Bem-vindo: Jun 25, 2019 1:38

Jul 17, 2013 15:02
TOmmy_ Forista Assíduo
Unicasa - UCAS3

COMUNICADO AO MERCADO

A Unicasa Indústria de Móveis S.A. (Bovespa: UCAS3), comunica que partir de hoje, 17 de julho está em Período de Silêncio e de Vedação a Negociação. O Período de Silêncio tem como principal objetivo garantir a equidade das informações, isto é, todos os acionistas devem receber as mesmas informações ao mesmo tempo. A Vedação a Negociação objetiva garantir que não ocorra aquisição de ações, por pessoas que tenham acesso a informações privilegiadas (pessoas vinculadas). Esta prática se inicia no dia 17 de julho e se encerra no dia 06 de agosto, após divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2013, que acontecerá após o fechamento do mercado. A equipe de Relações com Investidores neste período estará impedida de fornecer informações pertinentes aos resultados do segundo trimestre de 2013, atendendo normalmente sobre demais informações rotineiras da Companhia.

Bento Gonçalves, 17 de julho de 2013.

Paulo Junqueira de Arantes Filho
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Jul 19, 2013 20:16
Gigante Forista Assíduo
Re: Unicasa - UCAS3

HOJE:
VOLUME: 494k
VENDIDAS PELO BTG PACTUAL (formadora de mercado, corr 85): R$205.381,00

Continuando neste rítmo, qualquer dia não terá mais ações para vender.

Jul 29, 2013 15:43
Gigante Forista Assíduo

BTG Pactual com quase totalidade das vendas. Êta estoque grande. Uma hora isso tem que acabar.

A Unicasa estava na carteira da MSCI Small Caps. Alguém sabe como acessar essa carteira?

Jul 29, 2013 15:45
$ Forista Assíduo

Hoje deram uma puxada no preço: chegou a subir mais de 7% e depois voltou ao normal, perto da cotação de ontem.

Jul 29, 2013 18:28
Colorado Forista Assíduo

O btg deve estar vendendo toda a sua participação na empresa.

Jul 29, 2013 20:24
Colorado Forista Assíduo

Colorado escreveu:O btg deve estar vendendo toda a sua participação na empresa.

Fiz uma conta de padeiro agora, dia 26/06 o btg já tinha reduzido a participação para 3.114.812 ações ou 4,71%

Nos ultimos 30 dias esta com um saldo negativo de 819 mil ações.

Então hoje tem aproximadamente 2.295.000 ações ou 3,47% da empresa.

Ou seja, se ele for vender toda a participação na empresa, as vendas ainda podem continuar por mais alguns dias....

Jul 30, 2013 12:21
TOmmy_ Forista Assíduo

Colorado escreveu:
Colorado escreveu:O btg deve estar vendendo toda a sua participação na empresa.

Fiz uma conta de padeiro agora, dia 26/06 o btg já tinha reduzido a participação para 3.114.812 ações ou 4,71%

Nos ultimos 30 dias esta com um saldo negativo de 819 mil ações.

Então hoje tem aproximadamente 2.295.000 ações ou 3,47% da empresa.

Ou seja, se ele for vender toda a participação na empresa, as vendas ainda podem continuar por mais alguns dias....

Caindo mais um pouco e dependendo do resultado acho que estudo uma entrada bem pequena.

Ago 01, 2013 12:03
Gigante Forista Assíduo

É uma troca de corretoras:
A BRG Pactual está vendendo e a Corr LIQUIDEZ está comprando.
Por alto, calculei 20 pregões para acabarem as vendas, na base de R$ 1 milhão por pregão.
Acho que a metade já foi vendida....

Ago 07, 2013 18:43
$ Forista Assíduo

Parece que o resultado do 2o trim./2013 não agradou ao mercado e hoje deu queda de -5,6%.

Ago 07, 2013 21:58
Colorado Forista Assíduo

$ escreveu:Parece que o resultado do 2o trim./2013 não agradou ao mercado e hoje deu queda de -5,6%.

Pois é...

Perante a situação da economia e das prespectivas ruim para o setor eu até achei razoavel o resultado.

Infelizmente não consegui participar da teleferência...

Mas a receita aumentou em relação ao primeiro tri, o resultado financeiro que foi ruim, despesas com VGA que achei muito alto, provavelmente em função da abertura de lojas próprias...

