Bem-vindo: Jan 16, 2018 7:58

Mar 18, 2015 15:17
Fortaleza Forista Assíduo
Ser Educacional - SEER3
Fortaleza

Complicado o setor... Ninguém consegue FIES... Conheço uma pessoa que estuda em uma das faculdades da Seer3, e me disse semana passada que a faculdade estava vazia...

Levei um prejuizo grande, comprei em R$ 25 e vendi em R$ 15, não pretendo voltar no curto prazo, provavelmente o resultado 1t2015 deve vir bem ruim...

Mar 18, 2015 15:44
R St Forista Assíduo
Re: Ser Educacional - SEER3
R St

Sei que meu relato é casuístico e não necessariamente reflete a regra, mas acredito que seja uma pequena amostra do que vem acontecendo com o setor:

No meu trabalho vários estagiários estavam no FIES. Já faz um mês todos estão relatando grandes dificuldades para conseguir renovar o contrato para este ano.

Não sei se há algum exagero, mas alguns têm inclusive relatado princípios de tumulto em suas instituições.

Mar 18, 2015 17:08
Xuxa Forista VIP

Se fechar nos R$ 11,xx tem espaço para R$ 12,00, quiçá R$ 13,50.

É isso aí.

Mar 18, 2015 21:37
Xuxa Forista VIP

Xuxa escreveu:Se fechar nos R$ 11,xx tem espaço para R$ 12,00, quiçá R$ 13,50.

É isso aí.

Cid Gomes saiu... Então o "quiçá" agora é nos R$ 15,00.

É isso aí.

Mar 18, 2015 22:25
Xuxa Forista VIP

Se passar dos R$ 12,xx amanhã é comprar com alvo nos R$ 15,00.

A depender do medo dos vendidos, imagino que amanhã cedo já vara os R$ 12,xx.

É isso aí.

Mar 19, 2015 12:06
Xuxa Forista VIP

É isso aí.

Objetivo 1 atingido em um dia.

Sou FIODA mesmo (não confundir com o PHODEO).

É isso aí.

Mar 19, 2015 12:36
Xuxa Forista VIP

Pessoal, o rompimento da máxima de hoje dá entrada com objetivo inicial nos R$ 13,50 (máxima em R$ 12,02), o que dá um potencial retorno na casa dos 7%, com segundo objetivo em R$ 15,00 (20%).

Rompendo a máxima, o stop tem que ficar em R$ 11,30 (então só compensa para quem for tentar o objetivo em R$ 15,00).

Quem for tentar o primeiro objetivo o stop precisa ficar em R$ 11,7x (não sei se compensa neste caso, pois as chances de voltar lá - antes de buscar o objetivo - são relativamente altas.).

É isso aí.

Mar 19, 2015 14:26
Xuxa Forista VIP

voltou à base da congestão (R$ 10,90).

Fechando daí para cima dá para entrar e botar um estope curto em R$ 10,7x.

Mas só anda mesmo se romper os R$ 12,xx (até o stop, deve testar os R$ 11,3x novamente, pelo menos).

É isso aí.

Mar 19, 2015 15:18
Xuxa Forista VIP

Xuxa escreveu:voltou à base da congestão (R$ 10,90).

Fechando daí para cima dá para entrar e botar um estope curto em R$ 10,7x.

Mas só anda mesmo se romper os R$ 12,xx (até o stop, deve testar os R$ 11,3x novamente, pelo menos).

É isso aí.

2º Bingo do dia.

É isso aí.

Mar 31, 2015 9:38
Gordo Casseta Estreante
Gordo Casseta

Recife, 31 de março de 2015 - A Ser Educacional S.A. (BM&FBovespa SEER3, Bloomberg SEER3:BZ e Reuters SEER3.SA), anuncia hoje seus resultados do quarto trimestre de 2014.

DESTAQUES

A Ser Educacional encerrou o 4T14 com uma base de 128,5 mil alunos, 30,0% superior ao 4T13. Desse total, 101,2 mil matriculados nos cursos de graduação (44,0% sobre o ano anterior), 8,3 mil nos cursos de pós-graduação, 16,9 mil nos cursos técnicos e 2,0 mil alunos de EAD. A taxa de rematrícula de graduação presencial no 2S14 foi de 89,0%.

A receita líquida totalizou R$ 203,9 milhões no 4T14, um aumento de 63,7% em relação ao 4T13. O aumento da receita líquida ocorreu em virtude principalmente do aumento do número de alunos de graduação, que cresceu 43,9% em relação a dezembro/13 e por conta da consolidação dos resultados de dois meses da UNAMA de R$ 20,5 milhões. No ano de 2014 a receita líquida totalizou R$ 705,1 milhões, um aumento de 54,4%.

