tudo com calma e pesquisar bem.

Como falou o AGV, taxas de carregamento absurdas e taxa de admin. pior ainda. é GARANTIDO que esse seu plano vai render menos que a poupança. Qual a utilidade de se ter um plano nesses moldes?

Milagre não existe, vá juntando e aplicando em fundos DI com baixo custo (1% ou menos) e conforme for acumulando um capital mais interessante, dá pra pensar em algum fundo multimercado mais elaborado ou até investimento direto em ações.

Mai 26, 2014 20:37
bochan Forista Assíduo

Algum dos colegas já aplicou ou tem alguma opinião sobre os fundos "Juros e Moedas"? Me atraiu, por ser um fundo onde , teoricamente, o gestor pode ganhar com as variações tanto dos juros como do câmbio.
Peguei um exemplo do Itaú http://www.itauassetmanagement.com.br/_ ... /51077.PDF
Para um fundo supostamente ativo, as taxas são baixas, assim como os valores mínimos de aplicação - esperava bem mais. Não sei se tem alguma "casca de banana" que não vi.

Abs.

Mai 26, 2014 20:45
bochan Forista Assíduo

fraj0lad0alp1ste escreveu:Srs, Eu sigo cada dia mais aumentando posição em RF, divagar, divagar, divagarinho, diminuindo exposição no cassinão RV, vamo q vamo, explode selic!!!!!
Sds[]´s

Puxa, voltei para ver se havia algum comentário ou resposta à minha questão, e vejo isto.
Frajola reclama que o pessoal transformou o forum em um chat, e faz a mesma coisa.

Volto depois para ver se alguém pode me dizer algo consistente.
abs.

Mai 26, 2014 21:02
bochan Forista Assíduo

Fiel Investidor !! escreveu:
bochan escreveu:Algum dos colegas já aplicou ou tem alguma opinião sobre os fundos "Juros e Moedas"? Me atraiu, por ser um fundo onde , teoricamente, o gestor pode ganhar com as variações tanto dos juros como do câmbio.
Peguei um exemplo do Itaú http://www.itauassetmanagement.com.br/_ ... /51077.PDF
Para um fundo supostamente ativo, as taxas são baixas, assim como os valores mínimos de aplicação - esperava bem mais. Não sei se tem alguma "casca de banana" que não vi.

Abs.

Já apliquei sim inclusive ainda tenho aplicado só q no do BB segue a mesma linha desse do Itau.. Esses dias comentei sobre isso no tópico doa trades.
.se quer investir em moedas dólar e euro este é o melhor caminho..
Em especie não vai conseguir valores baixos como os fundos conseguem alem das taxas e corretagens q já serão maiores q os custos d administração

Valeu Fiel, Grato pela informação.
Comprar USD/EUR em espécie não me agrada. Fundo cambial puro é mais caro. Este Juros e Moedas parece ter uma boa combinação.
Trabalho com 3 bancos - Itau, Bradesco e Caixa. Curiosamente, o Itau em geral tem taxas mais altas que a CEF, mas neste fundo o custo é menor. No Bradesco não achei este produto.

abs.

Jul 01, 2014 17:12
dougiebenicio Estreante
AJUDA PARA DIVERSIFICAR CARTEIRA
dougiebenicio

Boa tarde pessoal, como vão?
Sou universitário e free lancer e invisto em fundos de renda fixa.
Tenho R$ 1.200,00 divididos em três fundos da Caixa na qual rendem entre 75% a 91% do CDI
Tinha um VGBL da Caixa e me arrependi, solicitei o resgate que ficará em R$ 727,00
Lendo este site aqui (http://hcinvestimentos.com/2012/10/17/i ... -dinheiro/) fiquei interessado em montar uma carteira semelhante.
Mas estou atraido também pelas vantegans de fundos ETF (http://hcinvestimentos.com/2012/02/16/bova11/)
Minhas dúvidas:

1 - Com estes R$ 727,00 invisto no Tesouro Direto ou em ETF com o atual cenário?
2 - Se for investir no Tesouro Direto seguindo o raciocínio do site HC Investimentos, quais papéis devo adquirir no atual cenário?
3 - Mesmo tendo renda fixa aplicada em fundos, compensa ter mais no Tesouro Direto?

Jul 01, 2014 17:31
dougiebenicio Estreante
dougiebenicio

Se não citei nada do XP é pq não tenho dinheiro pra isso ainda

Nov 21, 2014 15:43
GUSTAVO LOBO Forista Assíduo
GUSTAVO LOBO

Todos sabemos que parcela do nosso patrimônio de investimentos deve estar em Renda Fixa. Escrevi um artigo para ajudar nessa tarefa.

Você ainda vai encontrar para download no artigo uma Exclusiva Planilha que vai lhe ajudar no cálculo da rentabilidade equivalente da sua LCI ou LCA em relação a outras aplicações. E veja como você pode até dobrar a rentabilidade da Renda Fixa nesse artigo.

Leia o artigo completo -> http://escoladefinancas.com.br/saiba-como-rentabilizar-melhor-renda-fixa-com-lci-e-lca-o-guia-definitivo/

Nov 21, 2014 22:06
worldtrading Forista VIP

Boa noite!

Semana histórica para o mercado financeiro nacional. Brasil entra em novo rali
http://www.financasinteligentes.com/201 ... -rali.html

Bom final de semana!

Dez 07, 2014 17:03
fraj0lad0alpiste Forista Assíduo
fraj0lad0alpiste

Tributação de dividendos? Corram para a renda fixa kkkk

Dez 07, 2014 20:08
fraj0lad0alpiste Forista Assíduo
fraj0lad0alpiste

RF > bolsa

Dez 26, 2014 18:48
ZUZA Forista Assíduo
ZUZA

FRAJ0L@ escreveu:Pobres anti-governos que não querem pagar impostos, tem geitu naumm, vai pagar, ahaahahahah: IMPOSTOS
Na mira da Receita: governo estuda taxar LCI e LCA, diz colunista
infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3767560/governo-estuda-taxar-lci-lca-diz-colunista
Vamo de CDB mesmo minha gentém, no líquido dá mais que estes ainda isentos!!
Estudem!!

Será Fraja ? mesmo assim ?
BANCO PINE S/A LCI 21/12/2015 97% CDI

BNDES LCA 14L00101887 21/12/2015 93% CDI

AnteriorPróximo

Voltar para Fundos e Renda Fixa