Bem-vindo: Jun 20, 2019 13:05

Ago 08, 2013 15:00
Falso Gênio Forista Assíduo
Direcional Engenharia S.A - DIRR3
Falso Gênio

O mercado só tem especulador, e é burro. O nível da galera no fórum é alto, estou em R$ 12,80, e nem estou bolado, pois ela vai foguetar, só ter paciência, e esperar 12 meses. Mesmo, que haja problema na incorporação devido ao reconhecimento de receita do faixa 1, o lucro dela irá aumentar nos próximos trimestres, porque existe muita receita para reconhecer devido aos mostruosos lançamentos do faixa 1 no segundo semestre de 2012 e no primeiro semestre de 2013.

Vou vender uma ação que irá aumentar o lucro nos próximos trimestres de forma substancial, e possui cagr 49% de receita ao ano, só se eu for muito burro...

Abraços!
Editado pela última vez por Falso Gênio em Ago 08, 2013 15:08, em um total de 2 vezes.

Ago 08, 2013 15:03
Re: Direcional Engenharia S.A - DIRR3
Falso Gênio

Direcional vive seu pior momento em incorporação
Compartilhar:
Por Chiara Quintão | De São Paulo
O momento operacional vivido pela Direcional Engenharia, no segmento de incorporação, é de "fundo do poço", conforme o vice-presidente da companhia, Ricardo Ribeiro. Os distratos - cancelamentos de vendas - e a concessão de descontos na comercialização de unidades levaram a companhia a registrar, no segundo trimestre, sua pior margem bruta, de 20,8%.

De acordo com Ribeiro, a elevação do volume de distratos resultou tanto do cancelamento de vendas feitas, anteriormente, a investidores que não estão dispostos a financiar, após a entrega dos empreendimentos, 70% do valor de unidades em que não vão morar, quanto da diminuição da capacidade de pagamento por parte de algumas famílias, por terem a renda mais comprometida.

Além de contribuir para aumentar os distratos, as vendas feitas a investidores têm resultado em mais concorrência para a Direcional, à medida que uma parcela deles está disposta a revendê-las a qualquer preço, segundo Ribeiro.

Para evitar que, futuramente, isso se repita, explica o executivo, a Direcional passou a oferecer, neste ano, condições de crédito mais restritivas a compradores que queiram adquirir mais de uma unidade. A parcela a ser paga até as chaves, que costuma ser de 30% do valor do imóvel, é elevada para 50% caso o comprador adquira duas ou três unidades.

Para o segundo semestre, ainda são esperados distratos acima da média. A maior parte dos cancelamentos de vendas da Direcional foi registrada na região Norte, e os maiores descontos foram concedidos nas praças de Porto Velho e Belém, em que a empresa está reduzindo sua exposição. O abatimento na venda de unidades ocorre, principalmente, em mercados nos quais a incorporadora avalia que é mais barato reduzir operações. "Em Belo Horizonte e Brasília, onde não temos estoques, há desconto zero", diz.

O foco na redução de estoques levou a Direcional a reduzir lançamentos de incorporação. No segundo trimestre, a empresa lançou R$ 44 milhões em incorporação, 79% a menos que no mesmo período de 2012. No semestre, a redução foi de 83%, para R$ 59 milhões. Ribeiro não informa metas de Valor Geral de Vendas (VGV) para o ano, mas deixa claro que o segmento tende a ganhar participação no total de lançamentos.

A Direcional está mais rigorosa em relação à rentabilidade exigida para lançar novos projetos. Conforme o vice-presidente, novos empreendimentos de incorporação precisam alcançar margem bruta de 30%. As atenções, no segmento, estão nos mercados de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e interior e do Estado de São Paulo.

A companhia tem projetos de incorporação aprovados, cujo lançamento dependerá do mercado, segundo Ribeiro. "Vamos testar o mercado, mas sem fazer loucura", diz o executivo. Segundo ele, um erro tem consequências "muito mais graves" num cenário, com menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

A Direcional atua também na prestação de serviços de construção, que inclui a produção de unidades para a faixa 1 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Ribeiro disse estar "muito otimista" em relação ao segmento faixa 1. "Estamos tentando antecipar ao máximo as contratações, sempre perto de regiões em que já estamos presentes", disse o vice-presidente.

No segundo trimestre, os lançamentos da empresa para a faixa 1 somaram R$ 402,5 milhões, com crescimento de 55% e, no semestre, chegaram a R$ 807 milhões, com expansão de 212%. As vendas contratadas do segmento tiveram alta de 83,9% e, no semestre, elevação de 240%.