Margens liquida ainda caindo... já a margem bruta esta não vai cair, me lembro da empresa afirmando que não vai ceder na margem bruta.

No geral na minha opinião veio em linha... pois poderia ser bem pior. E acredito que o resto do ano vai ter uma leve melhora...

Alguem mais opnia sobre o resultado ?

Ago 07, 2013 22:10
ojappadonodo6 Estreante
ojappadonodo6

Colorado escreveu:
$ escreveu:Parece que o resultado do 2o trim./2013 não agradou ao mercado e hoje deu queda de -5,6%.

Pois é...

Perante a situação da economia e das prespectivas ruim para o setor eu até achei razoavel o resultado.

Mas a receita aumentou em relação ao primeiro tri, o resultado financeiro que foi ruim, despesas com VGA que achei muito alto, provavelmente em função da abertura de lojas próprias...

Margens liquida ainda caindo... já a margem bruta esta não vai cair, me lembro da empresa afirmando que não vai ceder na margem bruta.

No geral na minha opinião veio em linha... pois poderia ser bem pior. E acredito que o resto do ano vai ter uma leve melhora...

Eu ouvi a teleconferência. O Resultado veio ruim, sobre uma base que já era ruim - lembra da pancada no ROIC no 2012T2 e que implicou na venda do papel? A conferência teve basicamente duas partes, como as anteriores: (i) ainda tentando entender as implicações da estratégia de reposicionamento de marcas/unidades da carteira deles (ii) perspectivas favoráveis para o futuro, uma vez que o fechamento de unidades (principalmente da Dellano) tende a ser menor e novas unidades tendem a contribuir para a geração de caixa, na medida em que maturam. Vou comprar apostando nesta promessa.

Ago 08, 2013 20:01
Colorado Forista Assíduo

ojappadonodo6 escreveu:
Colorado escreveu:Parece que o resultado do 2o trim./2013 não agradou ao mercado e hoje deu queda de -5,6%.

Pois é...

Eu ouvi a teleconferência. O Resultado veio ruim, sobre uma base que já era ruim - lembra da pancada no ROIC no 2012T2 e que implicou na venda do papel? A conferência teve basicamente duas partes, como as anteriores: (i) ainda tentando entender as implicações da estratégia de reposicionamento de marcas/unidades da carteira deles (ii) perspectivas favoráveis para o futuro, uma vez que o fechamento de unidades (principalmente da Dellano) tende a ser menor e novas unidades tendem a contribuir para a geração de caixa, na medida em que maturam. Vou comprar apostando nesta promessa.

Então não tem muitas novidades... to começando a acreditar que falta um pouco de agressividade na empresa.

Ago 17, 2013 13:06
Buy Stocks;Sell Bonds Forista Assíduo

Colorado escreveu:
ojappadonodo6 escreveu:
Colorado escreveu:Parece que o resultado do 2o trim./2013 não agradou ao mercado e hoje deu queda de -5,6%.

Pois é...

Então não tem muitas novidades... to começando a acreditar que falta um pouco de agressividade na empresa.

ojappadonodo6,

Estava ouvindo aqui a teleconferência e tentei tirar algumas conclusões. Sobre a comparação de resultado entre mesmos tri's, não achei que foi tão ruim assim. A empresa ainda continuou fechando algumas lojas (-11 Dell Anno e Favorita do final de 2012 para esse 2tri13), e com isso teve um menor receitamento, contudo, abriu + 4 Lojas Próprias Dell Anno e + 7 New. Não tem como levar em consideração a abertura de lojas para suprir o fechamento de outras, pois temos um período de maturação, como você já comentou. Esse foi o primeiro ponto principal, que em conjunto com das despesas de VGA, mais impactou os resultados nesse tri. A queda de receita nesses segmentos, exceto new, foi na ordem de 11,6%, muito elevado ainda pela representatividade que possui na receita total da empresa. Veja que no 1S2012 a participação desse segmento na receita bruta ex ipi foi de 55,14% e hoje esse patamar está em 49,75%, queda de 5,4 pontos percentuais, já explicados pela menor receita com o fechamento das lojas. Mesmo com toda essa queda de receita nesse segmento, a receita consolidada caiu apenas 5,3% entre tri's, ficando evidenciado o avanço em dois outros segmentos, New Revendas Exclusivas e Casa Brasileira Franquia (+ 9,8%) e New e Casa Brasileira Multimarca (+ 8,6%). O impacto na receita líquida foi menor ainda, de apenas 4%.

