Bem-vindo: Jun 16, 2019 12:43

Ago 26, 2013 21:40
Buy Stocks;Sell Bonds Forista Assíduo
Unicasa - UCAS3

Marcos escreveu:Concordo. Mesmo chegando aos R$ 5,00 que eu havia falado, nas atuais circunstâncias, acho que continua cara.

$ escreveu:A lucratividade já vinha caindo nos últimos trimestres e, agora, com a última alta distribuição de dividendos, terá mais um motivo no curto prazo para diminuir. A empresa tinha muito caixa (disponibilidades) e, consequentemente, muita receita financeira. Agora, a receita financeira está caindo e puxando o lucro trimestral ainda mais para baixo.

Assim, se anualizar o resultado do último trimestre, tem-se um lucro anual de R$16,8 milhões e P/L=21. Neste contexto, parece que o ultimo resultado contribuirá para puxar as cotações (já está próxima de R$5,00) ainda mais para baixo e acentuar a tendência de queda.

Continuo acompanhando.

Neste caso, tendo a ser bem mais conservador que alguns colegas do fórum e apenas começarei a montar posição se a cotação se aproximar do valor patrimonial.

Segurei o dedo após a última análise e não abrir posição. vou manter meu post anterior!!Acho dificil chegar em R$ 4,00, contudo, de toda forma, o cenário tá bem feio mesmo!!

Buy Stocks;Sell Bonds escreveu:Colorado, não acompanho a empresa. No inicio do ano até cheguei a ler alguns relatórios dos trimestres anteriores e percebi uma grande dificuldade da mesma em expandir três indicadores que acho de suma importância: Receita, Lucro operacional e Lucro liquido.

Com as novas medidas do governo para o IPI e com o cenário econômico de forte restrição, com inflação alta, penso que as coisas por aqui vão ficar ainda bem piores. Essa empresa depende muito do credito ao consumidor e as famílias já estão bem endividadas.

Na cotação atual acho que ta cara ainda! Fica difícil comparar os indicadores da empresa com o segmento, pois essa é a única empresa listada na bolsa de moveis. Para uma margem de segurança boa de compra, entraria somente com os seguintes indicadores:

P/VP = 1,2
PSR = 1

Nesse caso, teríamos um valor por ação de R$ 4,05.

Estou acompanhando diariamente a cotação. Penso existir opções melhores de investimento nesse momento como Sapr, ssbr, jhsf, prvi, bbas e prbc. Até a grnd seria uma opção melhor pela forte expansão da receita em dólar. Mesmo que o mercado interno apresente certa recuada, a receita em dólar pode contrabalancear.

Abraços!

Set 11, 2013 16:26
ojappadonodo6 Estreante
Re: Unicasa - UCAS3
ojappadonodo6

Oi BSBB,

(i) concordei com todo o seu post. É bom saber que existem pessoas que acompanham as teleconferências, também. Só não concordei totalmente com o trecho abaixo:

"Com as novas medidas do governo para o IPI e com o cenário econômico de forte restrição, com inflação alta, penso que as coisas por aqui vão ficar ainda bem piores. Essa empresa depende muito do credito ao consumidor e as famílias já estão bem endividadas".

Sei que todo mundo pensa dessa forma, em um ambiente macro ruim. Contudo, só para ser contrário, venho reparando que os níveis de inadimplência experimentado pelos bancos estão caindo. Não acha que, para o crédito, tal fato é mais importante? Ademais, do lado da demanda, estava mirando em um maior nível de entregas de imóveis para o futuro, dada tal necessidade pelas incorporadoras. Desculpa se falei besteira.

(ii) Cifrão, (como está indo EUCA?) mencionou acerca de um lucro anualizado que implica em um P/L nas alturas. Você concorda? Dado o seu relato, acho que na pior das hipóteses, o LL 2013 vai ser igual ao de 2012. O pior ano até agora. Cabe verificar se eles manterão o pay out elevado. O que acha?

(iii) Mas, de qualquer forma, existem melhores oportunidades, como você comentou.

Set 11, 2013 17:15
$ Forista Assíduo

Prezado ojappadonodo6,

Boa tarde!