No 4T14, o EBITDA ajustado alcançou R$ 54,8 milhões, 74,1% superior ao 4T13. A margem EBITDA ajustada atingiu 26,9%, comparada ao 25,2% no mesmo período do ano anterior, um ganho de 1,6 p.p. O EBITDA ajustado de 2014 atingiu R$ 247,8 milhões, crescimento de 60,4% em relação a 2013. A margem EBITDA ajustada subiu 1,3 ponto percentual e passou de 33,8% para 35,1%.

O lucro líquido somou R$43,8 milhões no 4T14, um aumento de 103,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, enquanto a margem líquida fechou o período em 21,5% (4,2 p.p. acima do 4T13). O resultado líquido de 2014 atingiu R$ 213,9 milhões, 83,9% acima do lucro líquido de R$ 116,3 milhões, registrado em 2013. A margem líquida do ano atingiu 30,3% um aumento de 4,9 pontos percentuais comparada a 2013.

Abr 02, 2015 12:57
Xuxa Forista VIP

É isso aí.

Objetivo atingido, game encerrado.

Boa sorte para quem fica!

Agora vamos para HBOR3, tentar uns 10% até o final do mês.

É isso aí.

Abr 02, 2015 22:18
Brasileiro76 Forista Assíduo
Brasileiro76

Xuxa escreveu:

É isso aí.

Objetivo atingido, game encerrado.

Boa sorte para quem fica!

Agora vamos para HBOR3, tentar uns 10% até o final do mês.

É isso aí.

Qual seu PM na HBOR3?
Ainda vale uma entrada? Pelo sua expectativa acredito que sim. Dê umas dicas sobre essa ação ai :)

Abr 02, 2015 22:35
Xuxa Forista VIP
"

Brasileiro76 escreveu:Qual seu PM na HBOR3?
Ainda vale uma entrada? Pelo sua expectativa acredito que sim. Dê umas dicas sobre essa ação ai :)

Eu comprei inicialmente em R$ 3,7x e vendi em R$ 4,2x.

Depois recomprei em R$ 3,90 (meu PM atual), considerando que a operação anterior foi fechada (quando fechei não haviam sido anunciados os dividendos).

Olha, o target ali é mais baixo, no máximo ali na casa dos R$ 4,3x. (o que daria uns 10% de lucro). A grande vantagem é que as chances de perder são bem pequenas (por exemplo, o papel fechou hoje a R$ 3,95. Vai ficar "ex-dividendos" este mês (salvo engano são uns R$ 0,37, o que dá mais ou menos uns 9% de "segurança", pois a cotação ex pode ir nos R$ 3,6x e você ainda não vai ter PREJU.

Mas se você gosta de educacionais (eu só gosto pelo fato de serem bem mais voláteis), ANIM3 deu entrada essa semana, com bons targets (15 a 20%). Mas, como não poderia deixar de ser, o risco é maior lá.

Quanto a HBOR3 os números fundamentalistas (segundo me falaram, já que não entendo *&%$#@ nenhuma heheheeh) dão uma forcinha. Se você consultar no www.investidorjovem.com.br, no ranking de ações, verá que ela aparece em primeiro lugar. Mas eu estou para curto prazo. Se eu conseguir 10% lá eu já boto o gain e vou surfando se continuar a alta depois.

É isso aí.

Abr 03, 2015 0:09
Re: "
Brasileiro76

Xuxa escreveu:
Brasileiro76 escreveu:Qual seu PM na HBOR3?

Eu comprei inicialmente em R$ 3,7x e vendi em R$ 4,2x.

Depois recomprei em R$ 3,90 (meu PM atual), considerando que a operação anterior foi fechada (quando fechei não haviam sido anunciados os dividendos).

Olha, o target ali é mais baixo, no máximo ali na casa dos R$ 4,3x. (o que daria uns 10% de lucro). A grande vantagem é que as chances de perder são bem pequenas (por exemplo, o papel fechou hoje a R$ 3,95. Vai ficar "ex-dividendos" este mês (salvo engano são uns R$ 0,37, o que dá mais ou menos uns 9% de "segurança", pois a cotação ex pode ir nos R$ 3,6x e você ainda não vai ter PREJU.

Mas se você gosta de educacionais (eu só gosto pelo fato de serem bem mais voláteis), ANIM3 deu entrada essa semana, com bons targets (15 a 20%). Mas, como não poderia deixar de ser, o risco é maior lá.

Quanto a HBOR3 os números fundamentalistas (segundo me falaram, já que não entendo *&%$#@ nenhuma heheheeh) dão uma forcinha. Se você consultar no http://www.investidorjovem.com.br, no ranking de ações, verá que ela aparece em primeiro lugar. Mas eu estou para curto prazo. Se eu conseguir 10% lá eu já boto o gain e vou surfando se continuar a alta depois.

