Bem-vindo: Out 15, 2018 10:36

Dez 17, 2013 16:06
ManoScience Forista VIP
Ser Educacional - SEER3

Tópico voltado para a empresa Ser Educacional S.A. - maior organização privada no setor de ensino superior com atuação no Nordeste e Norte do Brasil.

Dez 17, 2013 16:07
ManoScience Forista VIP
Re: Ser Educacional - SEER3

A rede da Companhia é composta por 23 unidades, sendo um Centro Universitário, todas localizadas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, regiões estas que apresentam o maior potencial de crescimento para o ensino superior no País. Isso se deve ao fato dessas regiões apresentarem crescimento econômico acima da média, porém com taxas de penetração do ensino superior abaixo da média nacional. O PIB do Nordeste e Norte no período entre 2004 e 2010 (informações mais recentes disponibilizadas pelo IBGE) cresceu 5,2% e 5,6%, respectivamente, comparado a 4,0% na média nacional, enquanto as atuais taxas de penetração do ensino superior estimadas pelo IBGE/Pnad estão em 10,6% no Nordeste e 10,4% no Norte, comparado a média brasileira de 14,6%.

.
.

Estou estudando a empresa, lendo os releases. O que eu achar de interessante, posto aqui para os colegas...

Dez 17, 2013 16:44
ManoScience Forista VIP

-O Ser Educacional apresentou expressivo crescimento no número de alunos de graduação e em receita líquida nos últimos anos, tendo em vista que entre 31 de dezembro de 2010 e 30 de junho de 2013, a sua base de alunos de graduação cresceu a uma taxa composta anual (CAGR) de 41,5%.

-A Companhia aderiu ao PRONATEC, e foi à instituição de ensino que matriculou o maior numero de alunos no Brasil, mostrando sua eficiência e agilidade na execução bem como a força da sua marca que permitiu uma conversão de mais de 80% das vagas disponibilizadas em matriculas. Do total dos 35 mil matriculados aproximadamente 26 mil alunos compareceram a primeira semana de aula, seguindo o regulamento do MEC foram matriculados aproximadamente 5 mil alunos para repor os alunos evadidos totalizando nesta data aproximadamente 30,5 mil alunos.

-3tri13 x 3tri12
.Receita Líq: +52%
.Ticket médio:+12,8%
.Custos Serviços: +69,3%
.Margem Bruta: -4,7%[
.Despesas Operacionais: +42,7%
.LL: +28,7%
.Margem Líq: -4,3%

-9m13 x 9m12
.Receita Líq: +58,5%
.Custos Serviços: +74,2%
.Margem Bruta: -2,4%
.Despesas Operacionais: +42,5%
.LL: +63,8%
.Margem Líq: +0,9%

-Questionei o RI sobre algumas coisas, diminuição da margem líquida no 3tri13 e aumento dos custos, FIES, expansão, aquisições, ... qndo receber as respostas, posto aqui.

Dez 17, 2013 21:15
Kakarotto Forista VIP

Parece uma boa empresa em um bom momento, vou dar uma pesquisada também.

Dez 17, 2013 23:44
PobreP Forista Assíduo

Mano,

Nos informe assim que receber as respostas... fiquei com as mesmas dúvidas que você citou em seu comentário...

Abraços!

Dez 19, 2013 19:28
ManoScience Forista VIP

Ok, Pobre! Informo sim!

.
.
.
.

Bicampeão em 2013, setor de educação seguirá subindo na Bovespa em 2014? - InfoMoney

Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/ac ... vespa-2014

Dez 19, 2013 19:37
Stalin Forista Assíduo
Stalin

ManoScience escreveu:Ok, Pobre! Informo sim!

.
.
.
.

Bicampeão em 2013, setor de educação seguirá subindo na Bovespa em 2014? - InfoMoney

Aí Mano, vou começar a estudar ela neste fim de semana. Estou procurando uma no setor de educação e esta foi a que me chamou a atenção num primeiro momento ainda mais por ser no nordeste.

OFF- Tu mora em qual estado? Acho o nordeste uma região boa e em grande crescimento, penso em abrir um negócio aí. João Pessoa tu conhece? Sampa já não estou aguentando mais. Valeu

Dez 19, 2013 20:11
ManoScience Forista VIP

Stalin escreveu:

.
.
.
.

Aí Mano, vou começar a estudar ela neste fim de semana. Estou procurando uma no setor de educação e esta foi a que me chamou a atenção num primeiro momento ainda mais por ser no nordeste.

