Bem-vindo: Jan 21, 2019 3:58

Out 25, 2010 19:56
Leandro Bovespa Trader Estreante
Mensagens: 17
Psicologia do trader e controle emocional
Leandro Bovespa Trader
Registrado em:
Fev 27, 2010 1:24
 
 
É provado por pesquisadores e estudiosos do comportamento humano que pessoas bem sucedidas atingiram seus objetivos por que elas tem as crenças,valores e atitudes que o fizeram agir e atingir seus sonhos.

Tudo no mundo aconteceu por que alguém pensou antes, imaginou antes, e depois agiu em busca deste objetivo.

Após você agir é que você consegue realizar o que você quer.

No entanto, o que causa a ação? O que causa a ação são suas crenças! Que causam seu comportamento pró-ativo.

Quando você sabe disso você sabe que para você atingir qualquer objetivo você precisa agir e possuir a crença, valor ou princípio que sustenta esta ação.

Então, o combustível do comportamento ou ação são suas crenças e valores, ou seu padrâo mental.
Assim que você vê, ouve, sente, cheira, tateia ou prova algo muitas e muitas vezes, seu cérebro cria um padrão para isto.

Para mudar, você precisa usar o mesmo processo BASEADO EM FERRAMENTAS REPETITIVAS, para conseguir a modificação do comportamento, direcionado para o comportamento desejado.

Talvez você esteja lendo este artigo por que você não está conseguindo mudar suas atitudes, e a causa disso é por que você não sabe como mudar suas crenças.

Um trader profissional tem disciplina, e talvez você sabe o que fazer no mercado, mas não consegue fazer, e talvez você tenha feito como milhares de pessoas, que investiram em muitos cursos em livros ou em seminários de psicologia do trader, e funcionou?

Se você está aqui, é por que não funcionou , ou funcionou mal.
Para você mudar suas atitudes e programa-las para serem automáticas, você deve mudar suas crenças.

E você muda suas crenças por meio de ferramentas científicas comprovadas para fortalecer e automatizar seus comportamentos e ações.

Você agora está sendo apresentado a mais avançada ferramenta de condicionamento acelerado de comportamentos aplicada ao trader.

A programação Neurolínguista aplicada ao trader e a programação subliminar aplicada ao trader.


Por que a psicologia aplicada ao trader não funciona muitas vezes?

Raríssimos cursos ensinam sobre psicologia, mas não te ensinam as ferramentas para modificar o seu comportamento, crenças, valores e hábitos!

Vou te dar um exemplo: Os traders precisam acreditar em seu sistema, o professor daquele curso de análise técnica caríssimo ou um psicólogo diz isso a você.
E ele diz também, você precisa ser assim, precisa ser disciplinado com isso. precisa seguir esta regra.

Agora, se um aluno tem a crença de que ele é um perdedor, e esta crença é uma crença que foi originada por que seu pai quando ele era criança dizia sempre que ele era um fracasso, ou ele teve muitas experiências frustrantes, ele vai continuar a agir como um perdedor, pois sabemos que as crenças geram as ações, e esta filosofia linda que nosso psicólogo de traders disse, não vai funcionar e ponto final para esta pessoa.
Isso por que ele não deu nenhuma ferramenta para cortar o mal pela raíz!

O livro de Mark Douglas trade in the zone e o operador disciplinado, são os melhores livros de psicologia do trader que já li, mas se você tem crenças que te levam a agir contrariamente as regras psicológicas de Mark Douglas você nunca vai conseguir superar o problema, e apenas conseguirá se você sabe modificar suas crenças, e substituí-la por uma que permita você seguir as regras de Mark Douglas e você conseguirá sucesso emocional e comportamental no mercado.

No curso de programação neurolinguistica aplicada ao trader e reprogramação subliminar do instituto trader profissional, você aprende como modificar suas crenças e conseguir ter as crenças de George Soros, Warren Buffet, e dos traders profissionais, e inevitavelmente encontrará o sucesso nos investimentos se você treinar e melhorar e fazer a manutenção do seu emocional sempre para ser frio e calculista no mercado de capitais.
George Soros e Warren Buffet são desapegados emocionalmente. E é exatamente isso que Leandro Santos ensina.

O grande diferencial é que ensinamos a psicologia do trader e te damos as ferramentas para você modificar as suas crenças e hábitos e são ferramentas com eficácia comprovada cientificamente.

Só falar de psicologia do trader não funciona sem ferramenta onde a conscientização e a aprendizagem não é repetida de uma forma bombardeada.

Pesquisas comprovaram que a repetição dos exercícios para modificação do comportamento sempre é importante para a modificação completa e fortalecida!

E a grande diferença aqui é que a programação neurolinguística é a ferramenta para esta solução e a programação subliminar pode ser usada enquanto você dorme, onde você de 6 a 8 horas por dia enquanto você dorme conscientemente, seu inconsciente, está acordado, sendo bombardeado por uma ferramenta que causa um padrâo mental automatizado e fortalecido, e consequentemente, seu comportamento mudará, de forma automática e fortalecida.

Quanto mais você repete a aprendizagem, quanto mais você fica poderoso em sua aprendizam e quando mais você aprende.

Ou seja, você está criando um padrâo mental por repetição, por bombardeio de informações, de comandos, e sugestôes.
E sua mente vai obedecer e você será quem você quiser ser.

As mensagens subliminares comprovadamente funcionam e Leandro Santos desenvolveu um método onde na tela de seu desktop enquanto você está operando day trade ou analizando gráficos mensagens subliminares sub visuais ficam dentro de seus gráficos de ações e ainda ao mesmo tempo com mensagens subliminares sub auditivas que fortalecem e tornam automáticos os seguintes padrões de um trader profissional;

- Frieza e calculismo

- desapego emocional

- controle emocional

- superação de medos específicos que foram especificados nas mensagens subliminares que estava antes atrapalhando o desempenho do trader

- superação de traumas emocionais adquiridos com perdas na bolsa

- disciplina para seguir as regras de seu método seja fundamentalista ou técnico

- Tomar stops e encarar isso com desapego emocional.
(Algo muito difícil para a maioria das pessoas.
Depois de tomar vários stops, muitas pessoas acabam com medo e não operam na próxima oportunidade por que desacreditam no seu trade system, e foi nesta oportunidade que aconteceu uma grande tendência que recuperaria todas as perdas e ainda sobraria um bom lucro, seguindo a tendência no mercado!)