No conjunto - incorporação mais faixa 1 -, as vendas aumentaram 35% no segundo trimestre, para R$ 655,9 milhões. Os repasses foram recordes no período, assim como a receita líquida da empresa, que atingiu R$ 466 milhões. A companhia consumiu caixa de R$ 7 milhões no trimestre.

Conforme o diretor financeiro e de relações com investidores da Direcional, Carlos Wollenweber, a recuperação das margens da empresa pode ser esperada para o primeiro trimestre de 2014.

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/322456 ... z2bOjFmNZS

Ago 08, 2013 15:27
ojappadonodo6 Estreante
ojappadonodo6

Também penso da mesma maneira. DIRR está sinalizando uma série de FCF's positivos e crescentes para o futuro. É parruda e, provavelmente, uma das poucas que podem gozar de ganho de escala no setor, operando nas faixas baixas do MCMV. Talvez, pontualmente e em termos de fluxo, ela seja preterida em relação a algumas que vem apresentando melhor momento em termos de resultados, como TCSA. Mas, está valendo, acho. Se falei alguma besteira, corrijam-me.

Ago 08, 2013 17:28
Falso Gênio

Sim, não está errado. As outras ainda correm o risco de demanda, atuando na incorporação. Não houve estouro de obra, houve descontos agressivos nos imóveis prontos, e distratos que diminuiram a margem bruta, e a empresa possui maior receita em prestação de serviço, portanto baixa a margem em relação ao segundo trimestre de 2012 que possuia mais receita de incorporação. Além disso, os distratos geram maior margem futura, porque houve o boom imobiliário, e muitos foram vendidos a preços defasados do atual momento de mercado.

Abraços!

ojappadonodo6 escreveu:Também penso da mesma maneira. DIRR está sinalizando uma série de FCF's positivos e crescentes para o futuro. É parruda e, provavelmente, uma das poucas que podem gozar de ganho de escala no setor, operando nas faixas baixas do MCMV. Talvez, pontualmente e em termos de fluxo, ela seja preterida em relação a algumas que vem apresentando melhor momento em termos de resultados, como TCSA. Mas, está valendo, acho. Se falei alguma besteira, corrijam-me.

Ago 13, 2013 23:38
Falso Gênio

Depois de baixa, Direcional é aposta em construção
Compartilhar:
Por Beatriz Cutait | De São Paulo

Imagem

As ações do setor imobiliário não vivem seu melhor momento neste ano. Com juros, inflação e endividamento mais altos e a desaceleração da economia com impacto direto sobre o crédito, papéis como da Brookfield, PDG Realty, Gafisa e Rossi figuram entre as maiores quedas de 2013. De janeiro a julho, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, perdeu 20,9%, mas o Imob, índice que representa o setor de construção, caiu ainda mais - 22,4%.

O fraco desempenho do segmento, entretanto, abre espaço para compra de algumas ações escolhidas a dedo. E é justamente nessa estratégia que os papéis da Direcional ganham atenção entre as corretoras e gestoras de recursos. As ações da empresa dispararam em 2012, com alta de 52,5%, mas não conseguem escapar neste ano do mau humor do mercado acionário como um todo. Até sexta-feira, as ações caíam 14,7% em 2013.

O otimismo, contudo, prevalece, mesmo com um resultado trimestral que pressionou os papéis no início da semana passada. A Votorantim Corretora revisou o modelo de avaliação da empresa e indicou que o preço estava atrativo, despertando um bom ponto de entrada, depois de uma queda recente.

Os analistas João Arruda e Rafael Musqueira têm recomendação "outperform" (desempenho acima da média do mercado) para as ações, com preço-alvo de R$ 19,00 para dezembro de 2014. O valor equivale a uma valorização potencial de 61% sobre o preço de fechamento do pregão de sexta-feira.

A corretora tem uma expectativa de resultados mais saudáveis nos próximos trimestres, e destaca, em relatório, os esforços da Direcional para desenvolver mais projetos da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

A atual concentração da empresa no programa do governo federal está no foco de todas as instituições que acompanham as ações.

Para o analista Renato Maruichi, da Fator Corretora, a atuação na faixa 1 do programa se destaca por se tratar apenas de construção, o que descarta riscos associados à incorporação. "A empresa não corre o risco de não vender o imóvel construído", diz Maruichi, que cita como vantagens, além do ciclo de negócios mais curto e a garantia de demanda, o foco na construção de unidades de baixo valor unitário e o método criado pela empresa de construção de unidades de forma padronizada.

