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Dez 05, 2008 15:20
V8 Forista Assíduo
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Marcopolo - POMO3 / POMO4
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Estou começando a estudar esse papel e queria trocar uma idéia com quem está comprado ou pensando em investir nela.

Dez 05, 2008 16:45
Ederson Estreante
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Ederson
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Queda absoluta. Setor de autopeças está um lixo.

Dez 05, 2008 17:29
Marcos Forista VIP
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Leia o relatório trimestral. Diminuiu o lucro no 3T, mas está com o ano garantido em termos de pedidos.
Alta do dólar é favorável por conta das exportações.
Em poucos dias pagará mais de 10% em dividendos.

Dez 05, 2008 17:37
Ederson Estreante
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Ederson
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Está tão garantido, que dá férias coletivas a funcionários....

Dez 05, 2008 17:38
Ederson Estreante
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Ederson
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AUTOPEÇAS – Produção de veículos em queda de 34,4% MoM em nov/08
A ANFAVEA divulgou nesta quinta-feira os números de produção e vendas de veículos em
nov/08. As vendas caíram 25,7% MoM e 25,0% YoY, enquanto no acumulado de jan-nov/08,
o setor apresenta crescimento de 18,3%, abaixo do guidance anterior da ANFAVEA, de
+24,2%, para 2008. Já a produção de veículos apresentou queda de 34,4% MoM e de 28,6%
em relação a nov/07, acumulando crescimento de 13% YoY entre jan-nov/08, ante meta de
crescimento de 15% para 2008 estimado pela ANFAVEA inicialmente. Com isso, a ANFAVEA
reduziu suas projeções para o setor este ano, prevendo crescimento de 14,3% nas vendas e
de 8,8% na produção. Com a revisão da projeção para as vendas, em dez/08 o setor poderá
apresentar queda de vendas de até 22% YoY.

Dez 05, 2008 17:42
Marcos Forista VIP
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Caro Ederson

Você quer que eu te explique a diferença entre um automóvel e carrocerias de ônibus?



Ederson escreveu:AUTOPEÇAS – Produção de veículos em queda de 34,4% MoM em nov/08
A ANFAVEA divulgou nesta quinta-feira os números de produção e vendas de veículos em
nov/08. As vendas caíram 25,7% MoM e 25,0% YoY, enquanto no acumulado de jan-nov/08,
o setor apresenta crescimento de 18,3%, abaixo do guidance anterior da ANFAVEA, de
+24,2%, para 2008. Já a produção de veículos apresentou queda de 34,4% MoM e de 28,6%
em relação a nov/07, acumulando crescimento de 13% YoY entre jan-nov/08, ante meta de
crescimento de 15% para 2008 estimado pela ANFAVEA inicialmente. Com isso, a ANFAVEA
reduziu suas projeções para o setor este ano, prevendo crescimento de 14,3% nas vendas e
de 8,8% na produção. Com a revisão da projeção para as vendas, em dez/08 o setor poderá
apresentar queda de vendas de até 22% YoY.

Dez 05, 2008 17:45
Ederson Estreante
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Ederson
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Caro Marcos

Se tu não sabe "vendas de veículos" inclui automóvel e carrocerias de ônibus...

Dez 05, 2008 17:52
Marcos Forista VIP
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Está bem Ederson, obrigado pelas explicações.

Ederson escreveu:Caro Marcos

Se tu não sabe "vendas de veículos" inclui automóvel e carrocerias de ônibus...

Dez 06, 2008 19:31
Merchant Forista Assíduo
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Amigos, soltem as armas um instante, que vou tentar ajudar.
Sei que correrei sério risco de piorar a situação, mas vamos lá:
-A atividade na verdade é fabricação de carrocerias;
-A classificação da atividade é bens insdustriais, até aí não está muito "linkada" com a quabradeira na fabricação de veículos.
-Porém onde está o problema? Endividamento de R$ 1.233 M, para um ativo de R$ 2.525 M e um PL de R$ 674M.
-Há uma participação predominante de capital de terceiros -e oneroso-, veja que é mais de 73 %. É muita exposição.
-O resultado operacional, o lucro líquido, o EBITDA e a margem líquida de lucro são decrescentes;
-Se a economia está desaquecida e ficará assim em 2009, quem vende bens de capitais (os que produzem renda) venderá bem menos em 2009;
-Desse modo quem já está devendo muito ficará frágil para rolar/acomodar dívida, fica menos competitivo, terá ainda menor margem de ganho e perde mercado/receita;
-Nos últimos 30 dias suas ações entregaram mais de 20%, fazendo o Valor Patrim Ação(VPA) ficar positivo em relação À cotação, ou seja, R$ 3,01 para a última cotação de R$ 2,96.
RESUMO:
Está barata mas eu não entraria. Pode dá um repique de 10% a qualquer hora mais indica marasmo/perda para um horizonte de mais de 6 meses.
Caso eu não tenha ajudado -de boa vontade-, podem pegar as "facas" novamente.

