Bem-vindo: Dez 15, 2017 23:31

Fev 01, 2012 20:02
Guga0202 Forista Assíduo
Entrevista do mês - Janeiro/2012 - Pharma - Respostas
Guga0202

Pharma escreveu:
Guga0202 escreveu:1 - vc poderia dizer se já conseguiu a independência financeira?

Nao, longe disso.

2 - qual tem sido o seu rendimento anualizado?

Guga 0202 vou ficar te devendo um numero preciso porque a resposta eh simplesmente “eu nao sei.” Olhando somente a evolucao do capital da para eu ter uma ideia que fica mais ou menos em torno de 10% ao ano nos ultimos 5 anos.

3 - faz algum tipo de balanceamento entre renda fixa e renda variável? se sim, qual é o balanceamento? ou é 100% ações?

Sim minha posicao em renda fixa varia de 20% – 50% da carteira dependendo das oportunidades disponiveis no mercado.

4 - qual o seu setor predileto para investimento em ações?

Nao tenho um setor em especifico mas setores como respondi ao forista Filantropic gosto dos setores de alimentos, bebidas, construcao, auto-pecas, calcados, etc.

5 - faz lançamento coberto? investe somente em blue chips? ou também mescla com smallcaps?

Nao trabalho com opcoes porque nunca as estudei o suficiente. Invisto em Blue Chips e small caps desde que os fundamentos de longo prazo estejam atraentes.

6 - arzz3, ecor3, brfs3 ou ugpa3? qual é a sua preferência entre essas 4?

Gosto de todas essas empresas mas acredito que a BRFS3, HOJE, esta em melhores condicoes de dar um resultado melhor ao acionista no longo prazo.

Obrigado pelas perguntas, um abraco.

blz, pharma. muito obrigado pelas respostas.

Fev 01, 2012 20:45
Pharma Forista Assíduo
Pharma

Jimmy Simpsons escreveu:
P.s.: Eu só não entendi, por que uma empresa com bons fundamentos, boa pagadora de dividendos(olhando a média), com um negócio que pode se dizer vai existir para sempre, você não compraria apenas por ser de armas...

Sim Jimmy. Eh uma questao de principio. O mesmo ocorre com CRUZ3. To fora. Mas como disse eh questao de principios mesmo, nada contra os fundamentos das empresas, ate porque nunca as analisei.

Abs

Fev 01, 2012 21:42
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: RCM
Pharma

RCM escreveu:Grande Pharma!!! Com todo respeito aos demais foristas, essa eu já sabia....

Ola RCM, obrigado pelas palavras.
1- Muitos análistas acreditam que o IBOVESPA baterá a renda fixa em 2012 e trará um retorno em torno de 20% contra 10% RF. Você concorda com eles? Por quê?

Acho que e preciso ter cuidado com afirmacoes dessas. Renda fixa engloba uma serie de investimentos que podem dar mais ou menos de 10%. Nas ultimas semanas (ate a semana passada) estava vendo muitos analistas recomendando titulos NTN-B dizendo que a inflacao ia acelerar. Esse semana ja vi muitos dizendo que a inflacao ira cair :) “Lendo” o preco dos titulos parece que o mercado ta mesmo apostando que a inflacao ira cair. Entao e aquela coisa: Quem quiser seguir os “analistas” eh melhor fazer o que eles fazem e nao o que eles dizem.
Enfim respondendo a sua questao de forma curta, sem entrar na proxima, acredito que a bolsa vai bater a renda fixa este ano em linha com o que respondi anteriormente para os outros foristas mas nao consigo afirmar nesse momento que a bolsa terminara o ano com +20% de ganhos. Ha muitas variaveis em jogo no cenario externo e interno e tambem minha bola de cristal nunca funcionou muito bem :lol:
2- Qual sua opnião para os Títulos Públicos em 2012?

Acho que as LTNs ainda estao atrativas. Estou olhando agora e as que vencem em 01/01/2015 tao pagando 10,57% a.a. e as que vencem em 01/01/2016 tao pagando 10,91%.
Na minha opniao elas estao atrativas por duas razoes:
1- O Governo ira baixar a Selic ate pelo o menos 10% no curto prazo o que ira favorecer esses titulos.

2- Como venho dizendo a varios meses aqui no forum, na minha visao o governo esta usando a queda dos juros para lutar a Guerra cambial. Por diversos anos o governo tem tentado diversas tecnicas (atraves da compra de dolares) para manter o real desvalorizado mas os resultados nao tem sido tao satisfatorios alem de ser enormemente inflacionario. A crise na Europa abriu oportunidade para varios governos ao redor no mundo (senao todos) de baixar os juros, acreditando nas previsoes de que esta crise causara uma pisada no freio da economia mundial desacelerando o preco das commodities em geral, reduzindo assim a inflacao. O Governo pegou carona neste coro e esta fazendo o mesmo (muito embora a nossa situacao e muito diferente dos paises desenvolvidos). A estrategia ate agora tem dado resultado visto que a Bovespa ja esta em quase 65.000 pontos e o dolar ta se segurando bem na regiao entre R$1,72 e R$1,75. Os riscos desta estrategia dar errada sao baixos pois o Brasil esta bem posicionado para crescer nos proximos anos (atraindo investimento externo), tem um balanco rasoavel e os titulos do governo produzem um retorno real. A inflacao ao consumidor, que e o que o povao realmente se importa pode e ja esta sendo controlada por diversos fatores como a propria queda nas commodities, mudancas no calculo de avaliacao da mesma e etc. Mas a jogada na minha opniao e: Enquanto os juros reais forem positivos (por volta de 2%), e o Brasil continuar crescendo, a entrada de capital deve continuar forte. Nessa linha de raciocinio os juros tem ainda bastante espaco para cair nos proximos anos. Uma taxa de 8% ou menos, e bem plausivel (salvo condicoes inesperadas, como por exemplo, uma alta nos juros dos paises desenvolvidos mais rapida do que o esperado) pois os titulos de paises desenvolvidos e ate mesmo de paises em desenvolvimento como a China produzem juros reais negativos ou seja, um aposentado europeu ou japones no momento esta perdendo poder de compra por deixar o dinheiro la paradinho.
Coloquei esse comentario no topico de hedge em Outubro, continuo com a mesma leitura:

