Bem-vindo: Dez 17, 2017 0:30

Fev 10, 2011 6:45
Dick Trade Forista VIP
Direcional Engenharia S.A - DIRR3

Ação da Direcional sai a R$11 e oferta soma R$354,2 milhões
O valor representa um deságio de 11,7 por cento sobre o preço de fechamento do papel da empresa na Bovespa na quarta-feira, de 12,29 reais

Imagem
Projeto do Total Ville Manaus: outra aposta da Direcional no programa federal

São Paulo - A ação da construtora Direcional Engenharia saiu a 11 reais em sua oferta primária (follow-on), conforme informações no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na quarta-feira.

O valor representa um deságio de 11,7 por cento sobre o preço de fechamento do papel da empresa na Bovespa na quarta-feira, de 12,29 reais.

A operação movimentou 354,2 milhões de reais.

A companhia emitiu 25 milhões de novas ações na oferta primária, reforçando seu caixa em 275 milhões de reais. Além disso, houve oferta secundária envolvendo 7,2 milhões de ações, com 79,2 milhões de reais indo para o bolso dos acionistas vendedores.

A operação está sendo coordenada pelos bancos Itaú BBA (líder), Santander, BTG Pactual e Bank of America Merrill Lynch.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mercados/noti ... -2-milhoes

Abr 13, 2011 12:00
G.Milton Estreante
G.Milton

Empresa mais barata do setor, pela análise de múltiplos, e com maior potencial de crescimento também no seu setor. Única da bolsa que atende e com muita eficiência a faixa mais baixa do minha casa minha vida (0-3 salários mínimos). estudem esta empresa, valerá a pena.

Jun 30, 2011 1:13
G.Milton Estreante
G.Milton

Tese Direcional:
Multiplos:
P/PL = 1,6x
P/L = 10x
Margem liquida: 17% (1t) contra 12,2% setor
ROE (1T anualizado) – 17,1% contra 12,5% do setor
EV/EBITDA = 7x contra 10x do setor
Lançamentos 1T = 223mm
CAGR 2007-2010 de lançamentos: 82%
Landbank = 7bi
Foco em minas e região norte – nenhuma outra grande tem presença relevante no norte.
Única no mercado que atende 0-3 salários (1ª faixa do minha casa minha vida)
http://www.valoronline.com.br/impresso/ ... aixa-renda
http://www.infomoney.com.br/comprar-um- ... liara+meta
vejo otima perspectiva de crescimento no segmento de atuação, que em conjunto com o MCMV2 deve se destacar no setor. Os gestores são muito bem citados no mercado, inclusive uma reportagem do Valor deu destaque a isso.
A composição acionária é de dar inveja a qualquer empresa do mercado. Entre eles (fonte: bovespa):
15% Tarpon
6% GIC – Fundo de pensão de Singapura
www.direcional.com.br/ri
Na minha opiniao a MELHOR do setor dado atuais precos: empresa sólida, com alta perspectiva de crescimento e multiplos mais baixos que seus pares.

Ago 12, 2011 19:34
G.Milton Estreante
G.Milton

Fato Relevante

Belo Horizonte, 11 de Agosto de 2011 - DIRECIONAL ENGENHARIA S.A. (BM&FBovespa: DIRR3) (“Companhia”), em atendimento ao disposto na Instrução CVM 358, de 03 de janeiro de 2002, conforme alterada, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o seu Conselho de Administração aprovou, nesta data, plano de recompra de ações de emissão da própria Companhia, em conformidade com o disposto na Instrução CVM 10, de 14 de fevereiro de 1980 ("Instrução CVM 10") conforme alterada, sob os seguintes limites e condições:

I. Objetivo: aquisição de ações de emissão da Companhia para manutenção em tesouraria e posterior cancelamento ou alienação, sem redução do capital social, com o fim de maximizar valor para os acionistas.

