Bem-vindo: Jun 24, 2017 5:04

Jul 16, 2014 4:07
CFP-POA Forista Assíduo
Duratex - DTEX3
CFP-POA

É dificil acertar fundo, mas duvido que duratex negocie por muito tempo com P/L na casa dos 10,xx. Parece o indicador normalizar, ou o lucro baixa bastante ou a cotação sobe. Até acho que o lucro pode baixar, pois o ano de 2013 foi sensacional. Trabalho no mercado de MDF e posso dizer que a demanda nunca esteve tão forte. São milhares de lancãmentos de novos imóveis que precisam de mobília. Não tem como morar num apto. sem nada dentro. Daqui uns 2 anos sim, o setor vai sentir a diminuição de lançamentos imobiliários e então a demanda vai pressionar. A empresa é muito bem gerida e vai saber se adequar ao momento, assim como RANDON e Marcopolo vem fazendo no seu setor, que HOJE está passando por momento crítico.

Jul 16, 2014 11:13
bochan Forista Assíduo
Re: Duratex - DTEX3

CFP-POA escreveu:É dificil acertar fundo, mas duvido que duratex negocie por muito tempo com P/L na casa dos 10,xx. Parece o indicador normalizar, ou o lucro baixa bastante ou a cotação sobe. Até acho que o lucro pode baixar, pois o ano de 2013 foi sensacional. Trabalho no mercado de MDF e posso dizer que a demanda nunca esteve tão forte. São milhares de lancãmentos de novos imóveis que precisam de mobília. Não tem como morar num apto. sem nada dentro. Daqui uns 2 anos sim, o setor vai sentir a diminuição de lançamentos imobiliários e então a demanda vai pressionar. A empresa é muito bem gerida e vai saber se adequar ao momento, assim como RANDON e Marcopolo vem fazendo no seu setor, que HOJE está passando por momento crítico.

CFP, aproveitando seu conhecimento do mercado MDF, poderia fazer uma comparação do ponto de vista do cliente, entre DTEX e EUCA (até onde sei, tb fabricante de MDF) - Quero dizer, preços, qualidade, atendimento, entrega, etc.

EUCA tb está na mínima do ano, com P/L=4,8. Tem o fator Maluf a considerar.É bem vista pelo mercado consumidor?

abs.

Jul 16, 2014 11:25
CFP-POA Forista Assíduo
CFP-POA

Eu tenho uma revenda de material para fabricação de móveis, que hoje se traduz basicamente em MDF (pelo menos aqui no RS quase não se usa MDP e madeiras naturais mais).

A duratex é sinônimo total de qualidade e comprometimento. É incrível o poder da marca, principalmente com arquitetos e consumidores exigentes. A Eucatex, ao meu ver, corre por fora no que diz respeito ao consumidor final. O forte dela é na indústria, que depois coloca sua marca em cima e a eucatex acaba não aparecendo muito.

Mas a Eucatex tem tido uma expansão bem interessante a nível Brasil, acredito que com ou sem Maluf a empresa é muito atrativa nessas cotações. O mercado está muito aquecido, são muitos lançamentos de imóveis residenciais e comerciais.

Qualquer uma das 2 nesses patamares, ao meu ver, são ótimas pedidas. Quem analisar bem o IBOV hoje vai ver que a maior parte das ações já se aproxima do preço justo. Usiminas, CSN, vale, petro, bancos... todas tiveram rally sensacional e estão acima até de suas médias dos últimos tempos.

Por outro lado, duratex e eucatex cairam muito em função da queda da indústria no geral. Mas vejo penalização excessiva, para empresas com lucro forte e constante (duratex principalmente no quesito constância).

Jul 16, 2014 12:18
WizardHsc Forista Assíduo
WizardHsc

CFP-POA escreveu:Eu tenho uma revenda de material para fabricação de móveis, que hoje se traduz basicamente em MDF (pelo menos aqui no RS quase não se usa MDP e madeiras naturais mais).

