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Mar 09, 2015 16:45
Tadeuoc Forista VIP
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Triunfo Part - TPIS3
Tadeuoc
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Yuri Cunha escreveu:Alguns foristas preocupam-se com a situação da Arteris. Considero esta aqui muito mais perigosa...


pode, por favor, dizer o motivo?

Mar 09, 2015 17:22
Yuri Cunha Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Yuri Cunha
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Bom, basicamente é porque a companhia está altamente alavancada e, nos últimos sete anos, reportou prejuízo líquido em três deles, os quais, diga-se de passagem, foram quase sempre maiores em termos nominais do que os lucros reportados nos outros períodos. Ademais, a geração de caixa está sempre comprometida com o pagamento das dívidas ou com o atendimento aos agressivos planos de expansão e investimento. A bem da verdade, a única habilidade aparente desta empresa é vender toda a energia elétrica que produz no primeiro trimestre - atingindo um lucro estrondoso - e, ao longo dos demais trimestres, assistir solenemente à onda de prejuízos que suas demais operações causam no balanço. Não à toa dizem haver contratado o BTG a fim de venderem suas participações em alguns negócios...

A Arteris, por outro lado, está encrencada, sim, com o volume astronômico de CAPEX que suas atividades requererão, aliado ao fato de que a dívida tampouco já era das menores. Entretanto, historicamente mostrou uma capacidade recorrente de gerar caixa, reporta lucros agradáveis e, também tradicionalmente, mostrou-se generosa com a distribuição de proventos aos acionistas - sem prejudicar sobremaneira a continuidade de suas atividades.

Lembro de haver escrito algumas constatações no tópico exclusivo da Arteris. Não o acompanhei nas últimas semanas, mas creio que lá existem algumas informações interessantes já produzidas.

De qualquer maneira, à este preço, vejo, sim, validade em investir na Triunfo. Entretanto, o pretenso candidato deverá ponderar alguns riscos e custos de oportunidade. Se já tiver uma "boa" carteira em termos de fundamentos, sugeriria montar posição nesta companhia. O retorno em dois ou três anos - penso eu - pode ser bastante interessante. Porém, se já possui outros ativos que se inserem no conceito de "aposta", esqueça-a e procure algo mais conservador.

Mar 09, 2015 17:31
Tadeuoc Forista VIP
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Tadeuoc
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Yuri Cunha escreveu:Bom, basicamente é porque a companhia está altamente alavancada e, nos últimos sete anos, reportou prejuízo líquido em três deles, os quais, diga-se de passagem, foram quase sempre maiores em termos nominais do que os lucros reportados nos outros períodos. Ademais, a geração de caixa está sempre comprometida com o pagamento das dívidas ou com o atendimento aos agressivos planos de expansão e investimento. A bem da verdade, a única habilidade aparente desta empresa é vender toda a energia elétrica que produz no primeiro trimestre - atingindo um lucro estrondoso - e, ao longo dos demais trimestres, assistir solenemente à onda de prejuízos que suas demais operações causam no balanço. Não à toa dizem haver contratado o BTG a fim de venderem suas participações em alguns negócios...

A Arteris, por outro lado, está encrencada, sim, com o volume astronômico de CAPEX que suas atividades requererão, aliado ao fato de que a dívida tampouco já era das menores. Entretanto, historicamente mostrou uma capacidade recorrente de gerar caixa, reporta lucros agradáveis e, também tradicionalmente, mostrou-se generosa com a distribuição de proventos aos acionistas - sem prejudicar sobremaneira a continuidade de suas atividades.

Lembro de haver escrito algumas constatações no tópico exclusivo da Arteris. Não o acompanhei nas últimas semanas, mas creio que lá existem algumas informações interessantes já produzidas.

De qualquer maneira, à este preço, vejo, sim, validade em investir na Triunfo. Entretanto, o pretenso candidato deverá ponderar alguns riscos e custos de oportunidade. Se já tiver uma "boa" carteira em termos de fundamentos, sugeriria montar posição nesta companhia. O retorno em dois ou três anos - penso eu - pode ser bastante interessante. Porém, se já possui outros ativos que se inserem no conceito de "aposta", esqueça-a e procure algo mais conservador.


Vc tem certeza que não olhou os numeros da controladora?