II. Quantidade de ações a serem adquiridas: até 4.500.000 (quatro milhões e quinhentos mil) de ações ordinárias de emissão da Companhia, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal, equivalentes a aproximadamente 5,57% das ações em circulação, respeitada a manutenção do limite mínimo de 25% de ações em circulação no mercado, conforme exigido pelo Regulamento de Listagem no Novo Mercado e observada a quantidade de ações a serem mantidas em tesouraria, nos termos da instrução CVM 10, não superior a 10% das ações ordinárias em circulação no mercado.

III. Prazo máximo do programa de recompra: 60 (sessenta) dias, contados a partir de 12 de agosto de 2011, e expirando-se em 11 de outubro de 2011.

IV. Quantidade de ações: o capital social atual da Companhia é representado por um total de 154.635.208 (cento e cinquenta e quatro milhões, seiscentas e trinta e cinco mil, duzentas e oito) ações ordinárias, sendo que desse total, 80.839.631 (oitenta milhões, oitocentas e trinta e nove mil, seiscentas e trinta e uma) ações ordinárias se encontram em circulação, conforme critério adotado pela Instrução CVM 10/80 e segundo registro na conta de depósito de ações informado pela instituição depositária em 30 de junho de 2011.

V. Montante do Programa: o montante máximo que poderá ser destinado ao plano de recompra está limitado aovalor de R$35.000.000,00 (trinta e cinco milhões de reais).

VI. Preço: as ações serão adquiridas a preço de mercado na BM&F BOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

VII. Corretora autorizada: BTG PACTUAL CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A., com sede na Av. Brigadeiro Faria Lima, n.º 3.729, 10º andar-parte, Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrito no CNPJ/MF sob o n.º 43.815.158/0001-22
Belo Horizonte, 11 de agosto de 2011
DIRECIONAL ENGENHARIA S.A.
Carlos Wollenweber
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Jan 04, 2012 8:31
TigerTr@der Estreante
DIRR3

o que acham de uma compra no rompimento do 9,55?

Jul 05, 2012 12:23
rosvd Forista Assíduo

Dando uma olhada nos números percebe-se que a empresa está em forte crescimento e bem barata.

Em 4 anos o lucro saltou de 25k para 175k e tudo incica que nesse ano os lucros continuarão crescendo

Empresa quase não tem dívidas e com P/VP de 1,25

O que achei mais interessante: Subtraindo do ativo circulante as dívidas encontrei um valor de R$9,65 por ação, que é igual ao valor de mercado ... raridade nos dias de hj

Alguém possui ações da empresa? Estou pensando seriemente em iniciar posição

Ago 07, 2012 2:01
Raptor_DF Forista Assíduo
Divulgação de Resultados - 2T12

Gostei dos resultados!

Reproduzindo:
"Os resultados reportados trazem uma Receita Líquida de R$ 323,5 milhões no trimestre, 32,2% maior que os R$ 244,7 milhões do 2º trimestre do ano passado. O faturamento no 1º semestre do ano de 2012 foi recorde para a empresa e somou R$ 651 milhões. Esse faturamento maior deveu-se a ao expressivo Volume Geral de Vendas Lançado, que subiu 75,8% nesses 12 meses (de R$ 303 milhões para R$ 532 milhões) e Volume Geral de Vendas Contratado, com 155,8% de aumento (de R$ 190 milhões para R$ 485 milhões).

O Lucro Líquido Ajustado também apresentou grande aumento, passando de R$ 40,5 milhões no 2T11 para R$ 49,1 milhões neste último trimestre, uma alta de 21,2%. O Ebitda Ajustado teve um crescimento de 46,5% comparando o 2T12 com o 2T11, passou de R$ 48,3 milhões para R$ 70,8 milhões.

Com isso, a Margem Ebitda Ajustada também teve alta, passando de 19,7% para 21,9%, um crescimento de 2,1 p.p., comparando o segundo trimestre de 2011 com o de 2012.

De acordo com a empresa, os bons resultados operacionais e financeiros alcançados são consequência do modelo de negócios da companhia, estabelecido por quatro diretrizes: foco na baixa renda, expertise operacional em locais com poucos competidores e com barreiras de entrada, foco em empreendimentos de grande porte, e modelo de negócios industrializado com mão de obra própria.

