Bem-vindo: Jul 18, 2018 18:11

Abr 06, 2011 23:04
Noer Forista Assíduo
Aprenda Análise Técnica

Boa noite a todos os foristas,

Estou criando este tópico aqui no infomoney com o objetivo de compartilhar experiências sobre Análise Técnica.

Venho estudando mercado de ações desde 2007 e gosto muito de utilizar Análise Técnica como indicador de oportunidades de compra e venda.

Meus objetivos aqui são bem simples:

- estudar estratégias operacionais
- mostrar fundamentos da análise gráfica/técnica
- entender as forças de mercado (compradores/vendedores)
- teoria de tendências (baixa ou alta)
- oportunidades de mercado
- suporte/resistência
- risco/retorno

Abr 07, 2011 12:40
Noer Forista Assíduo
Tendência de Alta

Bom dia,

Pela Teoria de DOW, para formar tendência de alta é necessário ter topos e fundos ascendentes. Parece complicado denominar isso mas vou colocar um exemplo bem simples:

Neste gráfico de BRFS3 é possível ver esta configuração:
T3 maior que T2 maior que T1
F4 maior que F3 maior que F2 maior que F1

O primeiro é o gráfico de candle, mostrando mínimas e máximas o segundo é o gráfico de linhas mostrando somente valores de fechamento (teoria de Dow utiliza somente valores de fechamento)

Gráfico de Candles:

Imagem

Gráfico de Linha:

Imagem

Qualquer dúvida, podem adicionando posts.

Abraços,
Noer

Abr 07, 2011 21:59
Gigio MG Forista Assíduo
Gigio MG

estou começando agora em AT, semana que vem estou de férias, e estou querendo estudar operações de ações através de gráficos.
Diante disso:
- alguem sabe qual site temos como visualizar e operar os gráficos sem custos (sites free)
- quais os melhores livros e/ou sites para fazer um curso de AT intensivo?

resumindo, como iniciar em AT ???

Abr 08, 2011 0:23
Noer Forista Assíduo

Gigio MG escreveu:estou começando agora em AT, semana que vem estou de férias, e estou querendo estudar operações de ações através de gráficos.
Diante disso:
- alguem sabe qual site temos como visualizar e operar os gráficos sem custos (sites free)
- quais os melhores livros e/ou sites para fazer um curso de AT intensivo?

resumindo, como iniciar em AT ???

Boa noite Gigio, tudo bem?

seja bem vindo ao mundo da AT. Para quem quer iniciar, sugiro fazer leituras de livros com linguagem bem simples como:

- Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica - Eduardo Matsura.
- Aprenda a Operar no Mercado de Ações - Alexander Elder

Existem outros, mas acredito que ler cada um deles umas duas a três vezes ajuda bastante. Estudar Análise Técnica é a mesma coisa que aprender a ler novamente, só que Gráficos e não letras!!!

Depois de ler os livros, pode se cadastrar em alguns sites como . que possuem graficos para análise. Outra forma de obter gráficos é se cadastrar em uma corretora que libera esta ferramenta para os clientes.

E por favor, vai acompanhando este forum que será muito útil para troca de informações.

Abraços,
Noer

Abr 13, 2011 15:51
Noer Forista Assíduo
Tendência de Alta

Bom dia,

Dando continuidade no assunto tendências, venho mostrar um indicador bem difundido de mercado que são famosas MÉDIAS MÓVEIS.

Quero deixar claro que não vou comentar sobre nenhuma média ou nenhum setup, como mencionei anteriormente, meu objetivo é mostrar características de cada estratégia e deixar capacitado ao investidor o que utilizar e quando utilizar.

Primeiramente vou colocar as principais características das médias móveis:
- são rastreadores de tendência, logo dão grandes ganhos quando o mercado entra em tendência, seja de alta ou de baixa
- apresenta número grande de stops quando o mercado não tem tendência.

Vou colocar dois exemplos e vou comentar cada um deles:

Imagem

Imagem

Primeiramente quero mostra que o gráfico é o mesmo e o período é o diário, fiz isso justamente para mostrar as características da estratégia.

No primeiro gráfico é notável que as médias são muito mais rápidas, as características são: grande número de operações, usada por investidores mais agressivos, no mercado lateralizado (circulo cinza) o número de operações é grande e com vários stops.

Neste período (circulo), é o momento mais crítico da estratégia e, também é quando a maior parte dos investidores desistem da operação e falam que as médias móveis não funcionam, realmente elas não funcionam bem em mercados lateralizados, porém quando o mercado entra em tendência definida, normalmente o ganho é grande e paga todos os stops deixados.