Como desvantagem, o analista aponta o menor retorno nesse segmento de atuação, fator em parte compensado pela atuação da empresa também no ramo de incorporação, área que pode ganhar força conforme a demanda.

"O cenário atual está mais voltado para o Minha Casa, Minha Vida, mas pode haver uma virada em 2014, com a empresa atuando mais em incorporação", afirma o analista da Fator, para quem a Direcional também tem a seu favor o fato de estar mais exposta a mercados com maior déficit habitacional. A Fator tem recomendação de compra para as ações da Direcional e preço-alvo de R$ 19,00 para o fim deste ano.

Fernando Araujo, gestor da FCL Capital, também elenca as particularidades da Direcional e a concentração dos negócios na faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida. "Incorporação é um segmento até pequeno dentro da empresa e a venda no programa MCMV não corre risco de demanda, porque atende o governo", diz Araujo. Ele ainda chama atenção para as vantagens competitivas da companhia, diante da construção em escala industrial e custos mais baixos que os de concorrentes.

De toda forma, a Direcional não está imune aos problemas do mercado imobiliário e o gestor reconhece que os distratos - cancelamentos de vendas - também têm atrapalhado a trajetória da companhia. O fato foi admitido pelo próprio vice-presidente da empresa, Ricardo Ribeiro, na semana passada.

O executivo chegou a dizer que o momento operacional vivido pela Direcional no segmento de incorporação é de "fundo do poço". Os distratos e a concessão de descontos na comercialização de unidades levaram a companhia a registrar, no segundo trimestre, sua pior margem bruta, de 20,8%. A expectativa, contudo, é de uma recuperação das margens no primeiro trimestre de 2014.

Ribeiro também disse estar "muito otimista" em relação ao segmento faixa 1. No primeiro semestre, os lançamentos da empresa para a faixa somaram R$ 807 milhões, uma expansão de 212%. As vendas contratadas do segmento ainda tiveram alta de 240%.

Ainda que tenha considerado os resultados do segundo trimestre fracos, a Ágora Corretora disse, em relatório, que os fundamentos permanecem sólidos e que espera um segundo semestre melhor. Por isso, manteve a recomendação de compra dos papéis, com preço-alvo de R$ 19,10.

Apesar do entusiasmo de analistas com os projetos da faixa 1 do programa MCMV, há preocupação com uma descontinuidade após 2014, em um ambiente eleitoral que ficou mais incerto. A Ágora, contudo, não espera uma ruptura nesse sentido, já que o programa atual evoluiu de outro projeto, adotado desde 1999. Mas a corretora assinala que, a partir de 2015, uma nova fase vai precisar ser aprovada e o ritmo do programa deverá ser reduzido. (Colaborou Chiara Quintão)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/323042 ... z2bu4BSOM0

Ago 29, 2013 16:47
Kubrick Forista Assíduo

Sempre gostei da direcional... Para uma operação dessas, está esperando uma valorização de ao menos 30% nos proximos 2 anos.

http://www.infomoney.com.br/mercados/ac ... sa-entenda

Ago 29, 2013 17:15
Catch22 Forista Assíduo

Kubrick escreveu:Sempre gostei da direcional... Para uma operação dessas, está esperando uma valorização de ao menos 30% nos proximos 2 anos.

http://www.infomoney.com.br/mercados/ac ... sa-entenda

Nem tudo que reluz é ouro.

Ago 30, 2013 17:01
Marcos Forista VIP

Eu dei uma saída hoje, a 12,24, para aproveitar as últimas altas. Vou recomprar quando realizar.

Set 03, 2013 21:59
Marcos Forista VIP

Editado pela última vez por Marcos em Mar 11, 2015 11:11, em um total de 1 vez.

Set 03, 2013 22:48
Sultan of Swing Forista Assíduo

Marcos escreveu:Recomprei a 12,08. Não quero ficar de fora, ainda mais depois do anúncio abaixo (o controlador deve saber o que está fazendo).

Controladores se endividam para comprar ações da própria empresahttp://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2928627/controladores-endividam-para-comprar-acoes-propria-empresa-entenda

Ótima notícia, Marcos! Estou comprado na DIRR3 (no vermelhaço, por sinal), o meu único medo é que fosse algo hype tipo o contrato de put que o Eike anunciou (mas nunca assinou) para botar dinheiro na OGXP, mas como houve um comunicado oficial à CVM, então parece que a coisa é para valer. Fico mais aliviado com a nova, valeu! :)

Out 28, 2013 17:36
WizardHsc Forista Assíduo
WizardHsc

Alguém ainda por aqui? Poderia opinar sobre a empresa?