A duratex é sinônimo total de qualidade e comprometimento. É incrível o poder da marca, principalmente com arquitetos e consumidores exigentes. A Eucatex, ao meu ver, corre por fora no que diz respeito ao consumidor final. O forte dela é na indústria, que depois coloca sua marca em cima e a eucatex acaba não aparecendo muito.

Mas a Eucatex tem tido uma expansão bem interessante a nível Brasil, acredito que com ou sem Maluf a empresa é muito atrativa nessas cotações. O mercado está muito aquecido, são muitos lançamentos de imóveis residenciais e comerciais.

Qualquer uma das 2 nesses patamares, ao meu ver, são ótimas pedidas. Quem analisar bem o IBOV hoje vai ver que a maior parte das ações já se aproxima do preço justo. Usiminas, CSN, vale, petro, bancos... todas tiveram rally sensacional e estão acima até de suas médias dos últimos tempos.

Por outro lado, duratex e eucatex cairam muito em função da queda da indústria no geral. Mas vejo penalização excessiva, para empresas com lucro forte e constante (duratex principalmente no quesito constância).

Sinceramente não vejo nenhuma promoção aqui. O mercado está apenas ajustando o preço baseado em uma possível redução do crescimento. Veja o caso da EZTC, que já tinha múltiplos bem inferiores; bastou um trimestre de estagnação e foi para a vala. Além disso, discordo de sua avaliação da Vale, a mesma está bem longe de seu preço justo. Valorizou recentemente, mas tem um p/l ajustado próximo dos 6 e DY de 6,5%. Caso a crise no setor não se confirme, tanto a Duratex como as outras empresas tendem a se valorizar.

Resumindo pelo preço atual, não vejo uma margem de segurança suficiente para garantir meu investimento em caso de crise do setor. Sendo assim, melhor assistir de fora.

Jul 16, 2014 13:07
CFP-POA Forista Assíduo
CFP-POA

A Vale não tem p/l de 6 nem aqui nem na China, literalmente, Ainda não teve resultado com minério abaixo de 100 dólares. Esse preço veio para ficar. Vale a 25 era barata, mesmo com minério baixo. Agora, perto de R$ 30,00 como estamos caminhando, esgota o UPSIDE, ao menos nesse cenário que estamos vivendo de excesso de oferta do produto.

Não é PROMOÇÃO em Duratex, porém é uma empresa muito bem administrada que sabe atravessar bem os momentos de desaquecimento. O mercado sempre paga a mais por essas empresas, como ambev, cielo, marcopolo, souza cruz. Os múltiplos da duratex historicamente são bem mais elevados do que hoje. Creio que estão precificando uma desaceleração ainda mais forte do que de fato ocorrerá. Assim como fizeram com as siderúrgicas que agora estão se recuperando MUITO bem.

Jul 16, 2014 13:54
WizardHsc Forista Assíduo
WizardHsc

CFP-POA escreveu:A Vale não tem p/l de 6 nem aqui nem na China, literalmente, Ainda não teve resultado com minério abaixo de 100 dólares. Esse preço veio para ficar. Vale a 25 era barata, mesmo com minério baixo. Agora, perto de R$ 30,00 como estamos caminhando, esgota o UPSIDE, ao menos nesse cenário que estamos vivendo de excesso de oferta do produto.

Não é PROMOÇÃO em Duratex, porém é uma empresa muito bem administrada que sabe atravessar bem os momentos de desaquecimento. O mercado sempre paga a mais por essas empresas, como ambev, cielo, marcopolo, souza cruz. Os múltiplos da duratex historicamente são bem mais elevados do que hoje. Creio que estão precificando uma desaceleração ainda mais forte do que de fato ocorrerá. Assim como fizeram com as siderúrgicas que agora estão se recuperando MUITO bem.

Veremos.

