Bem-vindo: Ago 23, 2017 4:01

Jan 24, 2013 11:25
Marcos Forista VIP
Alfa financeira - CRIV4

Comprei 4,3 k de CRIV4 a 4,82.:P Essa financeira vem melhorando muuuito seus resultados nos últimos trimestres e está com um P/LL abaixo de 5. Paga ótimos dividendos. Espero não ser o último a saber de algo errado com ela. :?

Jan 25, 2013 22:37
Marcos Forista VIP

Ninguém para dar um pitaco :?:

Jan 27, 2013 8:10
Claudio66 Forista VIP
Classificação de Risco da Fitch

Marcos, como sempre, tenho que olhar as ações de que você fala.

O primeiro problema é que em alguns setores eu tenho dificuldade para analisar os balanços e fazer projeções. Em particular na construção civil e no setor financeiro. Isso se torna ainda mais crítico devido aos problemas recentes com os Bancos Panamericano, Cruzeiro do Sul e BVA.

Mas devido ao baixo P/L e elevado ROA, acho que o esforço vale a pena.

A primeira coisa que olhei foi uma avaliação que a Fitch para o Banco Alfa, que faz parte do Grupo.

Fitch Eleva Rating Nacional do Banco Alfa de Investimento S.A. Para ‘AA(bra)’ (26/10/2012)

O Grupo Alfa tem as seguintes empresas:

ALFA HOLDING (RPAD3; RPAD5; RPAD6)
BANCO ALFA DE INVESTIMENTO S.A. (BRIV3; BRIV4)
CONSORCIO ALFA DE ADMINISTRACAO S.A. (BRGE3; BRGE5; BRGE6; BRGE7; BRGE8; BRGE11; BRGE12)
FINANCEIRA ALFA S.A. (CRIV3; CRIV4)

Apesar de estarmos falando da Financeira, acho que conhecer o estilo de gestão do Banco de Investimentos ajuda a entender a empresa. Além disso, cerca de 75% dos recursos captados pela Financeira (R$ 2,7 Bi de R$ 3,5 Bi), o são junto ao Banco.

Pontos de destaque da avaliação do Banco feita pela Fitch:

1 - bom retorno sobre os ativos (ROA)

Fitch escreveu:Com retorno sobre ativos (ROA) em linha com o dos pares e baixa exposição a risco devido a seu perfil conservador, a Fitch considera os resultados do banco melhores que os de seus concorrentes.

2 - Resultados estáveis
Fitch escreveu:O Alfa vem registrando resultados estáveis ao longo dos anos, inclusive durante períodos de turbulência financeira.

3 - Gestão conservadora
Fitch escreveu:A qualidade e
resiliência de sua performance refletem a conservadora gestão de risco e o custo de captação relativamente baixo.

Depois eu coloco o que estou vendo sobre a Financeira.

Jan 27, 2013 10:20
Claudio66 Forista VIP

Olhando agora as notas explicativas do ITR do 3T12 da Financeira

FINANCEIRA ALFA S.A.- C.F.I Informações Trimestrais - 30/09/2012

Refletindo o conservadorismo da administração, que foi salientado na avaliação da Fitch para o Banco de Investimento, a Financeira tem 95% de seu créditos com classificação AA ou A (pg. 8, Nota 5c).

De fato esse conservadorismo é refletido nos baixos níveis de inadimplência. Os créditos vencidos representam 0,3% da carteira, sendo que apenas 25% disso está vencido a mais de 180 dias.

Ainda refletindo o conservadorismo da administração, o Índice da Basiléia da Financeira é de 17% (pg. 25, nota 13k). (O exigido pelo BC é 11% e o exigido pelo Comitê da Basiléia é 11%.)

