Bem-vindo: Jun 29, 2017 13:48

Mai 27, 2012 11:24
Busine$$man Estreante
Sanepar - SAPR3 / SAPR4

Galera,

Como não existe ainda nenhum tópico relacionado a essa empresa (SAPR4), resolvi então abrir esse tópico para assim podermos discutir sobre ela, já que a mesma vem crescendo bastante nesses últimos meses.

Para os que ainda não a conhecem, segue abaixo o histórico dela:

Último 7,33 Dia +1,80%

Máximo 7,33 Semana -2,79%
Mínimo 7,33 7 Dias -2,79%
Médio 7,33 Mês -0,41%
Abertura 7,33 30 Dias -1,87%
Fech. Ant. 7,20 Ano +63,73%
Negócios 1 365 Dias +96,70%

Minha dúvida agora é, será que ela vai continuar acompanhando esse ritmo?

Mai 28, 2012 18:58
Busine$$man Estreante

Pois é Frajola, obrigado ai pelos dados.

Eu ainda não parei para ver com detalhes e estudar sobre o papel, mas você ai que tem mais conhecimento, sabe me dizer se é um papel bom de se comprar no momento?

Mai 28, 2012 20:18
Cadu_28 Forista VIP

No setor vc tem CSMG3 e SBSP3 que são bem mais atraentes do pto de vista fundamentalista.

Mai 29, 2012 10:33
Busine$$man Estreante

Ok. Obrigado Cadu pela dica!
Pois é, eu particularmente ainda estou intrigado com essa empresa, o lucro dela tem aumentado em muito nesses últimos meses.
Por isso até abri esse tópico para discutir sobre ela e ver o que o pessoal pensa sobre o assunto.

Jun 20, 2012 15:49
Caiquerl Estreante
Tópico
Caiquerl

Muito bom abrir um tópico sobre este papel. Eu entrei nela no início do ano analisando os resultados apresentados, ser do mercado interno e pelo setor que esta indo muito bem obrigado. Claro que tem ativos no seu ramo melhor, porém não me decepcionei nadinha com ela que vem com uma boa alta no ano.

Ago 03, 2012 9:15
Caiquerl Estreante
Resultado
Caiquerl

Alguém sabe quando vai sair o resultado??

Set 21, 2012 9:59
qqhum Forista Assíduo

PF acusa Sanepar de não tratar água despejada em rio

A Sanepar, empresa de saneamento do Paraná, foi alvo ontem da "Operação Iguaçu - Água Grande", deflagrada pela Polícia Federal por meio da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. Ela é acusada de cobrar pelo tratamento de esgoto e não realizar o serviço ou fazê-lo de maneira inadequada. "No que diz respeito ao tratamento de esgoto, a Sanepar é uma empresa de fachada", afirma o delegado Rubens Lopes da Silva, que acusa a companhia de ser "a maior poluidora do Estado".

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/empresas/283840 ... z276YUOn1T

Set 21, 2012 14:46
qqhum Forista Assíduo

Sanepar pretende contribuir com investigações da PF
Brasil Econômico 21/09/12 12:42

A Polícia Federal apura a responsabilidade de um suposto lançamento de esgoto não tratado no rio Iguaçu.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que na quinta-feira (20/9) tomou conhecimento sobre a investigação da Policia Federal, que apura a responsabilidade de um suposto lançamento de esgoto não tratado no rio Iguaçu.

Mesmo desconhecendo os detalhes do processo investigatório, a Sanepar pretende colaborar com as autoridades para esclarecer os fatos e sanar qualquer irregularidade que seja averiguada.

Além disso, a companhia reforçou os seus valores relacionados a sustentabilidade e compromisso com a qualidade dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Set 22, 2012 15:15
profile cash Forista Assíduo