No segundo gráfico (mesmo gráfico com médias diferentes) essas características são as mesmas porém pelas médias serem mais lentas, o número de operações é bem reduzido e as tendências captadas pelas médias são mais duradouras. A característica de vários stops também é valida para essa estratégia, mas veja que os cruzamentos não aconteceram com freqüência no mercado lateralizado.

Isso que gostaria de mostrar para vocês que não existem médias certas ou erradas, mas sim médias que se encaixam para um ativo determinado, para um mercado determinado, etc. Então se alguém me perguntar se as médias MME9x3 funcionam? Se as médias MMS10x15 funcionam? Ou qualquer outra média configurada, a resposta é muito simples: SIM!!! Agora se me perguntarem se as médias que cada um utiliza é correta para seu perfil, ai eu vou fazer uma série de perguntas e encontrar o perfil do colega forista e somente depois vamos discutir configuração de médias.

Abraços,
Noer

Abr 29, 2011 16:22
Noer Forista Assíduo
Tendência de Baixa

Boa tarde,

Assim como na tendência de alta os topos e fundos são ascendentes, a tendência de baixa define-se por topos e fundos descendentes.

Veja neste gráfico abaixo que o T4 está abaixo que T3 que está abaixo que T2 que está abaixo de T1. Os fundos também tem esta configuração: F3 abaixo de F2 abaixo de F1.

Essa é a determinação mais simples de tendência para os mercados.

Imagem

Abraços,
Noer

Mai 20, 2011 11:57
Noer Forista Assíduo
Linha de Tendência

Bom dia foristas, vou postar mais umas dicas de análise:

Linhas de Tendência

A linha de tendência é uma ferramenta muito interessante para quando o mercado está em tendência definida (seja de alta ou de baixa) é uma zona de preços em que existe uma grande probabilidade de força de acordo com a tendência principal.

A linha de tendência também mostra a taxa de variação ou a força do movimento, quanto mais inclinada a linha de tendência, mais forte é o movimento.

Veja alguns exemplos:

Linha de Tendência de Alta - LTA: junte dois fundos e a linha de tendência está traçada, a linha de tendência que durar mais tempo e conter maior número de testes é considerada mais “forte”

Imagem

Linha de Tendência de Baixa - LTB: junte dois topos a linha de tendência está traçada, a linha de tendência que durar mais tempo e conter maior número de testes é considerada mais “forte”

Imagem

Existem ainda linhas de tendências secundária dentro do movimento principal:

Imagem

Abraços,
Noer

Jan 26, 2012 23:32
Noer Forista Assíduo

Depois de tanto tempo, a grande pergunta, alguem está usando isso para ditar seus trades?

Jan 26, 2012 23:34
Noer Forista Assíduo

Para os que tem resposta como SIM, creio que está cheio de oportunidades no mercado, já que os pivots de alta estão se formando!!! Para os que ainda não usam... é uma boa forma de começar, ESTUDAR a forma mais barata de aprender!

Noer

Jan 29, 2012 23:13
Noer Forista Assíduo

Verifiquei algumas visitas nesta semana neste fórum, mas incrivelmente ninguém perguntou nada! Deve estar todo mundo conhecendo tudo de Análise Gráfica, todo mundo apanhando do mercado e "esperando o mercado voltar", achando que esses 10% de alta de janeiro serão e se manterão assim pelos próximos meses (e tomara que seja) ou nenhuma das anteriores e eu devo ser o único a querer promover o conhecimento na forma de discussão!!!

Noer

Fev 03, 2012 9:45
CPF Estreante
Discussão de AT...
CPF

Caro Noer,

Gostei de sua iniciativa e hoje, pela primeira vez, entrei neste tópico de discussão...

Seria interessante discutir o que está acontecendo, em vez de discutir os princípios básicos da AT... o que vc acha?

Recentemente, solicitei aos moderadores que abrissem um tópico para a análise técnica do IBOVESPA... fui atendido e venho postando análises diárias desde então...

O que acha de movermos a discussão para lá?? Assim, poderíamos engrandecer o fórum e o tópico...

Saudações,
CPF

Fev 07, 2012 10:37
Noer Forista Assíduo
Re: Discussão de AT...

CPF escreveu:Caro Noer,

Gostei de sua iniciativa e hoje, pela primeira vez, entrei neste tópico de discussão...