É isso aí.

Não entendi muito bem o que quis dizer com "vai ficar ex-dividendos este mês"

Abr 03, 2015 0:48
Xuxa Forista VIP

Brasileiro76 escreveu:Não entendi muito bem o que quis dizer com "vai ficar ex-dividendos este mês"

Postei la no tópico da HBOR3.

Ela vai ficar "ex-dividendos" em 30/04. Isso significa dizer que os detentores de ações no final do dia 29/04 vão receber R$ 0,394 por ação (quase R$ 0,40).

Isso provoca, normalmente, um aumento de preços nas proximidades (por exemplo, está em R$ 3,95). Se a data "com" fosse hoje, ela abriria amanhã em R$ 3,55 (desconta os dividendos na data "ex).

Ocorre que o preço de R$ 3,95 é o de hoje (02/04). Temos muitos dias para ajustar os preços para "comportar" um dividendo deste porte que, digamos, é até generoso.

Quem comprar as ações hoje a R$ 3,95, na verdade, está pagando R$ 3,55 (considerando que vá permanecer com as ações até 30/04).

Para você lucrar, vai precisar que os preços subam (como eu disse, é comum que os preços subam alguns dias ou semanas antes dos dividendos anunciados, para acomodar os preços) até 30/04. E se não subir, você vai ter uma ação negociada a R$ 3,55, com indicadores fundamentalistas ajustados por estes novos preços.

Essa operação tem chances de dar prejuízo? Claro. Mas a relação custoxbenefício é ENORME. Mas não vá comprar por causa disso não. Faça suas análises aí. As operações são de sua responsabilidade!

É isso aí.

Abr 03, 2015 0:51
Brasileiro76

Xuxa escreveu:
Brasileiro76 escreveu:Não entendi muito bem o que quis dizer com "vai ficar ex-dividendos este mês"

Postei la no tópico da HBOR3.

Ela vai ficar "ex-dividendos" em 30/04. Isso significa dizer que os detentores de ações no final do dia 29/04 vão receber R$ 0,394 por ação (quase R$ 0,40).

Isso provoca, normalmente, um aumento de preços nas proximidades (por exemplo, está em R$ 3,95). Se a data "com" fosse hoje, ela abriria amanhã em R$ 3,55 (desconta os dividendos na data "ex).

Ocorre que o preço de R$ 3,95 é o de hoje (02/04). Temos muitos dias para ajustar os preços para "comportar" um dividendo deste porte que, digamos, é até generoso.

Quem comprar as ações hoje a R$ 3,95, na verdade, está pagando R$ 3,55 (considerando que vá permanecer com as ações até 30/04).

Para você lucrar, vai precisar que os preços subam (como eu disse, é comum que os preços subam alguns dias ou semanas antes dos dividendos anunciados, para acomodar os preços) até 30/04. E se não subir, você vai ter uma ação negociada a R$ 3,55, com indicadores fundamentalistas ajustados por estes novos preços.

Essa operação tem chances de dar prejuízo? Claro. Mas a relação custoxbenefício é ENORME. Mas não vá comprar por causa disso não. Faça suas análises aí. As operações são de sua responsabilidade!

É isso aí.

Sim claro. Você deixou solta ou está com stop?

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

[]'s

Abr 03, 2015 1:06
Xuxa Forista VIP

Brasileiro76 escreveu:Sim claro. Você deixou solta ou está com stop?

[]'s

Não tenho estope definido para este tipo de operação (chamo de operação com bezerro). O bezerro são os dividendos anunciados! Heheheehehe.

Mas costumo avaliar nos final de semana, se algo novo e forte poderia inverter as chances de bons resultados (algum evento como um envolvimento em corrupção etc.). Mas o estope é sempre gráfico. Se a operação começar a correr algum tipo de risco "gráfico", eu ligo o alerta e procuro um ponto para salvar o capital aplicado. Este ponto atualmente ficaria lá nos R$ 3,7x. Se chegar nesse valor é sinal de que minha análise estava equivocada ou, pelo menos, que o mercado resolveu me sacanear. heheheehehe.

É isso aí.

Abr 06, 2015 18:20
volverine Forista VIP

...
Editado pela última vez por volverine em Abr 05, 2016 22:17, em um total de 1 vez.

Abr 06, 2015 21:19
Brasileiro76

Xuxa escreveu:
Brasileiro76 escreveu:Sim claro. Você deixou solta ou está com stop?

[]'s

Não tenho estope definido para este tipo de operação (chamo de operação com bezerro). O bezerro são os dividendos anunciados! Heheheehehe.