Sanepar de Toledo está entre as 19 cidades investigadas pela Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (20), uma grande operação de busca e apreensão em unidades da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de 19 cidades do Estado, dentre elas Toledo. A intenção foi investigar a responsabilidade da Sanepar pelo lançamento de esgoto não tratado em rios do Estado, principalmente nos que deságuam no Rio Iguaçu. A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH), órgão ligado a PF, IBAMA e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da ação, intitulada "Operação Iguaçu - Água Grande". Em Toledo, a Companhia e a Prefeitura tem um convênio que autoriza a Sanepar a fazer a distribuição e o tratamento de água do município.
Foram expedidos 30 mandados de busca e apreensão que as equipes da PF, IBAMA e PRF cumpriram em 17 estações de tratamento de esgoto da empresa pública espalhadas por todo o Paraná. O objetivo era coletar novas amostras do esgoto tratado pela Sanepar para análise e apreender documentos, onde estariam os resultados do controle de qualidade do esgoto tratado pela companhia do Estado. Em Toledo, Sanepar e município tem contrato firmado em 2005, válido por 20 anos. Ainda está previsto a construção de duas novas estações de tratamento de esgoto.
De acordo com o delegado da PF que investiga o caso, Rubens Lopes da Silva, até meados de 2008 cerca de 43% das estações de tratamento da Sanepar operavam sem licença ambiental de instalação ou de funcionamento. Hoje, esse percentual ainda estaria acima de 20%. A operação é resultado de investigações que começaram em 2009 e que aponta a empresa como a maior poluidora dos rios do Paraná. Segundo as investigações existem indícios para crer que nenhuma das 225 estações de tratamento de esgoto mantidas pela Sanepar funciona de acordo com a legislação ambiental em todo o Estado. Segundo os cálculos da PF, a empresa coleta 23% do esgoto no Paraná.
É de responsabilidade da Sanepar coletar o esgoto de Toledo, de acordo com o contrato firmado entre município e companhia. Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Usuários de Serviços de água e Esgoto (Comusae) de Toledo, Flávio Augusto Scherer, companhia e conselheiros se reúnem há cada 60 dias e é apresentado como está a situação da coleta e distribuição de água na cidade, assim como sobre o tratamento de água. Scherer garante que o contrato está sendo cumprido sem problemas e que a cidade exige da Companhia o cumprimento das leis ambientais.
Fiscalizações e crimes
Scherer informou à reportagem que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é o órgão responsável pela fiscalização do que é despejado nos rios da cidade pela empresa. Segundo a assessoria de imprensa do IAP, o trabalho de fiscalização a autuação de empresas que poluem o meio ambiente do estado está sendo feito, porém cabe aos municípios fiscalizar as empresas com quem mantêm convênios, como da ordem de prefeitura e Sanepar.
Segundo informações da PF, a companhia foi multada nos últimos dez anos em mais de R$ 80 milhões. Entre as razões das multas estão o não envio de relatórios e outros documentos aos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental. Apenas uma das autuações, aplicada em 2008, renderia até hoje cerca de R$ 20 mil de multa por dia. A Sanepar deve ser notificada ainda hoje (20) pelo Ibama da aplicação de uma nova multa diária de R$ 200 mil, que deve vigorar até a adequação de suas estações de tratamento de esgoto.
Entre os crimes investigados pela PF estão, além do delito de poluição ambiental, falsidade ideológica e estelionato. Somadas, as penas podem chegar a 12 anos. A Polícia Federal deve apresentar o relatório final sobre as investigações em 45 dias, e após essa divulgação novos inquéritos podem ser abertos. Integrantes do governo do Estado podem ser responsabilizados.
Desde 2009, a PF percorreu mais de 15.000 km com barcos e helicóptero por todo o leito do Rio Iguaçu. Foram coletadas mais de 430 amostras que foram enviadas para laboratórios da Universidade de Campinas (Unicamp) em São Paulo. O Rio Iguaçu já é considerado o segundo rio mais poluído do Brasil, perde apenas para o Tietê, em São Paulo.

Dez 16, 2012 14:28
FPSADM Forista Assíduo
FPSADM

Na minha carteira essa ação teve uma das maiores valorizações (100% de valorização em 2012), aumentou os lucros, pagamento de dividendos constantes desde o ano 2000 e com excelente potencial de crescimento em um setor com uma regulação mais estavel e totalmente essencial.

Dez 16, 2012 18:32
sr. fouquet Forista Assíduo

O setor como um todo apresentou forte valorização este ano. É curioso como me lembro de analisar SBSP há um bom tempo atrás e ter a sensação que aquele baixo P/L estaria sempre a minha disposição. O trem passou e ficou a pergunta: e agora, José? :)

Dez 16, 2012 19:21
FPSADM Forista Assíduo
FPSADM

Só que de todas as empresas do setor, de 2009 até esse momento de 2012, ela teve a maior valorização com uma média nos últimos 3 anos acima de 60%, aumento nos lucros e ganhou varios premios de gestão, podendo melhorar ainda mais os lucros, alem disso o Governador do Parana parece um bom gestor, com modelo de contrato de gestão que transcrevo abaixo.

Em 2009, no início de seu segundo mandato, Beto Richa implantou os Contratos de Gestão, pelos quais toda a equipe administrativa se compromete a alcançar metas previamente estabelecidas de acordo com o plano de governo. Os objetivos são monitorados por uma unidade técnica criada especificamente para esse fim.

Eu antes de investir em Sociedade de Economia Mista, analiso todas as questões politicas, potencial de crescimento e valorização, gestão, regulação através de uma analise swot que monto prevendo todas as situações e as possibilidades.

sr. fouquet escreveu:O setor como um todo apresentou forte valorização este ano. É curioso como me lembro de analisar SBSP há um bom tempo atrás e ter a sensação que aquele baixo P/L estaria sempre a minha disposição. O trem passou e ficou a pergunta: e agora, José? :)

Dez 16, 2012 19:29
FPSADM Forista Assíduo
FPSADM

Só complementando atraves de um estudo.

No caso da região hidrográfica do Paraná, o que se observa é um curioso contraste: ao mesmo tempo que é a bacia com o maior número de pontos com má qualidade de água, também detém os melhores indicadores do país em termos de cobertura de esgoto. A taxa média de coleta de esgoto é de 60%, enquanto a de tratamento chega a 44%. Números acima das médias nacionais, de 57% e 39%, respectivamente. A meta do governo federal é chegar a 88% até 2030, investindo para isso o montante de R$ 150 bilhões.