Acreditar em seu sistema é fundamental e executar as operações com frieza quando for necessário.
Seguir as regras é um grande desafio psicológico para os traders.

E a PNL e a programação subliminar torna o trader robótico e obediente em seguir as regras e agir consistentemente e automaticamente.

Em 1950, James Victory, um pesquisador Norte Americano de marketing subliminal, descobriu que durante a transmissão do filme picnic em New Orleans, as seguintes mensagens subliminares apareceram;

Come Pipoca
Bebe Coca-Cola

Depois de uma semana, as vendas da pipoca aumentou 57% e da coca-cola 18%.

Como vocês notaram as mensagens subliminares funcionam e é comprovado. No entanto, eu decidi introduzir este método a favor das crenças, valores e atitudes de um trader profissional.

O próprio trader se bombardeia com mensagens subliminares para ser poderoso emocionalmente no mercado de capitais e faz isso até enquanto está dormindo aumentando a eficácia do método.

Hoje felizmente sou bem sucedido no mercado e sugiro que vocês usem estas ferramentas para condicionar o controle emocional, disciplina e superação de qualquer trauma.

Quer saber mais sobre o que é PNL?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C ... C3%ADstica

Quer saber mais sobre mensagens subliminares?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensagem_subliminar

Pesquisas de Mark Douglas e Mark Tier apontam que 90% de sucesso no mercado financeiro é disciplina e controle emocional, e 10% o seu método seja análise técnica ou fundamentalista.

Além de muitos profissionais também alegarem isso!

Vocês podem começar a estudar mais a fundo estes métodos de PNL e reprogramação subliminar para vocês conseguirem o controle emocional necessário.

Não basta só saber a psicologia do trader, você realmente precisa de ferramentas para mudar para melhor.

Sugiro que se formem como eu fiz em Programação Neurolinguística em cursos presenciais especializados e reconhecidos pela associação brasileira de PNL.
Eu me formei no http://www.indesp.com.br/.

Livros recomendados
Sedução subliminar de Wilson Kee
Unstoppable Confidence de Kent Seyre
Desperte o Gigante Interior de Anthony Robbins
Hipnose Ericksoniana de Milton Erickson (eu uso a linguagem hipnótica nas minhas mensagens subliminares e torno elas ainda mais poderosas).

Entenda os pressupostos da PNL aplicada ao trader;

http://www.youtube.com/watch?v=WBDjJYg4pqk

Leandro Santos
www.traderprofissional.com.br

Out 27, 2010 15:46
Dice man Forista Assíduo
Mensagens: 998
Avatar do usuário
Registrado em:
Ago 08, 2008 14:52
 
 
Post movido.


Leandro Bovespa Trader escreveu:SABER TUDO DE ANÁLISE TÉCNICA NÃO GARANTE SEU SUCESSO

Talvez todo mundo já deve ter ouvido falar que algum analista ou especialista dizia: Saber tudo de análise técnica é o segredo para o seu sucesso! Quem sabe após ler este artigo você vai ficar convencido de que só análise técnica não funciona. Isso realmente é um mito que convence muita gente e o mercado de vendas de trade systems ou de ensinamentos sobre análise técnica onde nada foi testado na prática fatura milhões. Eu ensino as pessoas sobre como sobreviver e operar na bolsa, mas eu ensino o que foi testado na prática e isso é muito diferente de apenas fazer um backtest e ganhar dinheiro na simulação. SEM EMOÇÃO É FÁCIL E QUALQUER UM GANHA DINHEIRO!

Pesquisas revelaram que alguns fatores podem contribuir para você gastar dinheiro com cursos de análise técnica, saber tudo de análise técnica e falir depois com isso:

1 - Configurar um trade system com muitos indicadores

Bom, senhores supondo que eu use um trade system que usa IFR , Macd, ADX e OBV e 7 Médias móveis exponenciais e teoria das ondas de Elliot. Eu vou descrever um tipo provável de análise.

Bom, pelo gráfico eu vejo que segundo a teoria de Elliot estamos em uma possível onda 3 que pode estar no fim ou talvez seja um onda extendida e o macd está dando compra, mas o IFR está indicando reversão de tendência e o ADX no entanto indica compra, já o OBV indica divergência denotando um possível reversão e quem sabe por isso deve ser que já estamos na quinta onda.

E AÍ SENHORES, o que eu faço?

Se você espera que 4 ou 5 indicadores dêem o mesmo sinal, isso dificilmente vai acontecer e muitas vezes esta divergência de sinais vai confundi-lo. Se você analiza os vários indicadores para tirar um conclusão com certeza vai ser confundido e você não conseguirá operar no mercado.

Um trader profissional é especialista em agir rápido na entrada e na saída do trade. Isso é comprovado analizando os grande mega investidores Warren Buffet e George Soros. Eles possuem métodos cuja entrada e saída são rápidas, eles agem rapidamente e automaticamente. Mas com um trade system como aquele dito anteriormente com vários indicadores fica bem difícil operar e possuir esta habilidade inerente aos profissionais do mercado.

SE VOCÊ QUER SER UM PROFISSIONAL PRECISA AGIR RÁPIDO!

Agora você já sabe que ao desenvolver seu trade system você será simples e usará poucos indicadores. Meu trade system possui apenas 2 médias móveis, análise de topos e fundos e pivots. Apenas isso e eu consigo perder pouco quando eu erro e ganhar muito maximizando lucros na tendência onde no longo prazo, mesmo se eu perder 70% do tempo, como eu ganho muito quando ganho, eu acabo positivo. O gerenciamento de risco também deve estar junto com a análise técnica para tudo dar certo.

