Bem-vindo: Ago 23, 2017 4:00

Set 29, 2011 13:10
ADP Forista VIP
Eternit - ETER3

(29/09) ETERNIT (ETER-NM) - Comunicado
DRI: Elio Antonio Martins

A Empresa enviou o seguinte comunicado:

A Eternit S. A. (BM&FBOVESPA: ETER3; OTC: ETNTY), com 71 anos de atividades e
lider de mercado nos segmentos de coberturas, paineis e placas cimenticias,
comunica ao mercado que acaba de ser julgado favoravelmente, pelo Supremo
Tribunal Federal (STF), o pedido de liminar em que a Associacao Nacional do
Transporte de Cargas e Logistica questiona, atraves da ADPF 234/11, a Lei
Estadual n 12.684/2007, que proibe o transporte do amianto crisotila e de
produtos que contenham o mineral no Estado de Sao Paulo.

Com isso, as empresas de cargas e logistica podem voltar a trafegar pelas
rodovias do Estado de Sao Paulo, transportando o amianto crisotila e produtos
que o contenham quando destinados a outro Estado da Federacao, bem como para a
exportacao.

O Grupo Eternit afirma que a extracao e beneficiamento do amianto crisotila por
sua controlada SAMA e a utilizacao do mineral em suas fabricas seguem rigidos
padroes de seguranca que superam as exigencias legais. Desde o inicio da decada
de 1980 nao ha registro de casos de doencas relacionadas a utilizacao do amianto
crisotila nos processos produtivos entre os colaboradores do Grupo.

Os produtos de fibrocimento (telhas e caixas d agua) tambem sao seguros aos
usuarios. "Nao existe nenhum caso de doentes entre a populacao brasileira que
utiliza esses produtos. Esse fato foi constatado tambem em recente pesquisa
nacional realizada por medicos de renome com a populacao que utiliza esses
produtos em suas coberturas", diz Elio A. Martins, presidente e diretor de
relacoes com investidores do Grupo Eternit. A pesquisa esta disponivel no site
da Secretaria de Ciencia e Tecnologia do Governo do Estado de Goias
(http://www.sectec.go.gov.br/portal/)

A Eternit reafirma sua conviccao na justica brasileira e entende que o Supremo
Tribunal Federal ira considerar as evidencias tecnicas e cientificas para
julgamento de merito da questao, nao sendo suscetivel a pressoes de grupos
favoraveis ao banimento do mineral crisotila com base na experiencia europeia,
que utilizou outro tipo de amianto, o mineral anfibolio, sem os cuidados
necessarios, principalmente sob a forma de jateamento.

Sao Paulo, 29 de setembro de 2011

Set 29, 2011 13:17
sr. fouquet Forista Assíduo

apenas colocando meu ponto de vista pessoal sobre o amianto:

- acho que a vantagem econômica neste caso está acima de uma suposta desvantagem quanto aos malefícios à saúde do produto, basta ver que os principais compradores são países pobres cuja população depende de um produto viável e de boa qualidade (pouco se fala das propriedades do amianto, mas as características físico-químicas dele são uma vantagem competitiva a ser considerada, além do custo financeiro).

- engraçado que há um contraste quanto à excelência da empresa em gestão de pessoas, já várias vezes eleita entre as melhores empresas para trabalhar (SAMA e Procon) e essa idéia de que estamos explorando vítimas inocentes.

- a Europa realmente não precisa de amianto, nem os EUA... mas se você proibisse hoje o produto no Brasil, teríamos literalmente uma legião de sem tetos.

Set 29, 2011 15:31
MKW Forista Assíduo

Fraj;la escreveu:
sr. fouquet escreveu:
Fraj;la escreveu:MKW, Cadu, e demais:

- Qual percentual na receita da empresa estes produtos feito com amianto (seria apenas telhas e caixas d´água, certo ? ) ?

- Qual percentual vocês tem de Eternit em carteira ?

Estou me interessando pela empresa por ser uma ótima pagadora de proventos.

