Bem-vindo: Set 21, 2017 1:27

Mar 14, 2014 13:07
hunting opportunities Forista Assíduo
Cade a bolha imobiliaria no Brasil,.... ??? aonde!!!

Trabalho num empresa estatal, sou engenheiro sênior e muitas licitações "volta e meia" construtora não comparecem para participar no edital.
Necessidade de infra extrutura, leilões de concessões, manutenção e obras em cidades, estradas, saneamento básico, continuam bombando e o déficit é grande.

Então quem diz que Bolha na construção civil pode acontecer, não acompanha o volume de obras principalmente de infra extrutura, tão pouco sabe do déficit de construção das cidades de pequeno e médio porte.

Bolha imobiliária esta longe de acontecer, principalmente porque o déficit de infra extrutura é imenso, sem falar de melhoria de aeroportos, malha ferroviária e expansão industrial.

Prova disso é que os preços continuam subindo decorrente de demanda e volume de obras!!!

Ritimo de Construção residencial deve continuar e quando esgotarem obras em capitais, ainda temos as demandas de cidades menores.

"Veja abaixo matéria muito importante, noticia quentinha.

http://www.ormnews.com.br/noticia/todos ... bitacional

09 de março, 2014 - 10h47 - Brasil

Todos os municípios brasileiros têm déficit habitacional

Dados foram divulgados pela pesquisa Déficit Habitacional Municipal no Brasil 2010

--------------------------------------------------------------------------------

“Olho para as casas ao lado, de alvenaria, e sonho em ter um lar assim para meus filhos”, diz Marli Medeiros, de 36 anos. Desempregada, ela vive em Manaus, no Amazonas, com o marido e os três filhos. Divide com eles a pequena casa de paredes de madeira, tomadas por cupins. A moradia da família é um dos quase sete milhões de domicílios brasileiros, ou 12,1% do total, que se enquadram em uma das quatro categorias do déficit habitacional. Em 2010, dos 5.565 municípios do país, todos tinham algum tipo de déficit. Desses, 28,5% — ou 1.435 cidades — estavam acima da média nacional.

Foto: Nathalie BrasilFoto: Nathalie Brasil

Os dados são da pesquisa Déficit Habitacional Municipal no Brasil 2010, da Fundação João Pinheiro, em parceria com o Ministério das Cidades, a partir dos números do Censo 2010. O estudo, que pela primeira vez analisou todas as cidades do país, apontou déficit de 6,940 milhões de unidades, sendo 85% na área urbana. Para os pesquisadores, o conceito de déficit não significa falta de casas, mas sim más condições, o que inclui desde moradias precárias até aluguéis altos demais. E uma política pública única não resolverá a questão, já que existem muitas diferenças entre regiões, estados, áreas metropolitanas e até entre as não metropolitanas.

No Norte do país, no Maranhão e no Piauí, por exemplo, os domicílios precários são a maioria. Nos demais estados do Nordeste e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a questão principal é o ônus excessivo com o aluguel (ver box ao lado com os quatro componentes do cálculo do déficit). Além disso, o estudo concluiu que 70% do déficit nacional estão concentrados no Nordeste e no Sudeste. Proporcionalmente, Manaus é a capital com maior déficit (23% dos domicílios enquadrados em uma das categorias de déficit habitacional). Entre os estados, o problema é maior no Maranhão (27% das habitações).

— Não funciona ter política única para o país inteiro. E a equação não é simples. Não basta dizer: o déficit é esse, então vamos construir tantas casas. A população migra, as pessoas casam. O sistema é dinâmico. Um programa como o Minha Casa Minha Vida pode ajudar qualquer cidade, mas vai ter impacto diferente a partir do tamanho do município. Em São Paulo, construir mil casas não faz nem cosquinha. Em Búzios, no Rio, resolve. Em Belo Horizonte, ajuda um pouquinho — diz Adriana Ribeiro, coordenadora da pesquisa, lembrando do principal programa de habitação do governo federal.

Minha Casa: 1,5 milhão de unidades entregues

Lançado pelo ex-presidente Lula em seu segundo mandato, o Minha Casa Minha Vida entregou, até dezembro de 2013, 1.547.473 unidades. São Paulo é o estado que mais recebeu casas, e é também, segundo a pesquisa da fundação, o estado que tem maior déficit absoluto em todo o país: 474 mil unidades. Na faixa 1, para aqueles que têm renda de até R$1.600, o Minha Casa entregou 459.648 casas.

Secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães destaca a importância do Minha Casa, mas reconhece que o programa não tem influência direta em componentes como ônus com aluguel e coabitação. O governo aposta ainda no PAC Urbanização para conter o déficit. Áreas como a favela da Rocinha e o Complexo Alemão, no Rio, e Paraisópolis, em São Paulo, passaram por intervenções.