2 - Não testar o seu setup ou trade system com dinheiro de verdade

Muitos testes de trade system são feitos e vendidos por analistas de mercado e professores de análise técnica onde nada foi testado de verdade, eles apenas foram no gráfico do passado e testaram. E ainda eles fizeram o teste com apenas um único ativo.

De fato sabemos que nunca devemos colocar todo nosso capital em um único ativo, você terá que dividir seu capital para um pouco mais de ativos. Eu particularmente como sou contra diversificação eu opero entre 5 a 10 ativos. Isso não é diversificação, diversificação é quando operamos com 30 a 100 ativos na minha opnião. George Soros e Warren Buffet também são contra diversificaçao.

Por tanto, aquele teste do setup ou trade system é inválido para usar por que você não vai colocar todo seu dinheiro em um único ativo.

E ainda vamos dizer que o teste é feito com vários ativos mas foi apenas uma simulação.
Eis a questão. Você acha que quando você está com dinheiro será fácil seguir as regras deste backtest?

Eu tenho um experiência com day trade muito interessante. Eu fiz simulações ao vivo no day trade por 2 meses e ganhei fortunas com esta simulação. Quando eu decidi operar de verdade eu perdi dinheiro. Por quê? Por que quando você tem dinheiro em jogo, isso mexe com suas emoções e você acaba sendo indisciplinado ou erra devido as emoções. Isso só parou de acontecer comigo quando eu me capacitei no meu controle emocional.
O que mais acontece é quando o trader simplesmente perde 10 vezes seguidas, e ele fica abalado psicologicamente e não consegue operar a próxima oportunidade, e adivinha o que acontece?

ESSA PRÓXIMA OPORTUNIDADE DARIA UM LUCRO GIGANTESCO PARA ELE!

E isso já deve ter acontecido com você talvez não é mesmo? E seu abalo psicológico provavelmente vai piorar ainda mais!

Se fosse em uma simulação ou backtest ele ganharia, mas na vida real de trader, não é tão fácil assim! Eu uso a programação neurolinguística e reprogramação subliminar para me manter disciplinado, frio e calculista no mercado e ensino para meus alunos essa essência da psicologia. Hoje eu consigo fazer o que eu devo fazer friamente.

Portanto vocês já sabem que simular é bom, mas se você simular ou fazer backtest, não coloque todo o seu dinheiro de primeira. Teste com pouco dinheiro até você ser capacitado emocionalmente para cumprir as regras de seu setup. E ainda teste com pouco dinheiro de 6 meses a 1 ano o seu trade system com pouco dinheiro. Lembre-se que durante sua aprendizagem real você pode errar, ou ainda não entendeu como o setup funciona e você acabará perdendo dinheiro. Por isso teste seu sistema por mais ou menos 6 meses a 1 ano. Depois disso, use bastante capital.

A bolsa e os métodos para se aplicar nela, são de longo prazo. Não se iluda testando um trade system por apenas 2 semanas e começar a achar que ele vai funcionar para sempre. Se o seu teste real (não é backtest, mas operações reais), for de 6 meses a 1 ano você pode investir com mais rigor no mercado por que você talvez esteja pronto. Você testou por um bom tempo.

A grande prova de que a disciplina faz a grande diferença é que George Soros e Warren Buffet seguem seus sistemas religiosamente.

E ELES TESTARAM E COMPROVARAM SEUS MÉTODOS ANTES DE ENTRAR COM TUDO NO MERCADO!

A disciplina é um comportamento e este comportamento é gerado por crenças. As crenças determinam quem somos e o que fazemos e o que conseguimos. Se você tiver um crença de que você é um perdedor, você provavelmente vai perder dinheiro no mercado financeiro. Por tanto, além de aprender sobre psicologia do trader, você precisa ter as FERRAMENTAS para modificar as suas crenças.
Infelizmente hoje em dia a maioria das escolas lhe dão tudo sobre psicologia do trader em alguns casos, mas falta as ferramentas para modificar as crenças. Eu sou programador neurolinguísta e estudei reprogramação subliminar, estas ferramentas são científicas e comprovadas e elas modificam nossas crenças com eficiência.
Eu apenas consegui superar meus traumas, medos e indisciplina na bolsa com a PNL e a reprogramação subliminar. Ninguém precisa me consultar para saber destas técnicas que ensino em meus cursos. Pesquisem e estudem isso e passem a usar a PNL e a programação subliminar para você ser poderoso emocionalmente. E se algum professor de algum curso que você está querendo fazer, falar para você de psicologia do trader, pergunte para ele, “e as ferramentas para eu superar meus traumas e medos?” “Como eu modifico minhas crenças?” Ele tem a obrigação de te dar isso ou nada da psicologia do trader vai funcionar para você talvez se você tiver crenças limitantes fortes que você não sabe mudar!

Segue agora o resumo para você que está começando na bolsa ou você que perdeu muito dinheiro ou está falido;

1.Desenvolver um trade system (o trade system deve ser consistente e com sinais claros de compra e venda e não deve ser ambíguo como as regras de Elliot)
2.O trade system deve possuir poucos indicadores (o meu possui 2 médias móveis apenas)
3.Testar com backtest
4.Testar com 20% do seu capital de 6 meses a 1 ano
5.Se conseguir lucro, investir mais dinheiro por que você comprovou que o seu sistema funciona
6.Usar métodos psicológicos para superar traumas, medos e ser frio, calculista e disciplnado no uso de seu setup
7.Desenvolver um método de gerenciamento de risco e testa-lo na prática por 6 meses a 1 ano com 20% do seu capital.
8.Desenvolver um trade system prefencialmente com base científica. (Meu trade system é fundamentado em PHI=1,618, o número que governa o universo e manda no mercado financeiro também e ainda existem teorias factuais incontestáveis que asseguram em minha opnião que é seguro seguir meu trade system)
9.Não mudar de trade system quando for provado que ele funciona. Siga religiosamente seu método
10.Nunca seguir analistas, economistas e ouvir a opnião de outros investidores. Siga seu método! A essa altura, você já aprendeu a operar não é mesmo?