O motivo de pagarem bons proventos seria por que não gastam muito com investimentos e tecnologia ou por que é muito lucrativa? :roll:

Grato.

De acordo com a última ITR, mais de 80% dos produtos dependem do amianto. Basicamente as telhas de fibrocimento, que têm metade da composição no mineral e as vendas do minério bruto, fora isso tem as caixas d'água também que é um percentual bem menor e por isso a minha estimativa de mais de 80%, mas deve chegar próximo a 85%. No CP este número deve sofrer ainda uma oscilação para cima, já que a venda de minério (excluindo-se as vendas diretas dentro da companhia) é na maior parte para exportações e o dólar alto trará um excelente resultado com impacto direto na margem bruta. A mudança na política de proventos é relativamente antiga, não me recordo a data exata agora, mas no final dos 90 ou início dos 00, tem a ver com a baixa necessidade de investimentos e também com a estrutura acionária e o perfil do investidor da companhia. Na minha opinião, para o investidor pessoa física é uma das melhores opções da bolsa. Alia dividendos, perspectivas de crescimento e boa gestão.

sr. fouquet escreveu:Isso em termos de receita, em lucratividade o amianto é insubstituível, a margem bruta da SAMA (mineração) beira 70%

Entendi, obrigado!

Frajola,

As perguntas técnicas o Sr. Fouquet já respondeu com total correição.

Quanto ao percentual que eu tenho em carteira, estou all in em ELPL agora, diante daquela situação que relatei pros amigos aqui no forum anteriormente

Abraços.

Set 29, 2011 17:42
investindoalp Forista Assíduo

Filantropic escreveu:(29/09) ETERNIT (ETER-NM) - Comunicado
DRI: Elio Antonio Martins

A Empresa enviou o seguinte comunicado:

A Eternit S. A. (BM&FBOVESPA: ETER3; OTC: ETNTY), com 71 anos de atividades e
lider de mercado nos segmentos de coberturas, paineis e placas cimenticias,
comunica ao mercado que acaba de ser julgado favoravelmente, pelo Supremo
Tribunal Federal (STF), o pedido de liminar em que a Associacao Nacional do
Transporte de Cargas e Logistica questiona, atraves da ADPF 234/11, a Lei
Estadual n 12.684/2007, que proibe o transporte do amianto crisotila e de
produtos que contenham o mineral no Estado de Sao Paulo.

Com isso, as empresas de cargas e logistica podem voltar a trafegar pelas
rodovias do Estado de Sao Paulo, transportando o amianto crisotila e produtos
que o contenham quando destinados a outro Estado da Federacao, bem como para a
exportacao.

O Grupo Eternit afirma que a extracao e beneficiamento do amianto crisotila por
sua controlada SAMA e a utilizacao do mineral em suas fabricas seguem rigidos
padroes de seguranca que superam as exigencias legais. Desde o inicio da decada
de 1980 nao ha registro de casos de doencas relacionadas a utilizacao do amianto
crisotila nos processos produtivos entre os colaboradores do Grupo.

Os produtos de fibrocimento (telhas e caixas d agua) tambem sao seguros aos
usuarios. "Nao existe nenhum caso de doentes entre a populacao brasileira que
utiliza esses produtos. Esse fato foi constatado tambem em recente pesquisa
nacional realizada por medicos de renome com a populacao que utiliza esses
produtos em suas coberturas", diz Elio A. Martins, presidente e diretor de
relacoes com investidores do Grupo Eternit. A pesquisa esta disponivel no site
da Secretaria de Ciencia e Tecnologia do Governo do Estado de Goias
(http://www.sectec.go.gov.br/portal/)

A Eternit reafirma sua conviccao na justica brasileira e entende que o Supremo
Tribunal Federal ira considerar as evidencias tecnicas e cientificas para
julgamento de merito da questao, nao sendo suscetivel a pressoes de grupos
favoraveis ao banimento do mineral crisotila com base na experiencia europeia,
que utilizou outro tipo de amianto, o mineral anfibolio, sem os cuidados
necessarios, principalmente sob a forma de jateamento.