Sobre a EUCA4:

1o tri 2012
Lucro Liq.= R$15,448 milhões

2o tri 2012
Lucro Liq.= R$14,273 milhões

Total 1o semestre 2012
Lucro Liq.= R$29,721 milhões

1o tri 2013
Lucro Liq.= R$20,123 milhões

2o tri 2013
Lucro Liq.= R$25,052 milhões

Total 1o semestre 2013
Lucro Liq.= R$45,175 milhões

Assim, tivemos os seguintes crescimentos dos lucros da EUCA4:
1o tri 2012 x 1o tri 2013: +30%
2o tri 2012 x 2o tri 2013: +76%
1o semestre 2012 x 1o semestre 2013: +52%

Existe comportamento sazonal e os dados do 2o. semestre tendem a ser melhores que os que os 1o.
Além disso, com a alta do dólar, imagino que os próximos resultados tem chance de crescer acima da sazonalidade normal ... ela pode e deve exportar muito mais ...

Na cotação mínima, no mês passado, EUCA4 encostou em R$5,00 e hoje chegou a R$6,75. Portanto, se considerar estes extremos, já teve um "up" de +35% e ainda parece muito barata frente ao valor patrimonial de R$12,00.

Para maiores informações veja direto no fórum da EUCA4.

Cordialmente,

Cifrão.

Set 11, 2013 17:23
$ Forista Assíduo

De qualquer forma, a UCAS3 também deu uma recuperada depois dos R$5,25 e hoje deu mais um salto.

Set 11, 2013 17:42
ojappadonodo6 Estreante
ojappadonodo6

Oi Cifrão,

(i) Peço desculpas. Não fui compreendido pois meu português é ruim. Ainda estou aprendendo. O lucro líquido a que fiz menção é a da própria UCAS (e não ao da EUCA), conforme citado por você, abaixo:

"Assim, se anualizar o resultado do último trimestre, tem-se um lucro anual de R$16,8 milhões e P/L=21. Neste contexto, parece que o ultimo resultado contribuirá para puxar as cotações (já está próxima de R$5,00) ainda mais para baixo e acentuar a tendência de queda."

(ii) EUCA também tenho. Mas, acho que vou aliviar pelo menos metade.

Set 11, 2013 20:46

ojappadonodo6 escreveu:Oi BSBB,

(i) concordei com todo o seu post. É bom saber que existem pessoas que acompanham as teleconferências, também. Só não concordei totalmente com o trecho abaixo:

"Com as novas medidas do governo para o IPI e com o cenário econômico de forte restrição, com inflação alta, penso que as coisas por aqui vão ficar ainda bem piores. Essa empresa depende muito do credito ao consumidor e as famílias já estão bem endividadas".

Sei que todo mundo pensa dessa forma, em um ambiente macro ruim. Contudo, só para ser contrário, venho reparando que os níveis de inadimplência experimentado pelos bancos estão caindo. Não acha que, para o crédito, tal fato é mais importante? Ademais, do lado da demanda, estava mirando em um maior nível de entregas de imóveis para o futuro, dada tal necessidade pelas incorporadoras. Desculpa se falei besteira.

Olá ojappadonodo6!!

Só fala besteira quem fica calado!! Estamos todos aqui para aprender!!

Concordo com os pontos que você levantou. De fato, uma menor inadimplência ajuda bastante o crédito, mas com o cenário econômico brasileiro tão incerto como nós temos visto, as principais instituições bancárias estão segurando bastante a expansão da carteira de crédito. A maioria está com um caixa bastante elevado, contudo, todo esse dinheiro está "parado". Se não fosse o BB e a Caixa Econômica, talvez o consumo hoje estivesse num patamar bem inferior. Mas até que ponto esse crédito é sustentável e de boa qualidade?! Será que o governo não está criando uma bolha? O BNDES está num patamar nunca visto antes, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas. Li ontem um artigo do fundo verde questionando justamente esses tópicos.
Um ponto interessante que você levantou é justamente esse aumento de entrega de imóveis. Talvez aqui tenhamos uma forte demanda, ainda mais se levarmos em consideração o programa do governo com taxas de juros bem mais em conta ( http://economia.uol.com.br/noticias/red ... sticos.htm). Outro ponto que contribui para a empresa é a diminuição do desemprego e aumento real dos salários.

