Bem-vindo: Dez 17, 2018 15:54

Fev 03, 2015 21:56
R St Forista Assíduo
Ser Educacional - SEER3
R St

Paitax, continuo sem ter estudado o setor, mas dias desses estava pensando sobre o assunto.
Montar uma universidade do zero (mesmo uma porcaria) é um investimento de longo prazo.
Montar as salas de aula demora um tanto,
Conseguir autorizações e reconhecimento dos cursos mais tempo ainda.
Formar uma base alunos estável ainda mais.
Então, não importa quanto você gaste na montagem de uma universidade, o valor do negócio já pronto, ainda que deficitário, tende a ser maior do que o valor patrimonial.
Isso justificaria o pagamento de um ágio e também explicaria o porque deste boom visto nos últimos anos ter sido essencialmente a partir de operações societárias e quase nada orgânico.

Pensando por este lado, é natural que estas ações sejam negociadas acima do VPA (isso não valeria para os casos em que o VPA já incorpore o ágio das fusões e aquisições)

Pensando por outro lado, até a chegada destas ações em bolsa, universidades, com raríssimas exceções (UNiP, por exemplo), sempre tiveram a fama de serem negócios deficitários e problemáticos.
Isso parece ter mudado apenas com os estímulos do Fies.
Daí fico imaginando o que acontecerá com estas empresas a partir da redução destes incentivos.
Se demonstrarem que a antiga fama era merecida, até mesmo o VPA é caro.

Por esta outra perspectiva, as quedas atuais seriam apenas o começo de uma longa derrocada.

O que vai de fato acontecer eu não tenho a menor idéia. Por isso mesmo é que não participei antes da euforia e nem agora estou participando do pânico.

Fev 03, 2015 22:05
Solrac Estreante
Re: Ser Educacional - SEER3
Solrac

Vcs realmente entederam a nova regra do FIES? Não é um calote.. antes faziam 12 pagamentos, agora farão 8, os 4 faltantes serão pagos no ano seguinte mais 4 pagamentos do ano (ficam faltando 8, q serão pagos no ano seguinte).. e assim sucessivamente..
vai criar um passivo enorme e vai complicar muito o caixa.. mas não é um calote.. sem falar q o governo precisa do FIES para se vangloriar do número de universitários no país (a tal da "pátria educadora")..
o luco por ação acumulado até o terceiro trimestre já está em R$1,35.. sem o quarto semestre já tem um P/L espetacular.. pq raios o P/L viria para 5 se nem tesouro paga isso?? querer retorno de tesouro
numa empresa que mais q dobrou (122%) de um ano para o outro é ridiculo.. Ser não se resume a FIES.. está exposto a EAD (que até pouco tempo sequer existia), cursos técnicos (alguém ouviu falar de PRONATEC na campanha??)..
R$12 na Ser está ficando muito barato.. sério.. a ação saiu de R$31.. quem acompanha no broker via que algumas quedas eram uma cadeia de stop loss sem fundamento algum..

Fev 03, 2015 22:10
Paitax Forista VIP

Bem, eu entendo seu ponto de vista.
Porém, existem fatores que não levou em conta, que é o Ensino a Distância e ProUni.

Eu estudei na PUC, ainda lembro como se fosse ontem, um professor meu dizendo que 2009 (traduzindo, antes de toda essa marmelada de FIES), que financeiramente a PUC nunca tinha estado melhor.
Por isso bato na tecla que quanto maior a instituição, mais difícil será ela quebrar.
Quem tem 700 mil alunos como Kroton, quase 300 mil Estácio (sem FIES), com mensalidades com reajustes na casa de 10% a.a. é complicado dizer que ela só darão lucro com o FIES.

Mas tudo o que eu disse ou o que você disse, pode ser relativo. Apenas o tempo irá dizer.

Fev 03, 2015 22:25
R St Forista Assíduo
R St

Não sei quando estudou na PUC, mas, não faz muito tempo, a situação era nem diferente.veja reportagem de 2006 que exemplifica os problemas desta universidade e do setor:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educ ... 9008.shtml

Fev 03, 2015 22:46
Paitax Forista VIP

R St escreveu:Não sei quando estudou na PUC, mas, não faz muito tempo, a situação era nem diferente.veja reportagem de 2006 que exemplifica os problemas desta universidade e do setor:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educ ... 9008.shtml

Era 2010 com meu professor comentando sobre 2009.
Isso que, a PUC-PR pelo menos, doa 70 a 80% do Lucro para a caridade.
Mesmo assim, eles viviam fazendo grandes obras.
Outra coisa a se levar em conta é que, por ser Universidade, o custo se eleva por ter que ter um mínimo destinado a pesquisa (por isso é uma Universidade).

