Bem-vindo: Set 24, 2017 13:57

Jun 19, 2011 3:25
frenzalrhomb Forista Assíduo
Renova Energia S.A - RNEW11

Só para encaminhar...esta é a matriz energética Brasileira, retirado do site da ANEEL, do BIG (Banco de Informaçoes de Geração)
Imagem
Meu ponto é este... Eólica tem MUITO o que crescer... e isso que ainda nem começamos a pensar em colocar energia eolica offshore!!!
Comparando com a mesma tabela que eu havia utilizado para um trabalho de mestrado meu, só que de 4 meses atrás, Energia eólica representava 0,76% , produzindo 928.986kW .... é um crescimento significativo, na minha opinião, o que vemos hoje.

Jun 19, 2011 3:35
Re: Segue email que mandei p/ Empiricus Research

Strogomofolio escreveu:Infelizmente não. Acho que eles não gostam muito de renováveis. Respeito a opinião, mas não concordo. Pode ser bem lucrativo com essas vantagens que descrevi (alinhamento com fornecedores e financiadores + possíveis maiores incentivos fiscais por ser fonte limpa). Vamos que vamos. Na sexta a light anunciou que vai participar junto em projetos da Renova. Agora, espero a manifestação da Renova após fim do período de silêncio do RI.
Confesso que não conheço muito a Empiricus, então não posso opiniar quanto a eles gostarem ou não de renováveis. Eu também mandei um e-mail, vamos ver... eles só vão responder se virem que há alguma demanda.

Mas minha opinião é essa: entrar em açao de petrolífera é loucura. Esse setor ainda vai entrar num colapso... pode ser daqui 5 anos.. 10.. ou até 20... mas um dia entra em colapso. A única saída que vejo para eles, no caso a Petrobras, seria investir em Geotermica, pois a tecnologia necessária é a mesma. Isso pensando numa eventual migração para carros apenas elétricos, já que etanol não vai poder sustentar o planeta inteiro. (Carro elétrico já existe há tempos, e em 1996 a GM produzia um chamado EV1 http://en.wikipedia.org/wiki/GM_EV1 ) Foi descontinuado por lobby... sabemos de quem... e antes que qualquer pessoa fale de autonomia, ela podia chegar a 240 km =)

Jun 19, 2011 18:10
Strogomofolio Estreante
Re: Segue email que mandei p/ Empiricus Research

frenzalrhomb escreveu:Confesso que não conheço muito a Empiricus, então não posso opiniar quanto a eles gostarem ou não de renováveis. Eu também mandei um e-mail, vamos ver... eles só vão responder se virem que há alguma demanda.