Pela queda que a empresa apresentou nos últimos meses, cheguei a cogitar montar 1/3 da posição desejada. Na época desiste e acabei entrando em outras cias.

Fiquei bastante impressionado com os aumentos recente nas ações. Desde a divulgação do último balanço, não saiu nenhuma informação nova sobre a empresa e nem sobre o setor. No preço que estava a Ucas ainda estava cara, pois passa por um período de reestruturação e indefinição. Na mínima do ano (R$ 5,25), o indicador P/Ebit era de 16. Não vou levar em consideração o P/L, pelo elevado ganho de juros das aplicações que a empresa mantinha. Atualmente, com o belo fechamento de hoje, já temos um P/Ebit de 19. O crescimento que a empresa deverá apresentar nos próximos anos terá que ser bem grande!

Acho que eu ainda não consegui visualizar qual será o impacto na receita da empresa com as novas lojas e a melhora na eficiência operacional. Vou esperar o próximo ITR para tentar entender quais serão os próximos passos da empresa.

Abs!

Set 11, 2013 23:25
ojappadonodo6 Estreante
ojappadonodo6

Buy Stocks;Sell Bonds escreveu:

Olá ojappadonodo6!!

Concordo com os pontos que você levantou. De fato, uma menor inadimplência ajuda bastante o crédito, mas com o cenário econômico brasileiro tão incerto como nós temos visto, as principais instituições bancárias estão segurando bastante a expansão da carteira de crédito. A maioria está com um caixa bastante elevado, contudo, todo esse dinheiro está "parado". Se não fosse o BB e a Caixa Econômica, talvez o consumo hoje estivesse num patamar bem inferior. Mas até que ponto esse crédito é sustentável e de boa qualidade?! Será que o governo não está criando uma bolha? O BNDES está num patamar nunca visto antes, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas. Li ontem um artigo do fundo verde questionando justamente esses tópicos.
Um ponto interessante que você levantou é justamente esse aumento de entrega de imóveis. Talvez aqui tenhamos uma forte demanda, ainda mais se levarmos em consideração o programa do governo com taxas de juros bem mais em conta ( http://economia.uol.com.br/noticias/red ... sticos.htm). Outro ponto que contribui para a empresa é a diminuição do desemprego e aumento real dos salários.

Pela queda que a empresa apresentou nos últimos meses, cheguei a cogitar montar 1/3 da posição desejada. Na época desiste e acabei entrando em outras cias.

Fiquei bastante impressionado com os aumentos recente nas ações. Desde a divulgação do último balanço, não saiu nenhuma informação nova sobre a empresa e nem sobre o setor. No preço que estava a Ucas ainda estava cara, pois passa por um período de reestruturação e indefinição. Na mínima do ano (R$ 5,25), o indicador P/Ebit era de 16. Não vou levar em consideração o P/L, pelo elevado ganho de juros das aplicações que a empresa mantinha. Atualmente, com o belo fechamento de hoje, já temos um P/Ebit de 19. O crescimento que a empresa deverá apresentar nos próximos anos terá que ser bem grande!

Acho que eu ainda não consegui visualizar qual será o impacto na receita da empresa com as novas lojas e a melhora na eficiência operacional. Vou esperar o próximo ITR para tentar entender quais serão os próximos passos da empresa.

Abs!

Obrigado pela resposta, meu camarada. Interessante o seu ponto de vista.

(i) Realmente, teremos cada vez menos caixa (que vem de um tal de IPO) para "turbinar" o lucro líquido, via resultado financeiro. Daí o seu critério para o P/EBIT. Entendi! Muito obrigado.

(ii) Mas, uma pergunta BSSB. Apenas para entrar em sintonia. Estou começando agora, inclusive planilhando as séries financeiras das empresas. Notei que - justamente por todos os problemas de reestruturação operacional entre as marcas da empresa (conjugado com impacto sobre as vendas em virtude da falta de crédito - ver resultado 2012T2) - o EBITDA (e acho que o EBIT também) sofreu um "haircut" de 50% nos últimos trimestrais relativamente aos tempos áureos da empresa (até o 2012T1). Por que utiliza o P/EBIT corrente? Suponho que utilize o EBIT dos últimos 4 trimestrais. Pergunto, pois, caso o EBIT aumentar 50% (sequer recuperando os tempos áureos), o P/EBIT cairia, digamos, para 9. É muito volátil. Como utiliza o P/EBIT?

