Bem-vindo: Jan 19, 2018 9:36

Fev 25, 2013 12:12
Noer Forista Assíduo
Aprenda Análise Técnica

Valeu a contribuição TSenna, livros sempre são muito bons!!!

Mas acredito que o seu comentário seja melhor ainda: "lembrando que a análise técnica sozinha ou mesmo fundamentalista, não leva ninguém ao sucesso nas operações de mercado ou nos investimentos."

Sou dos que acredito que quanto mais estudo, maiores as chances de acerto, então de todo modo sempre ajuda!!!

Abraços,
Noer

Mar 11, 2013 22:41
Gaúcho Estreante
Gaúcho

Oi Noer,
EXCELENTE tópico! aprendi horrores só lendo as 4 páginas!
Eu fiquei com algumas dúvidas, tu poderia me ajudar? (Sou bem novato).

"stop" seria um preço que, no caso da ação atingir este preço, ela é vendida automaticamente, correto? Mas em alguma situações não seria interessante passar por estes momentos ruins? Digamos que é um dinheiro para longo prazo e eu estou colocando em uma empresa tipo ambev ou petrobrás, que são bem "robustas". Não seria interessante esperar este momento passar? (Supondo que o dinheiro pode ficar parado lá por quanto tempo for)

O que seria resistencia e zona de suporte?

E pivot de alta?

Tu falou também que nada está tão barato que não pode ficar mais barato ainda, "ponto de inflexao"? (eu li aqui: http://www.infomoney.com.br/petrobras/n ... comendacao)

E, por fim, tu poderia falar um pouco sobre os "candles"?

Obrigado!!

Mar 12, 2013 11:35
RnR Forista Assíduo

oscarfh escreveu:Oi Noer,

"stop" seria um preço que, no caso da ação atingir este preço, ela é vendida automaticamente, correto? Mas em alguma situações não seria interessante passar por estes momentos ruins? Digamos que é um dinheiro para longo prazo e eu estou colocando em uma empresa tipo ambev ou petrobrás, que são bem "robustas". Não seria interessante esperar este momento passar? (Supondo que o dinheiro pode ficar parado lá por quanto tempo for)

E pivot de alta?

Tu falou também que nada está tão barato que não pode ficar mais barato ainda, "ponto de inflexao"? (eu li aqui: http://www.infomoney.com.br/petrobras/n ... comendacao)

Obrigado!!

O Noer pode ajudar mais ainda, mas vou dar minha contribuição.

Dúvida 1: "Passar pelos momentos ruins".
Tenho um amigo que comprou OGX a 19. Está com ela até hoje a 2,50! No forum tem gente que comprou MILK11 e não largou mais. Estão com 0,00001 do investido (grupamentos).
Minha opinião: Não passo pelos momentos ruins de jeito nenhum. Quem usa Análise Técnica em seus investimentos tem que saber admitir um erro em operar um ativo e cair fora. E pode acertar e mesmo assim o mercado jogar contra, cai fora do mesmo jeito.
Até o pessoal de Análise Fundamentalista sai do papel se os resultados da empresa passarem a ser ruins. Micou, Tchau.
Isso passa por desenvolver qualidades como serenidade para decidir e humildade para admitir os erros. Quer operar bolsa? É uma viagem que exige auto-conhecimento, além de estudos e perseverança. Você vai tomar pau em algum momento, tenha certeza!.

Duvida 2: "Dinheiro para LP em empresa robusta"
Buy and Forget (Comprar e Esquecer) eh um metodo usado por alguns investidores. Com paciencia, em algum momento o investimento vai se recuperar, se a empresa nao falir. Ai eh questao de perfil pessoal.
Para reflexao, considere o custo oportunidade de ter estudado mais e se posicionado melhor enquanto vivia o momento ruim.

Desdobrando as duas primeiras questoes, considero que a hora de trocar de investimento se caracteriza por: 1. Admitir que o investimento deu errado; 2. Ha investimento melhor no mercado.

Duvida 3: "Resistencia e Suporte"
Resistencia = area de preco em que o ativo encontrou dificuldade em subir no passado. Eh a area em que se espera que encontrara dificuldades em subir novamente. Do ponto de vista da explicacao de porque existe esta area, considere que os investidores topam pagar ateh certo preco por uma empresa. Quando chega nessa area NO PASSADO faltavam compradores e o preco parou de subir ou caiu. Espera-se que ao atingir o mesmo valor novamente, os investidores reduzam as compras novamente no proximo teste. Se ROMPER a resistencia, mostra que houve renovacao do interesse pelo ativo.
Ex de resistencia que foi respeitada: VALE5 a 39.00 nos ultimos 2 anos.