Jan 20, 2014 16:46
Falso Gênio

Comprei mais, e baixei meu preço médio.

Fev 05, 2015 15:15
Yuri Cunha Forista Assíduo
Yuri Cunha

Com a cotação próxima dos R$6,00, arriscaria-me em dizer que já é uma companhia "vaca leiteira". Estimo uma distribuição de proventos ao longo de 2015 entre R$0,50 à R$0,60 por ação, ou seja, algo em torno de 8 ou 9%, especialmente em função do baixo índice de alavancagem. Montarei posição nas próximas semanas.

Alguém aqui já está comprado?

Fev 05, 2015 15:16
Xuxa Forista VIP

Yuri Cunha escreveu:Com a cotação próxima dos R$6,00, arriscaria-me em dizer que já é uma companhia "vaca leiteira". Estimo uma distribuição de proventos ao longo de 2015 entre R$0,50 à R$0,60 por ação, ou seja, algo em torno de 8 ou 9%, especialmente em função do baixo índice de alavancagem. Montarei posição nas próximas semanas.

Socando venda.

É isso aí.

Fev 05, 2015 15:43
Yuri Cunha

Xuxa escreveu:
Yuri Cunha escreveu:Com a cotação próxima dos R$6,00, arriscaria-me em dizer que já é uma companhia "vaca leiteira". Estimo uma distribuição de proventos ao longo de 2015 entre R$0,50 à R$0,60 por ação, ou seja, algo em torno de 8 ou 9%, especialmente em função do baixo índice de alavancagem. Montarei posição nas próximas semanas.

Socando venda.

É isso aí.

O cenário macroeconômico deteriorou com força a cotação, mas não a empresa. O setor da construção civil passa por ajustes, especialmente porque estamos no período de baixa do ciclo. De qualquer maneira, em termos de fundamentos, a considero umas das melhores companhias da área. Em algum momento dentro de dois ou três anos, projeto um retorno de quase 100% contando com a distribuição de proventos. Para mim, está inclusive um pouco mais atraente que CYRE3, MRVE3 e HBOR3. Vai dar certo.

Mar 03, 2015 13:03
Yuri Cunha

Amigo Xuxa,

Continua pessimista com a companhia/setor?

Esse programa de recompra de mais de 7 milhões de ações parece interessante, não? Achei agressivo e tempestivo, denotando o descontásso em que se opera o papel atualmente.
A par disso, a situação financeira da empresa segue maravilhosa. A governança sabe o que faz aqui.

Um abraço!

Mar 03, 2015 13:36
Xuxa Forista VIP

Yuri Cunha escreveu:Amigo Xuxa,

Continua pessimista com a companhia/setor?

Esse programa de recompra de mais de 7 milhões de ações parece interessante, não? Achei agressivo e tempestivo, denotando o descontásso em que se opera o papel atualmente.
A par disso, a situação financeira da empresa segue maravilhosa. A governança sabe o que faz aqui.

Um abraço!

Só sigo o lado mais forte da força. Ou pelo menos procuro seguir.

Não sou otimista nem pessimista em relação a nenhum papel da bolsa.

Quando os touros estiverem no comando, eu me junto a eles e pronto.

Papel em tendência de baixa se procura somente ponto de venda. E só. Quem compra só ajudar a gente a fazer nossos trades vendidos.

No momento, não estou neste papel específico (zerei as vendas).

Só se perder o último fundo que soco mais algumas.

É isso aí.

Mar 11, 2015 11:13
Marcos Forista VIP

Seria bom demais para ser verdade.

Fundo pode pagar R$ 700 milhões para fechar capital da Direcional

Agência Estado

Publicação: 11/03/2015 09:00 Atualização:

O fundo saudita controlador da Red Sea Housing se uniu à família Gontijo para fechar o capital da construtora mineira Direcional Engenharia, segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. O fundo irá financiar a oferta com R$ 700 milhões (US$ 225 milhões) para a família, que é fundadora da companhia, prosseguir com a operação.

A oferta pública de aquisição (OPA), conforme as mesmas fontes, oferecerá R$ 9 por ação - correspondente a um prêmio de quase 60% sobre a cotação da segunda-feira (9) dos papéis, de R$ 5,67, e pode ser anunciada ainda neste mês. Se confirmada a operação, o fundo e a família dividirão o controle da Direcional com uma fatia de 50% cada. O acordo marcará a entrada do fundo saudita no Brasil.