Sao Paulo, 29 de setembro de 2011

Essa notícia é boa, mas no CP não deverá impactar muito os indicadores e o valor das ações da ETER. O resultado positivo dessas notícias que tem saído virá num prazo mais longo, com a resolução da questão da proibição ou não do amianto, a estabilização do dólar (?!) e do cenário internacional e os resultados positivos da diversificação do portfólio de produtos da empresa. Enquanto isso não acontece, vamos colhendo e reinvestindo nossos dividendos :wink:

Set 29, 2011 20:22
Raptor_DF Forista Assíduo

Fraj;la escreveu:MKW, Cadu, e demais:

- Qual percentual na receita da empresa estes produtos feito com amianto (seria apenas telhas e caixas d´água, certo ? ) ?

- Qual percentual vocês tem de Eternit em carteira ?

Estou me interessando pela empresa por ser uma ótima pagadora de proventos.

O motivo de pagarem bons proventos seria por que não gastam muito com investimentos e tecnologia ou por que é muito lucrativa? :roll:

Grato.

Bem... Como o sr. fouquet já colocou, 84% da receita vem de produtos ligados ao amianto.

E quanto ao percentual em Eternit, hoje eu tenho cerca de 8,5% da minha carteira nessa ação.

Set 30, 2011 14:41
Mosquito Forista Assíduo

sr. fouquet escreveu:apenas colocando meu ponto de vista pessoal sobre o amianto:

- acho que a vantagem econômica neste caso está acima de uma suposta desvantagem quanto aos malefícios à saúde do produto, basta ver que os principais compradores são países pobres cuja população depende de um produto viável e de boa qualidade (pouco se fala das propriedades do amianto, mas as características físico-químicas dele são uma vantagem competitiva a ser considerada, além do custo financeiro).

- engraçado que há um contraste quanto à excelência da empresa em gestão de pessoas, já várias vezes eleita entre as melhores empresas para trabalhar (SAMA e Procon) e essa idéia de que estamos explorando vítimas inocentes.

- a Europa realmente não precisa de amianto, nem os EUA... mas se você proibisse hoje o produto no Brasil, teríamos literalmente uma legião de sem tetos.
sr. fouquet

Tenho uma visão diferente quanto a este ponto de vista.

Não acho sustentável uma argumentação econômica em detrimento da saude. Independente da opinião de cada um, nos dias de hoje isso seria considerado "moralmente inaceitavel" por uma série de ONGs, justiça, imprensa e entidades afins. A pressão seria insustentável.

Mas também não acho que este seja o caso.

Todos os que argumentam contra o amianto falam do risco da INALAÇÃO do PÓ durante o processo de FABRICAÇÃO. A "asbestose" (asbesto é outro nome do amianto) é uma doenaça pulmonar. Relacionada a trabalhadores de minas e de industrias.

Mesmo considerando que os que advogam a proibição tenham razão, proibir o trasporte por estradas ou portos é absolutamente inconsistente. Nenhum risco existe nesta atividade.

Realmente, analisando com frieza a pressão pela proibição, parece mais uma briga por mercado (vide Brasilite) que uma preocupação com saude pública ou meio ambiente.

Set 30, 2011 16:19
ADP Forista VIP

É só entrar no site da Brasilit e ver lá na aba "A empresa" o link "0% amianto. 100% você". É uma briga :twisted: !!!

Abraços

Out 11, 2011 1:07
Kakarotto Forista VIP

E lá segue a minha queridinha esquecida pelo mercado, vou comprando mais ;)

Out 11, 2011 18:01
ADP Forista VIP

Kakarotto escreveu:E lá segue a minha queridinha esquecida pelo mercado, vou comprando mais ;)

Nesses últimos meses praticamente tripliquei o peso dela na minha carteira. Pagando 10% de dividendos. Não é pra qualquer um não!