Suporte = o oposto da resistencia. Area historica do grafico em que faltam vendedores para o papel. Os investidores mostraram no passado que nessa area de preco passam a achar o papel barato. Se perder o suporte, PODE significar que ha interesse no mercado em vender mais ainda.

Ex de suporte que foi respeitado: VALE5 a 32.00 nos ultimos 2 anos.

Duvida 4: "Pivot de Alta"
Formacao grafica em que o preco sobe, desce sem perder o fundo e volta a subir acima do topo anterior. Quando passa acima do preco do topo anterior dizemos que formou o pivot. Quem usa elliot calcula 1.618 da primeira alta e projeta na segunda como primeiro objetivo.
Nao eh garantia nenhuma de que vai atingir o objetivo, pois ha falsos rompimentos.
Ex de pivot: preco sobe de 32.00 para 33.50, volta ateh 32.90 e sobe novamente ateh 33.51. Armou o pivot. Espera-se que que o ativo continue subindo.

Pivot de Baixa eh exatamente o oposto.

Mar 12, 2013 11:54
Gaúcho Estreante
Gaúcho

RnR escreveu:
oscarfh escreveu:Oi Noer,

E pivot de alta?

Obrigado!!

O Noer pode ajudar mais ainda, mas vou dar minha contribuição.

Dúvida 1: "Passar pelos momentos ruins".
Tenho um amigo que comprou OGX a 19. Está com ela até hoje a 2,50! No forum tem gente que comprou MILK11 e não largou mais. Estão com 0,00001 do investido (grupamentos).
Minha opinião: Não passo pelos momentos ruins de jeito nenhum. Quem usa Análise Técnica em seus investimentos tem que saber admitir um erro em operar um ativo e cair fora. E pode acertar e mesmo assim o mercado jogar contra, cai fora do mesmo jeito.
Até o pessoal de Análise Fundamentalista sai do papel se os resultados da empresa passarem a ser ruins. Micou, Tchau.
Isso passa por desenvolver qualidades como serenidade para decidir e humildade para admitir os erros. Quer operar bolsa? É uma viagem que exige auto-conhecimento, além de estudos e perseverança. Você vai tomar pau em algum momento, tenha certeza!.

Duvida 2: "Dinheiro para LP em empresa robusta"
Buy and Forget (Comprar e Esquecer) eh um metodo usado por alguns investidores. Com paciencia, em algum momento o investimento vai se recuperar, se a empresa nao falir. Ai eh questao de perfil pessoal.
Para reflexao, considere o custo oportunidade de ter estudado mais e se posicionado melhor enquanto vivia o momento ruim.

Desdobrando as duas primeiras questoes, considero que a hora de trocar de investimento se caracteriza por: 1. Admitir que o investimento deu errado; 2. Ha investimento melhor no mercado.

Duvida 3: "Resistencia e Suporte"
Resistencia = area de preco em que o ativo encontrou dificuldade em subir no passado. Eh a area em que se espera que encontrara dificuldades em subir novamente. Do ponto de vista da explicacao de porque existe esta area, considere que os investidores topam pagar ateh certo preco por uma empresa. Quando chega nessa area NO PASSADO faltavam compradores e o preco parou de subir ou caiu. Espera-se que ao atingir o mesmo valor novamente, os investidores reduzam as compras novamente no proximo teste. Se ROMPER a resistencia, mostra que houve renovacao do interesse pelo ativo.
Ex de resistencia que foi respeitada: VALE5 a 39.00 nos ultimos 2 anos.

Suporte = o oposto da resistencia. Area historica do grafico em que faltam vendedores para o papel. Os investidores mostraram no passado que nessa area de preco passam a achar o papel barato. Se perder o suporte, PODE significar que ha interesse no mercado em vender mais ainda.

Ex de suporte que foi respeitado: VALE5 a 32.00 nos ultimos 2 anos.

Duvida 4: "Pivot de Alta"
Formacao grafica em que o preco sobe, desce sem perder o fundo e volta a subir acima do topo anterior. Quando passa acima do preco do topo anterior dizemos que formou o pivot. Quem usa elliot calcula 1.618 da primeira alta e projeta na segunda como primeiro objetivo.
Nao eh garantia nenhuma de que vai atingir o objetivo, pois ha falsos rompimentos.
Ex de pivot: preco sobe de 32.00 para 33.50, volta ateh 32.90 e sobe novamente ateh 33.51. Armou o pivot. Espera-se que que o ativo continue subindo.