Ganhar dinheiro na bolsa não é fácil. É simples mas não é fácil. Se um médico estuda 8 anos para se formar, você acha que você vai ser um especulador e ganhar fortunas de um dia para outro? Asseguro para você que não.

A Experiência, aprender com os erros, possuir a psicologia ideal, treinamento, e seguir os passos descritos acima é um caminho mais poderoso e que poderá garantir a sua sobrevivência no mercado durante sua aprendizagem. Infelizmente tem muita gente falando por ai que é fácil ganhar dinheiro na bolsa. E você já sabe que é mentira! É simples, mas não é fácil!

O BullBear Capital Management vem lucrando no longo prazo por que eu testei o método com a prática e tem 5 anos que estou no mercado, e por isso sou rígido com este trade system. Eu confio hoje em dia no meu trade system, e ele realmente funciona. Agora é apenas uma questão de ser consistente no mercado. Ou seja, SER ESPECIALISTA EM UM ÚNICO COMPORTAMENTO NO MERCADO COMO ANDO FAZENDO EM MUITOS ANOS!

.

Nov 02, 2010 21:42
Dice man Forista Assíduo
Mensagens: 998
Avatar do usuário
Registrado em:
Ago 08, 2008 14:52
 
 

Deixe o exagero para os que perdem dinheiro na Bolsa


Ser exagerado é ser excessivo, é ser demais. Geralmente o investidor com essa característica está fadado ao fracasso no mercado acionário. Atente-se a um fato importante: Na renda variável, quase sempre que os sentimentos sobreporem à razão, o caminho certamente estará errado. Por vezes acerta-se pelo impulso de uma possível nova onda de alta ou baixa e toma-se a decisão correta, mas o certo é que mesmo as decisões impulsivas, tenham como pano de fundo a experiência e conhecimento do mercado e não o jogo emocional tão comum na mente do operador.

Alguns pessimistas operam com o pensamento fixo que a bolsa desabará sem que exista um fundo para ampará-la. Outros de tão otimistas acreditam que não há limites para um índice ou ativo continuar valorizando-se. Nenhum deles tem razão, embora num breve futuro, seja o primeiro ou o segundo, certamente um acertará parcialmente. Operar com a mente fixa em um só pensamento em relação à tendência é tudo que os profissionais do mercado precisam para ceifar parte do capital dos incautos investidores..

- “Vai desabaaar! Agora não tem jeito. Voltaremos lá para baixo novamente… era tudo conto da carochinha”…
- “Vai bombaaar! Ninguém segura mais. Quem não comprar agora perderá de ganhar muiiito”…
Termos chulos como esses acima são comuns de serem verificados nas falas de muitos investidores novatos ou desprovidos de experiência, e percebe-se de imediato o peso do fator emocional carregado nas palavras e frases proferidas.

Porque tantos investidores são acometidos por esses sentimentos?
Um dos motivos é a necessidade de formar opinião; as pessoas não costumam aceitar suas concepções como errôneas, então tendem a “torcer” para que o movimento do qual se criou expectativa ocorra. Do contrário, terão que admitir o erro de avaliação. E erro pessoal, não é algo que o ser humano admite facilmente nem para si mesmo, embora seja necessário e somente beneficia aquele capaz de entender os fatos. Entre criar expectativa e operar existe uma distancia considerável no que tange a realidade. Evidente que o investidor deve ter expectativa de acerto, mas não permitir que a mente transforme em certeza um movimento apenas provável.

Alguns praticamente “adoecem” quando vê subindo o que torciam pela queda e outros incrédulos observam a queda sem acreditarem na realidade, uma vez que aguardavam novas altas. Quando se opera abalado por um desses sentimentos, o prejuízo fica evidente comprometendo a estratégia e a racionalidade nas decisões. – Não queira decidir sobre o futuro de uma tendência. Deixe que o mercado se encarregue disso. Permita a moeda girar e esteja preparado para agir, não importando qual a face será premiada. Seja a face A ou a B, não participe como torcedor nem mesmo expectador deste jogo. Simplesmente, esteja preparado (como jogador) para agir, nos momentos oportunos. No jargão popular, dance conforme a música. Do contrário, corre-se o risco de entrar na festa errada.




Fonte : http://www.papodebolsa.com/artigosfb/?p=405

Nov 03, 2010 23:10
Dick Trade Forista VIP
Mensagens: 16202
Avatar do usuário
Registrado em:
Dez 17, 2007 14:21
 
 
Psicologia do mercado – o segredo do vencedor

Fernando Góes

Você sabia que a maioria dos erros que cometemos no mercado de ações tem o fator psicológico como principal causador?

Alguns investidores ficam esperando um bom momento para comprar e não conseguem tomar a decisão na hora exata e quando o mercado confirma a alta, a emoção fala tão alto que acaba dando lugar a uma estratégia tomada racionalmente, sendo tarde demais. Muitas vezes é nessa hora que o mercado entra em queda e a ‘falta de sorte’ é a primeira causa identificada para justificar por que não se tem sucesso nesse mercado.

Há ainda aqueles que possuem um perfil mais agressivo. Entram muito cedo, saem muito cedo, trocam de papel como quem troca de roupa, operam em excesso e, novamente, a causa da perda será entendida como “falta de sorte” quando, na verdade, a causa é psicológica.

Quase todos que entram no mercado têm como objetivo ganhar dinheiro, mas muitas vezes outros motivos emocionais, tais como o desafio e o prazer, estão atrelados ao objetivo inicial.