Mas minha opinião é essa: entrar em açao de petrolífera é loucura. Esse setor ainda vai entrar num colapso... pode ser daqui 5 anos.. 10.. ou até 20... mas um dia entra em colapso. A única saída que vejo para eles, no caso a Petrobras, seria investir em Geotermica, pois a tecnologia necessária é a mesma. Isso pensando numa eventual migração para carros apenas elétricos, já que etanol não vai poder sustentar o planeta inteiro. (Carro elétrico já existe há tempos, e em 1996 a GM produzia um chamado EV1 http://en.wikipedia.org/wiki/GM_EV1 ) Foi descontinuado por lobby... sabemos de quem... e antes que qualquer pessoa fale de autonomia, ela podia chegar a 240 km =)
Muito bom o seu post. Eu concordo plenamente. Já vi que seguimos estratégias bem similares, comprando boas ideias para prazo mais longo ao invés de simples folhas de balanço. Desde a descoberta do pré-sal eu argumento o mesmo, talvez até o pico da exploração (+10-20 anos?) esse tipo de combustível já pode ter uma imagem tão ruim que a falta demanda vai derrubar os preços. Talvez estamos pensando um pouco na frente (espero que não :) ), pois ainda há todo indústria de plásticos, derivados e toda a mudança tecnológica necessária que pode sustentar uma demanda razóavel por um bom tempo enquanto os recursos "baratos" estão acabando. Quanto ao pré-sal, se eu fosse imperador eu investiria 100% dos recursos em educação e na transição para uma economia descarbonizada.
Eu vi esse documentário já tem um tempinho e fiquei bastante impressionado: "Who Killed the Electric Car". Os " donos " implorando para que não destruíssem os seus carros amados. Bizarramente triste.
Porém, como investidor de vez em quando vale pensar um pouquinho no curto prazo também (5 anos?). Neste sentido, para ser um pouco polêmico, acho que tem uma joia na bolsa dentro deste setor sujo: HRT. Passei o ultimo mês estudando essa empresa. Fora a cara de maluco do Marcio Mello (CEO) e do temor do mercado quanto a instabilidade da Namíbia (Detalhe: são investment grade com mesma nota do Brasil e considerados uma democracia funcional pela ONU) o maior risco da empresa é seu IMENSO upside. Chega a ser assustador, algo como 7-8 vezes a cotação atual. Eu tenho um bom contato com o pessoal da FAS (Fundação Amazonas Sustentável) e conversei bastante sobre os projetos de Petroleo e Gás na região. A relação impacto/riqueza gerada tento a zero, ao contrário do desmatamento para pecuária (80% da orígem do desmatamento) que representa quase metade (48%) das emissões do país para gerar míseros 0.5% do PIB. Se te interessar, da uma olhada no projeto "Barril Verde" no site da HRT. É claro que é tudo uma tentativa de melhorar a imágem da empresa e tal... Porém os recursos são BEMMM significativos e destinados para bons projetos (que conheço pessoalemente) como a FAS.

Jun 19, 2011 20:12
Growmed Forista Assíduo

Projeto o próximo topo para R$42,34 ou R$39,44...To entrando no papel na segunda... é nóis

Jun 20, 2011 6:10

Growmed escreveu:Projeto o próximo topo para R$42,34 ou R$39,44...To entrando no papel na segunda... é nóis

Growmed,

o ativo tem dado bastante oportunidades para Swing Trade. Eu não sei te dizer se estes preços parecem corretos ou não. Contudo, eu ficaria esperto para Julho, que deve haver leilão para parques eólicos. Se a Renova for agressiva como tem sido, há uma possibilidade de uma boa subida no dia caso ela saia vencedora. Pelo menos foi o que houve da ultima vez, afinal, nada é garantido no mercado. Se não me engano, no próprio site deles tem informação sobre esses leilões, tem que dar uma fuçada.

Boa sorte

abs

Jun 20, 2011 6:34

Strogomofolio,

Esse filme "who killed the electric car" é muito bom. E é dai mesmo que tirei as informações. Quando eu assisti fiquei perplexo com duas coisas: 1 - que há muito tempo já havia carros eletricos. 2 - Que não há tanto tempo assim, 1996, um carro obteve um relativo sucesso... e ainda por uma montadora um tanto conservadora como a GM.
Hoje eu torço para a Tesla Motors ter sucesso... são belissimos carros! E quem sabe um dia não posso sonhar heheheh

Vc já assistiu "Future by Design" do Jacque Fresco? Há muitas idéias tecnologicas interessantes, e mostra muito sobre coisas que já poderiamos ter por já possuirmos a tecnologia e conhecimento suficientes.

Aparentemente se vc fosse um imperador, eu te apoiaria hehehehe

Sobre a HRT, eu já dei umas observadas, mas não conheço ela. Não tenho coragem de arriscar em algo que não fui atrás. Eu tenho andado um pouco atarefado, e estou acompanhando o mercado menos do que eu gostaria. Em dois meses acho que poderei me dedicar 100%.

Olhei também seu post na MNDL... gostei... eu também investi nela.. mas ando vendido... já aproveitei bem la, assim como Eztec. Depois te dou uma MP para trocarmos idéia sobre mais ativos... a tática dos turnarounds vi num blog do 'smallcaps' , é uma boa estratégia.