— Déficit é radiografia do retrovisor. O que era em 2010 pode ser maior ou menor hoje. Somos um país jovem e, ainda que a fecundidade esteja caindo, a formação de domicílios é crescente no Brasil. Temos, então, que trabalhar o passivo e também atingir a demanda. O Minha Casa leva em consideração a capacidade de subsidiar a moradia e a necessidade — explica Inês, lembrando que o Brasil demanda mais ou menos um milhão de domicílios a cada ano: — Isso não significa que o governo tenha que fazer todos. E vale lembrar que habitação é transferência de patrimônio, então estabilidade inflacionária e distribuição de renda contribuem.

De acordo com ela, os desafios hoje estão ligados aos municípios, mas o ministério precisa aprimorar parcerias:

— O setor público municipal tem que ter arcabouço legal para habitação de interesse social. Tem que ter plano diretor, código de obra que seja adequado à realidade. O ministério tem o desafio de criar parcerias que facilitem o trabalho das prefeituras. Sabendo, claro, que nenhum país estabiliza em curto prazo e que é importante ter estabilidade de investimentos do setor privado. Habitação é uma equação, e cada variável tem maior ou menor peso.

Pesquisadora do Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental da USP, Melissa Giacometti de Godoy lembra que déficit é um problema mundial e que mesmo países mais desenvolvidos podem enfrentar crises:

— Não é porque um país é mais desenvolvido que a questão está melhor resolvida. A crise dos EUA, em 2008, mostra a complexidade da questão. Metrópoles sofrem o alto impacto da dinâmica do mercado imobiliário. O que acontece na Zona Sul do Rio, com imóveis tendo aluguel alto, acontece na Região Metropolitana de Londres.

A metodologia de cálculo do déficit varia entre países, o que impede comparações. Pelos critérios locais, na Argentina, em 2010, mais de 20% das famílias viviam em habitações precárias. Na França, é estimado entre 800 mil e um milhão de moradias, de um total de 24 milhões. E um estudo do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, em 2000, mostrava, na América Latina, déficit de 51 milhões de moradias.

— O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que não analisa todas as cidades, aponta tendência de queda. Mesmo tendo na História recente um esforço para avançar, estamos longe de um ponto de equilíbrio. As cidades crescem, novas famílias se formam e quanto mais se dá crédito habitacional mais a demanda aumenta. O Brasil tem um desafio muito grande por conta do tamanho e da população cada vez mais urbana — explica Melissa.

Cálculo tem quatro componentes

Na pesquisa da Fundação João Pinheiro, quatro componentes somados formam o cálculo do déficit habitacional. São eles: domicílios precários, isto é, os improvisados (imóvel comercial, pontes, viadutos) e rústicos (palha e madeira aproveitada); coabitação familiar, quando há mais de uma família por domicílio; ônus excessivo com aluguel urbano, quando a família tem renda de até três salários mínimos e gasta 30% ou mais com aluguel; e ainda o adensamento excessivo de domicílios alugados, que se caracteriza quando há acima de três moradores por dormitório.

A inadequação de domicílios — falta de água, de banheiro, de saneamento — não faz parte do cálculo do déficit. Coordenadora da pesquisa, Adriana Ribeiro explica que “para os domicílios enquadrados em algum critério de déficit não se investiga a inadequação. Partimos do pressuposto de que, resolvendo o déficit, inadequações estarão sanadas”.

No estado do Rio, situação é mais grave em Búzios

Balneário famoso no Brasil e no exterior, Búzios é o município do Estado do Rio com maior déficit habitacional relativo — aquele que compara o déficit habitacional ao total de domicílios do local analisado. Por lá, segundo a pesquisa, o déficit era de 16,4% ou 1.474 unidades. A cidade está acima da média do estado, que é 9,8%.

— Vimos que o principal problema é o ônus excessivo com aluguel. Então, imaginamos que o déficit se dê porque muita gente é atraída para trabalhar e ao chegar encontra preços de aluguel elevados — diz Adriana Ribeiro, que coordenou o estudo.

Quando é visto o déficit absoluto, a cidade do Rio apresenta o maior número: 220.774 unidades. Em todo o estado, o déficit é de 515.067 domicílios.

Moradora da Saúde, Solange de Souza, de 57 anos, divide a casa alugada com a filha Stephanie, de 16. Auxiliar de limpeza, ela ganha R$ 800 por mês e gasta R$ 393 com aluguel.

— Com as obras (da Zona Portuária), o bairro está valorizando. Vamos supor que aumente, será que amanhã ou depois terei condições de pagar? O único medo que tenho é de não conseguir pagar meu aluguel. Não tenho nem medo de faltar um biscoito para comer — diz Solange, que já foi moradora de rua: — Queria mesmo era uma casa própria. Esse dinheiro (do aluguel), eu aproveitaria em outra coisa, poderia pagar um curso para a minha filha.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes lembra que, desde a criação do Minha Casa Minha Vida, a cidade contratou mais de 66 mil unidades, sendo mais da metade na faixa 1, mas reconhece ter alguns desafios.