É preciso entender que estamos lidando com a parte mais sensível do ser humano – o nosso bolso. Se não houver disciplina e principalmente estratégia, o seu dinheiro vai oscilar dia após dia, sendo muito difícil ter sucesso com o ‘ganhar dinheiro’. Ganhar, na verdade, está associado a operar corretamente. Ou seja, com disciplina e estratégia.

E é assim que o trader acaba sempre insatisfeito, quando perde, quando ganha e sai cedo demais e até no que parece uma operação perfeita pensa que poderia ter negociado um lote maior. A preocupação maior, neste caso, está no fim que é o dinheiro e o trader não se atenta que deveria estar preocupado com o meio, que é realizar uma operação estrategicamente correta. Lembre-se: no mercado de ações o fim (dinheiro) não justifica o meio (estratégia ou o porquê está operando).

Para mudar de atitude é preciso se conhecer melhor e entender qual é o seu perfil. Você é conservador ou agressivo? Que estratégia está adotando? Qual é o seu objetivo? Qual é o seu stop se der errado? Curto, médio ou logo prazo? Quanto mais perguntas conseguirmos responder antes de entrar em uma operação, mais correta e estratégica será a operação. O dinheiro será uma recompensa do operar corretamente e não o contrário.

Imagine se um cirurgião ao operar seu paciente pensasse o tempo todo no dinheiro que ganharia com a cirurgia? Com certeza, suas chances de erro seriam muito maiores…

O grande segredo é sempre ter bem definido qual a sua tática e estratégia para operar corretamente. No próximo artigo vamos falar justamente sobre isso.

Fonte: http://www.meumilhao.com.br/psicologia- ... ilh%C3%A3o)

Jan 13, 2012 8:42
Pharma Forista Assíduo
Mensagens: 1901
Pharma
Registrado em:
Abr 17, 2010 12:20
 
 
Dick Trade escreveu:
Psicologia do mercado – o segredo do vencedor

Fernando Góes

Você sabia que a maioria dos erros que cometemos no mercado de ações tem o fator psicológico como principal causador?

Alguns investidores ficam esperando um bom momento para comprar e não conseguem tomar a decisão na hora exata e quando o mercado confirma a alta, a emoção fala tão alto que acaba dando lugar a uma estratégia tomada racionalmente, sendo tarde demais. Muitas vezes é nessa hora que o mercado entra em queda e a ‘falta de sorte’ é a primeira causa identificada para justificar por que não se tem sucesso nesse mercado.

Há ainda aqueles que possuem um perfil mais agressivo. Entram muito cedo, saem muito cedo, trocam de papel como quem troca de roupa, operam em excesso e, novamente, a causa da perda será entendida como “falta de sorte” quando, na verdade, a causa é psicológica.

Quase todos que entram no mercado têm como objetivo ganhar dinheiro, mas muitas vezes outros motivos emocionais, tais como o desafio e o prazer, estão atrelados ao objetivo inicial.

É preciso entender que estamos lidando com a parte mais sensível do ser humano – o nosso bolso. Se não houver disciplina e principalmente estratégia, o seu dinheiro vai oscilar dia após dia, sendo muito difícil ter sucesso com o ‘ganhar dinheiro’. Ganhar, na verdade, está associado a operar corretamente. Ou seja, com disciplina e estratégia.

E é assim que o trader acaba sempre insatisfeito, quando perde, quando ganha e sai cedo demais e até no que parece uma operação perfeita pensa que poderia ter negociado um lote maior. A preocupação maior, neste caso, está no fim que é o dinheiro e o trader não se atenta que deveria estar preocupado com o meio, que é realizar uma operação estrategicamente correta. Lembre-se: no mercado de ações o fim (dinheiro) não justifica o meio (estratégia ou o porquê está operando).

Para mudar de atitude é preciso se conhecer melhor e entender qual é o seu perfil. Você é conservador ou agressivo? Que estratégia está adotando? Qual é o seu objetivo? Qual é o seu stop se der errado? Curto, médio ou logo prazo? Quanto mais perguntas conseguirmos responder antes de entrar em uma operação, mais correta e estratégica será a operação. O dinheiro será uma recompensa do operar corretamente e não o contrário.

Imagine se um cirurgião ao operar seu paciente pensasse o tempo todo no dinheiro que ganharia com a cirurgia? Com certeza, suas chances de erro seriam muito maiores…

O grande segredo é sempre ter bem definido qual a sua tática e estratégia para operar corretamente. No próximo artigo vamos falar justamente sobre isso.

Fonte: http://www.meumilhao.com.br/psicologia- ... ilh%C3%A3o)


Belissima informacao Dick. Infelizmente eu sou um dos que aprendeu a dor de se operar pelo o emocional na pratica :lol:

Jan 13, 2012 9:01
Pharma Forista Assíduo
Mensagens: 1901
Pharma
Registrado em:
Abr 17, 2010 12:20
 
 
Fraj;la escreveu:Eu não entendo uma coisa por que muita gente gosta de contar vantagem na internet, principalmente em sites que o assunto é dinheiro... será que pensam que estão ganhando alguém pagando de "milhonário",será que pensam que vão ter mais credibilidade pousando de mega investidor, rei da bufunfa $$$$, todo poderoso investidor.... será que a ficha cai que maioria está é correndo atrás para melhorar o rendimento e se fosse ricaço não ía ficar trabalhando pelo dinheiro , mas colocaria o dinheiro para trabalhar para ele.... enfim, quem fica contado historinha, primeiro tem que enganar a si próprio para depois tentar tapiar o próximo....
Ou seria muitas vezes egocentrismo + lorotismo? :roll: ....
Ou seria falta de controle emocional para entender e aceitar a própria realidade?


Acho que e mais a ver com a vontade de querer ser uma celebridade em um espaco em que atua ou seja mais a ver com o egocentrismo mais do que qq outra coisa :roll:

Jan 15, 2012 11:40
Gestor Independente Estreante
Mensagens: 32
Gestor Independente
Registrado em:
Out 13, 2009 15:52
 
 
Olá,

O grande problema q vejo tb é que muitos pensam q iram ficar ricos rapidamente, até pode acontecer sim, mas será por pura sorte e, nesses casos, esses q ganharam no acaso, podem até se machucar muito mais.