Procurada, a Direcional negou as negociações. Em comunicado, afirmou que consultou sua acionista controladora Filadelphia Participações, bem como seus respectivos administradores e acionistas controladores diretos e indiretos, que asseguraram não haver nenhuma negociação em curso visando ao fechamento do capital. Já o Red Sea não respondeu aos pedidos de entrevista até o fechamento da edição desta quarta do jornal.

De acordo com pessoas próximas à empresa, as conversas entre o Red Sea e a família Gontijo se arrastam desde o ano passado e avançaram, em meio à desvalorização do real, que tornou os ativos brasileiros mais atrativos para investidores estrangeiros. A operação anterior, negociada em dezembro, era um aumento de capital, no qual o fundo da Arábia Saudita ficaria com 25% da Direcional, pagando R$ 14,72 por ação.

A família possui 47,94% das ações em participações diretas e indiretas por meio de sua holding, segundo informações que constam no site da BM&FBovespa. "As partes estão esperando apenas o anúncio oficial da Fase 3 do Minha Casa, Minha Vida para finalizar o acordo", diz uma fonte com conhecimento no assunto.

Os controladores da Direcional chegaram a se reunir em Londres com o Red Sea, em 17 de dezembro e quase bateram o martelo sobre o aumento de capital. No entanto, fecharam apenas uma parceria, anunciada dia 1º de março, para construção de casas populares fora do Brasil que, posteriormente, pode virar uma joint venture.

Mudança

Com a subida do dólar e a queda das ações, porém, o custo da transação para os sauditas diminuiu e acelerou as conversas com a família mineira. "O preço atual de mercado equivale a um terço do que eles (Red Sea) estavam dispostos a pagar em dezembro. Com isso, mesmo que eles paguem um prêmio gordo na OPA (oferta pública de ações), vai sair muito mais barato do que antes", diz a fonte. Neste ano a ação da Direcional acumula queda de mais de 30%. No outro sentido, o dólar se valorizou cerca de 10% em relação ao real.

Um gestor de recursos lembra que o funding para empresas do setor de construção, principalmente no nicho da Direcional - obras ligadas a programas governamentais - ficou mais caro por conta da deterioração da economia brasileira e os desdobramentos da Lava Jato. Isso tornou a empresa um "alvo fácil" para aquisição ou associação. "Com certeza, no momento que os árabes entrarem, vão fechar capital", acrescenta.

Desde meados de 2014, segundo outra fonte, foi feita uma due diligence (auditoria) na empresa. Os assessores da Direcional nesta operação são o Itaú BBA e o Souza e Cescon Advogados. Já do lado dos saudita, deram suporte o Citibank e o Pinheiro Guimarães Advogados. Trajetória. A Red Sea Housing, com mais de 25 anos de atuação, é um braço da Al-Dabbagh, gigante petrolífera da
Arábia Saudita, ligada à família real, e já desenvolveu projetos em cerca de 60 países.

A Direcional, com sede em Belo Horizonte, atua em 12 estados do Brasil e tem foco em construções habitacionais para a população de menor renda como o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo brasileiro. No ano passado, seus lançamentos consolidados somaram R$ 1,654 bilhão, montante 36% menor que o registrado em 2013. A empresa entregou R$ 1,7 bilhão equivalente a 18.554 unidades. A Direcional divulga suas demonstrações financeiras de 2014 na próxima segunda-feira.

No momento, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisa o pedido de OPA de cinco companhias: Souza Cruz, BHG, Banco Indústria e Comercial e SEB Participações.

Mar 11, 2015 11:39
Yuri Cunha

Eu sigo comprado aqui a um preço médio de R$5,53. Praticamente a mínima histórica. Considero que esta seja uma das maiores distorções em toda a bolsa de valores atualmente. A cotação está absurdamente distante dos fundamentos da empresa.

A companhia divulgou fato relevante hoje de manhã rechaçando a veracidade desta notícia. De todo modo, não é um boato que se inventa simplesmente da noite para o dia. Onde há fumaça, pode haver fogo. Com esse descontásso que se vê no papel, vale o risco para os especuladores e vale o tempo para os investidores.

Mar 11, 2015 12:54
Marcos Forista VIP

Não sei como, mas ainda deu para comprar no vermelho no início do pregão, a R$ 5,65. Comprei 12K para esperar um boato de OPA. De qualquer jeito, a empresa está com o P/L abaixo de 5 e um P/VP de cerca de 0,50. Além disso, a dívida líquida é menor que o LL anual.
Editado pela última vez por Marcos em Mar 17, 2015 8:35, em um total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para Mid Caps