— Nossa meta até 2016 é ter 100 mil unidades, mas não é simples cumprir. Na Zona Oeste, tem uma área em que já não permito mais construções. E é difícil buscar terrenos em áreas já com infraestrutura. Compramos uma área em Jacarepaguá, vamos construir também na Zona Portuária — diz Paes.

O prefeito lembra ainda que o Rio conta com o programa Morar Carioca, que pretende urbanizar todas as favelas:

— Estamos fazendo com que favelas consolidadas possam virar um local com qualidade de vida, sendo reestruturadas e urbanizadas. Agora, quanto mais nobre a favela, mais gente vai para lá morar de aluguel. Por isso, fazemos agora um esforço para criar áreas habitacionais no Centro. Tem muita gente contra adensar a cidade, é difícil, mas recuperar uma área de 5 mil m², que estava abandonada, é importante e traz benefício também para o entorno.

Mar 14, 2014 18:39
WizardHsc Forista Assíduo
Re: Cade a bolha imobiliaria no Brasil,.... ??? aonde!!!
WizardHsc

A demanda existe, mas será que tem condição de pagar? Em minha opinião acredito na crise imobiliária. A Lopes por exemplo, que trabalha com intermediação, sofreu muito no 3T13 com a queda das vendas. Pode não refletir a realidade do Brasil, mas dá alguns indícios.

Mar 15, 2014 12:35
Eterno Forista VIP
Eterno

WizardHsc escreveu:A demanda existe, mas será que tem condição de pagar? Em minha opinião acredito na crise imobiliária. A Lopes por exemplo, que trabalha com intermediação, sofreu muito no 3T13 com a queda das vendas. Pode não refletir a realidade do Brasil, mas dá alguns indícios.

Gente, essa crise que estamos apenas no início tende a ser longa longa. E toda crise que se inicia é reflexo de uma bolha que cresce sempre (no início muito rapidamente, depois lentamente - vai rebolando no sobe e desce) e um dia estoura tudo e cai feito um foguete. Estamos andando de lado hoje (rebolando).

Para um crise imobiliária surgir não é necessário todas as cidades, regiões, todos os estados estarem em ebulição.
Justamente como o amigo citou acima, falta muita infraestrutura no nosso país. Temos muitas regiões carentes demais, outras de menos.
Tudo vai esfriar, ou melhor, já está esfriando e a principal causa disso será a crise no mundo.

Mar 15, 2014 15:49
pclima82 Estreante

queria eu ter uma bola de cristal que nem a de vcs, que passam o dia querendo adivinhar o futuro. Trabalho e dinheirinho poupado todo mÊs, isso sim importa. Se tem bolha ou o escambau, isso não me interessa.

Mar 15, 2014 16:19
Eterno Forista VIP
Eterno

pclima82 escreveu:queria eu ter uma bola de cristal que nem a de vcs, que passam o dia querendo adivinhar o futuro. Trabalho e dinheirinho poupado todo mÊs, isso sim importa. Se tem bolha ou o escambau, isso não me interessa.

vai estudar malandrão. E fica esperto!!
aqui, mais da metade especula, ninguém sabe nada, tudo na vida é especulação meu filho.
Opiniões contrárias sempre é bom, mas queremos com algum fundamento.
Agora, vim criticar opiniões de outros sem posição de nada....VOCÊ É FRACO.
E eu especulo. Especulo mesmo - especulo até você seu trou..
AHHH OUTRA COISA: seja bem vindo "estreante".......
Saiu da faculdade agora molek....

Mar 15, 2014 16:29
pclima82 Estreante

Eterno escreveu:
pclima82 escreveu:queria eu ter uma bola de cristal que nem a de vcs, que passam o dia querendo adivinhar o futuro. Trabalho e dinheirinho poupado todo mÊs, isso sim importa. Se tem bolha ou o escambau, isso não me interessa.

vai estudar malandrão. E fica esperto!!
aqui, mais da metade especula, ninguém sabe nada, tudo na vida é especulação meu filho.
Opiniões contrárias sempre é bom, mas queremos com algum fundamento.
Agora, vim criticar opiniões de outros sem posição de nada....VOCÊ É FRACO.
E eu especulo. Especulo mesmo - especulo até você seu trou..
AHHH OUTRA COISA: seja bem vindo "estreante".......
Saiu da faculdade agora molek....

Obrigado!

Mar 17, 2014 12:52
hunting opportunities Forista Assíduo

Ola pessoal.

Eu vi que muitos colegas estão receosos de bolha imobiliaria no Brasil.

Resolvi dar um ponto final na questão, porque tem gente falando e não tem conhecimento real do mercado de construção civil no Brasil.