“Tesouro Direto (renda fixa): Aqui acho que nao ha muito o que dizer. Enquanto pessoas que poupam e aposentados sofrem ao redor do mundo com retornos reias negativos em seus investimentos de renda fixa, aqui no Brasil temos investimentos que nos dao um belo retorno real. O problema e que estamos mal acostumados entao um retorno de 10% bruto (approx 4%) real hoje e tido pelo brasileiro como pifio. Particularmente acredito que isso acabara e nao demorara muito. O governo tem sinalizado com certa regularidade que quer acabar com a cultura do CDI, mudar o calculo da poupanca, acabar com titulos de divida atrelados a selic, etc. Nao vejo motivos para duvidar que eles serao capazaes de conseguir isso. Outro dia vi que no ano de 2004 o governo vendia LTN com um rendimento prefixado de 20%. Provalvemente muita gente achava que era pouco. Hoje elas pagam por volta de 11%. Acredito que nos proximos anos elas pagarao algo em torno de 6% - 8%. De qualquer forma alem do excelente dividendo pago pelos titulos do TD quando levado em contra o risco que eles oferecem ha ainda uma boa possibilidade destes subirem de preco no medio prazo.”

Quanto aos titulos indexados pelo IPCA, vai chegar a hora deles mas nao e agora. Talvez nem esse ano. Eh preciso sempre acompanhar o desenvolvimento dos dados para averiguar.

Os indexados a Selic para mim nao sao atrativos para longo prazo devido ao que eu descrevi acima.

3- Quais ações que mais vão pagar dividendos em 2012?

Dificil dizer RCM. Tem muita empresa com caixa forte que pode decidir por aumentar o payout durante o ano. Atualmente eu acompanho a ETER3 e a GRND3 que estao com um payout alto. Mas se a sua ideia sao mesmo dividendos eu ficaria com as tradicionais eletricas e saneamento como AES Tiete, Eletropaulo, Telefonica, Cemig, Equatorial, Copasa etc.

4- Qual é a sua visão "Macro" para a economia mundial em 2012?

Acho que essa pergunta ja foi respondida anteriormente para o invetindoalp e Wilson Junior.

Grande abraco

Fev 01, 2012 22:03
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: Mojo Man
Pharma

Mojo Man escreveu:Caro amigo Pharma, mais um que quer saber: na sua opinião, para onde vai a Europa ?? Estou de férias na itália, crise aqui, fora pequenos sinais, só vejo mesmo nas manchetes de jornais... Mas a questão é que o Euro e a CEE são um belo sonho que tomou o lugar do pesadelo que foram os séculos de carnificina no continente que culminaram em duas guerras mundiais. Imaginem a complexidade das articulações políticas para que os povos abandonassem o nacionalismo chauvinista em prol da união. Conseguiram pacificamente aquilo que Napoleão e outros tiranos não conseguiram pelas armas. Será que um processo histórico tão belo pode ser comprometido por conjunturas econômicas irresponsáveis ?? abç. Mojo.

Ola Amigo. Italia e um lugar muito bonito mesmo. Espero que voce esteja aproveitando ou tenha aproveitado as ferias.

Pois eh, embora voce talvez nao tenha visto sinais de crise ai, a verdade e que a coisa esta muito ruim na Italia. Acho que foi semana passada ou retrasada, vi que a base monetaria do pais decresceu algo em torno de 20%. Nao lembro o numero correto mas o tamanho do declinio indicava depressao da economia.

Concordo com voce, a Uniao Europeia trouxe muita prosperidade ao continente e uniu muito os povos. Vivi uns anos na Europa e gostei muito. Visitei 17 paises enquanto morei la. Faria so a ressalva que, como respondi ao Frajola, nao acho que a Uniao Europeia esteja ameacada e sim o Euro.

Nao faltam teorias e explicacoes para a crise Europeia. Ja devo ter lido dezenas, sem exagero. Para mim o problema principal foi a discrepancia entre as taxas de juros aplicadas nos paises. A abundancia de credito que veio a taxas de juros artificialmente baixas para os paises do sul, considerados entao pelas agencias de classificacao, e o mercado como sendo risco 0, causou diversas disparidades nas economias desses paises, criando bolhas e matando grande parte da parte produtiva dos mesmos. Ha outros fatores tambem como a falta de organizacao, corrupcao, etc que nesses paises eh consideravelmente maior do que nos paises do nucleo e do norte que tambem contribuiu para a situacao atual.