Mas costumo avaliar nos final de semana, se algo novo e forte poderia inverter as chances de bons resultados (algum evento como um envolvimento em corrupção etc.). Mas o estope é sempre gráfico. Se a operação começar a correr algum tipo de risco "gráfico", eu ligo o alerta e procuro um ponto para salvar o capital aplicado. Este ponto atualmente ficaria lá nos R$ 3,7x. Se chegar nesse valor é sinal de que minha análise estava equivocada ou, pelo menos, que o mercado resolveu me sacanear. heheheehehe.

É isso aí.

Estive pensando sobre este seu post do possível stop lá nos 3,7x se graficamente a coisa desandar...

Estopando, por exemplo, nos 3,70 antes do recebimento dos dividendos você teria um preju de 0,20 cents já que está com PM de 3,90.

Já se você não estopar e deixar cair até 3,50 e receber os dividendos, você sairia no zero a zero, certo?

Você só teria os mesmos 0,20 cents de preju recebendo os dividendos se o valor da ação estivesse em 3,30 no dia 29/04, certo?

Se sim, não há pq utilizar stop, salvo se for ocorrer um desastre com o valor da ação, perdendo os 3,30 antes do recebimento dos dividendos, fazendo o preju ultrapassar os 0,20.

É isso mesmo ou estou "viajando"?

ps: o que costuma ocorrer com o valor da ação no dia seguinte dos dividendos? Já me passou que ela é automaticamente corrigida na abertura, perdendo os 0,40 cents dos dividendos, mas em regra, as ações costumam cair mais, subir ou lateralizar?

EDIT: pensando aqui que acho que escrevi besteira, mas vou deixar você responder para me certificar...

[]'s

Abr 06, 2015 23:52
Xuxa Forista VIP

Brasileiro76 escreveu:
Estive pensando sobre este seu post do possível stop lá nos 3,7x se graficamente a coisa desandar...

Estopando, por exemplo, nos 3,70 antes do recebimento dos dividendos você teria um preju de 0,20 cents já que está com PM de 3,90.

Já se você não estopar e deixar cair até 3,50 e receber os dividendos, você sairia no zero a zero, certo?

Você só teria os mesmos 0,20 cents de preju recebendo os dividendos se o valor da ação estivesse em 3,30 no dia 29/04, certo?

Se sim, não há pq utilizar stop, salvo se for ocorrer um desastre com o valor da ação, perdendo os 3,30 antes do recebimento dos dividendos, fazendo o preju ultrapassar os 0,20.

É isso mesmo ou estou "viajando"?

ps: o que costuma ocorrer com o valor da ação no dia seguinte dos dividendos? Já me passou que ela é automaticamente corrigida na abertura, perdendo os 0,40 cents dos dividendos, mas em regra, as ações costumam cair mais, subir ou lateralizar?

EDIT: pensando aqui que acho que escrevi besteira, mas vou deixar você responder para me certificar...

[]'s

Você já deve ter ouvido falar que "não existe almoço grátis no mercado". E não existe mesmo!

Supondo que, no dia 29/04 a ação, a ação "feche o dia" cotada a R$ 3,70, isso significa dizer que, no dia seguinte (30;04), a cotação será ajustada para R$ 3,30 (arredondando).

Se você estava com R$ 0,20 de preju na "data com", vai amanhecer com "R$ 0,20" de preju no dia seguinte!

Sobre o seu "PS": o que costuma ocorrer é uma VALORIZAÇÃO DA AÇÃO nos dias que antecedem a data "com" (aqui está o pulo do gato). Isso significa dizer que É BOA A PROBABILIDADE DE VALORIZAÇÃO DA AÇÃO ATÉ O DIA 29/04. O que acontece após a data "com" é, normalmente, lateralização ou queda (mesmo descontando os dividendos). Isso por que o período anterior (como dito antes) costuma ser de VALORIZAÇÃO DA AÇÃO.

O recebimento do dividendo tem um efeito psicológico (no período que antecede a distribuição as ações TENDEM a se valorizar, quando a ação esta demasiadamente depreciada) e outro tributário: GERA PREJUÍZO CONTÁBIL onde haveria LUCRO (ou pelo menos reduz bastante o IR a recolher).

Eu entrei nela por questões GRÁFICAS (o dividendo anunciado é apenas um "plus"). A operação é para ser carregada ATÉ A DATA "COM", salvo um desastre.

Quanto ao estope, cada um precisa ajustar conforme sua estratégia. A minha é de médio prazo (com a presente configuração gráfica, pretendo carregar os papéis até mesmo depois da data "ex" até atingir meu objetivo ou se achar algo melhor). Meu estope atual está em R$ 3,6x (para mim, só um "desastre" faz as cotações baixarem de R$ 3,7x até a data "com").

É isso aí.

AnteriorPróximo

Voltar para Small Caps & Micos