Iniciando em obras de Saneamento no Paraná, desde 2011 estamos em obras e a demanda é crescente e os investimentos tem sido aportados e escala gigante, veja exemplo no Paraná, não tenho informações em outros estados, mas a crise brasileira em saneamento urbano é enorme.

Saneamento
Sanepar (Paraná) planeja investir R$ 2 bilhões em quatro anos
Publicado em 06/07/2011 12:30

O plano de investimentos da Sanepar prevê aplicar cerca de R$ 2 bilhões, até 2014, para ampliar dos atuais 62% para 72% a média de cobertura da rede de esgoto nos municípios atendidos pela empresa no Paraná. “Estão no planejamento da empresa, ainda, a ampliação das parcerias com prefeituras e outros órgãos governamentais, a gestão focada na inovação e na melhoria de processos, na gestão do conhecimento e no desenvolvimento institucional”, afirmou nesta terça-feira (5) o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, no seminário Por Uma Política de Saneamento Básico, que discutiu os desafios do saneamento para o Brasil.

O mercado não tem noção do volume de obras de infra estrutura no Brasil, porque não trabalham em empresas que operam neste ramo.

Essa informação é apenas um exemplo de licitações de serviços que estão sendo prevista para inicio de 2014 em saneamento. Isso é apenas um exemplo, porque o deficit de infra estrutura é inacreditavelmente grande em todos os Estados, desde obras para Saneamento (agua, esgoto), ampliações de sistema produtor e distribuidor para atender demanda e problemas gerais devido a seca.

Quem esta fora das empresas não tem conhecimento, então acaba imaginando crise aonde não tem. Problema de preço alto é úma coisa, "isso precisa ser revisto"; mas o volume de obras é crescente e tende a permanecer alto por decadas. Eu trabalho em saneamento a 35 anos.

vai la:

Licitações: Obras e Serviços de Engenharia Sanepar
Obras - Licitações Próximas Aberturas apenas neste inicio de ano março 2014