OFF- Tu mora em qual estado? Acho o nordeste uma região boa e em grande crescimento, penso em abrir um negócio aí. João Pessoa tu conhece? Sampa já não estou aguentando mais. Valeu

Ae cara!
Em Pernambuco, mas passo muito tempo em Natal e um pouco em João Pessoa. Gosto muito daqui de PE, mas estas duas cidades que citei, considero melhores em questão de tranquilidade, segurança e outros.
João Pessoa é uma bela cidade, vc não iria se arrepender de morar lá. Reúne o "Status" de uma cidade litorânea, com um pouco de calmaria de interior.

Valeu!

Dez 19, 2013 20:13
ManoScience Forista VIP

Grupo Ser Educacional adquire Faculdade Decisão
Publicado em 11/07/13

O Grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, das Faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco, dá continuidade ao seu plano de expansão, adquirindo a mantença da Faculdade Decisão, situada no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.Com a aquisição, a instituição passa a ser chamada Faculdade Decisão/Joaquim Nabuco e os 650 alunos regularmente matriculados nos cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Sistema de Informação e Gestão de RH serão absorvidos pelo Grupo Ser Educacional, que já possui 23 instituições em 11 estados e 16 cidades das regiões Norte e Nordeste. As mudanças para alunos e colaboradores serão positivas, já que serão agregados a missão e os valores do Grupo Ser Educacional e da Faculdade Joaquim Nabuco, cujos diferenciais estratégicos estão na criatividade para o desenvolvimento de cursos que geram oportunidades reais de empreendedorismo e empregabilidade, uma necessidade local. O fundador e acionista majoritário do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, explica os benefícios que a nova unidade trará para a população. “Esta nova unidade da Faculdade Joaquim Nabuco faz parte do processo de crescimento do Grupo Ser Educacional. A aquisição de uma unidade no Janga, região litorânea de Paulista, com a abertura de novos cursos, visa suprir as novas demandas do desenvolvimento da mata norte do Estado, que necessita de qualificação de mão de obra da população pernambucana para que as novas empresas não careçam trazer mão de obra qualificada de fora do estado. A Faculdade Decisão/Joaquim Nabuco, na parte litorânea de Paulista, certamente trará mais uma opção de qualificação para a população de Olinda, Paulista e cidades próximas”, afirma o empreendedor.A Faculdade Decisão/Joaquim Nabuco possui um campus com 36 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência comum, lanchonete, além dos departamentos administrativos. A localização do campus, situado na Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2939, é de fácil acesso da população da região, tornando o ingresso ao ensino superior mais simples. Sobre o Grupo Ser Educacional O Grupo Ser Educacional é uma holding controladora das Faculdades Maurício de Nassau, UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Faculdades Joaquim Nabuco, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, BJ Colégio e Curso, Bureau Jurídico, BJ Feiras e Congressos, Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau e Instituto Ser Educacional, através das quais oferece mais de 250 cursos entre graduações, pós-graduações e técnicos. Fundado em 2003, o Grupo Ser Educacional tem mostrado um crescimento expressivo nos últimos anos. A holding realizou aquisições em diversas cidades do Norte e Nordeste e aperfeiçoou sua estrutura gerencial para dar suporte a seu crescimento futuro. Atualmente possui cerca de 80 mil alunos, distribuídos em 23 unidades, em 16 cidades e 11 estados das regiões Norte e Nordeste.Sobre a Faculdade Joaquim NabucoA Faculdade Joaquim Nabuco, com unidades em Paulista e no Recife foi criada em 2007. O nome da instituição é uma homenagem ao abolicionista Joaquim Nabuco que no final do séc. XIX participou ativamente da campanha abolicionista que culminou com a abolição da escravatura em 1888. A decisão de criar e instalar a Faculdade Joaquim Nabuco nas cidades do Paulista e Recife, parte de um empreendedor com raízes profundas no nordeste, empenhado no desenvolvimento de um projeto de educação superior de qualidade. Recentemente a instituição teve o curso de Pedagogia, da unidade Paulista, reconhecida com o conceito 5, nota máxima concedida pela avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Após a aquisição da FAUPE, Faculdade de Arquitetura do Recife, e do prédio onde funciona o Colégio Contato, na Boa Vista, o Grupo Ser Educacional dá continuidade ao seu projeto de expansão com a aquisição da Faculdade Decisão, em Paulista

O Grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, das Faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco, dá continuidade ao seu plano de expansão, adquirindo a mantença da Faculdade Decisão, situada no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.
Com a aquisição, a instituição passa a ser chamada Faculdade Decisão/Joaquim Nabuco e os 650 alunos regularmente matriculados nos cursos superiores de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Sistema de Informação e Gestão de RH serão absorvidos pelo Grupo Ser Educacional, que já possui 23 instituições em 11 estados e 16 cidades das regiões Norte e Nordeste.
As mudanças para alunos e colaboradores serão positivas, já que serão agregados a missão e os valores do Grupo Ser Educacional e da Faculdade Joaquim Nabuco, cujos diferenciais estratégicos estão na criatividade para o desenvolvimento de cursos que geram oportunidades reais de empreendedorismo e empregabilidade, uma necessidade local.
O fundador e acionista majoritário do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, explica os benefícios que a nova unidade trará para a população. “Esta nova unidade da Faculdade Joaquim Nabuco faz parte do processo de crescimento do Grupo Ser Educacional. A aquisição de uma unidade no Janga, região litorânea de Paulista, com a abertura de novos cursos, visa suprir as novas demandas do desenvolvimento da mata norte do Estado, que necessita de qualificação de mão de obra da população pernambucana para que as novas empresas não careçam trazer mão de obra qualificada de fora do estado. A Faculdade Decisão/Joaquim Nabuco, na parte litorânea de Paulista, certamente trará mais uma opção de qualificação para a população de Olinda, Paulista e cidades próximas”, afirma o empreendedor.
A Faculdade Decisão/Joaquim Nabuco possui um campus com 36 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência comum, lanchonete, além dos departamentos administrativos. A localização do campus, situado na Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2939, é de fácil acesso da população da região, tornando o ingresso ao ensino superior mais simples.

http://www.sereducacional.com/noticia/verNoticia/196

Dez 20, 2013 9:51
Stalin Forista Assíduo
Stalin

ManoScience escreveu:
Stalin escreveu:

.
.
.
.

Ae cara!
Em Pernambuco, mas passo muito tempo em Natal e um pouco em João Pessoa. Gosto muito daqui de PE, mas estas duas cidades que citei, considero melhores em questão de tranquilidade, segurança e outros.
João Pessoa é uma bela cidade, vc não iria se arrepender de morar lá. Reúne o "Status" de uma cidade litorânea, com um pouco de calmaria de interior.

Valeu!

Valeu pelo retorno Mano, são ideias iniciais, estou escolhendo um lugar para poder sair de São Paulo, Santa Catarina também é uma opção. Abraço.

Dez 20, 2013 11:12
ManoScience Forista VIP

Santa Catarina tb é uma ótima. Já esteve (ou ainda está) nos meus planos de morar um tempo lá. Já pensou em Vitória - ES? Também está na minha agenda... rs. Enfim... boa sorte na maturação da ideia!

Dez 20, 2013 14:51
Stalin Forista Assíduo
Stalin

ManoScience escreveu:Santa Catarina tb é uma ótima. Já esteve (ou ainda está) nos meus planos de morar um tempo lá. Já pensou em Vitória - ES? Também está na minha agenda... rs. Enfim... boa sorte na maturação da ideia!

Sim, Vitória e Aracaju mas preferi ficar com João Pessoa como primeira opção e Natal como segunda. Ou Santa Catarina que já conheço bem. Em março vou passar uns dias nestas duas cidades para ver se escolho o nordeste ou o sul.

Dez 23, 2013 12:49
Stalin Forista Assíduo
Stalin

Dez 23, 2013 17:15
ManoScience Forista VIP

Abri posição aqui com dinheiro novo, sem mexer na kroton.
Ano 2014 mais exposto ao setor de educação.

Segue o papiro!

Dez 25, 2013 23:56
Kakarotto Forista VIP

ManoScience escreveu:Abri posição aqui com dinheiro novo, sem mexer na kroton.

Segue o papiro!

O lucro da companhia subiu bem esse ano, mais de 60%, tem que ver como a empresa era antes do IPO, há quanto tempo existe, etc...

Dez 26, 2013 11:35
ManoScience Forista VIP

Kakarotto escreveu:
ManoScience escreveu:Abri posição aqui com dinheiro novo, sem mexer na kroton.

Segue o papiro!

O lucro da companhia subiu bem esse ano, mais de 60%, tem que ver como a empresa era antes do IPO, há quanto tempo existe, etc...

O início da cia foi em 94, já faz um tempinho. A taxa de crescimento de alunos nos últimos quatro anos está sendo de 41,5%. É uma empresa nova na bolsa, e isso faz com que, geralmente, não traga um leque enorme de informações de anos anteriores.

Como eu conheço várias estruturas físicas da empresa, e to sentindo seu "apetite" em crescer... A luz ligou!

Dez 26, 2013 11:38
ManoScience Forista VIP

EAD (Ensino à Distância)... isso é bom!!