Eh claro, para mim, que todos sabem o que eh preciso para resolver os impasses atuais: mais integracao e maior distribuicao de recursos entre paises. Tendo isto em conta, o problema eh muito mais politico do que economico. Tanto eh que hoje em dia, segundo o FED, qualquer problema economico pode ser resolvido com impressao de dinheiro :shock:
Quando a primeira bomba na Grecia estorou em Maio de 2010 e eles pediram um bail out, vi uma comparacao dos beneficios que a populacoa grega tinha em comparacao com a populacao Alema. Era impressionante. A que mais me chamou atencao era a idade para aposentadoria. Se nao me engano, enquanto na Alemanha a idade minima era de 65, na Grecia era de 50 para funcionarios publicos (grande parte da populacao), e 55 para os demais. Para um politico eh impossivel justificar para o seu eleitorado o resgate de um outro pais com beneficios muito maiores que os seus.

A leitura que eu faco da situacao eh: A Alemanha e outros paises mais fortes sabem que vao ter que pagar grande parte da conta daqui pra frente. Mas para tornar o projeto viavel politicamente, os paises do sul terao que fazer reformas estruturais muito duras, para que no longo prazo eles consigam financiar uma grande parte das suas atividades, diminuindo bastante o fardo nos paises do nucleo. Acho que se auto financiarem completamente sera impossivel. Talvez nao para Italia que possui grande “expertise” em uma serie de industrias de ponta, mas com certeza isso eh verdade nos casos de Portugal, Grecia e Espanha, por exemplo. A Irlanda tambem eh um caso a parte. Acho que ela se saira dessa muito mais rapido do que os paises do mediterraneo.

No fim das contas, acho que eles sairao dessa. Abandonar o euro seria voltar ao mesmo de sempre a estes paises.
Os maiores problemas de curto prazo para mim sao:
1- Um dos paises, como a Grecia, possa cansar das medidas de austeridade impostas e abandonar o barco (maior risco)
2- O mercado, cansado da lentidao dos paises em fazer reformas, pare completamente de re-financiar a divida desses paises.

Eu como bom capitalista teria deixado a Grecia quebrar e sair do Euro. Eles nao deixaram, agora a Grecia esta quebrada e no Euro. Acho que a quebra da Grecia e Portugal sera inevitavel em algum momento. Espero que ocorra de forma ordenada e eles continuem no Euro mas dependendo da forma como o default ocorrer isto podera nao ser possivel.

Mesmo que as coisas nao se resolvam da forma programada i.e. o euro se salve com nenhum pais abandonando o barco, acho que o que acontecera sera que o Euro se tornara a moeda de um grupo mais seleto de paises, com economias mais parecidas e competitivas.

Abs
Editado pela última vez por Pharma em Fev 05, 2012 16:04, em um total de 1 vez.

Fev 02, 2012 13:34
MKW Forista Assíduo

Excelente entrevista, Pharma.

Parabéns.

Fev 02, 2012 19:34
Mojo Man Forista Assíduo

Bela resposta amigo Pharma, parabéns pela excelente entrevista !

Fev 05, 2012 15:59
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: Hal Jordan
Pharma

Hal Jordan escreveu:Parabéns pela entrevista Pharma, merecido...

Ola Hal Jordan, obrigado pelas palavras.

1- Por favor, poderia opinar sobre o atual momento do setor de siderurgia, e mais especificamente da CSNA, USIM e GGBR

Na minha opniao o setor esta passando por uma correcao visto as fortes (um pouco exageradas) quedas do ano passado. Eh importante notar que grande parte das quedas no setor no ano passado foram fundamentadas visto as grandes empresas (citadas por voce acima) estarem fortemente alavancadas, a diminuicao do ritmo da economia interna no meio do ano, a cotacao insustentavel do real na faixa dos R$1,50 – R$1,60, alem aquele velho problema do protecionismo por parte dos grandes paises.
Entao, ao meu ver, essa correcao para cima foi justa mas acho que elas estao razoavelmente bem precificadas agora, a parte da CSNA que tem uma enorme vantagem competitiva em relacao as outras (que sao suas vastas reservas de minerios). Estas reservas ajudam e muito a lucratividade da empresa.
Vejo muitos questionarem a divida da empresa, mas acho esta mais tranquila do que a divida das outras duas quando colocamos o caixa liquido e os seus lucros da empresas na equacao.

2- Muito se fala que a bolsa esta barata, olhando pelo lado fundamentalista do negocio, na minha opinião, não vejo isso, vejo empresas alavancadas, pré operacionais, micos, interferência política, as que realmente são boas todas estão no TH, algumas inclusive já caras demais, com exceção de algumas mid e small caps que se analisarmos, também fazem parte de uma aposta, a minha pergunta é, nossa bolsa na verdade não estaria cara e por isso mesmo não vem conseguindo um bom desempenho?