Caso os investimentos em saneamento não se concretizem, a população pode vir a sofrer com problemas ainda maiores. O professor Cléverson Andreoli, da FAE, alerta que a má qualidade da água provoca doenças e contribui para o crescimento da mortalidade infantil. A preocupação maior, contudo, é com os mananciais que servem de abastecimento para várias cidades. “Muitos desses rios abastecem a população. Apesar de toda a tecnologia existente para tratamento da água, melhores condições garantem maior potabilidade”, ressalta.

Mai 10, 2013 13:13
takahb Estreante
Re: Sanepar - SAPR3 / SAPR4
takahb

Chegou a pesquisar algum motivo específico pra essa queda de 30% nesse ano?
Visto que ela vinha numa tendência de alta de 4 anos praticamente, é de se verificar não?

Mai 11, 2013 12:46
Odd Eye Estreante

Eu comprei ela por 8 ano passado e saí por 10 na sorte porque ia trocar de corretora e não queria fazer transferência de custódia (Não cheguei a receber os dividendos contudo).
Como na época as minhas ações pra LP em sua maioria já estavam na minha próxima corretora, não cheguei a pagar IR pois só precisava descontar dos prejuízos acumulados no passado.
Voltei com esse belo resultado, sabendo que se ela era atrativa a 8 ano passado com resultados piores, o que dizer hoje a 7 com o lucro subindo bem?
Nos anos anteriores o 4T também foi ruim. Não sei o que acontece com a empresa no 4T pra isso acontecer.

Mai 11, 2013 13:30
FPSADM Forista Assíduo
FPSADM

Excelente resultado e melhora em praticamente todos os fundamentos, além de ser uma maquina de dividendos, pagando a mais de uma decada de forma regular, essa empresa eu só compro e devido ao baixo free float, quando ela sobe sobe muito, basta ver a valorização dos últimos 5 anos.

Mai 11, 2013 13:57
FPSADM Forista Assíduo
FPSADM

pobrep escreveu:
FPSADM escreveu:Excelente resultado e melhora em praticamente todos os fundamentos, além de ser uma maquina de dividendos, pagando a mais de uma decada de forma regular, essa empresa eu só compro e devido ao baixo free float, quando ela sobe sobe muito, basta ver a valorização dos últimos 5 anos.

Grande FPSADM, bom te ver por aqui, sócio!

Obrigado Pobre e estou aqui a um bom tempo, só ver minhas mensagens atrás e dentre as empresas de saneamento essa aqui considero a melhor para Longo Prazo e quando ela dá uma bobeada com baixas eu vou lá e belisco mais e para voce ver, ano passado de dividendos ela pagou 0,41 e a tendencia é aumentar com esse seguidos aumentos nos lucros e a melhora no aspecto operancional.

Vamos juntos amigos, forte abraço.

Mai 11, 2013 19:04
Odd Eye Estreante

pobrep escreveu:
Odd Eye escreveu:Eu comprei ela por 8 ano passado e saí por 10 na sorte porque ia trocar de corretora e não queria fazer transferência de custódia (Não cheguei a receber os dividendos contudo).
Como na época as minhas ações pra LP em sua maioria já estavam na minha próxima corretora, não cheguei a pagar IR pois só precisava descontar dos prejuízos acumulados no passado.
Voltei com esse belo resultado, sabendo que se ela era atrativa a 8 ano passado com resultados piores, o que dizer hoje a 7 com o lucro subindo bem?
Nos anos anteriores o 4T também foi ruim. Não sei o que acontece com a empresa no 4T pra isso acontecer.

Que bom ver mais gente por aqui...

Odd, talvez ela tenha caído também por estes dois riscos:

1- A Sanepar mantém um Plano de Aposentadoria e Assistência Médica. Em princípio, com a redução geral dos juros no país, este Plano pode ser pressionado se a regra atuarial não for compatível.

2- Houve aquela denúncia de que a empresa estaria despejando dejetos diretamente nos rios ...

Ano passado quando eu estava comprado surgiu essa acusação, lembro bem das notícias da PF entrando na empresa na época:

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2 ... nepar.html

Entrei quando deu uma queda em todas as companhias de água por causa do medo que o governo causou por causa da intervenção nas elétricas.

Essa do plano de aposentadoria eu não estou por dentro. É daqueles que os funcionários mantém paridade com os da ativa?

Mai 18, 2013 14:25
Guga0202 Forista Assíduo
Guga0202

opa, virei sócio...comprei 1k a 7,05, entrei levando sorte.
valeu!!

Mai 18, 2013 15:43
Ecro Forista Assíduo

Empurraram pra cima no leilão de fechamento. Antes estava em R$ 7,05. Tornei-me sócio esta semana. Vendi as Card3 na abertura do pregão do dia seguinte ao péssimo balanço e coloquei tudo em sapr4.

Próximo

Voltar para Mid Caps