Ratifico o q já foi citado antes, ter estratégia e não seguir a manada, disciplina e paciência, esses sim, são os meios para se ter algum sucesso no mercado.

Mai 31, 2012 16:39
tom1313 Forista Assíduo
Mensagens: 1635
tom1313
Registrado em:
Out 08, 2011 16:06
 
 
vamos la:

Pontos

1- Traders tarimbados:

- Realmente tem gente boa e com experiência que estimula a compra e coloca stops em pontos conhecidos para que as corretoras aumentem seu faturamento, ou consegue sair de um papel que esteja comprada.

Para mim sao os que deixam os ruidos entrarem pois tem muita info de dentro das corretoras , podem dizer que não , mas não tem jeito. No cafe , no corredor , nas mesas de operação, na mesa do gerente um ruido ou outro entra......

Como ter certeza de quem é confiavel ou não? Eu confio em alguns analistas, na verdade em um , o qual me ensinou muito do que sei ( trabalha em uma corretora).

2- Set up

- Cada um tem o seu , e o mercado adora conhece-los , eu não mostro o meu , demorei para desenvolve-lo e ainda o estou desenvolvendo , por muito tempo ficara comigo.

3- Graficos

Sim , é legal colocar , mas leva tempo e complica para quem trabalha em outra coisa. Meu caso , analises são rapidas e tem que serem feitas rapidamente para não perder a entrada , vide Goll4 agora, que rompeu o 8,15 e ja esta em 8,39 (NA MOSCA).
Quem sabe um dia arruma emprego em uma corretora?

4- Show man

Não conheço nenhum , me diz quem são para eu e foristas do infomoney tomar cuidado com eles.

> Continue orientando os foristas, é preciso.....

Jun 21, 2012 10:43
investindoalp Forista Assíduo
Mensagens: 1310
Avatar do usuário
Registrado em:
Jun 22, 2011 15:24
 
 
Turma,

O vídeo abaixo, embora não fale especificamente sobre trade, é bastante interessante pois demonstra que devemos equilibrar nosso lado racional e emocional quando da tomada de decisão, o que é importantíssimo para quem investe na renda variável. A entrevista é bastante curta, vale a pena conferir.

http://www.valor.com.br/video/2722312/e ... s-decisoes

Set 05, 2012 16:39
nope Forista Assíduo
Mensagens: 1447
nope
Registrado em:
Jan 21, 2011 15:50
 
 
Disciplina e método para ser um 'trader' em tempo integral

O americano Alexander Elder, um 'trader' profissional conhecido mundo afora, é enfático: "Nem todo mundo pode operar na bolsa de valores". O pequeno grupo de ouvintes, reunidos na sede da Octo Investimentos, olha com curiosidade o interlocutor, que justifica: "Se você é uma pessoa muito emotiva, a bolsa não é para você. Se você é medroso e fica chateado ao perder dez centavos, como vai aplicar em ações?"

Psiquiatra de formação, Elder escreveu uma dúzia de livros sobre o investimento em renda variável. Com um tom mais comportamental, algumas das obras caíram nas graças dos investidores.
Mas quem pensa que sua vida de 'trader' sempre foi um sucesso engana-se.
Adepto confesso do curto prazo e crítico do chamado "comprar e manter", o americano relata que já perdeu bastante dinheiro, "contabilizando um prejuízo bem mais alto do que poderia arcar", e demorou anos a fio para ter um ganho consistente.
"No início, cometi todo tipo de erro que se pode imaginar. Contabilizei lucros e prejuízos extraordinários", conta Elder, ao acrescentar que o processo de aprendizado é contínuo.
"Estou constantemente aprendendo. Para isso, mantenho um diário onde anoto todas as minhas operações. A maioria dos investidores não aprende, não muda de atitude. Os erros, porém, podem ajudar muito", garante.
Elder dá algumas dicas para quem deseja ser operador. Em primeiro lugar, não se pode comprar ações com um dinheiro com o qual o investidor esteja contando no curto prazo.
A segunda dica é desenvolver uma rotina para se dedicar aos investimentos. Acordar cedo, ler notícias e acompanhar as principais bolsas mundiais devem fazer parte do cotidiano dos 'traders'. Além disso, ele faz uma autoavaliação por meio de um método criado por ele próprio, para saber se está bem o suficiente para operar naquele dia (veja no quadro abaixo).

Imagem

A história dos 'traders' parece se repetir, alterando-se apenas o protagonista e o cenário do clímax.

Igor Rodrigues Luis, 30 anos, da capital paulista, conheceu o mercado financeiro quando servia a Aeronáutica, em 2005. Pegou gosto pela atividade de investidor.
Um ano depois, abandonou a carreira militar para se dedicar apenas à bolsa de valores, com R$ 400 mil que haviam sido confiados por sua mãe, após a venda de um imóvel da família.
Em 2007, esse valor já havia se reduzido a R$ 70 mil. "Minha mãe confiou em mim para administrar o dinheiro. Quando me dei conta do quanto tinha perdido, me senti um nada. Fiquei quatro meses sem operar", lembra Rodrigues Luis. "Ela me perguntava como estavam as operações na bolsa, mas eu não tinha coragem de contar a verdade. Escondi o prejuízo", relata.
Nessa época, Rodrigues Luis aplicava no mercado de opções, muitas vezes usando conta-margem (limite de crédito que a corretora fornece para o cliente aplicar) e realizando operações de aluguel e termo. Se pudesse voltar no tempo, ele não teria arriscado tanto.
"Abandonei o mercado de opções e as operações alavancadas, por entender que não eram para mim", conta.
"Para quem está começando, recomendo apenas comprar ações, apostando na alta dos papéis. Operar vendido [apostando na queda das ações] só depois de ganhar muita experiência".
Após certo tempo, o dinheiro confiado a ele por sua mãe foi recuperado, no que Rodrigues Luis chamou de uma "jogada de sorte" com opções de compra de papéis da Petrobras.
Assim que o montante foi recuperado, o 'trader' retirou todo o dinheiro da bolsa de valores, entregou-o à sua mãe e foi estudar o mercado acionário.
Fez cursos, leu livros e passou bastante tempo a pesquisar na internet. A percepção que tinha do mercado financeiro mudou completamente. "Antigamente, pensava em quanto iria ganhar, mas hoje foco no meu limite de perda", confessa.
O ex-militar, que atualmente vive dos investimentos em bolsa, topa perder até R$ 300 por dia. Quando esse teto é ultrapassado, ele para de operar.
"Ao longo do tempo, identifiquei que tinha um limite de perda que poderia levar numa boa, de R$ 300. É um valor que recupero facilmente em uma única operação", explica. Outra estratégia é simplesmente não operar após três dias consecutivos de perdas.