Dez 07, 2008 15:13
Ricardo B7 Forista Assíduo
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Ricardo B7
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Merchant escreveu:Amigos, soltem as armas um instante, que vou tentar ajudar.
Sei que correrei sério risco de piorar a situação, mas vamos lá:
-A atividade na verdade é fabricação de carrocerias;
-A classificação da atividade é bens insdustriais, até aí não está muito "linkada" com a quabradeira na fabricação de veículos.
-Porém onde está o problema? Endividamento de R$ 1.233 M, para um ativo de R$ 2.525 M e um PL de R$ 674M.
-Há uma participação predominante de capital de terceiros -e oneroso-, veja que é mais de 73 %. É muita exposição.
-O resultado operacional, o lucro líquido, o EBITDA e a margem líquida de lucro são decrescentes;
-Se a economia está desaquecida e ficará assim em 2009, quem vende bens de capitais (os que produzem renda) venderá bem menos em 2009;
-Desse modo quem já está devendo muito ficará frágil para rolar/acomodar dívida, fica menos competitivo, terá ainda menor margem de ganho e perde mercado/receita;
-Nos últimos 30 dias suas ações entregaram mais de 20%, fazendo o Valor Patrim Ação(VPA) ficar positivo em relação À cotação, ou seja, R$ 3,01 para a última cotação de R$ 2,96.
RESUMO:
Está barata mas eu não entraria. Pode dá um repique de 10% a qualquer hora mais indica marasmo/perda para um horizonte de mais de 6 meses.
Caso eu não tenha ajudado -de boa vontade-, podem pegar as "facas" novamente.


Valeu Merchant.

Passaste uma boa panorâmica da empresa, que desde meados de maio vem em persistente tendência de baixa. Você sabe como está a produção das fábricas da empresa no exterior ?

Abraço

Dez 07, 2008 22:32
Merchant Forista Assíduo
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Veja:
-A Marcopolo fatura mais de R$ 2 bi/ano e exporta para mais de 80 países, além de transferir tecnologia para a China;
-Além das duas unidades de Caxias do Sul -onde foi fundada- possui mais fábricas em Portugal, Colômbia, África do Sul, México e Rússia;
-Em set/08 vendeu a participação de 60% que tinha na MVC, de São José dos Pinhais;
-A instalação do software SAP lhe custou a metade do lucro do terceiro trimestre, assustando o mercado;
-A produção da Rússia está parada;
-A África do Sul, devido à COPA, também a previsão é positiva;
-A Colômbia ainda não apresentou sinal de crise;
-Índia, fábrica quase pronta, deve inaugurar até o fin al do mês. Boa previsão para 2009;
-México afetado pela crise;
-Argentina, razoável.
-Setembro/08 foi o melhor mês da empresa, que tem 59 anos.

Dez 07, 2008 23:25
Marcel66 Estreante
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Marcel66
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Merchant..Não sei mas até que ponto essas noticias podem influenciar o valor de uma ação em meio a crise financeira mundial com dificuldade de crédito e onde o principal produto da empresa é carroceria de onibus. Quem compra carroceria de unibus, não compra apenas uma, compra uma frota, além disso não compra uma carroceria, compra um ONIBUS, e isso custa em média uns 150-200 mil reais... Uma frotinha de 20 onibus...beiram os 5 milhoes de reais... Será que existem nesse momento muitas empresas de onibus que acreditam no aumento do transporte populacional e com dinheiro para aquisição de novas unidades, demanda que será aumentada a ponto de aumentar o lucro da empresa e por consequencia aumentar o valor da ação?

Pode ser muita explanação, mas é um pensamento.

Percebi a semana passada que o MACD orientou compra nesse papel e que o Estocastico está lá embaixo indicando compra também e com a MME acima das cotações. Não acreditei muito devido ao volume de negocios baixo.

Sigo acompanhando a ação de perto...

Abraços
Marcel

Dez 08, 2008 16:18
Marcos Forista VIP
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Merchant

Excelentes suas colocações. Aceito todas elas, inclusive as contrárias à POMO4, pois tudo que você colocou foi devidamente alicerçado em números. Eu comprei os papéis sabendo que, mo momento, existe um bom nível de risco.