Avançando, outros dois pontos impactaram muito a queda no LL e que foram bem explicados na áudio, as despesas VGA e o resultado financeiro. A primeira continua ligada à abertura de novas lojas que ainda não geraram sequer receita e nem estão no processo de ramp up. Um exemplo disso foi o caso da nova loja de Manaus, uma das mais importantes lojas desse segmento na cidade. A empresa já estava reconhecendo todas as despesas dessa loja, tais como aluguéis, custos com mão de obra e outros, contudo, sua abertura só aconteceu no dia que ocorreu a teleconferência desse tri. A loja ainda vai entrar em processo de rampa para então começar a gerar a receita que se espera dela. Imagina diversas lojas nessa mesma situação, como estamos vendo atualmente. Por isso, essas despesas cresceram mais de 8,5% entre tri's, ao passo que a Receita teve uma queda de 4%. Uma combinação bem corrosiva para o lucro. Como resultado dessa combinação, tivemos uma queda bem agressiva no Lucro operacional de quase 40%. No acumulado do semestre essas comparações ficam bem piores, pois os resultados do 1tri13 vs 1tri12 tiveram quedas muito mais bruscas, pelas novas lojas que ainda não faturavam e que passaram a faturar nesse tri e pela base de comparação ter sido maior também, com lojas antigas que não existem mais.

O segundo ponto, resultado financeiro, foi 71,6% menor, afetado por duas situações, selic média maior no ano passado, bem como um volume de investimentos quase 1000% maior (1tri12 vs 1tri13). O volume de investimentos pode ser explicado pelo "gordo" pagamento de dividendos no período, fato que não ocorrerá num curto prazo e pela geração menor/ desembolso de caixa para abertura de novas unidades de vendas.

No ambiente macro, preocupam algumas situações, tais como uma política monetária mais restritiva (lembro que só sentimos algum impacto do aumento dos juros quase seis meses após o movimento inicial, logo, não vivenciamos ainda o real impacto sequer do primeiro aumento), instituições bancárias emprestando menos, pelo ambiente ainda bem incerto que passamos, o alto endividamento enfrentado pelas famílias brasileiras, um possível aumento no desemprego nacional e por fim, mas não tão menos importante assim, uma inflação alta, persistente e com viés de alta, caso o dólar se mantenha nesse patamar elevado e subindo. Separei algumas notícias do jornal o globo sobre esses temas:

http://oglobo.globo.com/economia/dolar- ... ao-9576033

http://oglobo.globo.com/economia/inflac ... as-9592618

http://oglobo.globo.com/economia/jpmorg ... re-9578077

Com todas essas noticias fica uma forte dúvida: será que a empresa conseguirá retomar os patamares de receita e lucratividade conseguidos no passado?! Pelas decisões que estão sendo tomadas atualmente e o elevado nível de conhecimento apresentado pelos administradores do segmento atuante da empresa, ao que tudo indica sim, talvez não num curto prazo, mais pelo ambiente econômico do que operacional, contudo, no médio e longo prazo os resultados possam ser bastante relevantes. Como é uma empresa que atua num segmento cíclico, hoje o cenário é incerto, mas amanhã poderemos ter um horizonte claro e atrativo.

Como as cotações seguem os lucros e expectativas (em parte isso é verdade, pois é só ver o que aconteceu aqui), porém como esse impacto costuma ser mais forte do que o "correto", precificando em preços menores do que deveria), talvez tenhamos uma relação PREÇO x VALOR mais atrativa ainda, pois crescimentos menores são bem plausíveis na atual conjuntura econômica.

Para finalizar, talvez monte 1/3 (como de regra) na próxima segunda, pela forte queda apresentada e por entender que mesmo que caia ainda mais, a margem de queda agora seria bem menor que a já vista. Como a empresa possui uma estrutura financeira sólida e uma ótima governança corporativa, os riscos são bem mitigados, podendo sem sombra de dúvida, ser utilizada a teoria do preço médio, ou preço mérdio, como alguns gostam de falar, para um investimento de longo prazo. Só continuarei montando a posição caso a ação despenque ou quando os resultados bem como a economia apresentar um pouco mais de clareza, pois nunca devemos desprezar o custo de oportunidade, ou seja, existência de ações que passam por momentos melhores que a Unicasa e com perspectivas de valorização maiores, inclusive.