Processo Objeto Publicação Abertura

CN- 24/14 EXECUCAO DE OBRA DE INSTALACOES ELETRICAS, MECÂNICAS E DE AUTOMACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO DE CAMPO LARGO - ETE CAMBUI, EEE LOURDES E EEE ACACIAS, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 24/01/2014 01/04/2014 às 16:30 hs
CN- 45/14 ELABORACAO DE PROJETO EXECUTIVO PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO DO MUNICIPIO DE CAMPO MAGRO, COMPREENDENDO 24.332,68M DE UNIDADES LINEARES, ENTRE REDE COLETORA, COLETOR E TRAVESSIAS. 31/01/2014 21/03/2014 às 15:00 hs
CN- 50/14 EXECUCAO DE OBRAS DE IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTOS SANITARIOS DA CIDADE DE FLORESTOPOLIS, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 11/03/2014 14/04/2014 às 15:00 hs
CN- 56/14 ELABORACAO DE PROJETO DE ENGENHARIA PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DO MUNICIPIO DE IRATI, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 05/02/2014 26/03/2014 às 15:00 hs
CN- 60/14 ELABORACAO DE PROJETO ELETRICO E DE AUTOMACAO PARA AMPLIACAO E MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DE LONDRINA/CAMBE, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 05/02/2014 26/03/2014 às 16:00 hs
CN- 61/14 EXECUCAO DE OBRA DE AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA LOCALIDADE DE BALSA NOVA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL 21/02/2014 27/03/2014 às 15:00 hs
CN- 62/14 ELABORACAO DE PROJETO DE ENGENHARIA E EXECUTIVOS PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DO MUNICIPIO DE ROLÂNDIA, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 07/02/2014 31/03/2014 às 15:00 hs
CN- 65/14 CONTRATACAO DE SERVICOS DE MANUTENCAO EM EDIFICACOES PREDIAIS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA E NO SISTEMA DE ESGOTO SANITARIO NA AREA DE ABRANGENCIA DA UNIDADE REGIONAL DO LITORAL, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 21/02/2014 28/03/2014 às 15:00 hs
CN- 67/14 L 1-UN.1: ATUAL. EST.TEC.PREL. E PROJ.BAS.ENG. P/ IMPL. DO SES E ELAB. DE PROJ.BAS. P/ EST. DE TRAT. DE LODO DO SAA DE BOA VISTA DA APARECIDA; UN.2: ELAB. DE PROJ.BAS.ENG. P/ AMPL. DO SES DE REALEZA; UN.3: ELAB. DE PROJ.BAS. ENG. E PROJ.EXEC. P/ IMPL. DO SES DE ITAPEJARA DO OESTE. L 2- UN.4: ATUAL. DO EST.TEC.PREL. E PROJ.BAS.ENG. P/ AMPL. E OTIM. DO SES DE STA HELENA; UN.5: ELAB. DE PROJ.BAS.ENG. E PROJ.EXEC. P/ IMPL. DO SES DE NOVA PRATA DO IGUACU; UN.6: ELAB. DE PROJ.BAS.ENG. P/ AMPL. DO SES DE STO ANT. SUDOESTE. L 3- UN.7: ELAB. DE EST.TEC.PREL. E PROJ.BAS.ENG. P/ AMPL. DO SAA DE CATANDUVAS; UN.8: ELAB. DE EST.TEC.PREL. E PROJ.BAS.ENG. P/ AMPL. E MEL. DO SAA DE SULINA C/ INTERL. AO SAA DE SAUDADE DO IGUACU; UN.9: ELAB. DE PROJ.BAS.ENG. P/ AMPL. E MEL. NO SAA DE VERE.CONFORME ANEXOS. 11/02/2014 01/04/2014 às 15:00 hs
CN- 68/14 CONTRATACAO DE SERVICOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE DE RIO BRANCO DO SUL, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 26/02/2014 01/04/2014 às 16:00 hs
CN- 69/14 EXECUCAO DE SERVICOS TOPOGRAFICOS PARA ELABORACAO DE ORDENS DE SERVICOS EXECUTIVAS – OSE’S PARA AS OBRAS DE ESGOTO NA AREA DE ABRANGENCIA DA UNIDADE DE SERVICOS PROJETOS E OBRAS NOROESTE, COM SEDE NA CIDADE DE MARINGA, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 27/02/2014 02/04/2014 às 15:00 hs
CN- 70/14 ELABORACAO DE: LOTE UNICO - UNIDADE 1 – PROJETOS DE ENGENHARIA E PROJETOS COMPLEMENTARES PARA AMPLIACAO E INTEGRACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DOS MUNICIPIOS DE MARINGA E PAICANDU. UNIDADE 2 – PROJETOS DE ENGENHARIA E PROJETOS COMPLEMENTARES PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO DO MUNICIPIO DE MARINGA. 13/02/2014 02/04/2014 às 16:00 hs
CN- 74/14 CONTRATACAO DE PRESTACAO DE SERVICOS COMERCIAIS DE CAMPO, NOS TIPOS E NAS QUANTIDADES DEFINIDAS PELA CONTRATANTE, NAS LOCALIDADES INTEGRANTES DA UNIDADE REGIONAL DE GUARAPUAVA, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 27/02/2014 04/04/2014 às 15:00 hs
CN- 76/14 EXECUCAO DE OBRA DE MELHORIAS DO SISTEMA DE ESGOTO SANITARIO – ETE LIMEIRA DA CIDADE DE TELEMACO BORBA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 27/02/2014 07/04/2014 às 15:00 hs
CN- 77/14 EXECUCAO DE OBRA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA CIDADE DE CANTAGALO, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 06/03/2014 08/04/2014 às 15:01 hs
CN- 78/14 EXECUCAO DE OBRAS DE AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA LOCALIDADE DE ANGAI, NA CIDADE DE FERNANDES PINHEIRO, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 13/03/2014 16/04/2014 às 16:00 hs
CN- 79/14 ELABORACAO DE: LOTE UNICO - UNIDADE 1 – ESTUDO TECNICO PRELIMINAR PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DO MUNICIPIO DE MEDIANEIRA; UNIDADE 2 – PROJETO DE ENGENHARIA PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO DO MUNICIPIO DE MEDIANEIRA. 19/02/2014 09/04/2014 às 15:00 hs
CN- 80/14 EXECUCAO DE OBRA DE AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTO SANITARIO DA LOCALIDADE DE SANTANA DO ITARARE, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 06/03/2014 09/04/2014 às 16:00 hs