Faz bastante sentido o que voce esta dizendo. Analisando o indice, a minha resposta a sua pergunta eh sim.
Como voce comentou, do lado fundamentalista, se olharmos a maior parte das empresas solidas, com baixa divida, lucros constantes e que fazem parte do indice, chegamos a conclusao que a grande maioria esta mesmo cara. Interessante que no final de 2010 muitas dessas empresas ja pareciam caras na minha opniao, mas em 2011 ficaram ainda mais, provavelmente pelo o lado mais defensivo destas, que esta atrelado a capacidade de geracao de caixa e vantagens competitivas fortes. Algumas delas estao com P/L > 20 que historicamente e bem alto para os padroes da nossa bolsa.
Por outro lado ha excecoes ao meu ver, como por exemplo Vale e Banco do Brasil, que estao sendo operadas com um bom desconto em relacao ao lucro que elas vem produzindo nos ultimos anos. Ou seja, o que quero dizer eh que mesmo que o indice ao meu ver esteja caro, eh possivel achar pechinchas para se obter um otimo retorno no longo prazo.
Alem do mais, como voce mesmo comentou acima, ha um bom punhado de small / mid caps com otimos fundamentos que estao com precos bem atrativos. So nao concordo com o fato de todas serem uma aposta pois algumas delas vem produzindo lucros constantes ha anos. Se voce analisar as small / mid caps que tenho em carteira, todas vem apresentando lucros contantes, e nao apresentaram um prejuizo anual a anos.
A unica empresa que apresentou um prejuizo anual recente foi a marfrig (em 2008). Essa sim considero uma aposta, mas ela eh uma blue chip.

Abraco.

Fev 05, 2012 18:56
PV Trader Forista VIP

Valeu Pharma, obrigado pelas respostas!!

Fev 06, 2012 15:56
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: Carlos SavaTage
Pharma

Carlos SavaTage escreveu:Além do que o nosso amigo perguntou, gostaria de saber:

Vamos la.

1) Uma opinião fundamentalista e sensata sobre um investimento de longo prazo numa empresa X, principalmente a MMX! Tem horas que acho que são verdadeiras oportunidades... Mas, ultimamente tem aparecidos insights me levando a crer que são verdadeiros micos!

Carlos, me desculpe mas vou ficar te devendo essa. Nao acompanho as empresas X. Gosto bastante do Eike. Acho ele um cara um visionario, que esta criando muita riqueza no pais. No entanto so vou passar a acompanhar as suas empresas quando elas tiverem um historico (anos) de lucros constantes, o que ainda nao e caso.

2) Você também é farmacêutico ou está envolvido com a cadeia de negócios farmacêuticos?

Eu faco a analise de sistemas que auxiliam na tomada de decisao de algumas fabricantes de medicamentos.
Quais perspectivas você vê para o setor? Vimos recentemente a fusão da Raia e da Drogasil, rumores de mais fusões e IPO da PagueMenos... Observo muitas pessoas que trabalham com drogarias falando que o ramo já DEU dinheiro, e que hoje a margem vem caindo, tornando as drogarias em mercearias. Tanto que hoje em dia, o que menos vendo na drogaria é remédio! rs!
O que você acha?

Concordo. Nos ultimos anos as margens vem caindo no setor por diversos motivos. A drogasil eh, sem duvida, a grande estrela do setor. Essa fusão com a Raia, ao meu ver, coloca as empresas em um patamar muito mais acima das outras. Quanto ao processo de diversificacao dos produtos nas farmacias, acho este natural e em linha com o que e aplicado em outros paises da Europa e EUA. Fiquei chocado quando fui aos EUA e vi que em algumas farmacias, eles vendiam pao, leite, revistas de moda e etc :lol: . Achei um pouco exagerado mas o ponto eh que realmente muitas farmacias sao verdadeiras mercearias. Nao acho que no Brasil chegaremos a esse ponto (talvez daqui a muitos anos).
Acho que um grande caso de sucesso eh o da britanica Boots que trabalha com medicamentos juntamente com produtos de beleza, perfumes, eletricos, etc. Acho que as empresas aqui no Brasil estao indo mais por esse caminho.
Sendo assim, acho que ha ainda bastante margem para crescimento das farmacias no Brasil, embora no momento, eu nao enxergue nenhuma empresa que possa me dar uma possibilidade alta de retorno, tendo em vista os precos atuais.
No mais, gostaria de ver muito mais empresas, laboratorios e fabricantes de medicamentos na bolsa. Quem sabe nos proximos anos.
Um abraco.

Fev 06, 2012 16:26
RCM Estreante
Re: Entrevistador: RCM
RCM

Valeu Pharma, Maravilha!
Pharma escreveu:
RCM escreveu:Grande Pharma!!! Com todo respeito aos demais foristas, essa eu já sabia....
Ola RCM, obrigado pelas palavras.
1- Muitos análistas acreditam que o IBOVESPA baterá a renda fixa em 2012 e trará um retorno em torno de 20% contra 10% RF. Você concorda com eles? Por quê?
Acho que e preciso ter cuidado com afirmacoes dessas. Renda fixa engloba uma serie de investimentos que podem dar mais ou menos de 10%. Nas ultimas semanas (ate a semana passada) estava vendo muitos analistas recomendando titulos NTN-B dizendo que a inflacao ia acelerar. Esse semana ja vi muitos dizendo que a inflacao ira cair :) “Lendo” o preco dos titulos parece que o mercado ta mesmo apostando que a inflacao ira cair. Entao e aquela coisa: Quem quiser seguir os “analistas” eh melhor fazer o que eles fazem e nao o que eles dizem.
Enfim respondendo a sua questao de forma curta, sem entrar na proxima, acredito que a bolsa vai bater a renda fixa este ano em linha com o que respondi anteriormente para os outros foristas mas nao consigo afirmar nesse momento que a bolsa terminara o ano com +20% de ganhos. Ha muitas variaveis em jogo no cenario externo e interno e tambem minha bola de cristal nunca funcionou muito bem :lol:
2- Qual sua opnião para os Títulos Públicos em 2012?