A Dívida Líquida da companhia subiu bastante. Enquanto em junho de 2011 a Dívida Líquida da Direcional era de apenas R$ 26,9 milhões, junho deste ano fechou com um montante de R$ 283,9 milhões de Dívida Líquida, uma elevação de 957%! Com isso, o indicador Dívida Líquida / Ebitda, que mede o nível de alavancagem, passou de 0,1 para 1,0 nesse período de um ano. A empresa, no entanto, coloca que esse montante representa 21,3% do Patrimônio Líquido da Direcional e, embora tenha havido um aumento espetacular desse indicador (que era de apenas 2,3% no 2T11), o nível de alavancagem da empresa ainda é muito confortável quando comparado à média do setor.

Os custos das unidades vendidas e serviços prestados também cresceram na mesma proporção das receitas, cerca de 31%, bem como as Despesas Operacionais, que subiram cerca de 32%.

O indicador de velocidade de vendas, VSO (Vendas Sobre Oferta), cresceu 18,1 p.p. do 2T11 para o mesmo período de 2012, passando de 18,5% para 36,5%.

O futuro traz otimismo para a Direcional, que aposta na 2ª fase do Programa Minha Casa Minha Vida. A empresa se diz confiante em sua diferenciada capacidade de execução, que permitirá aproveitar a alta demanda associada aos incentivos governamentais para o segmento de baixíssima renda, possibilitando um crescimento em ritmo forte e com baixo comprometimento de caixa."

Fonte: http://metodogrifo.blogspot.com.br/2012/08/direcional-engenharia-dirr3-2t12.html

Ago 13, 2012 12:23
arretado Forista Assíduo

No momento, DIRR3 é a construtora mais barata da bolsa.

Set 06, 2012 9:33
qqhum Forista Assíduo

Direcional Engenharia investe R$ 122,9 milhões no Ceará
Brasil Econômico - 05/09/12 18:22

A empresa vai construir 2.084 casas no âmbito do Programa "Minha Casa, Minha Vida".

A Direcional Engenharia firmou, junto ao Banco do Brasil (BB) e ao Governo do Ceará, contrato para a construção de unidades residenciais na cidade de Sobral, no âmbito do Programa "Minha Casa, Minha Vida".

O projeto, denominado "Residencial Orgulho Tropical", é destinado para famílias com renda mensal de até R$ 1.600.

O plano contempla a construção de 2.084 unidades residenciais pelo valor global de R$ 122,956 milhões.

Out 01, 2012 9:10
qqhum Forista Assíduo

FATO RELEVANTE

A Direcional Engenharia S.A. vem informar a seus acionistas e ao mercado em geral que firmou, junto ao Banco do Brasil e ao Governo do estado do Ceará, na data de 28 de setembro de 2012, contrato para a construção de unidades residenciais na cidade de Maracanaú, no âmbito do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, para famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais).

O projeto, denominado “Orgulho do Ceará 2”, contempla a construção de 2.096 (duas mil e noventa e seis) unidades residenciais pelo valor global de R$ 132.048.000,00 (cento e trinta e dois milhões e quarenta e oito mil reais).

Belo Horizonte, 28 de setembro de 2012
CARLOS WOLLENWEBER
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Out 03, 2012 9:25
qqhum Forista Assíduo

COMUNICADO AO MERCADO

DIRECIONAL ALCANÇA RECORDE DE R$ 543 MILHÕES DE LANÇAMENTOS
E R$ 558 MILHÕES DE VENDAS NO 3T12.

Os lançamentos atingiram nível recorde de R$ 543,1 milhões no 3T12,
crescimento de 44% em relação ao 3T11. No total foram lançadas 7.015
unidades, com preço médio de R$ 86,2 mil*.

