ITANCRUZ escreveu:Eu acho que o pessoal quando vai olhar a JHSF está analisando de uma maneira errada.
Eles olham as margens de lucro e acham que estão dentro da média do setor ou um pouco acima, por isto preferem comprar a EZTC3.
Só que eles esquecem que parte da receita da JHSF vem de locações comerciais e shoppings, que naturalmente possuem uma rentabilidade menor do que a parte imobiliária da empresa.
Funciona mais ou menos assim:
Margem de Lucro Líquido da JHSF incorporadora: 22,8% *
Margem de Lucro de Hotéis, Shopping e Locações Comerciais é naturalmente menor que a da incorporação, que no consolidado fica em: 13,6%*
Ou seja, quando se colocam os hotéis, shoppins e locações comerciais no resultado consolidado a margem de lucro despenca.
Mas a JHSF deixa bem claro nos resultados que os ativos citados acima não possuem apenas função de gerar renda contínua, mas também de se valorizarem e serem vendidos depois com lucro.
Ano passado a valorização anual do Shopping Metro Santa Cruz foi de 19% ao ano em cima do valor contábil de 2001. **
Ou seja, as margens de lucro não incluem os ganhos com as valorização dos imóveis, por isto que muitos não a avaliam direito.
* Resultados 02T10
** Resultados 04T09
Itancruz, não é bem por ai.
As margens do lucro sobre a valorização dos imoveis entram no balanço, nos ganhos com AP e depois no PL. Realmente em um primeiro momento não entram na rentabilidade final, porém após a venda isto é contabilizado como lucro.
Vc só esta olhando margem, esquecendo do giro. Na rentabilidade, margem e giro andam de mãos dadas. Já que vc falou da comparação com EZTC3, segue abaixo os numeros:
JHSF3
1t 10 - margem liq: 5,8% / giro: 0,06
2t 10 - margem liq: 13,6% / giro: 0,08
Rentab sobre PL: 2,0%
EZTC3
1t 10 - margem liq: 32,9% / giro: 0,12
2t 10 - margem liq: 35,3% / giro: 0,13
Rentab sobre PL: 5,6%