Acho que as LTNs ainda estao atrativas. Estou olhando agora e as que vencem em 01/01/2015 tao pagando 10,57% a.a. e as que vencem em 01/01/2016 tao pagando 10,91%.
Na minha opniao elas estao atrativas por duas razoes:
1- O Governo ira baixar a Selic ate pelo o menos 10% no curto prazo o que ira favorecer esses titulos.

2- Como venho dizendo a varios meses aqui no forum, na minha visao o governo esta usando a queda dos juros para lutar a Guerra cambial. Por diversos anos o governo tem tentado diversas tecnicas (atraves da compra de dolares) para manter o real desvalorizado mas os resultados nao tem sido tao satisfatorios alem de ser enormemente inflacionario. A crise na Europa abriu oportunidade para varios governos ao redor no mundo (senao todos) de baixar os juros, acreditando nas previsoes de que esta crise causara uma pisada no freio da economia mundial desacelerando o preco das commodities em geral, reduzindo assim a inflacao. O Governo pegou carona neste coro e esta fazendo o mesmo (muito embora a nossa situacao e muito diferente dos paises desenvolvidos). A estrategia ate agora tem dado resultado visto que a Bovespa ja esta em quase 65.000 pontos e o dolar ta se segurando bem na regiao entre R$1,72 e R$1,75. Os riscos desta estrategia dar errada sao baixos pois o Brasil esta bem posicionado para crescer nos proximos anos (atraindo investimento externo), tem um balanco rasoavel e os titulos do governo produzem um retorno real. A inflacao ao consumidor, que e o que o povao realmente se importa pode e ja esta sendo controlada por diversos fatores como a propria queda nas commodities, mudancas no calculo de avaliacao da mesma e etc. Mas a jogada na minha opniao e: Enquanto os juros reais forem positivos (por volta de 2%), e o Brasil continuar crescendo, a entrada de capital deve continuar forte. Nessa linha de raciocinio os juros tem ainda bastante espaco para cair nos proximos anos. Uma taxa de 8% ou menos, e bem plausivel (salvo condicoes inesperadas, como por exemplo, uma alta nos juros dos paises desenvolvidos mais rapida do que o esperado) pois os titulos de paises desenvolvidos e ate mesmo de paises em desenvolvimento como a China produzem juros reais negativos ou seja, um aposentado europeu ou japones no momento esta perdendo poder de compra por deixar o dinheiro la paradinho.
Coloquei esse comentario no topico de hedge em Outubro, continuo com a mesma leitura:

“Tesouro Direto (renda fixa): Aqui acho que nao ha muito o que dizer. Enquanto pessoas que poupam e aposentados sofrem ao redor do mundo com retornos reias negativos em seus investimentos de renda fixa, aqui no Brasil temos investimentos que nos dao um belo retorno real. O problema e que estamos mal acostumados entao um retorno de 10% bruto (approx 4%) real hoje e tido pelo brasileiro como pifio. Particularmente acredito que isso acabara e nao demorara muito. O governo tem sinalizado com certa regularidade que quer acabar com a cultura do CDI, mudar o calculo da poupanca, acabar com titulos de divida atrelados a selic, etc. Nao vejo motivos para duvidar que eles serao capazaes de conseguir isso. Outro dia vi que no ano de 2004 o governo vendia LTN com um rendimento prefixado de 20%. Provalvemente muita gente achava que era pouco. Hoje elas pagam por volta de 11%. Acredito que nos proximos anos elas pagarao algo em torno de 6% - 8%. De qualquer forma alem do excelente dividendo pago pelos titulos do TD quando levado em contra o risco que eles oferecem ha ainda uma boa possibilidade destes subirem de preco no medio prazo.”

Quanto aos titulos indexados pelo IPCA, vai chegar a hora deles mas nao e agora. Talvez nem esse ano. Eh preciso sempre acompanhar o desenvolvimento dos dados para averiguar.

Os indexados a Selic para mim nao sao atrativos para longo prazo devido ao que eu descrevi acima.

3- Quais ações que mais vão pagar dividendos em 2012?

Dificil dizer RCM. Tem muita empresa com caixa forte que pode decidir por aumentar o payout durante o ano. Atualmente eu acompanho a ETER3 e a GRND3 que estao com um payout alto. Mas se a sua ideia sao mesmo dividendos eu ficaria com as tradicionais eletricas e saneamento como AES Tiete, Eletropaulo, Telefonica, Cemig, Equatorial, Copasa etc.

4- Qual é a sua visão "Macro" para a economia mundial em 2012?
Acho que essa pergunta ja foi respondida anteriormente para o invetindoalp e Wilson Junior.

Grande abraco

Fev 07, 2012 22:14
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: Adam_Smith
Pharma

Adam_Smith escreveu:Pharma, parabens pela entrevista..., gosto muito dos seus comentários e análises no topico fundamentalista..., vou estender algumas conversas que já tivemos lá..., mais uma vez parabéns...

Obrigado pelas palavras Adam. Tambem gosto de debater esses assuntos com voce.

1) Analisando SEU custo de vida qual seria o valor (montante) e qual seria a remuneração necessária ( do montante) para a independencia financeira?Qual seria a carteira de investimentos caso alcance a independencia financeira? quais ações, FI, cdb, TD?

Neste momento meu custo de vida eh relativamente baixo Adam. Pago um aluguel razoavelmente baixo e vivo perto do local onde trabalho. Alem do mais ainda nao tenho nenhum pimpolho(a). Logo meu custo de vida hoje varia em torno de R$3.000 reias mensais ou seja, se eu tivesse R$300.000 e estivesse conseguindo um retorno de 1% ao mes, hoje eu me sustentaria somente com aplicacoes financeiras. Pensando em independencia financeira, eu deveria ter, pelo o menos HOJE, o triplo desse valor.