Suzana Linhas Grassi, 55 anos, que mora na cidade de Viamão (RS), pretende parar de trabalhar e viver apenas da renda obtida com as ações. Há quatro anos, ela opera diariamente na bolsa, mas ainda não teve lucro.
Alternando entre ganhos e perdas, calcula que está no zero a zero. Porém, mantém a paciência e a esperança. "Nos primeiros anos, perder faz parte do aprendizado", avalia.
Ela diz acreditar que o principal problema, no seu caso, seja a falta de disciplina. "Quando aprender a dominar meus impulsos, começarei a ganhar dinheiro. Por enquanto, o lado emocional ainda pesa."
Atualmente, Suzana e seus filhos administram uma loja de produtos de informática. Ela diz que em breve irá se aposentar. Quando isso acontecer, garante que não vai fazer tricô.

"Vou viver dos investimentos. A bolsa representa um desafio para mim", relata. A comerciante diz que gosta tanto da bolsa de valores que, mesmo ocupada com a loja, passa o dia a operar. "Ao mesmo tempo em que trabalho, fico de olho no home broker".

A rotina de uma pessoa que vive da bolsa pode ser tão pesada quanto a de um profissional qualquer.

Rodrigues Luis, por exemplo, acorda todos os dias às 7h e dá uma espiada nos índices futuros das principais bolsas que ainda não abriram, bem como no fechamento dos índices asiáticos. Em seguida, lê notícias na internet e acompanha a divulgação de índices econômicos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Depois, leva a filha para a escola. Ao retornar, às 9h, já está pronto para operar.

Quando o pregão se inicia, tenta identificar oportunidades de ganho por meio da análise técnica. Há uma regra, porém, que segue religiosamente. Ele não opera entre 13h e 15h. "É um mito antigo do mercado que para mim transformou-se em crença pessoal. Dizem que nesse período o mercado vai almoçar e quem fica pode ter altos prejuízos. Para mim, tem funcionado."

O tempo também ensinou ao 'trader' a importância de diversificar, para obter ganhos no longo prazo e diluir o risco.
"Há alternativas como papéis do Tesouro e fundos imobiliários que devem ser consideradas", recomenda.

:arrow: http://www.valor.com.br/financas/280926 ... po-integra

Out 04, 2012 19:44
InfoMoney Administrador
Mensagens: 1675
Pesquisa InfoMoney
Avatar do usuário
Registrado em:
Jun 20, 2007 15:04
 
 
Forista,

O InfoMoney quer ouvir sua opinião!

Preparamos uma pesquisa rápida para você nos contar o que acha do nosso Fórum. Pedimos a colaboração de todos para juntos construirmos um Fórum cada vez melhor!

Link para pesquisa:
https://xpi.qualtrics.com/SE/?SID=SV_0HzkkVGjPqQgSyN

Obrigado,

Equipe InfoMoney

Out 05, 2012 21:14
SALCEDO Forista VIP
Mensagens: 9247
Avatar do usuário
Registrado em:
Jun 01, 2012 21:55
 
 
Fraj;la escreveu:Uma coisa muito que eu acho "engraçada" é quando fica muita gente mal comprada em TOPO de uma sensação do momento, aquele ativo que "só sobe", aquele "incaível", e aí, após algum tempo, esta sensação que subiu de escada, e de repente, do nada, desceu de elevador em poucos dias, chega o momento de vermos a cinderela virar uma bruxa, que é quando começam a aparecer os mais exóticos personagens para tentar deixar o "papiro" em evidência.... e haja "encheção de linguiça", conversa fiada, e "up" em tópicos/posts, para não deixar a posição "micada" ficar no esquecimento, para quem sabe um dia, se possível, na torcida de quem ficou mal comprado em topo, o mais rápido possível kkkkkkkkkk. :lol: !!

E isto vale para qualquer tipo de ativo e de mercado, pois em todos eles vemos este fenômeno acontecer, prestem atenção, para quem não percebeu ainda, rsrssrsrsrsr.


Pó Frajola, eu acho é triste, tu vê muita gente desesperada porque acreditou em algum conto da carrochinha e vê seu dinheiro desaparecer, como em MNDL e agora mais recentemente no CRSZ, não podemos esquecer que muita gente ainda cai no conto do bilhete premiado, assim que tirando algumas exceções de gente que tenta manipular papéis com boatos , e vamos que vai decolar e tal, o restante faz isto por desespero, sem tirar o mérito que não deveriam ter entrado se não conhecem os riscos.

