CFP-POA escreveu:Bom dia!
Tinha uma pequena posição montada aqui a R$ 9,95 e agora comprei uma quantidade grande de ações a R$ 9,15. PM ficou R$ 9,29. Já fiz ótimos trades com essa ação, mas nesse valor vou tentar até o fim do ano, pois acredito em retorno pelo menos até a faixa dos 11 reais nesse período. Com essa quda hoje, o Preço por lucro está abaixo de 5. VPA 0,65 para um roe de 13,3. Se for compatibilizar ROE com Preço em relação ao valor patrimonial, temos roe de 18%. Não é por que o estado está com dificuldades fiscais que o banco vai deixar de ser lucrativo. Pelo contrário, a máquina estatal no RS é forte e todos tem conta no Banrisul. Considero um papel muito defensivo nesse período, no preço que está.
Concordo com vc.
Sei que a economia está passando por momentos difíceis, mas os bancos têm algumas peculiaridades que os diferem da maioria dos outros setores.
Por exemplo: quem, em momento de crise, vai e encerra a conta no banco e deixa de pagar tarifa de manutenção de conta e outras tarifas? Quase ninguém. Agora, quem deixa de comprar uma roupa, um calçado, um carro novo? Muita gente.
Claro, existe a preocupação com a inadimplência, os bancos acabam emprestando menos. Eu, como investidor, também me preocupo com isso. Mas parte das perdas com inadimplência é compensado com o aumento nos juros e nas tarifas bancárias.