Mar 12, 2015 11:12
Neymar Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Fluxo nas rodovias sob concessão da Triunfo cai 6,4%
http://exame.abril.com.br/negocios/noti ... fo-cai-6-4

Mar 16, 2015 19:02
Neymar Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Triunfo entrega proposta para ponte Rio-Niterói, diz fonte
http://exame.abril.com.br/negocios/noti ... -diz-fonte

Mar 16, 2015 19:06
Yuri Cunha Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Yuri Cunha
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Neymar escreveu:Triunfo entrega proposta para ponte Rio-Niterói, diz fonte
http://exame.abril.com.br/negocios/noti ... -diz-fonte


Impressionante a subida de hoje, mas seria por conta disso? Não vejo sentido, haja vista que outras [boas] concorrentes também entrarão na licitação...

Mar 16, 2015 19:29
Neymar Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Yuri Cunha escreveu:
Neymar escreveu:Triunfo entrega proposta para ponte Rio-Niterói, diz fonte
http://exame.abril.com.br/negocios/noti ... -diz-fonte


Impressionante a subida de hoje, mas seria por conta disso? Não vejo sentido, haja vista que outras [boas] concorrentes também entrarão na licitação...

Talvez a leitura do mercado seja que a Triunfo seja mais capaz de ganhar a concorrência por estar mais perto com a Concer.

Mar 16, 2015 20:12
Tadeuoc Forista VIP
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Tadeuoc
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Neymar escreveu:
Yuri Cunha escreveu:
Neymar escreveu:Triunfo entrega proposta para ponte Rio-Niterói, diz fonte
http://exame.abril.com.br/negocios/noti ... -diz-fonte


Impressionante a subida de hoje, mas seria por conta disso? Não vejo sentido, haja vista que outras [boas] concorrentes também entrarão na licitação...

Talvez a leitura do mercado seja que a Triunfo seja mais capaz de ganhar a concorrência por estar mais perto com a Concer.


3 possibilidades:

1- A triunfo ganhou a disputa e levou a ponte

2- A triunfo não ganhou a disputa (o que implica um não aumento da alavancagem e do capex, embora eu tenha pra mim que a ponte se auto financie já que já esta operável)

3- Insiders com o resultado (menos provavel)

Mar 16, 2015 23:13
Daniel Cba Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Estava olhando hoje a tpis antes da abertura do pregão, na analise gráfica a ação estava muito bonita, porém ao acessar o site fundamentos não gostei do que vi, decide entrar em outra ação.


Pronto perdi 20% de alta kkk

Mar 17, 2015 9:44
Yuri Cunha Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Yuri Cunha
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3 possibilidades:

1- A triunfo ganhou a disputa e levou a ponte

2- A triunfo não ganhou a disputa (o que implica um não aumento da alavancagem e do capex, embora eu tenha pra mim que a ponte se auto financie já que já esta operável)

3- Insiders com o resultado (menos provavel)



O curioso é que a CCR também subiu bem ontem (+5%). Esta segunda tese, portanto, pode fazer sentido, sim.

Mar 17, 2015 19:17
Echeneis Naucrates Forista VIP
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Volume hoje foi um fracasso, é sempre assim nesse papel? Falta de liquidez é um problema sério na hora de realizar venda...

[s]

http://www.valor.com.br/empresas/396040 ... io-niteroi

17/03/2015 às 17h41

Seis empresas entregam proposta para leilão da ponte Rio-Niterói

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta terça-feira, a lista de empresas que entregaram propostas para o leilão de concessão da ponte Rio-Niterói, que ocorrerá nesta quarta na sede de BM&FBovespa, em São Paulo.

A CCR, que já detém a concessão da via desde 1995, participará da concorrência, em parceria com a CIIS. Estão classificadas também a Ecorodovias, a Triunfo, a JSL e o grupo Bertin. Há ainda um Consórcio Guanabara, formado por Coimex, A. Madeira, Urbesa e Rio do Frade.

Empresas que participaram dos últimos leilões de rodovias, mas que agora estão envolvidas na Operação Lava-Jato, como Engevix, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia não apresentaram proposta pelo trecho. Havia dúvidas quanto à participação dessas companhias no certame.