(iii) Finalmente, mais uma ajuda para principiante. Prometo, a última. No ano de 2012, o lucro líquido foi de R$ 88,3 M. Tomara, o pior caso. Qual o DY da empresa para a ação em 5,36?

Set 19, 2013 12:13
$ Forista Assíduo

Maior empresa de moveis do mundo deve abrir loja Brasil:

http://www.infomoney.com.br/minhas-fina ... diz-jornal

Set 19, 2013 12:32
Marcos Forista VIP

Definitivamente complica ainda mais a situação da Unicasa.

Out 09, 2013 18:28
Xuxa Forista VIP

Comprei alguns lotes.

R$ 6,4x - aí vamos nós!

É isso aí.

Out 10, 2013 12:57
Xuxa Forista VIP

Xuxa escreveu:Comprei alguns lotes.

R$ 6,4x - aí vamos nós!

É isso aí.

Volume já é igual ao do dia de ontem inteiro.

De olho nos R$ 6,xx.

É isso aí.

Out 11, 2013 14:03
Xuxa Forista VIP

Vamos acompanhar o fechamento semanal.

Última chamada antes do teste nos R$ 6,xx.

É isso aí.

Out 11, 2013 16:30
Xuxa Forista VIP

Passando para novo patamar de preços.

Próxima resistência, R$ 6,4x.

Depois... 9,xx.

É isso aí.

Out 11, 2013 22:21
Gigante Forista Assíduo

A Corretora CM CAPITAL MARKET, n* 88, esteve atuando firme na venda. Quase sozinha.
Ela sempre anda liderando as vendas, nos últimos pregões.
Acho, por se tratar desta corretora, que as vendas são de investidores europeus.

Out 12, 2013 0:36
Xuxa Forista VIP

Gigante escreveu:A Corretora CM CAPITAL MARKET, n* 88, esteve atuando firme na venda. Quase sozinha.
Ela sempre anda liderando as vendas, nos últimos pregões.
Acho, por se tratar desta corretora, que as vendas são de investidores europeus.

Não me baseio por este tipo de observação, pois nunca podemos saber o que estão fazendo... Ou querendo fazer. Gosto de observar o momento e os "rastros".

A ação era negociada a R$ 12,xx em Dez/12 (10 meses), deu uma parada nos R$ 9,xx e agora encontrou seu ponto máximo de volume, após cair na casa dos R$ 5,xx.

Faz 4 meses que os preços trabalhavam na faixa dos R$ 5,80 a R$ 6,00: ficou pouquíssimo tempo abaixo dos R$ 5,80 e também pouco tempo acima dos R$ 6,00.
Dedução: Há compradores suficientes para absorver a antiga demanda de vendas. Os preços estacionaram e o volume aumentou. Para mim, excelente riscoxretorno.

Masssssss... Só fica mesmo "boa" se passar da casa dos R$ 6,4x. Por enquanto, é ver se ocorre a briga na próxima semana...

É isso aí.

Out 12, 2013 0:37
Xuxa Forista VIP

Obs.: Papéis para Trade um pouco mais longos eu me baseio no gráfico MENSAL e, às vezes, SEMANAL. O Diário eu só uso para as entradas e, eventualmente, para o ajuste do "estope".

É isso aí.

Out 12, 2013 11:25

ojappadonodo6 escreveu:
Buy Stocks;Sell Bonds escreveu:

Olá ojappadonodo6!!

Abs!

Obrigado pela resposta, meu camarada. Interessante o seu ponto de vista.

(i) Realmente, teremos cada vez menos caixa (que vem de um tal de IPO) para "turbinar" o lucro líquido, via resultado financeiro. Daí o seu critério para o P/EBIT. Entendi! Muito obrigado.