Mas com as criancas chegando com certeza o custo de vida ira subir e muito nos proximos anos i.e. casa maior, carro, despesas em geral. Ou seja eh muito dificil para mim, nesse momento estimar quanto preciso fazer para ter uma independencia financeira (tendo em vista os planos futuros). O que realmente quero, como mencionei anteriormente, eh usar a bolsa e o mercado financeiro em geral como um metodo de poupanca, onde eu possa obter um retorno maior que os meios tradicionais visando a aposentadoria (ou independencia financeira).

Quando eu chegar nesse estagio, os investimentos serao muito mais conservadores, concentrados em ativos que paguem um belo “yield”. Acoes provavelmente irao incluir as tradicionais eletricas e empresas de saneamento, alem de blue chips que atuam em mercados nao ciclicos. Quanto aos demais investimentos nao sei exatamente no que investiria. A unica certeza eh essa que mencionei. O yield teria que ser bem atrativo e o risco muito baixo.

02)Se for pra fazer uma previsão qual seria sua previsão sobre o euro, união europeia, politica monetaria e fiscal na europa? Alemanha aceitará pagar as contas dos paises mais pobres??

Previsoes sobre o euro e uniao europeia ja foram respondidas anteriormente. Quanto a politica monetaria, os juros devem cair um pouco mais e ficarem la por bastante tempo. A desalavancagem Europeia foi a ultima a comecar e ainda tem muuuuuuito chao ate chegar em niveis mais sustentaveis. O BCE fez uma grande injecao de dinheiro no sistema e com certeza ira fazer outras durante o ano.
Politica fiscal continuara sendo de aperto, com o objetivo de maior integracao fiscal entre os paises.

03) Vc acredita q o pre sal podera trazer beneficios para a sociedade ou ficara concentrado a riqueza? isso se vc acreditar no presal pois conheço pessoas q nem acreditam no presal sendo retirado comercialmente até 7km...

Acho que com o petroleo a esse preco de R$100,00, o negocio eh viavel. Nao sei dizer ao certo qual o valor em que o barril tem que estar para o pre-sal ser viavel mas como o governo diz que ao preco de $35,00 o negocio eh viavel, eu diria que o preco minimo eh $70,00. No entanto Adam, mesmo que $100,00 nao fosse o suficiente, como a tendencia do preco no longo prazo eh de alta, este chegara a um ponto em que o negocio sera viavel. Eu sou da opniao daqueles que creem que ja atingimos o pico de producao / exploracao e, por isso, a nao ser que muito mais reservas do tamanho do pre-sal sejam encontradas, as coisas vao ficar bem complicadas em 20 + anos. Quero investir em petroleo mas como comentei no inicio da entrevista, infelizmente para nos aqui no Brasi, ainda nao ha uma maneira mais direta de investir na commodity.

Quanto a esta riqueza trazer beneficios para sociedade, eu espero que sim. Nao sou ultra otimista pois a historia nos mostra que esse tipo de riqueza, muitas vezes, acaba trazendo uma serie de maleficios em termos de corrupcao, concentracao de riqueza, guerras, etc. Espero que sigamos o caminho da Venezuela ao inves dos paises arabes, Venezuela, Russia, etc.

04) quando sai de ferias ou pra descansar (20 dias por exemplo) como você arma sua carteira pra poder descansar em paz sem ficar pensando se uma catastrofe ( que pode acontecer em qq lugar do mundo) não irá destruir as ações em carteira? Stop por ação, por conjunto de ações na carteira ou segmento? sofro as vezes desse problema pois algumas vezes fica dificil "esquecer" as ações e realmente descansar...

Nao uso nenhum tipo de stop Adam. Para ser sincero nao fico pensando em nenhum tipo de catastrofe. Imagino que voce esteja se referindo a catastrofes naturais? Estes sao os tipos de catastrofes que menos me preocupam ainda. Veja o caso recente do Japao. Depois do tsunami, seguido pelo desastre nuclear, o mercado la desabou durante alguns dias. Por volta de 3 meses depois e as acoes ja haviam recuperado quase em que totalidade o seu patamar.

Sou muito mais receoso referente a uma catastofre financeira como um default desordenado de um pais com uma divida muito grande que poderia por em “check” todo o sistema financeiro global. Nao se esqueca que o mundo esta super alavancado. A soma de todos os derivativos financeiros eh equivalente a 10x toda a riqueza existente no mundo. Uma vez que o nosso sistema e baseado apenas na confianca, eh impossivel de se calcular o estrago que algo assim poderia fazer ao sistema como um todo. Eh principalmente por esta razao que possuo parte dos meus ativos no tesouro direto (como diria um sabio, se voce vai emprestar dinheiro a alguem, eh melhor emprestar para alguem que possa pagar de volta) e em ouro na BMF (espero eu que se um dia o sistema quebrar, eles estejam la com minhas graminhas de ouro disponivel :lol: ) Isto para mim eh o suficiente para me deixar dormir tranquilo.

Provavelmente o que te aconselharia Adam, eh que se voce nao se sente seguro investindo em bolsa, simplesmente nao invista. Procure outros tipos de investimentos que te paguem um retorno compativel com o risco que voce queira tomar pois nao ha nada que pague a paz e o privelegio de realmente descansar nas nossas ferias.
Se voce achar mesmo que a bolsa eh para voce, aplique um capital pequeno la. Comece com um valor mais baixo e suba aos pouquinhos ate voce deixar de se sentir confortavel. Chegando nesse ponto, pare e somente acompanhe as suas empresas.