Aqui em Curitiba tema a Universidade Positivo (que dizem que anda mal, mas é engraçado que não para de crescer), FAE (Faculdade de Administração e Economia) que existem a mais de 20 anos. Nem tem uma base de alunos tão grande assim, mas pelo nome conseguem se manter no mercado.

Pode ver que todas as educacionais possuem baixo endividamento e Liquidez Corrente com folga.

Fev 08, 2015 17:44
Paitax Forista VIP

Fev 08, 2015 20:21
patricio Forista Assíduo
patricio

Paitax escreveu:Bem, eu entendo seu ponto de vista.
Porém, existem fatores que não levou em conta, que é o Ensino a Distância e ProUni.

Eu estudei na PUC, ainda lembro como se fosse ontem, um professor meu dizendo que 2009 (traduzindo, antes de toda essa marmelada de FIES), que financeiramente a PUC nunca tinha estado melhor.
Por isso bato na tecla que quanto maior a instituição, mais difícil será ela quebrar.
Quem tem 700 mil alunos como Kroton, quase 300 mil Estácio (sem FIES), com mensalidades com reajustes na casa de 10% a.a. é complicado dizer que ela só darão lucro com o FIES.

Mas tudo o que eu disse ou o que você disse, pode ser relativo. Apenas o tempo irá dizer.

pode até dar lucro , mas a lucratividade vai pras cucuias sem fies
por isto o preço do papel está procurando um novo patamar de negociação.

Fev 11, 2015 15:02
R St Forista Assíduo
R St

Apesar de hoje estar despencando novamente, é interessante notar que em janeiro algum membro do Conselho (pela posição inicial divulgada, possivelmente o Janguiê) comprou mais 1 milhaozinho a R$ 17,XX a ação:
http://www.bmfbovespa.com.br/empresas/c ... zar&site=B

Fev 11, 2015 15:55
Marcos Forista VIP

COnforme comentei no tópico da POMO, o mercado não está perdoando distorções para cima. Vou pensar se abro compra nos R$ 10,00.

Fev 11, 2015 17:56
evrocha Forista Assíduo
evrocha

kkk.Mas nem OGX naquela crise toda derretia tão rápido.Não estamos nem no fim do mês e a cotação em menos de 2 meses já afundou uns 60%.E olha que pelo menos esta aqui ainda dá lucro.kkk
Quando será que dá para ter noção do impacto da medida do governo no faturamento?

Fev 23, 2015 11:23
Karnap Forista Assíduo

Voltei!

Fev 23, 2015 11:34
TOmmy_ Forista Assíduo

Algum motivo em especial Karnap? Subiu porque você voltou ou você voltou porque subiu? :)

Fev 23, 2015 11:38
Karnap Forista Assíduo

TOmmy_ escreveu:Algum motivo em especial Karnap? Subiu porque você voltou ou você voltou porque subiu? :)

Portaria MEC no DOU!

Fev 23, 2015 11:51
Brasileiro76 Forista Assíduo
Brasileiro76

Karnap escreveu:
TOmmy_ escreveu:Algum motivo em especial Karnap? Subiu porque você voltou ou você voltou porque subiu? :)

Portaria MEC no DOU!

Algo positivo?

Mar 07, 2015 8:41
R St Forista Assíduo
R St

Depois destas quedas monstruosas resolvi estudar um pouco a empresa.
Nem precisei me aprofundar muito para ver muita coisa estranha.
Sem nem discutir a qualidade ou as perspectivas do negócio, o que me chamou bastante a atenção (negativamente) foi:
- contratos com partes relacionadas: a empresa contrata serviços de publicidade, construção civil e outros dos irmãos janguiê. Além disso, as universidades estão em imóveis locados por eles (um pouco mais sobre este tema abaixo)
- até 2003 a uninassau nem existia. De lá para cá, compraram algumas pequenas universidades, expandiram cursos, etc.
Em 2008 venderam 11% do capital a um fundo por cerca de 48 mi, o que significa dizer que a empresa toda valeria naquela data cerca de 436 mi.
Depois disso compraram mais algumas pequenas universidades (algumas com valor inferior a 1milhao), CINDIRAM a empresa para excluir de seu patrimônio os imóveis (hoje alugados pelos janguiê às faculdades do grupo), criaram cursos freneticamente em 2013 para turbinar as receitas e este pequeno frankenstein foi ofertado ao público no IPO por um valor de mais de 2 bilhoes.