Jul 16, 2014 14:51
Claudio66 Forista VIP

CFP-POA, aqui vou discordar de você quanto à VALE. O P/L é de menos de 6, quando pegamos o lucro ajustado para fatores não recorrentes, como o impairment de desinvestimentos (feitos pelo Murilo Ferreira logo que substituiu o Roger Agneli) e os REFIS, no final de 2013. Basta olhar logo na página 2 do ER do 4T13 (clique aqui para acessá-lo). Em 2013 o LPA foi de R$ 5,19 que multiplicado por 6 é R$ 31,14, que está bem acima da cotação de VALE5.

Minha maior posição em carteira hoje é SGPS3, seguida de perto por BRAP3 (que é VALE3). Não existe superoferta de minério. Existe uma preocupação com a super-estocagem na China. Mas eles estão super estocados justamente porque sabem que em breve a produção chinesa irá declinar, porque o minério por lá está acabando. E de a VALE já dá todo esse lucro atualmente, imagine quando a China (maior produtora mundial de minério de ferro) diminuir sua produção?

Para não dizer que não falei de Eucatex, existem duas diferenças importantes entre fabricantes de MDF e construtoras:
1. Imóvel velho também precisa de reforma
2. MDF pode ser exportado.
Disse isso pela comparação feita pelo WizwrdHsc com a EZTC3. A EZTC3 estava avaliada com uma elevada taxa de crescimento do lucro, quando o esperado é que ele definhe, pela queda da demanda doméstica. No caso de EUCA4, o valor atual considera queda no lucro. Mas se o real se desvalorizar, como o Luis Stuhlberger está apostando forte, a empresa poderá exportar com margem exorbitante, compensando a queda da demanda doméstica, que não será tão acentuada quanto em EZTC3, por causa do ponto 1 acima.

Na minha carteira, num segundo nível de peso estão EUCA4, JHSF3, UNIP5 e FESA4. Exceto em UNIP5, estou perdendo em todas as outras. Mas continuo confiante (assim como em BRAP3 e SGPS3). Nesses momentos é preciso ter paciência.

Jul 16, 2014 15:05
CFP-POA Forista Assíduo
CFP-POA

Amigos, não estou dizendo de maneira alguma que VALE não é atrativa. Estou apenas tecendo comentários no sentido de que o lucro vai declinar neste ano em relação ao de 2013 (antes dos eventos não recorrentes). É inevitável, em função da queda de 30% do minério. Também possuo vários lotes de brap3, comprados entre 16 e 18 reais e não largo de jeito algum. DY de 9% é maravilhoso para uma empresa confiável assim. Porém HOJE, eu não estou comprando mais nesse preço atual. Prefiro fazer minha diversificação, como tenho feito com ambev, duratex... que julgo estarem defasadas em relação ao IBOV, que não para de romper máximas no ano. E também porque estou vendo de perto esse setor moveleiro, e a demanda é muito forte. Fora o setor de louças sanitárias, que está melhor do que nunca (divisão DECA da dtex3).

Também acredito em um bom UPSIDE para o dólar, que sem dúvida alguma vai beneficiar muito a exportação de MDF. a R$ 2,20 já está num patamar bom, tanto que informações internas dão conta de que boa parte da produção de painéis de MDF vai para nossos vizinhos do continente. Imagina se for a R$ 2,40 ou mais.

Por isso acho que euca3 e dtex3 estão descontadas, pois precificam algo que na minha visão não vai ocorrer.

Jul 30, 2014 19:39
Land Forista Assíduo

Resultado bem fraco. Confrades, se para as fabricantes de material de construção já está ruim imaginem para as incorporadoras.

Ago 27, 2014 15:15
CFP-POA Forista Assíduo
CFP-POA

Para quem apostou, deu quase 20% já dos R$ 8,25 para os atuais R$ 9,80. Claro que muito em função dessa rally eleitoral "interminável" que puxou tudo. De qualquer forma, é uma empresa com marca muito forte e gerida pelo grupo Itaú. Isso pesa na hora do investimento. Eu pessoalmente diminui minha carteira de ações em 50%, e conforme for subindo vou chegar até 0%. Mesmo Marina ganhando, vejo a economia muito aquém das cotações atuais da grande maioria do IBOV.