CN- 81/14 EXECUCAO DE OBRAS DE IMPLANTACAO DO ALMOXARIFADO CENTRAL DE MATERIAIS DE LABORATORIO DA UNIDADE DE SERVICOS DE MATERIAIS – USMA, SEDIADO EM CURITIBA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 06/03/2014 10/04/2014 às 15:00 hs
CN- 82/14 ELABORACAO DE PROJETO DE ENGENHARIA E PROJETOS COMPLEMENTARES PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA INTEGRADO DOS MUNICIPIOS DE UNIAO DA VITORIA (PR) E PORTO UNIAO (SC). 21/02/2014 11/04/2014 às 15:00 hs
CV- 83/14 CONTRATACAO DE SERVICOS TOPOGRAFICOS NOS SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITARIO NO ÂMBITO DA UNIDADE REGIONAL CASCAVEL – URCA, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 28/02/2014 17/03/2014 às 15:00 hs
CN- 84/14 ELABORACAO DE: LOTE 1 – ESTUDO TECNICO PRELIMINAR PARA AMPLIACAO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE AGUA DOS SEGUINTES SISTEMAS ISOLADOS DA REGIAO METROPOLITANA DE CURITIBA: CAMPO LARGO, PIEN, CAMPO DO TENENTE, ARAUCARIA, RIO NEGRO, BALSA NOVA, LAPA E ADRIANOPOLIS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. LOTE 2 – PROJETO BASICO DE ENGENHARIA PARA DESATIVACAO DA ETE IGUACU I COM A CONCEPCAO DE UMA ESTACAO ELEVATORIA PARA REVERSAO DO ESGOTO AO SISTEMA DA ETE BELEM, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 25/02/2014 15/04/2014 às 15:00 hs
CN- 85/14 EXECUCAO DE OBRA PARA OTIMIZACAO DA GESTAO DE REDES NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DE CURITIBA E REGIAO METROPOLITANA, NA AREA DE ABRANGENCIA DA GERENCIA GERAL METROPOLITANA, COM FORNECIMENTO PARCIAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 21/02/2014 27/03/2014 às 14:00 hs
CN- 86/14 CONTRATACAO DE SERVICOS DE CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE SEGURANCA DO TRABALHO ESPECIALIZADA EM AVALIACOES AMBIENTAIS E ELABORACAO DE LAUDOS TECNICOS, NA CIDADE DE CURITIBA E REGIAO METROPOLITANA, INTERIOR E LITORAL DO ESTADO DO PARANA, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 27/02/2014 03/04/2014 às 16:00 hs
CN- 87/14 ELABORACAO DE PROJETO ELETRICO E DE AUTOMACAO PARA OS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE AGUA E DE ESGOTAMENTO SANITARIO PARA AS LOCALIDADES RELACIONADAS NO TERMO DE REFERENCIA CONSTANTE DOS ANEXOS DO EDITAL. 27/02/2014 16/04/2014 às 15:00 hs
CV- 88/14 CONTRATACAO DE SERVICOS TOPOGRAFICOS E ELABORACAO DE ELEMENTOS PARA LEGALIZACAO DE IMOVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE AGUA E ESGOTO, NO ÂMBITO DA UNIDADE REGIONAL TOLEDO - URTO, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 12/03/2014 24/03/2014 às 15:00 hs
CV- 89/14 CONTRATACAO DE SERVICOS DE RETIRADA, INSTALACAO OU SUBSTITUICAO DE CONJUNTOS MOTOBOMBAS SUBMERSOS E VALVULAS DE BARRILETE EM POCOS ARTIFICIAIS E PROFUNDOS, NAS AREAS DE ABRANGENCIA DA UNIDADE SERVICO ELETROMECÂNICA NORDESTE, COM SEDE NA CIDADE DE LONDRINA, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 13/03/2014 25/03/2014 às 15:00 hs
CV- 90/14 EXECUCAO DE OBRA DE INSTALACAO ELETRICA NA ESTACAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANTA BARBARA NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 13/03/2014 25/03/2014 às 16:00 hs
CN- 91/14 EXECUCAO DE OBRA DAS INSTALACOES ELETRICAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 13/03/2014 17/04/2014 às 15:00 hs
CN- 92/14 ELABORACAO DE ESTUDO TECNICO PRELIMINAR E PROJETO BASICO DE ENGENHARIA PARA AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL, DAS SEGUINTES LOCALIDADES: UNIDADE 1 - BATEIAS, PERTENCENTE AO MUNICIPIO DE CAMPO LARGO E UNIDADE 2 - AREIA BRANCA DOS ASSIS, PERTENCENTE AO MUNICIPIO DE MANDIRITUBA. 07/03/2014 25/04/2014 às 15:00 hs
CV- 94/14 EXECUCAO DE OBRAS DE REFORMA DAS INSTALACOES ELETRICAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DA LOCALIDADE DE SANTA INES, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 12/03/2014 07/04/2014 às 16:00 hs
CN- 95/14 EXECUCAO DE OBRA DE AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTO SANITARIO DA CIDADE DE CASCAVEL, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 06/03/2014 08/04/2014 às 15:00 hs
CN- 97/14 EXECUCAO DE SERVICOS DE SUBSTITUICAO DE MACROMEDIDORES NOS RESERVATORIOS PERTENCENTES AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO INTEGRADO DE CURITIBA – SAIC, COM FORNECIMENTO PARCIAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 13/03/2014 15/04/2014 às 16:00 hs
CV- 99/14 EXECUCAO DE OBRAS DE MELHORIAS NA ESTACAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE CAFELÂNDIA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 14/03/2014 26/03/2014 às 10:00 hs
CV- 101/14 EXECUCAO DE OBRA DE PERFURACAO DE POCO TUBULAR PROFUNDO P07 EM SISTEMA ROTOPNEUMATICO, NO AQÜIFERO CRISTALINO, NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 10/03/2014 18/03/2014 às 15:00 hs
CN- 104/14 CONTRATACAO DE SERVICOS DE MANUTENCAO ELETROMECÂNICA NO SISTEMA DE ESGOTOS SANITARIOS DA CIDADE DE GUARAPUAVA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS, CONFORME DETALHADO NOS ANEXOS DO EDITAL. 14/03/2014 17/04/2014 às 16:30 hs