(ii) Mas, uma pergunta BSSB. Apenas para entrar em sintonia. Estou começando agora, inclusive planilhando as séries financeiras das empresas. Notei que - justamente por todos os problemas de reestruturação operacional entre as marcas da empresa (conjugado com impacto sobre as vendas em virtude da falta de crédito - ver resultado 2012T2) - o EBITDA (e acho que o EBIT também) sofreu um "haircut" de 50% nos últimos trimestrais relativamente aos tempos áureos da empresa (até o 2012T1). Por que utiliza o P/EBIT corrente? Suponho que utilize o EBIT dos últimos 4 trimestrais. Pergunto, pois, caso o EBIT aumentar 50% (sequer recuperando os tempos áureos), o P/EBIT cairia, digamos, para 9. É muito volátil. Como utiliza o P/EBIT?

(iii) Finalmente, mais uma ajuda para principiante. Prometo, a última. No ano de 2012, o lucro líquido foi de R$ 88,3 M. Tomara, o pior caso. Qual o DY da empresa para a ação em 5,36?

ojappadonodo6,

primeiro gostaria de te pedir desculpas. Não tinha visto essa sua msg!!Talvez, pela correria do meu dia a dia, tenha passado desapercebida.

Com relação aos itens levantados, seguem minhas opiniões:

(i) ok!

(ii) Concordo plenamente com você. Qualquer tipo de análise fundamentalista, seja ela por múltiplos ou por dados financeiros, todos os ajustes e tendências futuras devem ser levados em conta. Nesse caso do Ebit ou Ebitda, a recente reestruturação que a empresa passou e ainda passa trouxe uma forte redução no caixa operacional, pois encerrou diversas lojas que possuíam baixa produtividade, mas ainda assim geravam lucros. Esse ponto da reestruturação deve ser levado em conta, pois novas lojas, com potencial bem superior às demais, poderão gerar um fluxo de caixa bem interessante nos próximos meses, conforme já foi levantado aqui. No início o fluxo será pequeno, pois essas lojas ainda estão em processo de ramp up, o famoso termo que o mercado tem utilizado bastante para início de novos projetos que estão em fase de maior produtividade, mas ainda um pouco distante da maturidade. Esse ponto, pelo menos para mim, não está tão claro. Não consegui perceber ainda, por exemplo, qual o impacto da nova mega loja de Manaus gerará para empresa dentre outras. Talvez seja a falta divulgação de guidance por parte da empresa. Nas últimas conferências os adms foram questionados sobre perspectivas para as novas lojas e a resposta foi justamente essa. Se não me engano, acho que teve uma loja que eles comentaram algo em torno de R$ 1 milhão de faturamento, mas que ainda ia demorar, pois a empresa estava amadurecendo a carteira de clientes e outros fatores. Por essa dificuldade e mais os fatores tanto micro como macroeconômicos que me mantiveram afastado ainda da empresa, mas continuo monitorando, ainda mais agora com o xuxa por aqui, forista com ótimos comentários sobre análise técnica e bom market time. Veja o comentário acima dele. Concordo plenamente. A empresa está nessa faixa de preços há um tempão.

(iii)Se a empresa mantiver a política de payout do ano passado (85%), o yield ficará em 20% (1,13/5,6). Contudo, como acho um pouco difícil a empresa que encontra-se em franca expansão manter um payout tão elevado, ajustaria para 25% do ll (estatuto), resultado num yield de 5,9% (ainda assim nada mal!).

Espero ter contribuído!!

Abraços!

Out 13, 2013 18:10
ojappadonodo6 Estreante
ojappadonodo6

ojappadonodo6,

primeiro gostaria de te pedir desculpas. Não tinha visto essa sua msg!!Talvez, pela correria do meu dia a dia, tenha passado desapercebida.

Com relação aos itens levantados, seguem minhas opiniões:

(i) ok!