Abraços

Out 12, 2011 11:17
sr. fouquet Forista Assíduo

aliás, ambas são antigas sócias na procon...

sobre preços, frajola, não sei ao certo, mas podemos considerar uma situação de concorrência acirrada (os produtos são os mesmos).

conversando com um amigo, ele me disse que a Sama ainda paga indenização por casos de intoxicação ocorridos há mais de 30 anos, não confirmei a veracidade da informação, mas o fato é que de lá para cá não houve mais casos... apesar disso, já foi comentado anteriormente que há dois tipos básicos de amianto, sendo que o principal responsável pelas doeças relacionadas é o grupo das anfíbolas (o que a empresa produz é o crisótilo, do grupo da serpentina)

nada tão informativo quanto a wikipédia :oops:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Asbesto

abç

Out 12, 2011 14:34
Domeneque Estreante
Domeneque

sr. fouquet escreveu:aliás, ambas são antigas sócias na procon...

sobre preços, frajola, não sei ao certo, mas podemos considerar uma situação de concorrência acirrada (os produtos são os mesmos).

conversando com um amigo, ele me disse que a Sama ainda paga indenização por casos de intoxicação ocorridos há mais de 30 anos, não confirmei a veracidade da informação, mas o fato é que de lá para cá não houve mais casos... apesar disso, já foi comentado anteriormente que há dois tipos básicos de amianto, sendo que o principal responsável pelas doeças relacionadas é o grupo das anfíbolas (o que a empresa produz é o crisótilo, do grupo da serpentina)

nada tão informativo quanto a wikipédia :oops:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Asbesto

abç

Temos esta informação no site da Eternit :

" Amianto crisotila e amianto anfibólio
Existem dois grupos principais de amianto, o crisotila e o anfibólio. O amianto anfibólio possui fibras duras, retas e pontiagudas, além de possuir altas concentrações de ferro em sua composição. Já o amianto crisotila possui fibras curvas e sedosas em sua composição tem altas concentrações de magnésio. Estas características implicam em biopersistência, que significa, o tempo de permanência das fibras no pulmão antes de serem eliminadas. Enquanto as fibras do amianto crisotila permanecem no máximo dois dias e meio no pulmão, as fibras do anfibólio ficam mais de um ano."

Abçs

Out 20, 2011 9:25
Cadu_28 Forista VIP

Eternit Inicia o Projeto de Instalação de sua Fábrica Multiprodutos no Nordeste / Eternit Initiates the Project for the Installation of its Multi-products Factory in the Northeast

A Eternit S. A. (BM&FBOVESPA: ETER3; OTC: ETNTY), com 71 anos de atividades e líder de mercado nos segmentos de coberturas, painéis e placas cimentícias, em linha com seu plano de expansão e diversificação de suas atividades, iniciará o projeto de instalação de sua 12
ª fábrica no Distrito Industrial do Porto de Pecem, Município de Caucaia, Estado do Ceará.
A primeira unidade industrial deste projeto, aprovada em reunião extraordinária do conselho de administração realizada em 19 de outubro de 2011, tem como objetivo a produção de louças sanitárias. Este investimento será realizado através de uma “Joint-Venture” entre Eternit S. A. (Eternit) e Organizações Corona S. A. (Corona), multinacional colombiana, um dos maiores produtores mundiais de louças sanitárias, com experiência de mais de 130 anos, com um parque industrial diversificado de 17 fábricas na Colômbia e 2 nos Estados Unidos.

Sob a denominação de “Companhia Sulamericana de Cerâmica S. A.”, a “Joint-Venture” terá a participação acionária de 60% da Eternit e 40% da Corona.

Esta é uma aliança estratégica para desenvolver conjuntamente o negócio de produção e comercialização de louças sanitárias, onde a Corona contribuirá com seu know-how de desenvolvimento e produção, e a Eternit com seu conhecimento do mercado, eficiência logística e uma rede de distribuição de mais de 14 mil pontos de vendas.

Esta unidade industrial contará com capacidade inicial de 1.500.000 de peças/ano e investimentos previstos na ordem de R$ 97 milhões, para os quais a Companhia utilizará preferencialmente recursos de terceiros. O prazo para conclusão será de 18 meses após o inicio das obras, previstas para o primeiro semestre de 2012.