Será considerada vencedora a empresa que apresentar o maior deságio em relação à tarifa de pedágio máxima de R$ 5,18 estabelecida pela ANTT. O contrato de concessão, com prazo de 20 anos, foi estimado em R$ 5,14 bilhões e prevê investimentos em melhorias no entorno da ponte, que liga a cidade do Rio de Janeiro a um dos mais importantes muni cípios da região metropolitana.

Entre as obras previstas está a construção de uma alça de ligação com a Linha Vermelha, via expressa que liga o centro do Rio à Baixada Fluminense. Também foi incluída uma passagem subterrânea sob a Praça Renascença, em Niterói, que visa melhorar a fluidez do tráfego naquela região.

Mar 26, 2015 10:26
Doberman Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Resultado vai sair em breve, recompra de ações e cotação lá no fundo, vamos jogar uns troca aqui...

Mar 26, 2015 11:13
Tadeuoc Forista VIP
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Tadeuoc
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Doberman escreveu:Resultado vai sair em breve, recompra de ações e cotação lá no fundo, vamos jogar uns troca aqui...


já subindo 7%

Mar 26, 2015 11:21
Doberman Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Nov 22, 2007 7:29
 
 
Tadeuoc escreveu:
Doberman escreveu:Resultado vai sair em breve, recompra de ações e cotação lá no fundo, vamos jogar uns troca aqui...


já subindo 7%


Dei a dica quem pego pego...

Mar 26, 2015 11:23
Tadeuoc Forista VIP
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Tadeuoc
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Nov 29, 2012 14:53
 
 
Doberman escreveu:
Tadeuoc escreveu:
Doberman escreveu:Resultado vai sair em breve, recompra de ações e cotação lá no fundo, vamos jogar uns troca aqui...


já subindo 7%


Dei a dica quem pego pego...


25% da minha carteira é triunfo. De modo que apesar de querer não podia mais aumentar.

Mar 27, 2015 6:25
Doberman Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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A receita líquida ajustada atingiu R$ 293,0 milhões (+7,4%) no 4T14 e R$1,3 bilhão (+36,7%) em 2014.

Tráfego consolidado: 87,1 milhões de veículos equivalentes registrados em 2014(+1,2%) e no trimestre, 22,2 milhões de veículos (-2,6%).

A movimentação de contêineres na Portonave alcançou 699,8 mil TEUs (-0,8%) em 2014 e no trimestre -4,9%.

Foram vendidos 1.262,3 GWh de energia assegurada (+67,4%), em 2014

O Aeroporto de Viracopos movimentou 9,8 milhões de passageiros (+5,9%) em 2014 e 2,5 milhões (+3,2%) no 4T14. O terminal de cargas movimentou 223,3 mil toneladas de carga (-7,5 %) em 2014 e 57,0 mil toneladas (-3,8%) em 2014.

O lucro base de dividendos atingiu R$107,2 milhões nos 12M14.

Mar 27, 2015 8:18
Doberman Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
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Nov 22, 2007 7:29
 
 
Tadeuoc escreveu:
25% da minha carteira é triunfo. De modo que apesar de querer não podia mais aumentar.


Hoje deve abrir com pelo menos um gapzinho...

Mar 27, 2015 13:01
Yuri Cunha Forista Assíduo
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Re: Triunfo Part - TPIS3
Yuri Cunha
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Algumas breves considerações:

(i) a remuneração dos administradores é injustificavelmente altíssima. Foram gastos R$20,4 milhões em 2013 e R$21,3 milhões em 2014. Esse número me é assustador se comparado com o próprio resultado que a companhia apresenta, assim como em relação às grandes concorrentes, cuja situação financeira, aliás, é muito mais agradável. Concluo, portanto, ao menos por via indireta, que os administradores não estão efetivamente comprometidos com o retorno aos acionistas, embora tal alegação seja muito frequente nos balanços;
(ii) como sempre, há muita falta de transparência quando o assunto é dívida. A empresa atribui o aumento do endividamento bruto em 89,5% sobre 2013 (R$2.651,6 bilhões) por conta da Concebra, que acabou adicionando R$314,3 milhões nesse montante. Pergunto-lhes: não falta ainda uma boa quantia nesta explicação? O grau de alavancagem das controladas (consolidado), ademais, é alto, considerando que, para cada R$1,00 de crédito no curto prazo, há R$2,01 em obrigações;
(iii) o segmento portuário traz prejuízo;
(iv) o segmento rodoviário está "ok", mas não traz lucro relevante;
(v) o segmento de energia ia bem ao longo do ano, mas viu um bom prejuízo no 4T14 em função de cortes da assegurada, o que, creio eu, deve se tornar mais rotineiro neste ano, haja vista a menor atividade industrial;
(vi) o segmento aeroportuário está monstruosamente endividado (15,44x a geração de caixa - sim, você leu certo) e tampouco produz resultados satisfatórios, isto é, o lucro líquido, no final das contas, também não é muito relevante;
(vii) por fim, o segmento de cabotagem nunca produziu um resultado positivo sequer, além de ser um baita queimador de caixa. Caíram no conto do vigário e compraram gato por lebre neste caso.