"por favor, quem não tem informações reais deve abster-se de fomentar noticias de bolha que estão longe de acontecer no Brasil. Preço alto não significa bolha..

Bolha é formada por problemas de demanda insuficiente e no mercado esta cheio de predios vendido antes da inauguração. Basta ter preço bom em local bom.

"Se a construtora fizer lixo, não consegue vender porque "ninguem quer lixo".

Mar 17, 2014 14:16
SimpleLife[Glück] Forista Assíduo

Relaxa, a inflação pós 2016 vai se encarregar de baixar o preços dos imóveis. Por exemplo, os gastos da ditadura só foram inflacionar a economia no governo Sarney.

Pode demorar, mas a conta tem que fechar.

Mar 17, 2014 14:50
joke Forista Assíduo

hunting opportunities escreveu:Trabalho num empresa estatal, sou engenheiro sênior e muitas licitações "volta e meia" construtora não comparecem para participar no edital.
Necessidade de infra extrutura, leilões de concessões, manutenção e obras em cidades, estradas, saneamento básico, continuam bombando e o déficit é grande.

Então quem diz que Bolha na construção civil pode acontecer, não acompanha o volume de obras principalmente de infra extrutura, tão pouco sabe do déficit de construção das cidades de pequeno e médio porte.

Bolha imobiliária esta longe de acontecer, principalmente porque o déficit de infra extrutura é imenso, sem falar de melhoria de aeroportos, malha ferroviária e expansão industrial.

Prova disso é que os preços continuam subindo decorrente de demanda e volume de obras!!!

Ritimo de Construção residencial deve continuar e quando esgotarem obras em capitais, ainda temos as demandas de cidades menores.

"Veja abaixo matéria muito importante, noticia quentinha.

http://www.ormnews.com.br/noticia/todos ... bitacional

... escreves "infra extrutura"....
... e dizes que és engenheiro sênior de estatal ....
... falas sério !

Mar 17, 2014 16:00
fleur-de-louis Estreante
fleur-de-louis

Eterno escreveu:
WizardHsc escreveu:A demanda existe, mas será que tem condição de pagar? Em minha opinião acredito na crise imobiliária. A Lopes por exemplo, que trabalha com intermediação, sofreu muito no 3T13 com a queda das vendas. Pode não refletir a realidade do Brasil, mas dá alguns indícios.

Gente, essa crise que estamos apenas no início tende a ser longa longa. E toda crise que se inicia é reflexo de uma bolha que cresce sempre (no início muito rapidamente, depois lentamente - vai rebolando no sobe e desce) e um dia estoura tudo e cai feito um foguete. Estamos andando de lado hoje (rebolando).

Para um crise imobiliária surgir não é necessário todas as cidades, regiões, todos os estados estarem em ebulição.
Justamente como o amigo citou acima, falta muita infraestrutura no nosso país. Temos muitas regiões carentes demais, outras de menos.
Tudo vai esfriar, ou melhor, já está esfriando e a principal causa disso será a crise no mundo.

Wizar, não podemos esquecer de comparar sempre "banana com banana"...
voce está tomando a realidade da lopes para um mercado amplo.

a lopes é muito forte no ramo de venda e locação residencial.
caso voce queira analisar o todo... voce teria que contrabalancear com empresas intermediadoras de imoveis comerciais, como CBRE, JLL e etc. que são as que realmente são fortes nesse mercado.

se voce analisar essas empresas, voce verá que elas estão aumentando consideravelmente seus lucros ano a ano!

Mar 17, 2014 16:27
WizardHsc Forista Assíduo
WizardHsc

sgn escreveu:
Eterno escreveu:

Wizar, não podemos esquecer de comparar sempre "banana com banana"...
voce está tomando a realidade da lopes para um mercado amplo.

a lopes é muito forte no ramo de venda e locação residencial.
caso voce queira analisar o todo... voce teria que contrabalancear com empresas intermediadoras de imoveis comerciais, como CBRE, JLL e etc. que são as que realmente são fortes nesse mercado.

se voce analisar essas empresas, voce verá que elas estão aumentando consideravelmente seus lucros ano a ano!

Em minha frase eu cito que não reflete a realidade do Brasil, logo em nenhum momento fiz essa generalização.