Seria interessante discutir o que está acontecendo, em vez de discutir os princípios básicos da AT... o que vc acha?

Recentemente, solicitei aos moderadores que abrissem um tópico para a análise técnica do IBOVESPA... fui atendido e venho postando análises diárias desde então...

O que acha de movermos a discussão para lá?? Assim, poderíamos engrandecer o fórum e o tópico...

Saudações,
CPF

Bom dia CPF, a ideia inicial é plantar bons fundamentos de AT para cada um dos investidores que aqui entrem. Escuto muito no meu dia a dia coisas como AT funciona olhando o passado, mas para o futuro isso não funciona. Então resolvi criar o tópico para discutir e estudar!

Gosto de análises simples e nada cheio de muitas frescuras, já estudei muitos indicadores e gosto de discutir setups.

Vou entrar em seu forum afim de ajudar sim!!! Será um prazer, e mantenho está página para fundamentar os conhecimentos.

Abraços CPF.

Fev 07, 2012 12:02
Noer Forista Assíduo

Bom, aceitando o desafio do CPF, vou colocar algumas idéias que tenho sobre o IBOV:

Imagem

Sou mais simplista na AT, acredito que usar muitos indicadores na maioria das vezes complica mais do que ajuda! Neste gráfico, coloquei inicialmente somente as linhas de tendência, acabei não colocando nem suportes nem resistências.

A LTB mais importante, acredito que já foi rompida a que unia os topos de novembro - janeiro - abril. Agora a tendência de alta é clara e até que perca a LTA salientada no gráfico, acredito em continuação do movimento.

Ai alguns me perguntam, e o IFR estourando, e as Bandas de Bolinger que o mercado está batendo no topo, e o MACD super comprado?! Amigos, são indicadores de força, obviamente que depois de vários dias de alta, eles estariam assim, e vão permanecer enquanto o mercado estiver neste ritmo!

Bom, por enquanto acho que isso já é bem interessante para discutir, nada de complicado, nada de nomes estranhos, nada de enrolar mais. Espero dúvidas, comentários e tudo mais.

Abraços,
Noer

Fev 08, 2012 10:51
Pharma Forista Assíduo
Pharma

Noer escreveu:A LTB mais importante, acredito que já foi rompida a que unia os topos de novembro - janeiro - abril. Agora a tendência de alta é clara e até que perca a LTA salientada no gráfico, acredito em continuação do movimento.
Noer bacana iniciativa. Quem sabe nao eh agora que eu aprendo algo sobre graficos? :)

Desculpa a pergunta "dummy" mas quando seria esse momento de perda? Seria onde a linha comecou nos 56000? Se for, eh um longo caminho...

Bom vou parar porque para nao falar nenhuma besteira.

Abs

Fev 08, 2012 11:28
Noer Forista Assíduo

Pharma escreveu:
Noer escreveu:A LTB mais importante, acredito que já foi rompida a que unia os topos de novembro - janeiro - abril. Agora a tendência de alta é clara e até que perca a LTA salientada no gráfico, acredito em continuação do movimento.

Noer bacana iniciativa. Quem sabe nao eh agora que eu aprendo algo sobre graficos? :)
Desculpa a pergunta "dummy" mas quando seria esse momento de perda? Seria onde a linha comecou nos 56000? Se for, eh um longo caminho...
Abs
Pharma, não é besteira não, pergunte mesmo que é assim a melhor forma de aprender.

A LTA que comentei foi a que iniciou nos 56K e está acompanhando até hoje, no gráfico de 120min fica mais clara, hoje ela está próximo do valor de 64500.

Da próxima vez coloco as linhas de cores diferentes para facilitar o entendimento.

Detalhe, coloquei que a LTB iniciada ano passado, parece estar sendo rompida, porque não acredito em valores exatamente milimétricos para suporte/resistência, LTA/LTB, prefiro acreditar que são áreas onde o mercado se define. Gráficamente, temos que ter números, mas acredito que o mercado não respeite milimetricamente eles, e sim áreas onde compradores/vendedores trabalham.

Abraços,
Noer

Fev 08, 2012 11:45
Noer Forista Assíduo

Para apimentar os comentário, que acham deste gráfico?

LTA, LTB, Tendência?

Imagem

Para mim é clara a ideia, tendencia de alta, rompeu a resistência ali pelos 16,25 e tem caminho livro até próximo dos 19,50, será que vai?! Não tenho bola de cristal para saber, mas por gráfico, se for, não será surpresa.