Out 05, 2012 21:49
SALCEDO Forista VIP
Mensagens: 9247
Avatar do usuário
Registrado em:
Jun 01, 2012 21:55
 
 
Fraj;la escreveu:"engraçada" entre aspas, não é engraçada, é triste, só que de forma mais dramatizada, irônica, sei lá, algo assim, graça mesmo não acho, acho , penso que seja espantoso. :shock:


2

Jan 27, 2013 18:32
TSenna Estreante
Mensagens: 14
Avatar do usuário
Registrado em:
Ago 04, 2010 18:46
 
 
FR4J0L4 escreveu:será que a pessoa qdo toma uma trolha muito grande de um ativo fica ressentido por anos, após ter comprado um grande topo ou vendido um grande fundo, nunca mais se recupera??


Olha, eu já tomei uma vez, a recuperação é difícil, vc fica com fantasmas na mente, demônios pra ser mais exato, é terrível de verdade. Eu consegui me recuperar, ficando longe dos mercados e criando regras psicológicas muito pessoais, como: não ler notícias sobre as empresas relacionadas aos ativos que pretendo operar, não ler análises, e não sugerir nada a ninguém, esse não sugerir é justamente para eu não fazer o mal aos outros da mesma forma que não quero que interfiram na minha decisão não quero inteferir na decisão de ninguém. Procurei estudar duramente esses últimos meses, acho que estou a 1 ano e meio estudando, lendo livros estrangeiros excelentes que não se comparam com os do Brasil, só quem já leu sabe, o Alexander Elder é um exemplo de um autor bom caminhando pra excelente no assunto, tem melhores.

No livro The Disciplined Trader do Mark Douglas e no livro Mechanical Trading Systems do Richard Weissman, na introdução de ambos tem a explanação de como esses dois autores já tiveram seus momentos dificeis no mercado, isso pra não falar que ambos foram ao fundo do poço. No primeiro livro do Alexander Elder ele tb explica como ele já tomou um tombaço no mercado e se recuperou, foi doloroso demais para todos, principalmente emocionalmente, entretanto os livro de todos eles ajudam a pessoa a superar esse trauma e usar isso a seu favor, meio que esses tombos servem como um doutorado nesse ramo, isso contando que a pessoa tenha realmente aprendido muito com essa experiência.

Recentemente, em uma matéria do UOL, falando da CCX do Eike Batista, um homem comentou que tinha colocado em 2010 em torno de 930 mil reais e hoje ele possui apenas 200 mil reais, isso tem rendido a ele sérios problemas com a esposa dele que joga na cara dele todos os dias o mal investimento que ele fez, assim...é dramática essa situação, nem falo do problema do cara ter colocado todos os ovos no mesmo cesto, que é um erro mais do que óbvio, mas do fato do cara não ter qualquer mínima noção de gestão financeira, esse é um assunto importante e que te ajuda a ter uma gestão mental (psicologia do trader), sinceramente, fiquei muito comovido com o post do cara, até respondi a ele sugerindo a leitura do livro do Mark Douglas e do livro Família, Afeto e Finanças do casal Angélica e Rogério, um livro amarelo espetacular para casais, traders e investidores que querem ter um equilibro familiar e financeiro.

Jan 27, 2013 19:25
TSenna Estreante
Mensagens: 14
Avatar do usuário
Registrado em:
Ago 04, 2010 18:46
 
 
O pior é que fiquei intrigado com o caso do cara dos 930 mil e fui olhar o gráfico da OGXP3, tenho minhas razões particulares para nunca operar ativos do Eike Batista, talvez razões que ninguém concordará comigo, mas resumidamente acho os ativos das empresas dele vários micos disfarçados de blue chip. Isso pq não tem razão fundamentalista para esses ativos valerem tanto, visto que as empresas não dão lucro e nem a família Batista demonstra ter princípios, pelo menos pra mim os filhos são um reflexo dos pais, nem sempre, eu sei, porém nesse caso preciso ser radical e ver os filhos do "dono" como individuos exemplares e não é esse o caso, portanto não posso sugerir que o pai tenha algum princípio moral, quem leu o livro 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes sabe do que estou falando, ou então algum dos livros do Napoleon Hill.

Voltando, o preço da OGX chegou em sua alta histórica no meio de 2010, mais precisamente em Outubro, em torno de 23 reais, então supondo que o cara comprou aí, 930 mil / 23 = 40.43 mil ações compradas. Hoje a ação tá com uma máxima de 5 reais, fazendo a conta 40.43 mil x 5 dá 202 mil reais. Putz....o que esse cara falou lá no UOL deve ser verdade mesmo. :(

Abr 11, 2013 20:02
Bizuman Forista Assíduo
Mensagens: 315
O Poder do Hábito
Avatar do usuário
Registrado em:
Abr 25, 2008 19:12
 
 
Leia meu texto sobre como o hábito pode fortalecer seu lado psicológico nos trades.

http://bizzinvest.wordpress.com/2013/04 ... ostrading/

Mai 04, 2013 18:04
Bizuman Forista Assíduo
Mensagens: 315
Os 3Ms de Alexander Elder
Avatar do usuário
Registrado em:
Abr 25, 2008 19:12
 
 
Pessoal,

Segue meu novo texto que fala sobre minha visão dos 3Ms de Alexander Elder.

Abraços,
Christian

http://bizzinvest.wordpress.com/2013/05 ... -de-elder/

Set 19, 2013 20:51
volverine Forista VIP
Mensagens: 4159
Re: Psicologia do trader e controle emocional
Avatar do usuário
Registrado em:
Jan 20, 2011 1:28
 
 
Legal, matéria interessante.

Out 27, 2013 21:50
aule Forista VIP
Mensagens: 3290
Re: Psicologia do trader e controle emocional
Avatar do usuário
Registrado em:
Nov 08, 2012 19:32
 
 
.
Editado pela última vez por aule em Ago 18, 2014 20:47, em um total de 1 vez.

Out 27, 2013 21:55
aule Forista VIP
Mensagens: 3290
Re: Psicologia do trader e controle emocional
Avatar do usuário
Registrado em:
Nov 08, 2012 19:32
 
 
.
Editado pela última vez por aule em Ago 18, 2014 20:47, em um total de 1 vez.

Próximo

Voltar para Análise Técnica

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante