Bem-vindo: Nov 25, 2017 3:44

Dez 31, 2011 14:01
investindoalp Forista Assíduo
Entrevista do mês - Janeiro/2012 - Pharma - Respostas

Pharma, em primeiro lugar parabéns por ter sido escolhido e pelo alto nível das discussões em que vc participa no tópico sobre análise fundamentalista. Boa sorte nessa entrevista.

Seguem as minhas perguntas:

1 - Pelo que vejo vc costuma analisar não só os fundamentos da empresa, mas o mercado de um modo geral para tomar as decisões de investimento. Em que vc está baseando sua carteira para 2012, e qual vc acha que será o cenário nesse novo ano?

2 - Você vê algum "azarão" para os próximos anos, ou seja, alguma empresa que não esteja em situação muito favorável e possa reverter tal situação ou ainda alguma small ou mid cap que possa tornar-se uma blue chip em MP ou LP?

3 - Vc sempre utilizou-se de análise fundamentalista para a negociação de ativos?

4 - Poderia citar algum erro que cometeu e algum acerto do qual se orgulha bastante?

5 - Como já havia perguntado ao Sr. fouquet, quais são suas dicas a quem está iniciando na bolsa?

Dez 31, 2011 14:19
LRP Forista Assíduo

Olá amigo! Parabéns pela merecida entrevista!

1. O quanto vc credita a sorte nos nossos investimentos? Existe o estar no lugar certo na hora certa ou é tudo um processo racional e o mais estudioso obterá os melhores resultados, desde que com o método certo?

2. Como vc aprendeu o que sabe? Quebrando a babeça em balanços, formação profissional na área?? Enfim, que conselho vc daria pra quem está começando no mundo da AF?

3. Vc poderia descrever seu método de compras? Como funciona normalmente, tem algum padrão ou cada case é um case?

Pharma, vou me abster de tomar mais ainda seu tempo nesta preciosa consulta! Abraços e sucesso nas respostas!

Dez 31, 2011 17:33
Cadu_28 Forista VIP

Bom ver mais um amigo fundamentalista aqui nas entrevistas, parabens!

Pharma, quais ações vc acha que podem se destacar nos proximos anos?

Quais setores considera como atrativos nos proximos anos?

Quais os principais indicadores que gosta de acompanhar?

Dez 31, 2011 20:06
ADP Forista VIP

Parabés pela sua indicação, caro amigo. Como de praxe, irei te perguntar a mesma coisa que ando perguntando a outros colegas:

1-Algumas bluechips de hoje foram midcaps no passado, e algumas mid ou micos de hoje foram bluechips no passado. Você poderia chutar algum mid de hoje que poderá ser bluechip daqui a uns 10 anos?
2-Você possui algum setor preferido ao investir em empresas? Por que?
3-O que você acha da estratégia de compras mensais, independente do preço da ação?
4-O que você acha da análise técnica e da análise fundamentalista?

Abraços

Jan 01, 2012 19:11
Jimmy Simpsons Estreante

Meus parabéns Pharma por ter sido escolhido, merecedor é com certeza.

Eu sou novo aqui, peço desculpas se as perguntas forem muito cruas ou de novatos, mas vamos lá!

1- Sendo você um fundamentalista, qual o seu estilo de investimento, dividendos, valor, crescimento? Como anda a sua estratégia ao longo do tempo?

2- Sempre há casos de empresas excelentes que são bombardedas apenas com más noticias e não mostra o outro lado, parecendo que tudo está ruim. Você processa informações da mídia, ou vê apenas os "números" das empresas?

3- Diversificação é tudo ou apenas supervalorizado? Qual é o bom número de empresas para ter na carteira e para manter um olho de forma eficaz?

4- Muitos entram no mercado pensando em ficar rico, parar de trabalhar e curtir a vida, outros em garantir uma aposentadoria melhor. O que você quer com o Sr. Mercado?

5- Falando no Sr. Mercado, ele anda de mau humor ou realmente estamos com grandes problemas pela frente? Você o considera eficiente?

Valeu mesmo pela oportunidade de aprender com os melhores.
Abraços e feliz ano novo! :D

Jan 02, 2012 16:11
Pharma Forista Assíduo
Pharma

Ola a todos,

Primeiramente gostaria de parabenizar todos os foristas votados em especial o worldtrading e o Filantropic. Acho que a votacao bem apertada mostra a qualidade presente aqui no forum.

Faco um convite a todos os foristas para colocar as suas perguntas. Farei o possivel para responde-las da melhor forma.

Abs

Jan 03, 2012 1:49
Pharma Forista Assíduo
Re: Entrevista do mês - Janeiro/2012 - Pharma - Perguntas
Pharma

Fraj;la escreveu:
InfoMoney escreveu:Prezados,

Conforme as regras informadas neste tópico, o forista a ser entrevistado para este mês será o Pharma.

As regras são simples:

1- Cada "entrevistador" poderá fazer até 5 perguntas.

2 - Não há limite de entrevistadores.

Como padrão para as próximas entrevistas, pediremos que o Pharma responda as seguintes perguntas:

- Cidade/Estado: SP
- Tempo em investimentos: 14 anos
- Tempo em investimentos em Bolsa: 4,5 anos
- Corretora que opera: mycap, spinelli
- Ativo predileto: dificil escolher um porque gosto de muitos na mesma proporcao.
- Estratégia(s) adotada(s): analise fundamentalista

Para o lado "não mercado":

- Time do coração: SPFC
- Melhor filme que já assistiu: efeito borboleta
- Melhor livro que já leu: 1984 - George Orwel
- Estilo de música/banda predileta: Estilos variados que variam com a ocasiao
- Hobby: mercado financeiro
- Comida predileta: dificil mas acho que um curry bem feito e imbativel
- Momento mais marcante da vida: Minha colacao de grau com presenca da minha familia foi um evento bem marcante pra mim

Os foristas que quiserem postar perguntas, devem fazê-las neste tópico até o dia 20/01/2012, para que o Pharma possa respondê-las a partir desta data.

Agradecemos antecipadamente ao Pharma pela disposição e aceite em participar desta idéia e também todos os foristas que estão participando deste tópico.

Quaisquer dúvidas, estão a disposição através do email forum@infomoney.com.br ou MP.

Att,

Equipe InfoMoney

Jan 03, 2012 7:36
MKW Forista Assíduo

Caro Pharma,

Parabéns pela indicação. Vc realmente é um dos foristas mais respeitados e queridos de nosso forum.

Bom, aqui vão as perguntas:

1) Vc abriu um tópico sobre estratégias de hedge. Na sua opinião, qual ou quais as melhores a serem utilizadas em épocas de crises?

2) Quais os sites, revistas e fontes de informação que vc utiliza para se manter informado?

3) Atualmente, qual sua carteira de investimentos e qual o percentual em cada um dos papéis?

4) Vc acredita que um investidor pode viver de dividendos e quais os riscos que vc enumeraria para essa estratégia?

5) Quais seus objetivos dentro do mercado de ações, tipo chegar a 1M ou ganhar um valor que dê para comprar uma casa sem financiar, etc....?

Desde já, obrigado pelas respostas.

Abraços e muito sucesso, amigo.

Jan 03, 2012 8:38
-PSB- Estreante
-PSB-

Bom dia, vamos direto ao ponto:

1- O que te levou ao mercado de ações?

2- Se vc tivesse 7K para aplicar em ações, em quais empresas vc investiria?

3- Vc costuma discutir suas operações com mais alguem? Por que?

Obrigado

Jan 03, 2012 15:57
sr. fouquet Forista Assíduo

Olá, Pharma! Parabéns pela entrevista!

Gostaria de fazer duas perguntas:

1. Até que ponto você acredita que a diversificação seja interessante para o investidor? Qual é sua estratégia a este respeito?

2. Diversos modelos são adotados na tentativa de se chegar ao valor justo de uma ação. Conceitualmente, o FCD é o modelo mais aceito, mas sua prática está minada por achismos já que pretende prever acontecimentos futuros. Sobre tudo isso, você acredita que seja importante valorar uma ação? O que pesa na hora de investir?

Jan 04, 2012 15:36
Wilson Junior Forista VIP

Parabéns pela escolha Pharma, agora vamos à parte boa, as perguntas...rsrs:

01) Qual é a sua estratégia no mercado de ações? Como uma empresa entra no seu radar e como sai do mesmo?
02) Você faz hedge da sua carteira? Se sim, como é feito?
03) Em qual os cenários você acredita para 2012, retomada do crescimento global ou agravamento da crise? Por quê?
04) Que ativos vc tem em carteira no momento (ações, títulos de renda fixa, FIIs, etc.)?

Abraço e obrigado desde já pela atenção...
:roll:

Jan 05, 2012 10:56
Dick Trade Forista VIP

Olá, Pharma!

Infelizmente, me passei na entrevista do Sr. Fouquet e não formulei as minhas perguntas a tempo. Desta vez, não me escapa a oportunidade. Vamos lá:

1) Que livro recomendaria a um iniciante em análise fundamentalista? e a alguém que desejasse aprofundar seus conhecimentos no tema?

2) Como pesquisa seus papéis e o que determina a sua aquisição e posterior "descarte"? É possível traçar um roteiro das etapas que precedem esses movimentos de compra e venda?

3) Quanto tempo você costuma dedicar à montagem de suas posições e como tenta controlar o risco de sua carteira?

4) Quais ações compõem seu atual portfólio e como busca informações sobre as empresas?

5) Que qualidade(s) acredita possuir que o coloca(m) em vantagem em relação a outros investidores e que defeito(s) o colocaria(m) em desvantagem?

No mais, parabéns pela escolha como "entrevistado do mês" e sucesso com as respostas!

Abs,

Jan 05, 2012 14:45
Guga0202 Forista Assíduo
Guga0202

1 - vc poderia dizer se já conseguiu a independência financeira?
2 - qual tem sido o seu rendimento anualizado?
3 - faz algum tipo de balanceamento entre renda fixa e renda variável? se sim, qual é o balanceamento? ou é 100% ações?
4 - qual o seu setor predileto para investimento em ações?
5 - faz lançamento coberto? investe somente em blue chips? ou também mescla com smallcaps?
6 - arzz3, ecor3, brfs3 ou ugpa3? qual é a sua preferência entre essas 4?
7 - qual sua ação que te deu maior lucro percentual? quanto foi esse %? Qual a ação que você tem em carteira e está com menor preço médio se comparado com a cotação atual? Qual foi a maior perda que vc teve no mercado acionário?

abração
Editado pela última vez por Guga0202 em Jan 24, 2012 20:30, em um total de 1 vez.

Jan 05, 2012 16:37
RCM Estreante
RCM

Grande Pharma!!! Com todo respeito aos demais foristas, essa eu já sabia....

Pergunta:

1- Muitos análistas acreditam que o IBOVESPA baterá a renda fixa em 2012 e trará um retorno em torno de 20% contra 10% RF. Você concorda com eles? Por quê?

2- Qual sua opnião para os Títulos Públicos em 2012?

3- Quais ações que mais vão pagar dividendos em 2012?

4- Qual é a sua visão "Macro" para a economia mundial em 2012?

É isso aí Pharma, parabéns e aquele abraço!

Jan 06, 2012 6:50
Mojo Man Forista Assíduo

Caro amigo Pharma, mais um que quer saber: na sua opinião, para onde vai a Europa ?? Estou de férias na itália, crise aqui, fora pequenos sinais, só vejo mesmo nas manchetes de jornais... Mas a questão é que o Euro e a CEE são um belo sonho que tomou o lugar do pesadelo que foram os séculos de carnificina no continente que culminaram em duas guerras mundiais. Imaginem a complexidade das articulações políticas para que os povos abandonassem o nacionalismo chauvinista em prol da união. Conseguiram pacificamente aquilo que Napoleão e outros tiranos não conseguiram pelas armas. Será que um processo histórico tão belo pode ser comprometido por conjunturas econômicas irresponsáveis ?? abç. Mojo.

Jan 07, 2012 11:50
PV Trader Forista VIP

Parabéns pela entrevista Pharma, merecido...

1- Por favor, poderia opinar sobre o atual momento do setor de siderurgia, e mais especificamente da CSNA, USIM e GGBR

2- Muito se fala que a bolsa esta barata, olhando pelo lado fundamentalista do negocio, na minha opinião, não vejo isso, vejo empresas alavancadas, pré operacionais, micos, interferência política, as que realmente são boas todas estão no TH, algumas inclusive já caras demais, com exceção de algumas mid e small caps que se analisarmos, também fazem parte de uma aposta, a minha pergunta é, nossa bolsa na verdade não estaria cara e por isso mesmo não vem conseguindo um bom desempenho?

Pharma, desde já agradeço pelas respostas.

Jan 08, 2012 12:58
Carlos SavaTage Estreante

Além do que o nosso amigo perguntou, gostaria de saber:

1) Uma opinião fundamentalista e sensata sobre um investimento de longo prazo numa empresa X, principalmente a MMX! Tem horas que acho que são verdadeiras oportunidades... Mas, ultimamente tem aparecidos insights me levando a crer que são verdadeiros micos!

2) Você também é farmacêutico ou está envolvido com a cadeia de negócios farmacêuticos? Quais perspectivas você vê para o setor? Vimos recentemente a fusão da Raia e da Drogasil, rumores de mais fusões e IPO da PagueMenos... Observo muitas pessoas que trabalham com drogarias falando que o ramo já DEU dinheiro, e que hoje a margem vem caindo, tornando as drogarias em mercearias. Tanto que hoje em dia, o que menos vendo na drogaria é remédio! rs!

O que você acha?

Jan 17, 2012 11:26
Adam_Smith Forista Assíduo

Pharma, parabens pela entrevista..., gosto muito dos seus comentários e análises no topico fundamentalista..., vou estender algumas conversas que já tivemos lá..., mais uma vez parabéns...

1) Analisando SEU custo de vida qual seria o valor (montante) e qual seria a remuneração necessária ( do montante) para a independencia financeira?Qual seria a carteira de investimentos caso alcance a independencia financeira? quais ações, FI, cdb, TD?

02)Se for pra fazer uma previsão qual seria sua previsão sobre o euro, união europeia, politica monetaria e fiscal na europa? Alemanha aceitará pagar as contas dos paises mais pobres??

03) Vc acredita q o pre sal podera trazer beneficios para a sociedade ou ficara concentrado a riqueza? isso se vc acreditar no presal pois conheço pessoas q nem acreditam no presal sendo retirado comercialmente até 7km...

04) quando sai de ferias ou pra descansar (20 dias por exemplo) como você arma sua carteira pra poder descansar em paz sem ficar pensando se uma catastrofe ( que pode acontecer em qq lugar do mundo) não irá destruir as ações em carteira? Stop por ação, por conjunto de ações na carteira ou segmento? sofro as vezes desse problema pois algumas vezes fica dificil "esquecer" as ações e realmente descansar...

05) O que você pensa sobre o custo de vida em SP superar NY conforme os artigos abaixo? isso não demonstra inflação excessiva sem q a população perceba nada??
Custo de vida do Brasil supera o dos EUA
http://economia.estadao.com.br/noticias ... 9424,0.htm

Serviços pesam mais no bolso em SP do que em NY
http://economia.estadao.com.br/noticias ... 9425,0.htm

Jan 20, 2012 21:26
Eterno Forista VIP
Eterno

BOA PHARMA, PARABÉNS...
Leio sempre seus comentários moderado.

1 - Porque análises fundamentalista? As tentações gráfica não te atraem também?
2 - Investe em outras opções existente no mercado: imóveis, ouro, soja, café, açúcar, opções, Tesouro Direto?
3 - Como você está vendo essa atual crise do Euro? Concorda que o Euro tende ao caos?
4 - Como conversávamos em outros tópicos, como você vê tanta força na Dilma para tocar a SELIC em 1 dígito e conseguir manter até o fim do seu governo?
5 - O que faz em seu tempo livre? Consegue se distanciar do mercado?

Ficarei infinitamente grato pela atenção as respostas...

Jan 21, 2012 22:13
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: investindoalp
Pharma

investindoalp escreveu:Pharma, em primeiro lugar parabéns por ter sido escolhido e pelo alto nível das discussões em que vc participa no tópico sobre análise fundamentalista. Boa sorte nessa entrevista.