A e só falei de ganhos né?! Será somente isso, DE MANEIRA ALGUMA, stop conservador abaixo do fundo deixado ali pelos 15,00. Acha ruim perder tudo isso, então tem algumas maneiras de resolver:

- Não entre nesta oportunidade, mercado tem todos os dias e as chances sempre aparecem
- Diminua o stop de maneira que fique confortável
- Entre com financeiro menor para se pegar seu stop, PERDER POUCO!

Simples não?! A gente que complica!

Abraços,
Noer

Fev 08, 2012 21:40
Pharma Forista Assíduo
Pharma

Noer escreveu:
Pharma escreveu:

Abs
Pharma, não é besteira não, pergunte mesmo que é assim a melhor forma de aprender.

A LTA que comentei foi a que iniciou nos 56K e está acompanhando até hoje, no gráfico de 120min fica mais clara, hoje ela está próximo do valor de 64500.

Da próxima vez coloco as linhas de cores diferentes para facilitar o entendimento.

Detalhe, coloquei que a LTB iniciada ano passado, parece estar sendo rompida, porque não acredito em valores exatamente milimétricos para suporte/resistência, LTA/LTB, prefiro acreditar que são áreas onde o mercado se define. Gráficamente, temos que ter números, mas acredito que o mercado não respeite milimetricamente eles, e sim áreas onde compradores/vendedores trabalham.
Abraços,
Noer
Legal Noer. Entao so pra confirmar que eu entendi bem. Se a LTA se iniciou no 56K, o indice poderia corrigir ate 56K que ainda assim nao perderia a tendencia de alta, seria isso?

Outra coisa, no mesmo grafico, em Outubro o indice rompeu os 56K , cruzando para cima da LTB. Em Novembro, ele realizou ate o valor da linha mas bateu ali e passou a subir de novo. Nao estaria ai uma indicacao forte de que ele entraria em tendencia de alta?

Abs

Fev 09, 2012 10:13
Noer Forista Assíduo

Pharma escreveu:
Noer escreveu:
Pharma escreveu:

Abs

Abraços,
Noer
Legal Noer. Entao so pra confirmar que eu entendi bem. Se a LTA se iniciou no 56K, o indice poderia corrigir ate 56K que ainda assim nao perderia a tendencia de alta, seria isso?

Outra coisa, no mesmo grafico, em Outubro o indice rompeu os 56K , cruzando para cima da LTB. Em Novembro, ele realizou ate o valor da linha mas bateu ali e passou a subir de novo. Nao estaria ai uma indicacao forte de que ele entraria em tendencia de alta?

Abs

Bom dia Pharma,

sobre a LTA, não é bem este o conceito. De uma olhada nos posts anteriores para entender o conceito. LTA é uma linha de auxílio que não define se o mercado está em tendencia de alta ou não. O que define se o mercado está em tendência de alta são topos e fundos ascendentes. A LTA é mais uma linha que mostra a força do mercado, quanto mais inclinada mais força e mais apto a risco o mercado está. Se perder a LTA mostra perda de força mas não de tendência. Pode ser uma correção apenas para formar outro fundo ascendente. E quando isso ocorrer, quando este fundo ocorrer, a formação de uma nova LTA vai acontecer. Unindo fundos anteriores.

Sobre o outro movimento de Outubro/Novembro, chama-se pullback. Rompimento de LTB e depois de rompida o mercado volta e toca nela. Sim, um bom indicador de mudança de tendência. Lembrando que tendencia é definida por topos e fundos ascendentes para alta e topos e fundos descendentes para tendência de baixa.

Abraços,
Noer

Fev 09, 2012 23:03
FolksW Estreante
Curso day trade
FolksW

Bem esclarecedor o tópico em relação as formas gráficas da análise de ativos. Parebéns pela iniciativa no compartilhamento dos aprendizados.

Fev 10, 2012 10:36
Noer Forista Assíduo
Re: Curso day trade

FolksW escreveu:Bem esclarecedor o tópico em relação as formas gráficas da análise de ativos. Parebéns pela iniciativa no compartilhamento dos aprendizados.
Tudo certo, é a ideia do tópico. Acho que somente ver análises prontas, além de poder ser facilmente enganado, não existe acréscimo de valores e de conhecimento. Sou totalmente contra isso. Afinal passamos anos estudando em uma faculdade e não podemos gastar um pouco de tempo para aprender a lidar com seu próprio dinheiro?!

Tudo que puder ajudar, estamos ai!!!

Abraços,
Noer

Próximo

Voltar para Análise Técnica