Pivot de Baixa eh exatamente o oposto.

Bá, muito obrigado mesmo!
Essa thread fez muita coisa "fazer sentido". Me ajudou bastante :)

Mar 13, 2013 9:49
RnR Forista Assíduo

oscarfh escreveu:
RnR escreveu:

Gaúcho,

Vá no tópico "Gráficos para pensar" e veja que estou passando exatamente pelo momento 2.
O Gráficos para pensar é uma experiência pessoal minha com ETFs, onde registro meu aprendizado investindo.
Foi uma decisão muito difícil no dia de ontem. Faz um mês que vinha de olho no ECOO11, resolvi aprofundar os estudos e considerei o ETF melhor que BOVA11. Trocar ou não trocar? É angustiante!
E se hoje o BOVA11 estoura e fico com o mico de ter trocado na hora errada?
Bom, para o bem ou para o mal, troquei de investimento.

Mais difícil do que decidir comprar, é decidir vender.

Abraço.

Mar 13, 2013 12:10
Gaúcho Estreante
Gaúcho

RnR escreveu:
oscarfh escreveu:
RnR escreveu:

Gaúcho,

Vá no tópico "Gráficos para pensar" e veja que estou passando exatamente pelo momento 2.
O Gráficos para pensar é uma experiência pessoal minha com ETFs, onde registro meu aprendizado investindo.
Foi uma decisão muito difícil no dia de ontem. Faz um mês que vinha de olho no ECOO11, resolvi aprofundar os estudos e considerei o ETF melhor que BOVA11. Trocar ou não trocar? É angustiante!

Abraço.

Vou dar uma olhada. Acho importante momentos onde a gente não se saia tão bem, para que estejamos prontos para a próxima. Tive uma experiência com o FII Macaé, onde tomei decisões baseadas em certas premissas que se mostraram falsas. Estou mais de olho agora :)

Mar 13, 2013 18:23
RnR Forista Assíduo

Gaúcho escreveu:
RnR escreveu:
oscarfh escreveu:
RnR escreveu:

Gaúcho,

Abraço.

Vou dar uma olhada. Acho importante momentos onde a gente não se saia tão bem, para que estejamos prontos para a próxima. Tive uma experiência com o FII Macaé, onde tomei decisões baseadas em certas premissas que se mostraram falsas. Estou mais de olho agora :)

E não é que trocou de nick mesmo. Falei tirando onda por causa do "Bah" . kkkkkkkkkkk

Mar 13, 2013 18:25
Gaúcho Estreante
Gaúcho

RnR escreveu:
Gaúcho escreveu:
RnR escreveu:
oscarfh escreveu:
RnR escreveu:

Gaúcho,

Abraço.

E não é que trocou de nick mesmo. Falei tirando onda por causa do "Bah" . kkkkkkkkkkk

hahaha
pois é. Eu estava procurnado um novo nick por causa do assunto do forum (finanças, dinheiro e etc). Aí quando tu falou resolvi usar ;)
muito obrigado pela dica de nick também hehehe

Mai 22, 2013 11:55
Noer Forista Assíduo
Re:

Bom dia Gaúcho,

Desculpe a demora para responder, meu login estava travado!!!

Agora com esse frio um bom vinho da Serra e um mate cai bem! Sou do RS também!!!

Pois bem, já vi que as respostas apareceram por aqui, se precisar de mais algum material ou informação, só perguntar. Vou tentar ser mais frequente aqui no fórum. Vou tentar postar algumas coisas sobre os teus questionamentos...

Stop é uma ferramenta necessária para lhe ajudar na proteção ou objetivo da operação. Seja o stop loss (perda) ou o gain (para ganhos). Veja bem, mesmo procurando empresas consolidadas no setor, sempre é possível que o mercado modifique o panorama. Veja um exemplo, GGBR4, uma empresa gaúcha rsrsrs, mesmo sendo muito consolidada, vem sofrente com os fracos resultados. Então nada melhor que um stop loss neste momento, aplicar em outro ativo, e depois que os fundamentos no setor, aqui no Brasil, melhorarem, você volta para ela. E o mesmo serve para o stop gain, você pode ter um objetivo na operação, mas se mesmo depois de alcançado, é possível procurar novos objetivos ou trocar de ativo. Quem comprou UGPA4 a meses somente sobe o stop. Enfim, é uma forma de forçar a reavaliação da sua carteira de tempos em tempos.

