Bem-vindo: Dez 15, 2017 17:35

Abr 15, 2015 19:20
Xuxa Forista VIP
Direcional Engenharia S.A - DIRR3

FRAJ0L@ escreveu:Afinal de contas, sai ou não sai esta OPA??
Trader de controlador virou modinha na bolsa!
E quando Ibovegas estiver de novo no TH, eles voltam a vender IPOs de Merposa.
http://defendaseudinheiro.com.br/tag/ipo
[]´s

Rapaz, com OPA ou sem OPA essa aqui busca R$ 7,5x, quiçá R$ 9,00 ou talvez R$ 15,00! Heheheeheheheheehehehehe.

Graphique aí o Trimestral dela para você vir uma coisa linda! Heheheeheheheheheehehehe.

Mas se sair OPA a R$ 9,00 eu vendo as minhas, compro um lote de VALE5 para ajudar o pessoal da pindaíba e o resto compro tudo de HBOR3! Heheheheheehehehehehe.

É isso aí.

Abr 16, 2015 16:09
Xuxa Forista VIP
Re: Direcional Engenharia S.A - DIRR3

R$ 6,93.

Se passar dos R$ 7,00 abre nova temporada de caça aos ursos.

É isso aí.

Abr 16, 2015 17:10
Xuxa Forista VIP

R$ 6,95.

Se o pregão fosse até MEIA-NOITE ainda passaria dos R$ 7,00 hoje! Heheheheeheh.

É isso aí.

Abr 17, 2015 0:12
Xuxa Forista VIP

Amanhã todos atentos ao teste dos R$ 7,00 (se houver).

Aumenta o "zum-zum-zum" da OPA e, até onde eu sei, "Vendido" treme só de ouvir! Heheheheheeheh.

É isso aí.

Abr 20, 2015 11:08
Xuxa Forista VIP

Entrou algo?

É isso aí.

Abr 21, 2015 0:15
Yuri Cunha Forista Assíduo
Yuri Cunha

As prévias operacionais divulgadas não agradaram o mercado, daí a queda recente.

Quanto à OPA, sinceramente penso que não vai sair absolutamente nada a curto prazo, meu caro.

Foi só uma notícia isolada e, de todo modo, não é uma operação simples que acontece da noite para o dia. Então, na minha humilde opinião, se pensa em especular, não conte com isso por agora. De todo modo, é para seguir comprado, definitivamente. O papel está barato.

Abr 29, 2015 18:31
Echeneis Naucrates Forista VIP

18 cents de dividendos, algo em torno de 3% sobre a cotação atual. Achei bastante bom!

[s]

AVISO AOS ACIONISTAS

Pagamento de Dividendos

Belo Horizonte, 28 de abril de 2015 - A Direcional Engenharia S.A. (BM&FBOVESPA: DIRR3), uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil, com foco no desenvolvimento de empreendimentos populares de grande porte e atuação em todas as regiões do território Nacional, comunica aos Srs. Acionistas que a Companhia realizará a distribuição de dividendos conforme aprovado em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Companhia, realizada em 28 de abril de 2015. O valor total a ser distribuído perfaz a quantia de R$ 26.873.977,64 (vinte e seis milhões, oitocentos e setenta e três mil, novecentos e setenta e sete reais e sessenta e quatro centavos), correspondendo a R$ 0,18180120 por ação (desconsiderando as ações mantidas pela Companhia em tesouraria)! .

Os dividendos serão pagos no dia 15 de maio de 2015 e não estarão sujeitos a atualização monetária ou juros. Farão jus ao recebimento de dividendos os acionistas detentores de ações da Companhia na data base de 28 de abril de 2015, sendo que as ações ordinárias de emissão da Companhia passaram a ser negociadas sem direito ao recebimento de dividendos (ex-dividendos) a partir do dia 29 de abril de 2015.

Os acionistas usuários das custódias fiduciárias terão seus valores disponibilizados conforme procedimento adotado pelas Bolsas de Valores.

Para os acionistas cujo cadastro não contenha inscrição do número de CPF/CNPJ ou indicação de "Banco/Agência e conta corrente", os pagamentos serão realizados a partir do terceiro dia útil contado da data da atualização cadastral nos arquivos eletrônicos do Banco Itaú S.A., que poderá ser efetuada através de qualquer agência da rede ou através de correspondência dirigida ao Banco Itaú S.A. - Gerência de Escrituração/Unidade de Processamento Soluções para Corporações, situada à Avenida Rua Ururaí, 111 - São Paulo/SP - CEP 03.084-010.

Mai 25, 2015 17:05
Echeneis Naucrates Forista VIP

Direcional se reposicionando no mercado.