Ago 28, 2014 5:40
Palhares Forista Assíduo
Palhares

Também diminuí aqui, mas pouco. Também pareceu interessante aproveitar os ventos do rali eleitoral. Uma vitória da Marina pode estender esse fôlego num primeiro momento, no rastro de uma euforia pela saída do PT. Mas depois a economia vai viver dias apertados. A Duratex tem a saída do mercado externo. Vendo aqui em perspectiva, observo que tem sido um dos meus lucros mais consistentes na bolsa, mesmo pagando dividendos modestos.

Set 21, 2014 17:56
Abaco Forista Assíduo

Nov 05, 2014 9:14
investidor_2015 Forista Assíduo
investidor_2015

No site da Blue Chip Invest o PL da DTEX3 está com o indicador de 14,74. Na época da crise de 2008 no 4° trimestre estava em 21. É uma boa dica!
Confiram no link do site em indicadores fundamentalistas:
http://www.bluechipinvest.com.br/exibeAcao/DTEX3-DURA

Nov 07, 2014 9:56
investidor_2015 Forista Assíduo
investidor_2015

Pessoal, o PL da DTEX3 segundo o site da Blue Chip está atualmente em 14,51. Fiz uma média comparando de 2008 a 2013 e o pl foi de 17,61. Confiram o link:
http://www.bluechipinvest.com.br/index. ... =exibeAcao

Jan 30, 2015 16:38
ldiablosl Forista Assíduo
ldiablosl

Divulgação de Resultados: Informamos que os resultados referentes ao 4°Tri 2014 serão disponibilizados nos sites da BM&FBovespa, CVM, e no site corporativo (www.duratex.com.br/ri), no dia 05 de Fevereiro de 2015, antes da abertura do pregão na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA).

Teleconferência em português: 05 de Fevereiro de 2015, quinta-feira, às 10h00 (horário de Brasília).
Teleconferência em Inglês: 05 de Fevereiro de 2015, quinta-feira, às 11h00am (horário de Brasília), 08h00am (horário de NY)

Para conectar-se:
Participantes no Brasil: (11) 3193-1001 ou (11) 2820-4001 (teleconferências em português e inglês)
Participantes nos EUA: Toll Free: +1 888 700-0802 (inglês, somente)
Código de acesso: Duratex

Transmissão ao vivo pela Internet: www.duratex.com.br/ri
Para informações adicionais, entre em contato com a área de Relações com Investidores (11) 3179-7421.

Playback: Para aqueles que não conseguirem acompanhar o evento ao vivo, estaremos disponibilizando o áudio para acesso posterior pelo telefone (11) 3193-1012 ou (11) 2820-4012, senha: 2183959# (português) e senha: 4836166# (inglês). O áudio estará disponível entre os dias 05/02/2015 e 11/02/2015. O mesmo poderá ser acessado diretamente través do site: www.duratex.com.br/ri.

Para saber mais sobre os próximos evento corporativos acesse nosso calendário corporativo disponível em: www.duratex.com.br/ri/pt/CVM/Calendario ... tivos.aspx

Atenciosamente,
Duratex S.A.

Jan 30, 2015 16:40
Xuxa Forista VIP

Suporte em R$ 3,xx.

É isso aí.

Fev 05, 2015 9:52
ldiablosl Forista Assíduo
ldiablosl

Informamos que estão disponíveis os demonstrativos financeiros da Duratex relativos ao período findo em 31 de dezembro de 2014, em consonância com a Instrução CVM nº 485/10.

A seguir, disponibilizamos o sumário executivo das informações consolidadas. Para mais detalhes, consulte a íntegra do material disponibilizado na CVM, na BM&FBOVESPA e no website corporativo da Companhia ou por meio da teleconferência a ser realizada hoje, 05 de fevereiro de 2015, cujos dados de acesso estão disponíveis ao fim deste informativo.