Mar 21, 2014 21:54
J. Forista Assíduo

Fala Frajola.
Na minha visão isso não é argumento a favor de uma bolha, pelo contrário.
Essa carência de imóveis ou de imóveis decentes, no Brasil e nas grandes cidades, na minha visão favorece a valorização, não a desvalorização.
É lamentável, mas é o princípio básico da economia. É o resultado de um país que produz pouco, que não acompanha economicamente seu crescimento de população.
Um parenteses. Viu o resultado trimestral da Helbor? Foi ótimo.

fraj0lad0alp1ste escreveu:Em imóvel de 23 m² em SP, sala vira quarto e cozinha vira escritório; veja vídeo – InfoMoney
infomoney.com.br/minhas-financas/imoveis/noticia/3249818/imovel-sala-vira-quarto-cozinha-vira-escritorio-veja-video

Um flat é muito melhor que uma casa de pombos desta sem serviço algum que um flat tem…
...existe doido para tudo neste mundo, fala sério!!!
http://defendaseudinheiro.com.br/mitos-e-verdades-da-bolha-imobiliaria-parte-i/

Mar 21, 2014 22:03
7 Ventos Forista Assíduo

J. escreveu:Fala Frajola.
Na minha visão isso não é argumento a favor de uma bolha, pelo contrário.
Essa carência de imóveis ou de imóveis decentes, no Brasil e nas grandes cidades, na minha visão favorece a valorização, não a desvalorização.
É lamentável, mas é o princípio básico da economia. É o resultado de um país que produz pouco, que não acompanha economicamente seu crescimento de população.
Um parenteses. Viu o resultado trimestral da Helbor? Foi ótimo.

fraj0lad0alp1ste escreveu:Em imóvel de 23 m² em SP, sala vira quarto e cozinha vira escritório; veja vídeo – InfoMoney
infomoney.com.br/minhas-financas/imoveis/noticia/3249818/imovel-sala-vira-quarto-cozinha-vira-escritorio-veja-video

Estamos no Brasil amiguinho, aqui tudo é diferente e divertido. Inclusive a BOLHA!... waiting the next scenes...

Mar 21, 2014 22:11
J. Forista Assíduo

Por outros motivos pode até ser, não por esse aí.
Economia não muda de um país para outro, é fundamento, pouca oferta e grande procura igual preço subindo, não caindo.

Mar 22, 2014 20:22
J. Forista Assíduo

Apartamentos vem diminuindo há décadas, e caindo de qualidade também, lajes mais finas, etc.
Apartamentos com 1 dormitório surge também por relação a mudança de comportamento da população, muita gente hoje vive só nas grandes cidades.
Maior risco de bolha seria se fosse ao contrário, com todo mundo morando bem, e tendo uma segunda casa, de campo ou na praia.

Mar 23, 2014 13:00
voyager Forista VIP
voyager

na minha opinião, está ocorrendo um processo de histeria imobiliaria no Brasil.
alguns ke kerem negar a existencia da bolha, estão usando argumentos falaciosos

1 - a falacia da demanda
não existe essa de ke ha demanda mas falta dinheiro. Pelo raciocinio ke alguns empregam, a demanda por ferrarris, lamborghinis, carros de luxo e iates é muito maior ke a demanda por imoveis, pois muito mais do ke 90% da população brasileira gostaria de ter esses itens.

2 - todo mundo concorda ke falta infra estrutura no Brasil. Isso não impede ke haja bolha imobiliaria, ke se caracteriza por preços nao sustentaveis de imoveis.

Mar 23, 2014 14:31
J. Forista Assíduo

Falácia para mim é dizer que o preço vai despencar por estar caro.
Considerando um bem indispensável e insubstituível ainda por cima.
Estude economia, fundamentos básicos pelo menos.

Mar 23, 2014 18:07
J. Forista Assíduo

Não sei se você quis dar uma indiretinha para mim, se foi, não sou corretor. E sinceramente já perdi o interesse pelo assunto. Next topic...

Mar 24, 2014 10:45
Onça Troy Estreante

Segundo um corretor que atua no mercado há anos, e que atua em uma região onde nitidamente se viveu um período de euforia no setor imobiliário, veremos mais facilmente a bolha após o final da Copa. Não é novidade para ninguém que índices e resultados são mascarados em períodos onde existe a política do pão e circo. Esperar para ver...

Mar 26, 2014 10:57
Onça Troy Estreante

fraj0lad0alp1ste escreveu:auhauhauhauh, tá todo mundo esperando o final da copa, o negócio já está rolando há 4 anos pelo menos ...rsrsrsrsr

Esta rolando há quatro anos um aumento sem justificativa para o valor dos imóveis, na verdade acredito que isso ocorre até a mais tempo, mas parece que apenas agora resolveram colocar os pés no chão. Exemplos absurdos a gente vê quando anunciam um kitnet por quase meio milhão (e pior, alguém compra), mas agora a coisa começou a não ser essa 8ª maravilha.

Próximo

Voltar para Geral