-
atoxa
-
-
-
Toma PÓ ai .( Esse é do HADDAD )
08/06/2014 02h00
Após ser pressionada durante todo o ano passado pelo movimento sem-teto, a gestão Fernando Haddad (PT) tem feito ações para atender às demandas dos grupos.
Na última quarta (4), o prefeito de São Paulo sancionou uma lei que garante subsídio de R$ 20 mil por unidade habitacional viabilizada pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida.
A medida também beneficia o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que tem mostrado potencial de mobilização para pressionar por suas demandas. No mesmo dia da sanção da lei, o grupo reuniu 12 mil pessoas em frente ao estádio Itaquerão, na zona leste.
A liderança do movimento afirma negociar com a gestão Haddad a regularização de várias ocupações.
O prefeito já sinalizou que poderá regularizar a ocupação Copa do Povo, em terreno próximo ao estádio. O petista também se comprometeu a transformar a ocupação Nova Palestina, no Jardim Ângela, na zona sul, em área para habitação popular.
No ano passado, a relação da administração com o grupo não era tão harmônica. Em outubro, integrantes do movimento tentaram invadir a sede da prefeitura, no viaduto do Chá, e foram criticados pela vice Nádia Campeão (PC do B), que substituía Haddad na ocasião.
Em setembro, eram mais de 90 ocupações na cidade, metade iniciada em 2013.
META
Haddad prometeu entregar 55 mil moradias durante seu mandato, que vai até o fim de 2016. Até o momento, só entregou 2.400, segundo levantamento do site que contabiliza as metas da gestão.
A Secretaria Municipal da Habitação afirma que conseguiu viabilizar terrenos para construção de 46 mil moradias -16 mil estão em obras.
A pasta afirma ainda que investiu R$ 80 milhões em desapropriações em 2013 e que vai investir mais R$ 200 milhões neste ano. Para zerar o deficit habitacional hoje, segundo a secretaria, seria necessário entregar 230 mil moradias.
_______________________________________________________________________________________________________________________
Agora o PÓ da DILMAANTA
DE BRASÍLIA
08/06/2014 02h00
Para tentar neutralizar protestos e os consequentes danos à imagem do governo, a presidente Dilma Rousseff ordenou que sua equipe encontre uma forma de incluir os sem-teto no programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo a Folha apurou, a demanda fez com que ela adiasse o lançamento da terceira geração do programa para elaborar uma proposta que contemple os movimentos.
O foco do governo está, especialmente, no MTST (Movimentos dos Trabalhadores Sem-Teto), grupo social mais atuante nos últimos meses.
A reforma no Minha Casa é justamente uma das razões para os protestos que os sem-teto têm feito recentemente.
Na quarta (4), o líder Guilherme Boulos reuniu 12 mil pessoas em ato diante do estádio Itaquerão (zona leste).
Entre as exigências do grupo está a desapropriação de área ocupada por 4.000 famílias, chamada de Copa do Povo, perto da arena, palco de abertura da Copa. O governo estuda comprar o terreno.
Após a oferta de diálogo do governo, o MTST topou uma trégua durante o amistoso da seleção na sexta (6).
A ideia é incluir os sem-teto dentro de um dos braços da ação governamental, chamado de "entidades", modalidade na qual o Executivo libera recursos, e a própria organização executa as obras.
Os sem-teto, hoje, não estão excluídos do Minha Casa. Podem, individualmente, candidatar-se a uma casa do programa. A intenção do governo, porém, é atrair coletivamente o MTST para a iniciativa como entidade, negociando uma verba considerada suficiente pelo movimento para atender seus integrantes no curto e médio prazos.
A presidente ordenou que os ministérios das Cidades, do Planejamento e a Secretaria-Geral negociassem com os sem-teto para criar uma solução capaz de atender reivindicações e evitar protestos.
Para o governo, o MTST é o movimento com maior poder de mobilização na Copa. Representa, assim, a maior dor de cabeça neste momento.
Uma das principais marcas de Dilma, o Minha Casa será vitrine petista na eleição. Isso explica a disposição de anunciar uma terceira rodada do programa antes da largada oficial da campanha, uma forma de tentar reduzir o pessimismo da população de baixa renda, eleitorado hoje menos fiel do que no passado.
Em evento no Planalto, a presidente disse que o número de novas habitações ficará entre 3 milhões e 4 milhões de casas. O piso já configura a maior meta do programa. Na primeira rodada, o governo anunciou 1 milhão de casas; na segunda, 2,75 milhões.
O setor da construção pressiona a gestão a criar uma faixa adicional no Minha Casa para atrair os mais pobres, com renda inferior a R$ 1.600.
A Folha apurou que, por exigência de Dilma, técnicos do governo tentam montar um modelo de moradia com qualidade e tamanho superiores aos das fases anteriores.
A presidente tem achado as casas muito pequenas. Para ela, habitações iguais e enfileiradas dão aspecto de "favela", principalmente porque os moradores constroem divisórias sem padrão.
Até hoje, 1,7 milhão de casas foi entregue. Entre elas, 50 mil para entidades e 120 mil para trabalhadores rurais.
O programa tem três faixas. A primeira tem subsídio do governo quase integral e atende famílias com renda até R$ 1.600. O beneficiário paga uma prestação de 5% de sua renda, o que dá, no máximo, R$ 80 por mês.
É nessa faixa que se enquadram as entidades, como o MTST.
A segunda atende famílias com renda até R$ 3.275. É feita com um mix de subsídio e financiamento. A terceira é para famílias com renda entre R$ 3.275 e R$ 5.000, financiada com recursos do FGTS.
É PÓ de todo lado ., junto e misturado
Né não ?
-;*;-
VRUMMmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Vai sai atè casinha de cachorro ( agora até o GATO vai ter uma
Né não ?
MIALE
_________________________________________________________________________________________________________