(ii) Concordo plenamente com você. Qualquer tipo de análise fundamentalista, seja ela por múltiplos ou por dados financeiros, todos os ajustes e tendências futuras devem ser levados em conta. Nesse caso do Ebit ou Ebitda, a recente reestruturação que a empresa passou e ainda passa trouxe uma forte redução no caixa operacional, pois encerrou diversas lojas que possuíam baixa produtividade, mas ainda assim geravam lucros. Esse ponto da reestruturação deve ser levado em conta, pois novas lojas, com potencial bem superior às demais, poderão gerar um fluxo de caixa bem interessante nos próximos meses, conforme já foi levantado aqui. No início o fluxo será pequeno, pois essas lojas ainda estão em processo de ramp up, o famoso termo que o mercado tem utilizado bastante para início de novos projetos que estão em fase de maior produtividade, mas ainda um pouco distante da maturidade. Esse ponto, pelo menos para mim, não está tão claro. Não consegui perceber ainda, por exemplo, qual o impacto da nova mega loja de Manaus gerará para empresa dentre outras. Talvez seja a falta divulgação de guidance por parte da empresa. Nas últimas conferências os adms foram questionados sobre perspectivas para as novas lojas e a resposta foi justamente essa. Se não me engano, acho que teve uma loja que eles comentaram algo em torno de R$ 1 milhão de faturamento, mas que ainda ia demorar, pois a empresa estava amadurecendo a carteira de clientes e outros fatores. Por essa dificuldade e mais os fatores tanto micro como macroeconômicos que me mantiveram afastado ainda da empresa, mas continuo monitorando, ainda mais agora com o xuxa por aqui, forista com ótimos comentários sobre análise técnica e bom market time. Veja o comentário acima dele. Concordo plenamente. A empresa está nessa faixa de preços há um tempão.

(iii)Se a empresa mantiver a política de payout do ano passado (85%), o yield ficará em 20% (1,13/5,6). Contudo, como acho um pouco difícil a empresa que encontra-se em franca expansão manter um payout tão elevado, ajustaria para 25% do ll (estatuto), resultado num yield de 5,9% (ainda assim nada mal!).

Espero ter contribuído!!

Abraços![/quote]

Olá BSSB,

(i) Grato pelo retorno. A empresa é um drama. O que foi comentado acerca da Ikea, realmente, é um ponto fundamental para o longo prazo da empresa. Não comentam muito sobre concorrência/market share. A falta de guidance também prejudica. A única previsão é a de que resta apenas mais uma loja própria a ser aberta entre este semestre e o primeiro de 2014. Está chegando o 2013T3, no qual poderá ser verificado se realmente observaremos o reconhecimento de receitas das vendas observadas até o 2013T2 no referido segmento. Ademais, espero que não ocorra, ainda, impacto relevante da alta da Selic sobre o ritmo de vendas, supondo uma melhora da inadimplência observada pelos bancos.

(ii) Vamos verificar se a Margem EBITDA de 9,xx foi, realmente, o pior da série e se a ROL voltará a crescer ou, ao menos, irá se estabilizar. E tomara que o forista Xuxa seja pé-quente. Xuxa, o que você quer dizer é que se rompendo o nível de 6,40, o papel pode ir até o ex-suporte no semanal em 9,xx?

Out 14, 2013 10:59
Xuxa Forista VIP

ojappadonodo6 escreveu:(ii) Vamos verificar se a Margem EBITDA de 9,xx foi, realmente, o pior da série e se a ROL voltará a crescer ou, ao menos, irá se estabilizar. E tomara que o forista Xuxa seja pé-quente. Xuxa, o que você quer dizer é que se rompendo o nível de 6,40, o papel pode ir até o ex-suporte no semanal em 9,xx?

Isso mesmo.

Aqui, a visualização é de gráficos com tempos maiores (MENSAL e SEMANAL), visando alvos também maiores.

Muitos vão realizar o lucro de 10%-15% (em menos de 10 pregões) agora (a verificar), antes dos R$ 6,40. Resta saber se volume nesta faixa de preços (R$ 6,0x a R$ 6,3x vai justificar o rompimento da resistência e a entrada de novos traders.

Nos tempos gráficos acima, próxima resistência (vencido os R$ 6,40) é nos R$ 9,xx (também não quer dizer que vá em linha reta). Creio que este preço fique para a faixa de 3 a 6 meses.

É isso aí.

Out 14, 2013 15:21
Xuxa Forista VIP

Chegou a negociar nos R$ 6,39, mas recuou de volta aos R$ 6,20.

Agora é se manter acima de R$ 6,15 e começar a negociar na casa dos R$ 6,2x (entrada de novos traders de curto e antecipações ao rompimento dos R$ 6,4x.

É isso aí.

AnteriorPróximo

Voltar para Mid Caps