Gostaria de aproveitar para sugerir aos participantes que não tenham nenhuma contribuição a dar que se omitam de postar bobagens (como por exemplo relacionar os negócios da Marcopolo à quebradeira das montadoras de automóvel nos EUA) pois tumultuam as discussões dos demais.

Dez 08, 2008 16:19
Marcos Forista VIP
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Merchant

Excelentes suas colocações. Aceito todas elas, inclusive as contrárias à POMO4, pois tudo que você colocou foi devidamente alicerçado em números. Eu comprei os papéis sabendo que, mo momento, existe um bom nível de risco.

Gostaria de aproveitar para sugerir aos participantes que não tenham nenhuma contribuição a dar que se omitam de postar bobagens (como por exemplo relacionar os negócios da Marcopolo à quebradeira das montadoras de automóvel nos EUA) pois tumultuam as discussões dos demais.


Merchant escreveu:Veja:
-A Marcopolo fatura mais de R$ 2 bi/ano e exporta para mais de 80 países, além de transferir tecnologia para a China;
-Além das duas unidades de Caxias do Sul -onde foi fundada- possui mais fábricas em Portugal, Colômbia, África do Sul, México e Rússia;
-Em set/08 vendeu a participação de 60% que tinha na MVC, de São José dos Pinhais;
-A instalação do software SAP lhe custou a metade do lucro do terceiro trimestre, assustando o mercado;
-A produção da Rússia está parada;
-A África do Sul, devido à COPA, também a previsão é positiva;
-A Colômbia ainda não apresentou sinal de crise;
-Índia, fábrica quase pronta, deve inaugurar até o fin al do mês. Boa previsão para 2009;
-México afetado pela crise;
-Argentina, razoável.
-Setembro/08 foi o melhor mês da empresa, que tem 59 anos.

Dez 08, 2008 17:08
V8 Forista Assíduo
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Apurei um lucrinho com a nossa amiga Marcopolo pela manhã....to meio ressabiado com esse papel para os próximos dias. Enfim....abram o olho, pode ser bom negócio....pode ser um micão. Cada um avalia os riscos que pode suportar...

Dez 08, 2008 22:10
Merchant Forista Assíduo
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Demanda de ônibus ou frota de ônibus estaria ligado ao crescimento da economia, pelo menos pelos princípios fundamentais do mercado.
As ações estão bastante descontadas, o preço de R$ 3,09 é o mesmo preço do VPA.
Tudo depende das conversas do "Dr. Obama" até o final do ano e de suas ações no ínicio do seu governo.
Como ela exporta para mais de 80 país, pode se beneficiar pelo dólar e pela escolha dos mercados.
Editado pela última vez por Merchant em Dez 08, 2008 22:26, em um total de 1 vez.

Dez 08, 2008 22:24
Merchant Forista Assíduo
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[quote="Merchant"]Demanda de ônibus ou frota de ônibus estaria ligado ao crescimento da economia, pelo menos pelos princípios fundamentais do mercado.
As ações estão bastante descontadas, o preço de R$ 3,09 é o mesmo preço do VPA.
Tudo depende das conversas do "Dr. Obama" até o final do ano e de suas ações no ínicio do seu governo.
Como ela exporta para mais de 80 país, pode se beneficiar pelo dólar e pela escolha de mercados menos prejudicados.
-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\
O negócio hoje é a venda da positivo. Uma ação que há um ano passou de R$ 40,00 e hoje está a R$ 6,16 pode ser uma oportunidade de ganho.
A DELL é a favorita, ela quer -a qualquer custo- entrar no varejão de computadores.
A Positivo é forte e tem mais duas empresas interessadas na compra.
Para uma empresa do ramo de fabricação de computadores com o preço da ação quase igual ao VPA, é certo que tem espaço para subir.
"VPA R$ 5,52 e preço da ação R$ 6,16".
Ninguém compre pela minha sugestão, precisamos pesquisar e discutir mais.

Dez 09, 2008 7:54
V8 Forista Assíduo
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Com o dia fantástico que tivemos ontem....só nos resta comemorar a diminuição do prejuízo acumulado. Vamos ver se essa tendência se sustenta hoje....nessa época de incertezas, o otimismo tem sido minha melhor ferramenta (a que ponto chegamos.....)

Dez 23, 2008 13:41
V8 Forista Assíduo
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POMO4 tendo uma pequena reação essa semana....o que será que nos aguarda na semana que vem?

Dez 23, 2008 15:20
dbdbdb Estreante
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dbdbdb
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Profeta escreveu:POMO4 tendo uma pequena reação essa semana....o que será que nos aguarda na semana que vem?


espero... to entupido até o pescoço disso aí a R$ 5,75

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