O Ebitda Consolidado, de acordo com metodologia definida pela Instrução CVM nº 527/12, totalizou R$ 302,3 milhões, com margem de 29,1%, no trimestre, e R$ 1.227,7 milhões, com margem de 30,8%, no total do ano. Desconsiderados os eventos de caráter contábil e não caixa, além daqueles não recorrentes, o resultado ajustado totalizou R$ 267,3 milhões, equivalente a uma retração anual de 12,2 % e a uma margem de 25,7% (26,1% se desconsiderado o efeito Tablemac). No acumulado do ano, esse resultado atingiu R$ 952,1 milhões, com retração anual de 20,7% e margem de 23,9%.

É destaque a evolução trimestral da Margem EBITDA, de 22,4% para 25,7% devido principalmente a recuperação de preços no segmento de MDF, além da retração de alguns custos de commodities.

O lucro líquido recorrente no trimestre somou R$ 85,7 milhões, resultado 2,62% superior àquele apresentado no período imediatamente anterior. No acumulado do ano, o lucro líquido apresentou uma queda de 36,1%.

TELECONFERÊNCIA

05 de fevereiro de 2015, quinta-feira
Português: horário: 10h (horário de Brasília; 07:00 NYT)

05 de fevereiro de 2014, quinta-feira
Inglês: horário: 11h (horário de Brasília; 8:00 NYT)

Fev 11, 2015 18:24
Yuri Cunha Forista Assíduo
Yuri Cunha

Estou comprado nesta empresa desde meados de junho de 2014. O meu preço médio ficou em R$8,74. Não me preocupa nem um pouco saber que, com base na cotação de hoje (R$7,50), estou perdendo R$1,24 por ação. A companhia é bem gerida, o histórico de lucros é impressionantemente constante, a alavancagem é controlada e a geração de caixa impressiona. Por isso, a empresa sempre viu-se sobrevalorizada em relação ao patrimônio líquido por ação, sendo certo também que o múltiplo P/L dificilmente é atrativo (pois sempre acima de 10).
A despeito disso, dadas as perspectivas futuras positivas - na minha opinião, após 2016 a situação tende a se normalizar -, o papel merece a confiança do investidor. Há margens, sim, para voltar à casa dos R$12,00 ou R$13,00 em dois ou três anos, no máximo. Em relação ao preço atual, é um retorno de aproximadamente 75%, além de considerá-lo bastante seguro. Está valendo.

Fev 26, 2015 16:25
TyresSmoke Forista Assíduo

Yuri Cunha escreveu:Estou comprado nesta empresa desde meados de junho de 2014. O meu preço médio ficou em R$8,74. Não me preocupa nem um pouco saber que, com base na cotação de hoje (R$7,50), estou perdendo R$1,24 por ação. A companhia é bem gerida, o histórico de lucros é impressionantemente constante, a alavancagem é controlada e a geração de caixa impressiona. Por isso, a empresa sempre viu-se sobrevalorizada em relação ao patrimônio líquido por ação, sendo certo também que o múltiplo P/L dificilmente é atrativo (pois sempre acima de 10).
A despeito disso, dadas as perspectivas futuras positivas - na minha opinião, após 2016 a situação tende a se normalizar -, o papel merece a confiança do investidor. Há margens, sim, para voltar à casa dos R$12,00 ou R$13,00 em dois ou três anos, no máximo. Em relação ao preço atual, é um retorno de aproximadamente 75%, além de considerá-lo bastante seguro. Está valendo.

Também concordo, acabei de receber em conta corrente os meus Juros sobre Capital Próprio =)
Vc também deve ter recebido hoje Yuri...

Mar 03, 2015 20:04
Yuri Cunha Forista Assíduo
Yuri Cunha

Sim, recebi! É sempre animador ver proventos caindo em sua conta bancária!

A propósito, há algum motivo para a subida marcante de hoje? De qualquer maneira, foi empolgante.

AnteriorPróximo

Voltar para Ações Ibovespa