Como o principal credor da Financeira é o Banco de Investimentos do Grupo, os minoritários poderiam estar expostos a uma maquiagem contábil, para a Financeira parecer melhor do que é. Porém, o Banco tem seus credores, que têm que "fiscalizá-lo" e, consequentemente, fiscalizar a Financeira, uma vez que 70% das aplicações do Banco estão na Financeira. E segundo a Fitch:

Fitch escreveu:...[o Banco tem] captação junto a clientes corporativos em detrimento do mercado de investidores institucionais...

Ou seja, diferentemente do Cruzeiro do Sul e BVA, os principais credores não são Fundos de Pensão, que têm se mostrado lenientes na "fiscalização" de seus investimentos. Isso aliado ao conservadorismo da administração dá maior segurança ao minoritário.

Por outro lado, os controladores, que detêm cerca de 75% do Banco e da Financeira, podem em certa medida optar por onde colocar o resultado, se no Banco ou na Financeira, bastando para isso alterar a taxa de remuneração dos depósitos do Banco na Fianceira. Enquanto os controladores possuírem 75% de ambas as instituições, não parece haver grande incentivo para esse tipo de desvio de conduta.

Em seguida eu vou analisar as diferenças entre as 4 empresas do Grupo, para entender se a Financeira representa, de fato, as melhores oportunidades.

Jan 27, 2013 11:14
Maquinho Forista VIP

vdd, Marcos sempre de olho em ações que não estão nos holofotes! sempre garimpando por algo bacana. pus no radar esta ação...poquissima liquides...mas está aqui no radar. belo comentario claudio!

Jan 27, 2013 18:56
Claudio66 Forista VIP
Governança Corporativa

A empresa não tem "tag along", nem relação com os investidores. No sítio da empresa na internet as únicas informações disponíveis são aquelas passadas para CVM e BOVESPA e mesmo assim não estão num ligar óbvio.

A única proteção dos minoritários é o fato de o Grupo Controlador ter cerca de 75% do capital da empresa. E para mim essa é a melhor proteção, porque quem mais perde com decisões que penalizem o acionista são os próprios controladores. Esse é o meu raciocínio também no caso da JHSF e da CTSA. (Mas a JHSF tem outras características positivas de governança, sendo inclusive do Novo Mercado e na CTSA o controlador tem 88% do capital, estando mas sensível aos seus próprios desvios de conduta.) Já no caso da INEPAR, um dos meus maiores erros na bolsa, o controlador tinha apenas 25% do capital. Era muito melhor pagar bons salários e "bônus" para a diretoria, do que melhorar o lucro da empresa.

Além do interesse do controlador de não ferrar com a empresa, tem mais gente fiscalizando, por se tratar de uma empresa do mercado financeiro:
- todos os credores (e já destaquei anteriormente que os fundos de pensão, péssimos em fiscalizar, tem peso pequeno no passivo do banco) e
- BCB (que, felizmente, faz um trabalho muito melhor que a CVM).

Jan 27, 2013 19:32
Claudio66 Forista VIP

O preço da ação ficou estagnado em 2010 e 2011, mas nos últimos 12 meses já proporcionou um retorno de 50% para os acionistas.

Pelos múltiplos P/L (em torno de 6) e P/VPA (em torno de 0,75), ainda tem espaço para subir.

Além do potencial de valorização, a empresa oferece boa remuneração por proventos. Abaixo coloco o total de proventos por ação referente ao resultado de cada ano:

2012 - R$ 0,26
2011 - R$ 0,24
2010 - R$ 0,22
2009 - R$ 0,20
2008 - R$ 0,18
2007 - R$ 0,17
2006 - R$ 0,17

Portanto, são proventos crescentes e sem oscilações. (Mesmo durante a crise de 2008. Esse ponto já havia sido destacado pela Fitch, com relação ao Banco de Investimentos.)

Além disso, pela cotação atual, assumindo lucro estável em 2013, o DY está em 5%! É um nível muito bom, considerando que NTN-B está pagando pouco mais que 3% a.a.