Ago 19, 2013 10:36
TOmmy_ Forista Assíduo

Ótima análise BSSB. Obrigado por compartilhar.

Ago 19, 2013 11:49
Assessor_R4 Estreante
Assessor_R4

Para você que gosta de se manter atualizado, encontre todas as notícias do dia em uma só página !
https://www.facebook.com/pages/R4-Inves ... 17?fref=ts

Ago 19, 2013 23:58
Buy Stocks;Sell Bonds Forista Assíduo

TOmmy_ escreveu:Ótima análise BSSB. Obrigado por compartilhar.

Vlw TOmmy_!! fico satisfeito em poder contribuir!!

Pobre Poupador escreveu:BBSB,

Andei analisando e cheguei praticamente aos mesmos resultados que você.

Pretendo iniciar posição aqui no início do mês que vem, com apenas 1 ou 1,5% da carteira.
Após isso, vou acompanhando os resultados e aumentando de acordo com o meu nível de confiança de que as coisas entrem nos eixos novamente!
Abraços

Pobre, a empresa não é ruim. ela apenas passa por um momento ruim, assim como as siderurgicas já passaram!! Repensei na decisao de comprar ontem e me decidi por esperar um pouco mais! Vou entrar em euca4, fjta4, ggbr4, csna3 e aumentar em vale5.

Acho que essas ações vao passar por um momento bem mais interessante! se continuar caindo muito repenso na decisao!mas continuo de olho aqui!!

Abraços!!

Ago 22, 2013 14:53
Colorado Forista Assíduo

Ótima analise Buy Stocks Sell Bonds!!

Uma coisa que esta começando a me preocupar é essa troca quantitativa por qualitativa, onde várias lojas foram fechadas ano passado e poucas foram abertas esse ano.

Eu pense que, mesmo que uma loja dê lucro de 1 real por mês ela tem que permanecer, pois dá lucro.

E me parece que foi fechado uma quantidade excessiva de lojas.

Enfim, fica a expectativa de que as lojas abertas atinjam a maturidade e o próximo trimestre apresente uma receita maior.

Ago 22, 2013 15:51
Marcelorguatrro Estreante
Marcelorguatrro

Boa tarde à todos...
Inclusive peço Licença:

Para quem gosta de se manter atualizado, encontre todas as notícias do dia em uma só página pelo FACEBOOK !
https://www.facebook.com/pages/R4-Inves ... 17?fref=ts

Ago 26, 2013 13:23
$ Forista Assíduo

A lucratividade já vinha caindo nos últimos trimestres e, agora, com a última alta distribuição de dividendos, terá mais um motivo no curto prazo para diminuir. A empresa tinha muito caixa (disponibilidades) e, consequentemente, muita receita financeira. Agora, a receita financeira está caindo e puxando o lucro trimestral ainda mais para baixo.

Assim, se anualizar o resultado do último trimestre, tem-se um lucro anual de R$16,8 milhões e P/L=21. Neste contexto, parece que o ultimo resultado contribuirá para puxar as cotações (já está próxima de R$5,00) ainda mais para baixo e acentuar a tendência de queda.

Continuo acompanhando.

Neste caso, tendo a ser bem mais conservador que alguns colegas do fórum e apenas começarei a montar posição se a cotação se aproximar do valor patrimonial.

Ago 26, 2013 17:06
Marcos Forista VIP

Concordo. Mesmo chegando aos R$ 5,00 que eu havia falado, nas atuais circunstâncias, acho que continua cara.

$ escreveu:A lucratividade já vinha caindo nos últimos trimestres e, agora, com a última alta distribuição de dividendos, terá mais um motivo no curto prazo para diminuir. A empresa tinha muito caixa (disponibilidades) e, consequentemente, muita receita financeira. Agora, a receita financeira está caindo e puxando o lucro trimestral ainda mais para baixo.

Assim, se anualizar o resultado do último trimestre, tem-se um lucro anual de R$16,8 milhões e P/L=21. Neste contexto, parece que o ultimo resultado contribuirá para puxar as cotações (já está próxima de R$5,00) ainda mais para baixo e acentuar a tendência de queda.

Continuo acompanhando.

Neste caso, tendo a ser bem mais conservador que alguns colegas do fórum e apenas começarei a montar posição se a cotação se aproximar do valor patrimonial.

AnteriorPróximo

Voltar para Mid Caps