05) O que você pensa sobre o custo de vida em SP superar NY conforme os artigos abaixo? isso não demonstra inflação excessiva sem q a população perceba nada??

Sim, sem duvida. O indice de precos que o Governo usa para medir a inflacao nao corresponde a inflacao real.

Penso que isso sera uma trava na nossa economia em algum momento (nao agora), pois atualmente o credito segue estimulando o consumo. Mas segundo o que tenho visto recentemente, a inadimplencia esta querendo colocar as asinhas de fora e isso eh uma causa para ligar o sinal amarelo ao meu ver.

Comparando com os EUA. nosso sistema eh muito mais suscetivel a inflacao do que o deles. Para comecar temos uma carga tributaria muito mais alta. Depois temos uma pior infra-estrutura e muito menos oferta de mao de obra qualificada. Alem do mais temos falta de oferta de muitas coisas enquanto os americanos tem excesso de oferta.

Alem de tudo isso (como se ja nao fosse pouco), temos uma inflacao constante que nos eh exportada pelos EUA e agora pela Europa atraves do excesso de liquidez no sistema. Esse eh um dos pontos principais ao meu ver e que eh completamente ignorado pela midia e analistas de mercado em geral.

Esta para mim eh a grande diferenca do momento atual ao momento vivido mos anos 70. Naquele tempo a impressao desenfreada de dinheiro gerou inflacao nos EUA e Europa. Hoje ela esta gerando inflacao nos paises emergentes que sao obrigados a desvalorizar suas moedas para nao perder competividade com o dolar. Tudo isso parece bem aos paises desenvolvidos, alias, se voce pode imprimir dinheiro sem causar muita inflacao no seu pais, porque nao faze-lo? O problema ao meu ver eh que nunca se sabe quando o mercado ira perder confianca na moeda e comecar a se desfazer dela gerando altos niveis de inflacao. Conhecemos bem esse fenomeno aqui no Brasil. Ate la Adam, nao acredito que haja muito que possa ser feito aqui no Brasil, dentro do que eh politicamente possivel. Infelizmente nao temos como nos excluir do mapa.

Na minha visao o FED e o BCE nao deixarao a deflacao vencer a queda de braco, embora esse fosse o caminho natural das coisas. O nosso sistema nao funciona com deflacao. Logo para cada dolar / euro que for destruido pela deflacao, serao impressos 2. Triste mais real. Infelizmente ninguem presta mais a atencao aos ensinamentos economicos do Adam Smith :(
Quanto a nos pequenos mortais, nada podemos fazer alem do que tentar proteger o nosso capital dessa diluicao acentuada porque nao vejo possibilidades nenhuma da inflacao real cair consideravelmente no medio prazo. Pelo o que eu vejo, nao ha um governo no mundo que esteja sequer pensando (na pratica, nao com palavras) em controlar a inflacao. Este trabalho cabera um dia ao mercado, como sempre.

Abs

Fev 08, 2012 16:13
Adam_Smith Forista Assíduo

Pharma..., excelente entrevista, vc mostrou-se preparado para um debate economico melhor que os analistas de bancos de investimentos..., hehehe..., parabéns..., abraços...

Fev 08, 2012 21:12
Pharma Forista Assíduo
Entrevistador: Eterno
Pharma

Eterno escreveu:BOA PHARMA, PARABÉNS...
Leio sempre seus comentários moderado.

Obrigado pelas palavras Eterno. Obrigado pelas discussoes sadias no topico de analise fundamentalista.

1 - Porque análises fundamentalista? As tentações gráfica não te atraem também?

Voce pode achar engracado, mas busquei a Analise Fundamentalista pelo o fato do Buffet usa-la. Como comentei no comeco da entrevista, no comeco operava sem tecnica nenhuma. Um dia (anos depois) pensei que nao fazia sentido operar dessa maneira e decidi seguir um plano. Pensei: Quem eh o investidor mais bem sucedido de todos os tempos? Minha pesquisa apontou que era o Warren Buffet. Pensei o que ele usa? A resposta foi Analise Fundamentalista.

Estou a aplicar-la a cerca de 2 anos e estou satisfeito com os resultados. Nao que esteja completamente satisfeito com a minha rentabilidade pois acho que esta ira aumentar e muito nos proximos anos, mas sem duvida a relacao stress / retorno melhorou bastante.

Para ser sincero a analisa grafica nao me atrae mas esse ano resolvi aprender um pouco sobre ela para melhor entender a operacao do mercado. Se achar que faz sentido e, mais importante, me sentir confortavel com ela, pode ser que eu passe a utiliza-la como complemento a analise fundamentalista.

2 - Investe em outras opções existente no mercado: imóveis, ouro, soja, café, açúcar, opções, Tesouro Direto?

Sim, como indicado pela minha carteira que disponibilizei anteriormente. Commodities agricolas me atraem bastante. Comecei a estudar sobre elas a poucos meses atras mas tive que parar devido a falta de tempo. Acho que ha bastante dinheiro a se fazer com elas no longo prazo.

3 - Como você está vendo essa atual crise do Euro? Concorda que o Euro tende ao caos?

Acho que esta pergunta ja foi respondida anteriormente na entrevista. Se achar que nao, eh so dizer.