Além do bom DY, receita e lucro apresentaram forte crescimento a partir do 1T11. A defasagem do preço pode ser por o mercado não ter acompanhado o forte crescimento da empresa (apesar do retorno de 50% em 2012). A Valid e Porobello, por exemplo, proporcionaram rendimento de mais de 100%. A Valid caiu no radar dos fundos e corretoras, ao passo que a Portobello tem maior visibilidade por causa da força da marca.

Jan 27, 2013 19:49
Claudio66 Forista VIP

Na comparação com as outras empresas do grupo, é disparada a de maior liquidez. A única que chega perto em liquidez é o Banco.

Também é a que tem o maior ROE, cerca de 2 vezes maior que o Banco.

Por fim, tem P/L bem menor que o banco.

É difícil avaliar P/L e outros indicadores fundamentalistas para a Holding e o Consórcio, pois existem várias classes de preferenciais, com diferentes proventos por ação. Mas podemos cortar essas duas empresas pelo ROE e pela liquidez. (Na verdade, só o fato de ter essas diferentes classes de preferenciais já me afasta.)

Assim, é a melhor empresa do Grupo para se ter ações.

Jan 27, 2013 20:04
J. Forista Assíduo

FR4J0L4 escreveu:pergunta... pq vc tem tanto este estilo marcos elias, aquele do antigo money talks, antigo gestor do fundo galleas, analista com certificação caçada... que adora tanto caçar uma pérola no mercado,, e outro, e se achar uma pérola, pq nao fica para si, se pérola for boa, pq deveria divulgar a pérola para os outros, ou quer criar uma pérola, qual é a pegada meu bro??? :lol: :lol: :lol:
abç
sucesso

Não entendi essa postagem.
Não temos que preservar o anonimato das pessoas aqui por questões de segurança?
E qual o problema do sujeito ter esse estilo de não esconder e tal, não é para isso que existe o fórum?
Sinceramente não entendi.

Jan 27, 2013 20:06
J. Forista Assíduo

Os números e indicadores me parecem ótimos, o que me preocupa é se um banco desse porte possa esconder números e quebrar, o que não é tão impossível assim.

Jan 28, 2013 17:18
Claudio66 Forista VIP

J. escreveu:Os números e indicadores me parecem ótimos, o que me preocupa é se um banco desse porte possa esconder números e quebrar, o que não é tão impossível assim.

O Banco (note que o tópico é sobre a financeira do grupo) é bem maior, em ativo total, que outros bancos cotados no Forum, tais como Paraná Banco, Indusval e Sofisa.

Mas o que determina a probabilidade de quebrar não é apenas o tamanho. Depende muito mais da qualidade da gestão:
- o índice da Basiléia, como já disse, é bastante alto, tanto para o Banco como para a Financeira (precisa cair muito antes de quebrar)
- a margem líquida é bastante elevada (precisa cair muito antes de quebrar)
- tanto a financeira quanto banco têm um bom equilíbrio entre os prazo dos depósitos e os prazos dos créditos concedidos.

E o que pode assegurar que o banco é bem gerido e os números não estão maquiados?
- balanços auditados pela KPMG, uma das maiores empresas de auditoria do mundo (isso não bastou para o Pananmericano)
- classificação de risco feita pela Fitch (AA-Bra) e pela Moody's (Aaa) (isso não bastou para os títulos atrelados às hipotecas americanas)
- haver empresas que depositam no banco (para Alan Greenspan, esse seria o melhor controle que existe, mas também não adiantou na crise do "subprime")

Mas no Brasil, além de tudo isso, existe o Banco Central, que diferentemente do que o FED do Greenspan fazia, fiscaliza as instituições financeiras e intervem antes que quebrem.

E afinal, hoje em dia nem título do governo americano é considerado isento de risco. Como escreveu Guimarães Rosa: "Viver é muito perigoso."

Jan 28, 2013 22:59
DANIEL BOONE Estreante
DANIEL BOONE

Boas colocações Claudio!!

Investir em bancos menores é sempre algo complicado para todos.

Eu tenho essa empresa no meu radar!!