Esta será a primeira fábrica a entrar em operação. Os demais investimentos nesta unidade multiprodutos serão realizados a médio e longo prazo.

São Paulo, 20 de outubro de 2011.

Élio A. Martins
Diretor de Relações com Investidores

Out 20, 2011 23:45
Medão Estreante
amianto
Medão

será que o amianto crisolita é inofensivo?
quantas pessoas morrem por ano no Brasil devido a inalação deste produto? parece que não morre ninguém devido a inalação da crisolita, alguém conhece alguma informação sobre pessoas comprovadamente afetadas?
Por outro lado morrem no país por ano algo entre 35 e 40 mil pessoas em acidentes de carro!!!! carro é que faz mal para a saúde! tem alguém contra os automóveis? pelo contrario, é a industria que mais recebe as benesses do governo....

e você que anda por aí cherando crisolita, para com isso! vai cheirar outra coisa(cocaina, lança perfume, craque,etc) e deixa minha ETER3 em paz!!

Out 26, 2011 17:24
Cadu_28 Forista VIP

Material de construção: 72% da indústria está otimista para outubro

26 de outubro de 2011 • 16h38
Por: Eliane Quinalia

SÃO PAULO - A expectativa otimista quanto ao fechamento das vendas de outubro no mercado interno predomina entre empresários da indústria de materiais de construção, segundo revela a Sondagem de Expectativas, divulgada nesta quarta-feira (26) pela Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).

Na avaliação, 72% das empresas mantêm expectativas positivas quanto à venda de materiais de construção neste mês. Já 26% das empresas consultadas acreditam que os resultados obtidos serão regulares e 2% delas mantêm uma expectativa pessimista do mercado.

Quanto às vendas ao mercado externo, as expectativas regulares somam 19% e o índice de pessimismo fica em 38%. Uma parcela de 43% dos empresários ouvidos está otimista para as vendas de outubro.

Perspectivas para novembro
Em relação a novembro, as projeções para as vendas do mercado interno são otimistas em 77% dos casos. As perspectivas regulares caíram para 21% e as negativas permanecem em 2%.

“O otimismo do setor, no mercado interno, manteve-se alto, em função do tradicional aumento de vendas de final de ano”, avalia o presidente da associação, Walter Cover.

Já no que se refere ao mercado externo, a expectativa de otimismo totaliza 47%, enquanto que a regular fica em 15% e a pessimista em 38%.

Mais resultados
Mas, se por um lado, as expectativas se mostram positivas em relação às vendas, por outro, as empresas não parecem manter a mesma confiança quando o tema são os investimentos no setor.

De acordo com o levantamento, apenas 38% delas afirmaram ter boas expectativas em relação às ações do governo para o segmento da construção civil nos próximos 12 meses: a queda foi de 16 pontos percentuais. Em setembro, o índice era de 54%.

Outra redução também pode ser observada nas pretensões de investimentos para os próximos 12 meses. Neste caso, a queda registrada foi de seis pontos percentuais em relação a setembro, atingindo 71%. O índice se manteve ainda abaixo do padrão observado no mesmo período do ano passado, quando a pretensão registrada foi de 73%.

Out 26, 2011 22:37
LL3x Forista Assíduo

Eternit anuncia pagamento de dividendos/ Eternit announces payment of dividends

A Eternit S. A. (BM&FBOVESPA: ETER3; OTC: ETNTY), com 71 anos de atividade e líder de mercado nos segmentos de coberturas, painéis e placa cimentícias comunica aos Senhores Acionistas que, em Reunião do Conselho de Administração realizada no dia 26 de outubro de 2011, foram deliberados, por conta dos resultados do terceiro trimestre de 2011, os seguintes valores para serem pagos a partir de 18 de novembro de 2011:

1) Juros sobre o capital próprio no valor de R$ 5.905.061,84 (cinco milhões, novecentos e cinco mil, sessenta e um reais e oitenta e quatro centavos), correspondentes a R$ 0,066 por ação. O pagamento dos referidos juros será computado no cálculo do dividendo mínimo obrigatório do exercício social de 2011.

2) Dividendos no valor total de R$ 14.673.183,98 (quatorze milhões, seiscentos e setenta e três mil, cento e oitenta e três reais e noventa e oito centavos), correspondentes a R$ 0,164 por ação.

Farão jus ao recebimento os Senhores Acionistas com posição de ações da Companhia no dia 07 de novembro de 2011. As negociações de ações da Companhia a partir de 08 de novembro de 2011, inclusive, serão na condição "ex-dividendos e juros sobre capital próprio".

Do valor a ser pago a título de juros sobre o capital próprio será deduzido o Imposto de Renda na Fonte, conforme legislação em vigor, exceto para os Acionistas que sejam imunes ou isentos, cuja condição deverão fazer prova até a data de início do pagamento.

Relações com Investidores
ri@eternit.com.br
Tel: (55-11) 3813-6034Fax: (55-11) 3819-1647
www.eternit.com.br/ri

Out 26, 2011 23:32
Monoca Estreante
Monoca

Parece que o Lucro desse trimestre vai dar um upgrade, se nos basearmos no yield histórico, deve vir acima dos 25M
Já era a promoção na casa dos 8,xx

Out 27, 2011 9:35
ADP Forista VIP

27/10) ETERNIT (ETER - NM) - Distribuicao de juros sobre o capital proprio e de
dividendos
DRI: Elio A. Martins

Enviou o seguinte Aviso aos Acionistas:

"Comunicamos aos Senhores Acionistas que, em Reuniao do Conselho de
Administracao realizada nesta data, foram deliberados, por conta dos resultados
do terceiro trimestre de 2011, os seguintes valores para serem pagos a partir de
18 de novembro de 2011:

1) Juros sobre o capital proprio no valor de R$ 5.905.061,84 (cinco milhoes,
novecentos e cinco mil, sessenta e um reais e oitenta e quatro centavos),
correspondentes a R$ 0,066 por acao. O pagamento dos referidos juros sera
computado no calculo do dividendo minimo obrigatorio do exercicio social de
2011.

2) Dividendos no valor total de R$ 14.673.183,98 (quatorze milhoes, seiscentos e
setenta e tres mil, cento e oitenta e tres reais e noventa e oito centavos),
correspondentes a R$ 0,164 por acao.

Farao jus ao recebimento os Senhores Acionistas com posicao de acoes da
Companhia no dia 07 de novembro de 2011. As negociacoes de acoes da Companhia a
partir de 08 de novembro de 2011, inclusive, serao na condicao "ex-dividendos e
juros sobre capital proprio".

Do valor a ser pago a titulo de juros sobre o capital proprio sera deduzido o
Imposto de Renda na Fonte, conforme legislacao em vigor, exceto para os
Acionistas que sejam imunes ou isentos, cuja condicao deverao fazer prova ate a
data de inicio do pagamento.

...

ACOES NAO ATUALIZADAS:
O credito correspondente somente sera efetuado apos a conversao para
escriturais.

Sao Paulo, 26 de outubro de 2011."

Norma: a partir de 08/11/2011, acoes escriturais ex-juros e ex-dividendo.

Out 28, 2011 7:14
renaton Forista Assíduo
renaton

Segundo meus cálculos, a Eternit irá divulgar lucro líquido de R$23,1M no dia 8/11.

10,07% maior que o segundo trimestre de 2011, e 9,61% menor que o terceiro trimestre de 2010.

Out 28, 2011 8:23
Nemo_Trade Forista Assíduo

Bom dia!!!

Acredito que viremos com algo perto de 25,8Mi!

Nov 08, 2011 10:24
ADP Forista VIP

Saiu o resultado da empresa
http://b2i.cc/b2iContent/1617/Release_3 ... tugues.pdf

Na minha opinião foi razoavelmente bom.

LL de 27,3 milhões. Aumento de 7% em relação ao 3T10.

Abraços

Próximo

Voltar para Mid Caps