[s]

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,direcional-reduz-exposicao-ao-minha-casa-imp-,1693493

Direcional reduz exposição ao Minha Casa

NAIANA OSCAR, LUCAS HIRATA - O Estado de S.Paulo

25 Maio 2015 | 02h 03

Com cortes no programa federal, empresa muda estratégia e foca na faixa 2 do programa

Entre as grandes incorporadoras imobiliárias de capital aberto, a mineira Direcional é a única especializada em construir para famílias com renda de até três salários mínimos - a faixa menos rentável do programa Minha Casa, Minha Vida e a mais atingida pelos cortes anunciados na semana passada pelo governo federal. Prevendo o aperto que estava por vir, a família Valadares, que controla a companhia, decidiu mudar de estratégia e reduzir sua participação no segmento em que nadou de braçada até agora.

Hoje, cerca de 75% da receita da companhia, que no ano passado foi de R$ 1,8 bilhão, vem da primeira faixa do programa federal, subsidiado pelo Tesouro Nacional. Neste nicho, a empresa submete o projeto à Caixa Econômica Federal e o banco é responsável pela venda dos imóveis à população. A Caixa assume a carteira de clientes e paga a construtora mensalmente de acordo com o andamento da obra. Não há, por exemplo, esforço comercial de vendas.

Com as incertezas que passaram rondar o programa federal já no ano passado, a empresa começou a ciscar num terreno que até agora é dominado pela também mineira MRV, que no ano passado faturou R$ 4,1 bilhões trabalhando quase que exclusivamente nos segmentos das faixas 2 e 3 - respectivamente voltados para famílias com renda mensal de até R$ 3,2 mil e até R$ 5 mil. "Isso vai manter o nosso faturamento num momento em que o faixa 1 deve ficar mais parado", diz o fundador Ricardo Valadares Gontijo, presidente da companhia.

Já no primeiro trimestre deste ano, os únicos lançamentos da Direcional se concentraram em um empreendimento que trabalha com as faixas 2 e 3 do MCMV, somando R$ 20 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV).

Esse nicho é financiado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que dispõe de R$ 56,5 bilhões para financiar a habitação. Embora fiquem à mercê das políticas de governo, as companhias que constroem para o Minha Casa, Minha Vida têm a vantagem de não depender dos recursos da poupança para os financiamentos. "Nesse segmento não tem crise", afirma o empresário.

Estratégia. A empresa já tem cerca de 20 terrenos para construir empreendimentos para a faixa 2. Na semana passada, Valadares percorreu a capital paulista atrás de outras áreas. O processo construtivo, segundo ele, continuará o mesmo, mas a estrutura de vendas ficará mais robusta.

Ao mesmo tempo em que redireciona seus negócios no Brasil, a incorporadora mineira se prepara para construir imóveis populares na Arábia Saudita, em parceria com o grupo Red Sea Housing Services. As duas empresas firmaram um acordo em março e caminham para fechar uma joint venture no país árabe. A transação faz parte da estratégia da empresa brasileira para reduzir sua exposição ao mercado brasileiro.

A empresa vem sendo penalizada pelos investidores por ser muito dependente do programa federal de habitação popular - que vem sofrendo com atrasos nos repasses desde o ano passado. No momento, as empresas que atuam na Faixa 1 do Minha Casa (a grande maioria construtoras de pequeno e médio porte) aguardam um pagamento de cerca de R$ 1 bilhão, em atraso desde o dia 13 de abril.

Nos últimos seis meses, os papéis da Direcional registraram queda de 40% na Bolsa.

MCMV. Nas duas primeiras fases, o Minha Casa, Minha Vida contratou mais de 3,5 milhões de moradias, e, para a nova etapa, o governo tem reiterado que atingirá a meta de 3 milhões de novas unidades contratadas até 2018. Para este, no entanto, ainda não há previsão de novas contratações.

Existe ainda a possibilidade da criação de uma nova faixa voltada para o público com renda mais baixa, em que os recursos de subsídio deverão ser obtidos do FGTS. A expectativa é de que o novo segmento substitua parte da linha 1 tradicional, que tem aporte de fundos do governo federal.

Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), Renato Ventura, essa nova faixa custaria menos ao governo do que o atual segmento mais popular do programa que subsidia até 95% da compra do imóvel com fundos do Tesouro, afirma.

A expectativa é que o novo segmento seja anunciado na terceira fase do programa. O lançamento dessa etapa, que tem sido prometida desde o fim do ano passado, deve ficar para "junho ou julho", afirmou o executivo.

Mai 25, 2015 18:32
R St Forista Assíduo
R St

Echeneis Naucrates, grato compartilhar.

Nunca estudei a empresa a fundo, mas lembro de já ter lido no passado que a Direcional teria menores riscos que outras construtoras por atuar na faixa 1 do MCMV. A lógica seria justamente a de que ela somente precisaria construir por um custo baixo e vender, cabendo à caixa os riscos da inadimplência dos adquirentes (e salvo engano, também dos distratos).