Jan 29, 2013 15:56
Marcos Forista VIP

Obrigado pelas colocações de todos. Entendo os riscos de bancos privados pequenos. Só entrei nesse porque os números são muuuito bons. Mesmo assim, não com muita sede. Agora, riscos todo setor tem, que o digam o povo das elétricas. :lol: Quanto à pergunta do Frajola, realmente não dá para entender alguém perguntar "por que ficar caçando pérolas no mercado". Eu acho que a resposta é meio óbvia demais.

Jan 29, 2013 18:24
Stalin Forista Assíduo
Stalin

FR4J0L4 escreveu:vc se fez de desentendido, so cotou parte da pergunta, esperto, leia de novo

caçar perola e divulgar
ou seja, nao está só caçando perola , mas sim divulgando, fazendo propaganda, querendo construir a perola, tipo miqueiros, embora o ativo nao seja mico, a metodologia eh a mesma, mas, enfim, cada um que ler que faça o que bem entender .. o meu nao ponho aqui $$$ rsrsrsrs

boa sorte

o marcos elias ex-gestor do fundo galleas fazia mesma coisa no money talks, assim como nas suas analises como analista profissional

suas perolas so afundaram os cotistass e quem seguiu suas dicas so perdeu kkkkk inepar, hrt, ecodiesel, eletrobras, entre outras kkkkkkkk

Na minha opinião o que o Marcos faz é compartilhar uma empresa que ele achou interessante para que outros possam opinar.
Depois que ele abriu o tópico já veio o Claudio666 e postou uns dados, de repente outros foristas que tenham conhecimento podem acrescentar mais alguma coisa e assim vai, aumentando informações e cada um podendo formar sua opinião. Não vejo nenhuma influência de compra nos posts do Marcos, vejo mais como provocação para que outros possam conhecer o ativo.

Jan 29, 2013 19:27
magrao-vix Forista Assíduo

tbm nao vejo nada errado, pelo contrario, acho uma otima estrategia buscar empresas que sao esquecidas pela maior parte do mercado, qualquer um sabe que é nelas onde se tem a maior oportunidade de ganhar dinheiro.. se estivessemos falando de micos, realmente acharia duvidoso alguem ficar "propagandeando" as ações aqui, mas nao é o caso...

pelo menos nos topicos que acompanhei, as empresas que o marcos discute geralmente sao empresas boas, com otimos resultados, porém sao small caps de baixa liquidez com as quais o mercado nao se importa.. o fato dele postar aqui, entendo como simplesmente alguem buscando compartilhar informação..

alem disso, existe uma grande diferença entre o discurso dele e o dos miqueiros... veja o que ele falou no primeiro post dele aqui, "a empresa vem melhorando os resultados nos ultimos trimestres, P/L abaixo de 5, pagando dividendos, etc"... ou seja, ele está simplesmente discutindo fatos concretos, que sao verificaveis no balanço e resultado da empresa, e que denotam uma empresa de qualidade... nao é um palhaço qualquer falando "essa empresa vai bombar!! o ceu é o limite!! vai ser a aposentadoria dos meus filhos" sem nenhum embasamento..

resumindo, nao vejo o por que repreender alguem por isso, pelo contrario, acho q contribui bastante para o forum.. eu mesmo comecei nas ultimas semanas a investigar mais as small caps da bovespa, inclusive a CRIV, que foi como eu vim parar nesse topico agora..

Jan 29, 2013 23:37
Marcos Forista VIP

Frajola, não sei o porquê de sua crítica tão "ácida" com relação às novas empresas que tento trazer para discussão aqui no fórum. São todas empresas que, na minha humilde opinião, tem grande valor.