4 - Como conversávamos em outros tópicos, como você vê tanta força na Dilma para tocar a SELIC em 1 dígito e conseguir manter até o fim do seu governo?

Segundo uma pesquisa recente, o nivel de aprovacao dela eh o mais alto de sempre. Nao achei que ela fosse chegar ao nivel do ultimo mas ai esta. Uma presidente com este nivel de aprovacao pode fazer algumas mudancas impopulares e ainda assim ficar tranquila para as proximas eleicoes. Lembre que o Lula fez umas reforminhas bem impopulares no comeco do seu Governo e ainda assim ficou de boa.

5 - O que faz em seu tempo livre? Consegue se distanciar do mercado?

Nao faco nada muito exotico. Jogo futebol com amigos, saio pra passear com a patroa, assisto filmes, leio livros, fico bastante em casa tambem. O mercado para mim eh um hobby. Quando estou em casa faco pesquisas, leio algumas opnioes, alguns balancos de empresas, etc.

Nao fico me preocupando com as flutuacoes nas cotacoes. Tenho acoes na minha carteira que ja estao la ha 2 anos. Se eu tivesse operado mais ativamente, talvez tivesse obtido um retorno maior. Mas nao penso assim. Todas as empresas que tenho, acredito que paguei um preco bem abaixo do que elas realmente valem. Minha expectativa eh de ve-las multiplicar atraves dos anos. Essa tranquilidade para mim eh uma das maiores vantagens de nao precisar viver da bolsa.

Abraco

Fev 08, 2012 21:23
Pharma Forista Assíduo
Pharma

Bom pessoal,

Acho que eh isso. Espero que tenham ficado satisfeitos com as respostas. Tentei ser o mais sincero possivel.

Obrigado ao infomoney e foristas que votaram e participaram com suas perguntas por esta oportunidade. Bem bacana.

Espero que as repostas aqui dadas sejam de alguma ajuda para todos.

No mais, espero poder continuar participando com todos em diversas discussoes sobre o mercado financeiro, onde nunca deixamos de aprender, nao importa o quanto ja estudamos a respeito.

Um abraco,

Pharma.

Fev 08, 2012 22:23
Carlos SavaTage Estreante

Cara, sinceramente, nós que temos que agradecer o tempo que vc gastou e a forma como gastou!

Suas opiniões foram muito sensatas e pelo menos pra mim, foi de grande valia!

Sucesso pra nós!

Fev 09, 2012 10:50
ADP Forista VIP

Parabéns pela qualidade da entrevista. Muito boa.

Abraços

Fev 09, 2012 21:35
Eterno Forista VIP
Eterno

Pharma....
Que excelência nas respostas. Adorei...
Quanto aos tipos de análises, tenho muito que aprender.
São comentários, discussões e analises que fazem todos
crescer frente ao mercado, frente a vida.
Super obrigado!!

Fev 16, 2012 18:31
Bham Estreante

Parabéns pela entrevista!
Essa é a terceira entrevista que leio e tenho impressão que a TI esta forte aqui, tb sou Analista de Sistemas, e sempre acabo encontrando mais raciocínios parecidos do que divergentes. Outro que ocorreu o mesmo é o Frajola.
Obrigado pelos conhecimentos oferecidos, e sucesso! 8)

Fev 26, 2012 2:37
Neomalthusiano Forista Assíduo

Primeiramente eu desejo lhe dar os parabéns pela excelente entrevista com respostas de altíssima qualidade. Pude notar o seu interesse pela economia, principalmente sobre como se beneficiar da conjuntura atual. Como ainda não foi aberto outro tópico de entrevistas, tenho vontade de perguntar algumas dúvidas minhas que surgiram:
1 - Caso você acreditasse que existe uma forte possibilidade de ocorrer um cenário de estagflação nos EUA, semelhante ao da década de 1970, quais seriam as mudanças que você promoveria nos seus investimentos? Excluindo metais preciosos.

2 - Mesma pergunta pergunta acima, porém substituindo a situação hipotética por uma crise de caráter deflacionário em nível mundial. Excluindo mais uma vez o investimento em metais preciosos.

3 - Novamente a mesma pergunta, mas num cenário de hiperinflação no Brasil. Excluindo novamente metais preciosos.

4 - Prometo que é a última vez que eu repito a pergunta, hehehe. O cenário agora seria uma quebradeira mundial iniciada pelo default dos EUA ou outros países dessa projeção. Também excluindo metais preciosos.

5 - Vi que você opera com dólar. Chegou alguma vez a cogitar operar com franco suiço? E com Libra esterlina? Você viu alguma vantagem no dólar (como a facilidade de operar mini contratos por exemplo) que suplanta o que as outras moedas oferecem?

Fev 26, 2012 20:51
Pharma Forista Assíduo
Pharma

Bham escreveu:Parabéns pela entrevista!
Essa é a terceira entrevista que leio e tenho impressão que a TI esta forte aqui, tb sou Analista de Sistemas, e sempre acabo encontrando mais raciocínios parecidos do que divergentes. Outro que ocorreu o mesmo é o Frajola.
Obrigado pelos conhecimentos oferecidos, e sucesso! 8)
Legal Bham. TI ajuda-nos a desenvolver boa logica. Acho que o fato de tudo ser computadorisado hoje em dia acaba ajudando um pouco mais tambem. Sucesso nos investimentos.

Abs

AnteriorPróximo

Voltar para Geral