Ola investindoalp. Muito obrigado pelos elogios.

Seguem as minhas perguntas:

1 - Pelo que vejo vc costuma analisar não só os fundamentos da empresa, mas o mercado de um modo geral para tomar as decisões de investimento. Em que vc está baseando sua carteira para 2012

Excelente pergunta. Sim, voce esta correto. A partir do comeco de 2011 comecei a analisar nao somente empresas mas a conjutura internacional, precos de commodities, estudar mais historia, politica e conhecer um pouco mais a fundo diversas vertentes que afetam o Mercado financeiro. Minha carteira esta beseada em todos esses fatores.
e qual vc acha que será o cenário nesse novo ano?

Desde o fim do ano passado reparava que todo o mundo esta (estava) bem pessimista para o ano de 2012. Parece que a euforia esta tomando conta nesse comeco de ano. Eu nao estou tao bearish em 2012 pelo o simples fato de que sera ano de eleicao em diversos paises. Acho que sao 40 paises que terao eleicao em 2012 incluindo a Franca, que o principal parceiro politico da Alemanha na zona do euro e nos EUA. Fora isso teremos eleicoes aqui tambem. Desta forma acho que as intervencoes governamentais serao acima da media esse ano. Pelo o menos ate o fim do primeiro semestre. Quem sabe ate o terceiro trimestre. Ano de eleicao costuma haver gastanca desenfreada para passar a sensacao que tudo esta uma maravilha. De um salto no topico de macro e veja um grafico que o Domingos postou a uns meses atras que mostra o quanto a nossa base monetaria salta em um ano de eleicao. O problema e a ressaca. Por isso acho que no final de 2012 ou 2013 sera mais dificil. Nao e que ache que 2012 sera uma maravilha mas nao acho que sera o ano da desgraca como grande parte esta (estava) prevendo.

Fora isso acho que os EUA vao entrar em Guerra com o Ira esse ano e por isso estou estudando em investir em alguma petrolifera que esta na nossa bolsa. Algo mais para um trade do que um investimento. O problema e que pra mim, no momento, todas elas sao micos o que me desmotiva bastante. Ficaria contente se criassem aqui no Brasil um ETF para o pequeno investidor poder investir em petroleo.

2 - Você vê algum "azarão" para os próximos anos, ou seja, alguma empresa que não esteja em situação muito favorável e possa reverter tal situação ou ainda alguma small ou mid cap que possa tornar-se uma blue chip em MP ou LP?

Nao sei se denominaria cada uma dessas empresas como um "azarão" mas particularmente gosto de FRAS4, RAPT4, ETER3 e EZTC3. Empresas muito bem geridas, que atuam em areas importantes da economia produtiva, com vantagem competitiva e que estao “esquecidas” pelo Mercado. Acredito nelas para o longo prazo.

Uma Mid que tenho como aposta que ira se tornar uma blue chip e a Alpargatas.

3 - Vc sempre utilizou-se de análise fundamentalista para a negociação de ativos?

Nao. Meu primeiro ano na bolsa eu comprava e vendia sem tecnica nenhuma. Comprava o que as corretoras recomendavam e vendia quando achava que havia ganho o suficiente. Felizmente ganhei mais do que perdi mas tive sorte de comecar em um bull market secular (ainda que no final deste).

4 - Poderia citar algum erro que cometeu e algum acerto do qual se orgulha bastante?

Ja cometi inumeros erros. Talvez o que tenha cometido mais vezes tenha sido o erro na analise de venda de um ativo. Hoje em dia tenho em mente que se uma empresa chegar ao seu preco justo e melhor vender a nao ser que estejamos em um bull market secular onde ai o caso poderia ser repensado.
Um acerto que me orgulho bastante e de ter procurado aprender sobre mercado financeiro e ter me dedicado a analise fundamentalista.
Nao sei se isso responde completamente a sua pergunta. Se nao, fique a vontade para perguntar de novo algo mais especifico.

5 - Como já havia perguntado ao Sr. fouquet, quais são suas dicas a quem está iniciando na bolsa?

Estude bastante, seja curioso, determinado, analise tudo criticamente e estude bastante.

Próximo

Voltar para Geral