Nos primeiros nove meses de 2012, o VGV lançado foi de R$ 1,2 bilhão,
aumento de 30% quando comparado aos R$ 888,2 milhões lançados no
mesmo período de 2011, desconsiderando compra de participações.

http://siteempresas.bovespa.com.br/cons ... zar&Site=C

Nov 06, 2012 9:40
Eterno Forista VIP
Eterno

interessante o papel hein...
vou ver se consigo estudar.

Nov 20, 2012 10:06
nope Forista Assíduo
nope

Direcional prorroga prazo para compra de ações

O exercício de opções de compra de ações, do Programa II do Plano de Opções, irá valer até o dia 22 de dezembro de 2013. A Direcional Engenharia informou que, em reunião do conselho de administração realizada nesta segunda-feira (19/11), foi aprovada a postergação, por 12 meses, no prazo de carência para exercício das opções de compra de ações, no âmbito do Programa II do Plano de Opções de Compra de Ações, aprovada em 22 de dezembro de 2009.
O programa é destinado somente àqueles que se tornaram exercíveis em 22 de dezembro de 2010. Com isso, as opções de compra de ações, cujo prazo final era previsto inicialmente para 22 de dezembro de 2012, passam a ser exercíveis até 22 de dezembro de 2013.

:arrow: http://www.brasileconomico.ig.com.br/no ... 25023.html

Jan 04, 2013 18:13
Falso Gênio Forista Assíduo
Falso Gênio

Quem viu a prévia operacional da direcional? Eu tomei um susto com o vso de 51% do minha casa minha vida I no 4 trimestre de 2012, e vso de outros produtos caiu para 15,3% no 4 trimestre de 2012. Direcional também atua no média, média-alta, alta renda e comercial, entretanto, com uma parcela pequena, e é especializada no faixa 1 da minha casa e minha vida. Já a MRV não trabalha com a faixa 1, somente com a II e III.

Mesmo que não sejam as margens da EZTEC, HELBOR, JHSF, ela está sozinha junto com a MRV no baixa renda, e as companhias saíram do baixa renda........

As vendas contratadas do 4 trimestre de 2012 aumentou 208% em relação ao quarto trimestre de 2011. Cara, não sou adepto do segmento de baixa renda, e estou num contra-senso total agora, pois isso não significa nada, se tiver estouro de obra. Mas, analisando o histórico da direcional ela sempre foi do baixa-renda, e ela e a mrv foram as únicas que não tiveram estouro de obras grandes.

Sempre fui a favor da JHSF, EZTC, HBOR3, mas, atualmente, não estou pagando para ver devido à concorrência do média, média-alta, alta renda. Pois, aproximadamente 60% do PIB é São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul. Qualquer estratégista vai atacar São Paulo, pois é o maior PIB do País com aproximadamente 30%.

A P-o-rrada em SP vai ser forte, pois qualquer empresa que se volte ao média, média-alta, alta renda tem que atacar São Paulo. JHSF3, EZTC3 somente estão em São Paulo, a Hbor3 boa parte dos seus lançamentos estão em São Paulo..........

A Po-r-rada vai estancar, e o nicho de mercado é baixo, estava falando com meu tio que é corretor, e trabalha na Lopes que está difícil de vender para o média, média-alta, alta renda, pois a maioria das compras são financiadas, e existe muita oferta de imóveis nestas faixas de renda, e poucas pessoas para comprar no país. Para entrar nestes imóveis, o casal deve possuir uma renda bruta acima de R$ 8000,00, senão não conseguem comprar. Poucas pessoas no Brasil possuem esta renda!!

Logo, comprei dirr3, muito no contra-senso, mas achei que é uma boa oportunidade para este ano, ainda mais com os incentivos do governo que provavelmente aumentarão suas margens. Mas, nunca ficaria vendido na EZTC, JHSF e HBOR3.

Eu fiz três cenários para estas empresas, péssimo, médio e excelente. Cheguei a conclusão que o retorno esperado da DIRR3 é maior, pois o péssimo cenário não existe, nem o médio e só o excelente, não contei com os estouros de obras. A demanda será maior que a oferta para a DIRR3, as variáveis incontroláveis externas estão todas a favor. Somente tem que fazer o dever de casa, sem estouro de obras e mantendo as margens...