Voltando a Renova, ainda acho q esse ativo precisa dar uma boa popularizada. Além do fato de estarmos comprados, acho que é verdadeiramente interessante até para tentar melhorar a nossa matriz energética. Se os ativos do Eike, pré-operacionais podiam estar na moda, pq não a Renova?

Vc sabe se há algum estudo indicando a viabilidade de locais para instalação de parques eólicos no Brasil?

Jun 21, 2011 11:13
Andre Luis Correa Estreante
Renova
Andre Luis Correa

Sou novo aqui mas estou comprado em Renova desde o início - IPO. As margens da empresa quando estiver operacional, aproximadamente em julho 2012, são muito boas, comprarado com as margens dos outros setores, alem do fato de vender para o governo por preço do leilão. O saldo de energia será vendido no mercado livre onde o preço atual está acima do preço de venda do leilão. A empresa sofre por não ter liquidez e o CS faz o papel de market maker mas o volume não tem sido nada especial. Já li em algum lugar que alguns países da Europa já contam com 30% ou mais de energia eólica na fonte de energia, sendo q a Renova está na frente das outras empresas do mesmo setor.

Jun 21, 2011 12:17
Dick Trade Forista VIP
Re: Renova

Olá, Andre !

Seja bem-vindo ao Fórum InfoMoney!

Use um nick ao invés do seu nome real por questões de segurança digital.

Caso seja do seu interesse, você pode mandar uma mensagem privada (MP) para Infomoney ou e-mail para forum@infomoney.com.br solicitando a mudança e fornecendo o novo nick.

Foristas Estreantes precisam da aprovação de seus posts por algum Moderador até atingir o n° mínimo de mensagens postadas. São regras estabelecidas pelo Administrador do fórum.

Infelizmente, não temos como acompanhar o fórum 24 horas por dia, mas, tão logo sejam identificadas suas mensagens, elas serão aprovadas, desde que de acordo com as regras estabelecidas.

É recomendada a leitura dos tópicos e/ou seções abaixo:

Como Postar e Responder Tópicos e Mensagens
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10441

Regras do Fórum
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10421

Educacional & Iniciantes
http://forum.infomoney.com.br/viewforum.php?f=7

Corretoras & HBs
http://forum.infomoney.com.br/viewforum.php?f=8

Apresentação / Localidade dos Usuários
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10592

Sucesso nos trades.

Sds,
Andre XXXX escreveu:Sou novo aqui mas estou comprado em Renova desde o início - IPO. As margens da empresa quando estiver operacional, aproximadamente em julho 2012, são muito boas, comprarado com as margens dos outros setores, alem do fato de vender para o governo por preço do leilão. O saldo de energia será vendido no mercado livre onde o preço atual está acima do preço de venda do leilão. A empresa sofre por não ter liquidez e o CS faz o papel de market maker mas o volume não tem sido nada especial. Já li em algum lugar que alguns países da Europa já contam com 30% ou mais de energia eólica na fonte de energia, sendo q a Renova está na frente das outras empresas do mesmo setor.

Jun 22, 2011 22:03
Re: Renova

Andre Luis Correa escreveu:Sou novo aqui mas estou comprado em Renova desde o início - IPO. As margens da empresa quando estiver operacional, aproximadamente em julho 2012, são muito boas, comprarado com as margens dos outros setores, alem do fato de vender para o governo por preço do leilão. O saldo de energia será vendido no mercado livre onde o preço atual está acima do preço de venda do leilão. A empresa sofre por não ter liquidez e o CS faz o papel de market maker mas o volume não tem sido nada especial. Já li em algum lugar que alguns países da Europa já contam com 30% ou mais de energia eólica na fonte de energia, sendo q a Renova está na frente das outras empresas do mesmo setor.
Parabéns por estar desde o IPO! Não sentiu vontade de se desfazer da posição quando bateu os 38??
O volume não é nada especial, mas vejo uma boa evolução. Tem dias com belos picos.