Fato Relevante

Recife, 23 de Dezembro de 2013 - A Ser Educacional S.A (BM&FBOVESPA: SEER3), maior organização privada no setor de ensino superior com atuação no Nordeste e Norte do Brasil, em cumprimento ao disposto no Art.157, § 4º, da Lei nº. 6.404, de 15.12.1976, conforme alterada ("Lei das Sociedades por Ações"), e na Instrução CVM nº. 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem a público informar que o Ministério da Educação - MEC publicou no Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 2013 a portaria nº 1239, de 20 de dezembro de 2013, que credencia o centro universitário da Ser Educacional, a UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, para oferecer a modalidade de Ensino a Distância (EAD) nacional.

O EAD da Companhia foi aprovado pelo MEC, com notas 4 e 5 no credenciamento e em todos os Polos (notas de 1 a 5). Inicialmente serão oferecidos dezoito cursos, com 36 mil vagas, em seis diferentes estados da região Nordeste do Brasil: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará.

A UNINASSAU utilizará uma plataforma que permite ao aluno acompanhar os cursos de forma online em qualquer horário. Tal modelo diminui a necessidade da presença física do aluno no Polo de Apoio Presencial e possibilita que o estudante planeje melhor suas atividades acadêmicas, conciliando-as com as demais atividades de seu cotidiano.

A tecnologia que será utilizada para oferecer os cursos EAD já está instalada e vem sendo aprimorada pela Companhia desde 2007, por meio do oferecimento de cursos e atividades de estudos dirigidos a distância para os alunos presenciais.

O segmento de EAD no Brasil apresenta forte tendência de crescimento, dada sua atratividade de preço e maior conveniência de locomoção, podendo atrair alunos com menor poder aquisitivo e que vivem em cidades afastadas dos maiores centros urbanos. A entrada nesse novo segmento possibilitará, além da diluição de custos com instalações e corpo docente, a entrada em um novo mercado ainda não explorado pela Ser Educacional. Com essa nova modalidade, que se inicia no primeiro semestre de 2014, o Grupo Ser se posiciona como um player regional no mercado de EAD, em linha com sua estratégia de foco e crescimento nas regiões Norte e Nordeste, e já visando alcance nacional. A Ser Educacional acredita que o reconhecimento das marcas "UNINASSAU" e "Mauricio de Nassau" dará sustentabilidade e força ao crescimento de seu EAD.

Por fim, a Companhia ratifica que segmento de ensino presencial continua sendo seu principal mercado de atuação, que receberá fortes investimentos em expansão, aproveitando as oportunidades advindas do Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE, aprovado recentemente pelo Senado Federal, estabelece metas e estratégias educacionais para os próximos dez anos e possibilita que o orçamento destinado à área, aprovado em 10% do Produto Interno Bruto nacional, fortaleça programas como o ProUni - Programa Universidade para todos e o FIES - Fundo de Financiamento Estudantil.

Contato de RI:
Natasha Nakagawa
Diretora de Relações com Investidores
Tel.: (81) 3413 4615
E-mail: ri@sereducacional.com
Website: http://www.sereducacional.com/ri

Dez 26, 2013 17:48
Kakarotto Forista VIP

Será que eu estou certo mesmo? O P/L da companhia apenas considerando os 9 MESES DE 2013 é de 26? Imagine quando entrar o proximo resultado então. Isso tudo de uma companhia que cresceu 60% esse ano, é a legítima empresa que o Peter Lynch procuraria...

O problema ao meu ver que entendi é que o patrimônio líquido é de apenas 134 milhões, inclusive perdeu 30% de valor patrimônial em comparação com 2012...

Porém, se ela manter essa lucratividade, inclusive crescendo-a, vai dar um ROE de quase 100% ou mais...

Dez 26, 2013 18:19
Kakarotto Forista VIP

Na verdade eu me equivoquei, o P/L dos 9m13 de 26 seria o atribuido aos controladores. Tô tentando procurar o número de ações da empresa pra calcular o LPA...

Dez 27, 2013 1:31
ManoScience Forista VIP

Kakarotto escreveu:Na verdade eu me equivoquei, o P/L dos 9m13 de 26 seria o atribuido aos controladores. Tô tentando procurar o número de ações da empresa pra calcular o LPA...

.Valor de Mercado em 26Dez13: 2.754.690.000,00

.LL dos 9m13: 94,7mi. Acreditando que o LL do 4tri13 será, por baixo, de 22mi (Mesmo sabendo que vai começar a entrar $ do PRONATEC), o LL2013 seria de 116,7mi.

Então, o P/L seria 23,6.

.
.
Essa previsão de LL 22mi no 4tri13 é bem "básica" mesmo, já que em 2013 temos os seguintes LL:
1tri13: 39mi
2tri13: 29mi
3tri: 26mi

Ou seja, apesar da sazonalidade de resultados, temos fatores que podem concretizar esse LL de 22, como a evolução de número de alunos, a receita do pronatec... etc.

Segue o papiro.

Próximo

Voltar para Small Caps & Micos