Foi o que bastou para eu encerrar meus estudos ainda no começo.
Não sei se está barata ou está cara, mas não gostei do pouco que vi.
Daqui uns 5 ou 10 anos, quando eu tiver uma noção melhor do que esta empresa é de verdade, volto a estudá-la melhor.

Mar 07, 2015 9:32
Paitax Forista VIP

R St escreveu:Depois destas quedas monstruosas resolvi estudar um pouco a empresa.
Nem precisei me aprofundar muito para ver muita coisa estranha.
Sem nem discutir a qualidade ou as perspectivas do negócio, o que me chamou bastante a atenção (negativamente) foi:
- contratos com partes relacionadas: a empresa contrata serviços de publicidade, construção civil e outros dos irmãos janguiê. Além disso, as universidades estão em imóveis locados por eles (um pouco mais sobre este tema abaixo)
- até 2003 a uninassau nem existia. De lá para cá, compraram algumas pequenas universidades, expandiram cursos, etc.
Em 2008 venderam 11% do capital a um fundo por cerca de 48 mi, o que significa dizer que a empresa toda valeria naquela data cerca de 436 mi.
Depois disso compraram mais algumas pequenas universidades (algumas com valor inferior a 1milhao), CINDIRAM a empresa para excluir de seu patrimônio os imóveis (hoje alugados pelos janguiê às faculdades do grupo), criaram cursos freneticamente em 2013 para turbinar as receitas e este pequeno frankenstein foi ofertado ao público no IPO por um valor de mais de 2 bilhoes.

Foi o que bastou para eu encerrar meus estudos ainda no começo.
Não sei se está barata ou está cara, mas não gostei do pouco que vi.
Daqui uns 5 ou 10 anos, quando eu tiver uma noção melhor do que esta empresa é de verdade, volto a estudá-la melhor.

R St, chegou a ver sobre Anima, Kroton e Estácio?

Mar 07, 2015 9:51
R St Forista Assíduo
R St

Não.
No setor, Seer sempre foi a que me inspirou mais confiança tanto pela presença de um controlador com mais de 70% do capital, como pelo discurso dele naquela entrevista concedida ano passado, que me agradou bastante.

Ainda acredito que os janguiê sejam ótimos empresários e que irão enriquecer bastante nos próximos anos. Só não sei se a riqueza gerada será dividida proporcionalmente com os acionistas do grupo SER. Agora, meu palpite é o de que não.

Quanto às demais, estácio nunca superou meus preconceitos surgidos desde aquela antiga aprovação de um analfabeto no vestibular. Vendo de longe, parece ser a verdadeira pérola do setor. Talvez um dia resolva olhá-la menos superficialmente.

Kroton também não estudei ainda. Tem a história mais fantástica de todas (empresa ruim que acha um jovem brilhante para comandá-la e se torna em pouquíssimos anos a maior do mundo) e por isso mesmo é a que me desperta mais desconfiança. Já expus as razões do meu ceticismo no tópico específico.

Anima não conheço nada nada. Os múltiplos ainda me parecem tão exagerados que não me interessei em estudá-la minimamente.

Mar 07, 2015 10:02
Paitax Forista VIP

É, entendo.
Hoje, nenhuma inspira confiança mesmo.

Comecei uma pós numa das melhores faculdades aqui de Curitiba, porém fiquei extremamente desapontado como está sendo abordado, porque está sendo igual quando fiz a graduação na PUCPR e comecei a minha segunda graduação na Estácio.
É desesperador como até instituições reconhecidas estão tão superficiais o que fez eu rever minha visão do setor, que voltou a ser a de antes: ceticismo puro.

Mar 07, 2015 14:34
volverine Forista VIP

Pequeno Frankenstein, foi ótima.

Do jeito que as faculdades privadas disputam novos alunos, essa questão de vestibular é só para inglês ver.

Querem dar um ar de que são muito procuradas e por isso precisam selecionar os interessados, mas se fosse assim não fariam anúncios na tv um atrás do outro e com cursos cada vez mais populares.

Mar 18, 2015 15:11
Stalin Forista Assíduo
Stalin

AnteriorPróximo

Voltar para Small Caps & Micos