Jul 11, 2011 23:48

Imagem

MATRIZ ENERGETICA - ELETRICA
Fonte: ANEEL - BIG

Jul 11, 2011 23:50

Setor continua crescendo, passamos 1milhao de kW, 56 usinas, e 0,87% da energia total do país....

Jul 12, 2011 19:43
G.Milton Estreante
G.Milton

frenzalrhomb escreveu:Strogomofolio,
vc por acaso acompanha o book dela?
Todo dia tem alguém da corretora CS que coloca uma OC de 2K e uma OV de 2K, com uma diferença de 1,50 +-. Raramente vejo as ordens dele serem acionadas. Queria compreender o motivo dessa tatica.
market maker, faz isso para criar volume, ao reduzir o spread entre a ponta compradora e a vendedora, geralmente esse servico é pago mensalmente ou pode ser que o CS seja o coordenador da oferta e ofereceu o servico gratuito por alguns anos. E geralmente quando o servico é gratuito o empenho para trazer resultado efetivo no volume negociado é muito baixo, imagino então q seja esse o caso.

Jul 18, 2011 16:12

Preço das eólicas alcança competitividade com hidrelétricas, conclui estudo global

Média do custo do KWh da fonte é também mais baixo que plantas movidas a biomassa

Por Paulo Silva Junior

Em uma média global, o custo da energia eólica chegou ao patamar das grandes hidrelétricas e já é mais competitiva que as plantas a biomassa. A conclusão é do REN21 Renewables 2011 Global Status Report, documento que atualiza os dados sobre energias renováveis em todo o planeta.

Segundo a parte dedicada aos custos de geração, as grandes usinas hídricas, tipicamente com capacidade acima de 10MW, têm o KWh custando entre 3 e 5 centavos de dólar americano. As eólicas onshore, com turbinas entre 1,5 e 3,5MW, custam entre 5 e 9 centavos.

Já as biomassa, com plantas entre 1 e 20MW, tem o KWh geram a um custo entre 5 e 12 centavos de dólar americano, mesmo valor das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que na escala global são aquelas com potencial entre 1 e 10MW.

Na sequência da tabela está a energia geotérmica (4-7 centavos de dólar americano/KWh), eólica offshore (10-14), solar térmica concentrada (14-18), solar fotovoltaica de grande escala (15-30) e painéis solares fotovoltaicos (17-34).
O estudo pode ser encontrado no site da REN21, que também disponibiliza um mapa interativo das energias renováveis

Fonte: http://www.b2i.us/profiles/investor/Res ... egory=1294

Ago 05, 2011 23:39

Dizem que as pré-operacionais são as primeiras a desabarem em momentos de crise, vide MMX....

Bom, a Renova está até que se segurando bem se pensarmos desta maneira.

Ago 17, 2011 18:51

Ago 17, 2011 21:39

Fraj;la escreveu:
frenzalrhomb escreveu:Dizem que as pré-operacionais são as primeiras a desabarem em momentos de crise, vide MMX....

Bom, a Renova está até que se segurando bem se pensarmos desta maneira.
MMX não é mais pré-operacional ... OGX sim ainda é ...

Verdade.... esqueci de atualizar o argumento hehehe

Ago 18, 2011 8:34

Ago 19, 2011 1:57
Growmed Forista Assíduo

corrigindo: dizem que os papéis do Eike são os primeiros a desabar :evil:

Ago 21, 2011 11:50
pescador Forista Assíduo

bom dia,alguem que esta comprado...vao subscrever? ou vao vender o direito???

Out 02, 2011 4:12

http://www.infomoney.com.br/acoes/notic ... or+mercado

SÃO PAULO - A Renova Energia (RNEW11) anunciou a contratação da XP Investimentos como formador de mercado para suas units, nessa sexta-feira (30), com início de atividades a partir do dia 3 de outubro, primeiro dia útil do mês.

A corretora substituirá o Credit Suisse, que executou serviço desde a abertura de capital da empresa, em julho de 2010.

AnteriorPróximo

Voltar para Mid Caps