Abraços

Mar 14, 2013 11:32
vk Forista Assíduo

Falso Gênio escreveu:Quem viu a prévia operacional da direcional? Eu tomei um susto com o vso de 51% do minha casa minha vida I no 4 trimestre de 2012, e vso de outros produtos caiu para 15,3% no 4 trimestre de 2012. Direcional também atua no média, média-alta, alta renda e comercial, entretanto, com uma parcela pequena, e é especializada no faixa 1 da minha casa e minha vida. Já a MRV não trabalha com a faixa 1, somente com a II e III.

Mesmo que não sejam as margens da EZTEC, HELBOR, JHSF, ela está sozinha junto com a MRV no baixa renda, e as companhias saíram do baixa renda........

As vendas contratadas do 4 trimestre de 2012 aumentou 208% em relação ao quarto trimestre de 2011. Cara, não sou adepto do segmento de baixa renda, e estou num contra-senso total agora, pois isso não significa nada, se tiver estouro de obra. Mas, analisando o histórico da direcional ela sempre foi do baixa-renda, e ela e a mrv foram as únicas que não tiveram estouro de obras grandes.

Sempre fui a favor da JHSF, EZTC, HBOR3, mas, atualmente, não estou pagando para ver devido à concorrência do média, média-alta, alta renda. Pois, aproximadamente 60% do PIB é São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul. Qualquer estratégista vai atacar São Paulo, pois é o maior PIB do País com aproximadamente 30%.

A P-o-rrada em SP vai ser forte, pois qualquer empresa que se volte ao média, média-alta, alta renda tem que atacar São Paulo. JHSF3, EZTC3 somente estão em São Paulo, a Hbor3 boa parte dos seus lançamentos estão em São Paulo..........

A Po-r-rada vai estancar, e o nicho de mercado é baixo, estava falando com meu tio que é corretor, e trabalha na Lopes que está difícil de vender para o média, média-alta, alta renda, pois a maioria das compras são financiadas, e existe muita oferta de imóveis nestas faixas de renda, e poucas pessoas para comprar no país. Para entrar nestes imóveis, o casal deve possuir uma renda bruta acima de R$ 8000,00, senão não conseguem comprar. Poucas pessoas no Brasil possuem esta renda!!

Logo, comprei dirr3, muito no contra-senso, mas achei que é uma boa oportunidade para este ano, ainda mais com os incentivos do governo que provavelmente aumentarão suas margens. Mas, nunca ficaria vendido na EZTC, JHSF e HBOR3.

Eu fiz três cenários para estas empresas, péssimo, médio e excelente. Cheguei a conclusão que o retorno esperado da DIRR3 é maior, pois o péssimo cenário não existe, nem o médio e só o excelente, não contei com os estouros de obras. A demanda será maior que a oferta para a DIRR3, as variáveis incontroláveis externas estão todas a favor. Somente tem que fazer o dever de casa, sem estouro de obras e mantendo as margens...

Abraços

Se mantiverem a margem, tudo indica que vamos ter um grande salto no lucro líquido nos próximos 2 anos. Tô pagando pra ver tb.

Mar 14, 2013 12:04
ManoScience Forista VIP

Essa aqui tb está no meu radar.
De olho no próximo resultado.

Vamo que vamo.

Mar 20, 2013 15:47
henriquefd Estreante
PREVIA OPERACIONAL 4T 2012!! RECORDE HISTORICO!!!
henriquefd

Boa tarde, pessoal.