Quanto ao ME, acho que o principal problema dele é querer aparecer demais com aquelas misturas de termos em língua inglesesa. Mas se volcê for levar em conta a alta da Lelis Blanc, que de 1 passou para mais de 12, já compensa todas as quedas de HRTP, ELET... É aquela história que eu sempre repito e que justifica minha investida maciça em pequenas empresas: pode cair 50, até 70%. Mas, pode subir 500, 600. Eu mesmo já peguei 600% na TPIS3 (pode conferir o histórico que consta desde o dia que comprei a 1 até o dia que vendi a mais de 7). Só isso, mais do que compensa as perdas que estou tendo em MGEL, INEP e HRTP (mas que sigo confiante que ainda vou recuperar com sobras). Aliás, uma das grandes diferenças entre eu e os "empurra mico", é que eles somem depois que as coisas não saem como eles apregoavam. Ou você ainda encontra o Sardines Pictures para discutir a ECOD3 e a HAGA4? Por falar nele, eis aí outra grande diferença: eu não fico execrando quem coloca alguma ideia contra as empresas de que tenho ações. Pelo contrário, se alguém expor ideias racionais de que não é uma boa, avalio e, se for o caso, caio fora. Já os "empurra mico"... Bom, você lembra bem como eu era tratado no tópico da ECOD3 quando dizia que o biodiesel não era viável economicamente.
Voltando ao ME, outro problema dele é que ele é muito espalhafatoso (até por conta do supracitado linguajar que usa). Vai ver as indicações de outras corretoras. Vai ver se não havia corretoras indicando AGEN11, MILK11, ECOD3 a R$ 18,00. Indicando compra quando a LUPA3 estava a R$ 60,00.
Finalizando, acho que você, como moderador de um fórum de discussões, deveria ficar contente que novas ações sejam trazidas à tona aqui no tópico, e não criticar quem o faz.

Jan 30, 2013 9:30
Marcos Forista VIP

Está vendo que eu ando completamente "por fora", nem sabia que você não é mais moderador :oops: . É que, infelizmente, não me sobra tempo para estudar e discutir com profundidade as empresas :( . Mas, tento acompanhar o que o pessoal de bom senso, como esses que postaram aqui nesse tópico, tem a dizer. Esses sim merecem todos elogios, porque acertam muito, mas muito mais do que qualquer casa de investimento. Um abraço e ressalto que, apesar de ter rebatido sua crítica, foi sem qualquer mágoa. :wink:

Jan 30, 2013 17:28
duque45 Forista Assíduo
Alfa Financeira
duque45

Bom papel, tenho um % pequeno da carteira por conta da liquidez muito baixa mas paga um dividendo razoavel e vem apresentando bom crescimento nas receitas e nos lucros nos últimos 3 anos.

Sempre que disponibilizo um recurso para um papel novo (nunca tinha operado com ele) o faço sempre em quintos:

O primeiro quinto foi em fins de agôsto/12 a 4,01, o resultado foi bom, fiz a compra do segundo quinto em fins de setembro a 4,28 o resultado continuou bom, hoje comprei o terceiro quinto a 4,75 e 4,78 e só farei a compra do quarto quinto quando ultrapassar o patamar de 5,00.

Gosto de fazer preço médio para cima, via de regra é melhor que fazer preço médio para baixo.

Tenho notado que a liquidez está melhorando e o papel vem atraindo novos investidores.

Fev 01, 2013 16:34
Claudio66 Forista VIP

Marcos e Duque, estamos juntos nessa aqui também. Hoje troquei um pouco de BEMA3 por CRIV4. :wink:

Venda BEMA3 = R$ 7,77
Compra CRIV4 = R$ 4,80

Fev 01, 2013 21:58
Tadeuoc Forista VIP
Tadeuoc

Claudio66 escreveu:Marcos e Duque, estamos juntos nessa aqui também. Hoje troquei um pouco de BEMA3 por CRIV4. :wink:

Venda BEMA3 = R$ 7,77
Compra CRIV4 = R$ 4,80

estou querendo entrar nessa com vocês...

mais uma sociedade claudio66!!!

card3, bema3..

só nao venderia bema3 agora... tendencia clarissima de alta!!!

Próximo

Voltar para Mid Caps