Com todo o respeito, a companhia segue uma bela porcari@ e os comentários colocados nos balanços são muito bem redigidos para se tornar a leitura mais "agradável" ou menos elucidativa, se é que me entendem. Sigo comprado apenas porque está demasiadamente barata e porque, ao fim e ao cabo, é concessionária de serviços públicos, os quais tenderão a um maior equilíbrio no longo prazo. De toda forma, passa longe de ser uma das minhas prediletas. O preço me atraiu, confesso. Fui vencido.

Mar 27, 2015 14:53
Tadeuoc Forista VIP
Mensagens: 4542
Re: Triunfo Part - TPIS3
Tadeuoc
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Nov 29, 2012 14:53
 
 
Yuri Cunha escreveu:Algumas breves considerações:

(i) a remuneração dos administradores é injustificavelmente altíssima. Foram gastos R$20,4 milhões em 2013 e R$21,3 milhões em 2014. Esse número me é assustador se comparado com o próprio resultado que a companhia apresenta, assim como em relação às grandes concorrentes, cuja situação financeira, aliás, é muito mais agradável. Concluo, portanto, ao menos por via indireta, que os administradores não estão efetivamente comprometidos com o retorno aos acionistas, embora tal alegação seja muito frequente nos balanços;
(ii) como sempre, há muita falta de transparência quando o assunto é dívida. A empresa atribui o aumento do endividamento bruto em 89,5% sobre 2013 (R$2.651,6 bilhões) por conta da Concebra, que acabou adicionando R$314,3 milhões nesse montante. Pergunto-lhes: não falta ainda uma boa quantia nesta explicação? O grau de alavancagem das controladas (consolidado), ademais, é alto, considerando que, para cada R$1,00 de crédito no curto prazo, há R$2,01 em obrigações;
(iii) o segmento portuário traz prejuízo;
(iv) o segmento rodoviário está "ok", mas não traz lucro relevante;
(v) o segmento de energia ia bem ao longo do ano, mas viu um bom prejuízo no 4T14 em função de cortes da assegurada, o que, creio eu, deve se tornar mais rotineiro neste ano, haja vista a menor atividade industrial;
(vi) o segmento aeroportuário está monstruosamente endividado (15,44x a geração de caixa - sim, você leu certo) e tampouco produz resultados satisfatórios, isto é, o lucro líquido, no final das contas, também não é muito relevante;
(vii) por fim, o segmento de cabotagem nunca produziu um resultado positivo sequer, além de ser um baita queimador de caixa. Caíram no conto do vigário e compraram gato por lebre neste caso.

Com todo o respeito, a companhia segue uma bela porcari@ e os comentários colocados nos balanços são muito bem redigidos para se tornar a leitura mais "agradável" ou menos elucidativa, se é que me entendem. Sigo comprado apenas porque está demasiadamente barata e porque, ao fim e ao cabo, é concessionária de serviços públicos, os quais tenderão a um maior equilíbrio no longo prazo. De toda forma, passa longe de ser uma das minhas prediletas. O preço me atraiu, confesso. Fui vencido.


Em tese o segmento aeroportuário ainda é bem novo, com muitos espaços de hangares e lojas para comercializar ainda...além disso a movimentação de cargas foi deprimente.

Mar 27, 2015 19:11
Yuri Cunha Forista Assíduo
Mensagens: 249
Re: Triunfo Part - TPIS3
Yuri Cunha
Registrado em:
Fev 05, 2015 14:52
 
 
Terminado o dia com queda de 7% após a divulgação do balanço. O mercado sabe ler. Nada mais justo.

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