Agora, com a maior ênfase na faixa 2, ela amplia o mercado de atuação (o que é positivo), mas, ao mesmo tempo, passa a assumir o grande risco da inadimplência dos adquirentes (o que considero bastante ruim, apesar de acreditar que o risco de um calote do governo na faixa 1 também não pode ser considerado impossível, apesar de bastante improvável).

Mai 25, 2015 23:06
Yuri Cunha

Eu elaborei um estudo detalhado do papel englobando o período de 2009 à 2013. Ainda preciso atualizá-lo com os números do ano passado.

De lá para cá, a média do lucro líquido por ação é de impressionantes R$1,29, com a dívida líquida nunca superior à 25% do patrimônio líquido. Salvo melhor juízo, ano passado, aliás, a DL foi inferior à 20% do PL.

Realmente não consigo prever se esta ênfase na faixa 2 será boa ou ruim, já que a tendência do setor de construção civil a curto e médio prazos, mesmo nos segmentos de baixa e baixíssima renda, é de menores volumes de venda, demissões, queda das margens e, inclusive, maior dificuldade de crédito para os adquirentes - especialmente da Caixa. Se esse "novo" mercado de atuação da companhia não afetar as excelentes métricas da companhia, o tiro será certeiro.

Mai 26, 2015 14:07
eliofedeli Estreante
eliofedeli

Mercado começando a ficar bastante histérico com uma empresa boa. Unica coisa negativa que vejo nesta empresa são os contratos com o governo, no qual nunca foi um bom pagador. Não tenho o conhecimento se no passado ouve algum calote por parte do governo no setor de construção imobiliária. A desaceleração do mercado imobiliário já era esperado faz tempo, isto é bom e ruim, o bom é que vai ter uma maior geração de caixa e maior distribuição de dividendos, o ruim é que as receitas não vão crescer na forma em que cresciam antigamente.

Mai 26, 2015 14:49
R St Forista Assíduo
R St

eliofedeli escreveu:Mercado começando a ficar bastante histérico com uma empresa boa. Unica coisa negativa que vejo nesta empresa são os contratos com o governo, no qual nunca foi um bom pagador. Não tenho o conhecimento se no passado ouve algum calote por parte do governo no setor de construção imobiliária. A desaceleração do mercado imobiliário já era esperado faz tempo, isto é bom e ruim, o bom é que vai ter uma maior geração de caixa e maior distribuição de dividendos, o ruim é que as receitas não vão crescer na forma em que cresciam antigamente.

Na minha visão (de leigo), ao se dedicar mais à faixa 2 ela tende a melhorar os números no curto prazo (mais vendas), mas sofrer mais com distratos e inadimplência no médio prazo.

Mai 28, 2015 13:18
eliofedeli Estreante
eliofedeli

Se for reparar, esta foi a empresa que mais cresceu nas receitas nos últimos anos, isso foi feito sem captação de dividas o que é excepcional, a estrutura de capital deles é bastante solida comparada com as outras construtoras, os resultados de curto prazo continuam excelentes, a governança corporativa é descente, eles tem um método padronizado de construção em obras populares no qual é uma vantagem competitiva. O preço por ação abaixo de 6 reais é uma barganha, quanto mais continuar caindo melhor.

Jul 31, 2015 12:20
Gigante Forista Assíduo

Conheço prédio construído pela Direcional. Gostei.
Conheço alguns lotes já esperando construção. Tenho notado a boa escolha nos terrenos. Uma localização estratégica, é um de seu grande diferencial.
Acho que neste ponto são equiparados à EZTEC.
Tem pago bons dividendos.

Ago 19, 2015 19:43
andre_esper Forista Assíduo
andre_esper

Alguém ainda otimista aqui?

Os R$ 13,50 do CS até março/2016 não vão vir...kkk
http://www.infomoney.com.br/onde-invest ... ta-127-ano

Mas comecei a comprar algumas nos 3,2x pra ver no que dá.

Ago 19, 2015 19:49
andre_esper

Ilustríssima Presidenta disse q vai lançar o MCMV 3 em setembro agora.

E ELA não mente.kkk

Ago 19, 2015 22:27
Yuri Cunha

Pra quem gosta de dividendos, o preço atual oferece uma boa oportunidade.

Ago 20, 2015 12:03
andre_esper

Vamos ver se acerto uma construtora, pq as que escolhi até agora... a maioria não deu certo.

Lógico q se tivesse escolhido a DIRR3 alguns meses atrás, tb estaria na lista das q deram errado.

Ago 24, 2015 18:59
andre_esper

Saiu algo? Estranho subir 3,8% num dia como hj.

Ago 24, 2015 21:58
Yuri Cunha

Não faço a mínima idéia. Estrangeiros, talvez?

AnteriorPróximo

Voltar para Mid Caps