Quem ainda nao entrou em DIRR3, aproveita que ela abriu posição pra compra com as quedas desta semana. Engraçado que as quedas começaram no início da semana, em sincronia com a Prévia Operacional de T4 2012, que apresenta EXCELENTES números. Seja que os tubarões estão gerando movimento de queda pra comprar na baixa?

http://ri.direcional.com.br/direcional/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=13832&conta=28&id=165743

Copiando direto do documento:

"DIRECIONAL ANUNCIA NOVO RECORDE DE VENDAS LÍQUIDAS NO 4T12, COM R$ 1,1 BILHÃO, REPRESENTANDO UM CRESCIMENTO DE 208% EM RELAÇÃO AO 4T11. NO ANO, AS VENDAS LÍQUIDAS ALCANÇARAM R$ 2,3 BILHÕES, CRESCIMENTO DE 84% EM RELAÇÃO A 2011."

Pode ate estar caindo, mas dia 25, segunda-feira, ela solta oficialmente o resultado. Quem posicionar agora vai se dar bem! :wink:

Mar 20, 2013 16:15
henriquefd Estreante
Re: PREVIA OPERACIONAL 4T 2012!! RECORDE HISTORICO!!!
henriquefd

pobrep escreveu:
henriquefd escreveu:Boa tarde, pessoal.

Quem ainda nao entrou em DIRR3, aproveita que ela abriu posição pra compra com as quedas desta semana. Engraçado que as quedas começaram no início da semana, em sincronia com a Prévia Operacional de T4 2012, que apresenta EXCELENTES números. Seja que os tubarões estão gerando movimento de queda pra comprar na baixa?

http://ri.direcional.com.br/direcional/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=13832&conta=28&id=165743

"DIRECIONAL ANUNCIA NOVO RECORDE DE VENDAS LÍQUIDAS NO 4T12, COM R$ 1,1 BILHÃO, REPRESENTANDO UM CRESCIMENTO DE 208% EM RELAÇÃO AO 4T11. NO ANO, AS VENDAS LÍQUIDAS ALCANÇARAM R$ 2,3 BILHÕES, CRESCIMENTO DE 84% EM RELAÇÃO A 2011."

Pode ate estar caindo, mas dia 25, segunda-feira, ela solta oficialmente o resultado. Quem posicionar agora vai se dar bem! :wink:

Henrique, conferi a prévia.
Apesar de não ser sócio aqui, vou começar a olhar ela bom bons olhos.
O resultado parece que virá muito bom, mesmo!

O que me deixa animado, é que ela subiu de 11 para os 15 atuais, após o resultado do 3T12. So que o 4T12 representa METADE das vendas do ano e é 200% superior ao 4T11. Ou seja, é muito provável que o lucro da empresa esteja acima do projetado pelo mercado, já que o ultimo trimestre foi muito forte! Não apenas forte, foi um recorde histórico! Estou ansioso pelo dia 25; :D

Mar 20, 2013 16:19
magrao-vix Forista Assíduo
Re: PREVIA OPERACIONAL 4T 2012!! RECORDE HISTORICO!!!

henriquefd escreveu:Boa tarde, pessoal.

Só discordo que a queda vem em sincronia com a prévia, porque a prévia já saiu faz tempo, em 3 de Janeiro, e desde então a ação subiu bem, mas nas ultimas 2 semanas tá devolvendo tudo. Acredito que seja parte do pessimismo generalizado do mercado com o setor de construção.

Mas também acho que saindo o resultado, voltará a subir. Ao que tudo indica, o resultado do 4T será violento!! As Vendas no 4T foram quase o dobro do 3T, que foi o recorde de receita da empresa, e foram quase metade das vendas do ano inteiro!!

Minha estimativa conservadora aqui é de 65-70M de lucro no 4T, que seria uma alta de 45-55% sobre o 4T11. E eu acho que estou sendo bem conservador, pode ser bem mais que isso.

Acho que vou aproveitar essa semana para fazer mais umas comprinhas, aumentar um pouco a posição aqui e aproveitar pra baixar meu preço médio.

Mar 20, 2013 16:22
henriquefd Estreante
henriquefd

Opa! Direcional no azul! Torcendo pra ela pegar ritmo e fechar acima dos 15. Eu ja estou completamente posicionado entao agora é torcer pra subir. :)

Próximo

Voltar para Mid Caps