Resistência e suporte, são valores em que avaliamos, graficamente, uma insistência nos preços. São vários testes em um determinado preço. Se for uma insistência para cima, ou seja, testar várias vezes um preço e cair, determinamos este preço como resistência, se for para baixa, ou seja, testar vários vezes um determinado preço e subir, falamos que é um suporte. A ideia é cuidar para não comprar em uma resistência e nem vender em um suporte. E comento sobre zona de preços, porque o mercado é feito por computadores e seres humanos, que fazem cálculos de valores aproximados, então não adianta eu procurar o CENTAVO da resistência, mas sim, um valor próximo ao preço alvo.

Pivot de alta e de baixa, são movimentos feito pelos preços na forma de N, logo no inicio deste post, é possível ver alguns exemplos, onde eu coloquei de forma simples as movimentações. Como não existe nenhuma determinação exata do que é pivot, a visualização desses movimentos é muito pessoal. Por isso a necessidade de um stop "pessoal" também. Afinal de contas, nem eu, nem você, nem o melhor analista do mundo será capaz de acertar esses movimentos, mesmo porque se ele acertar, ficaria bem fácil ficar RICO financeiramente. rsrsrsrsrs

Sobre a noticia de Petrobras, é somente uma noticia, se ela realmente se confirmar os preços vão evoluir (provavelmente fazendo muitos pivots de alta) até que isso mude novamente. É o ciclo natural dos preços nas bolsas. Nenhuma empresa tem somente dias ruins ou bons. Os movimentos para cima e para baixo vão ocorrer. O que a noticia se refere é um preço do ativo PETR4 em um determinado período de tempo, isso foi feito por um analista fundamentalista, que deve ter sua base de dados e por isso chegou a xx,xx valor. Agora se ela vai até lá... são outros 500. Já cansei de ler que o IBOV vai bater 100K pontos no final do ano, e eu acredito que vá mesmo, só não sei qual ano!!!!!! Estamos na espera.

Abraços,
Noer

Gaúcho escreveu:Oi Noer,

E pivot de alta?

Obrigado!!

Jun 23, 2013 22:44
Eterno Forista VIP
Re: Aprenda Análise Técnica
Eterno

Fala galera.......
o que o pessoal deste tópico acha da CSN nesse valor?

Jul 29, 2013 10:03
Noer Forista Assíduo

Bom dia,

nos 120 minutos formaram-se pivots de alta bem legais, tendência de alta neste período! Já no diário eu diria que precisa de uma correção para a melhor formação de um pivot de alta para dar continuidade nas altas.

Att,

Eterno escreveu:Fala galera.......
o que o pessoal deste tópico acha da CSN nesse valor?

Out 08, 2013 20:22
voyager Forista VIP
voyager

quais os sites em que dá para olhar graficos gratuitamente?

Out 08, 2013 20:42
volverine Forista VIP

voyager escreveu:quais os sites em que dá para olhar graficos gratuitamente?

Neste aqui você consegue.

https://www.wintrade.com.br/site/Default.aspx

Digite o código do ativo no campo "cotações". Depois irá abrir uma janela azul com os dados do papel, então selecione "gráfico" e clique na imagem de uma lupa. Pronto.

Out 14, 2013 18:39
machadohunter Estreante
machadohunter

Olha Voyager, vou ser sincero, pela internet cara você não vai encontra gráficos em tempo real, a melhor coisa a se fazer é abrir conta em uma corretora.
Tem várias corretoras que deixam os gráficos liberado para você gratuitamente. Eu mesmo nem tenho grana ainda e acompanho o gráfico da minha corretora em tempo real..

Essa é a melhor dica que te dou!!!

Dez 13, 2013 18:35
FolksW Estreante
Re:
FolksW

FR4J0L4 escreveu:
Gigio MG escreveu:estou começando agora em AT, semana que vem estou de férias, e estou querendo estudar operações de ações através de gráficos.
Diante disso:
- alguem sabe qual site temos como visualizar e operar os gráficos sem custos (sites free)
- quais os melhores livros e/ou sites para fazer um curso de AT intensivo?

resumindo, como iniciar em AT ???
veja ferramentas free aki:
viewtopic.php?t=8914

Olá FR4J0L4 tudo bem?!
Recomendo o Encontro Diário da Equipe Trader, Escola de Traders. Eles operam na análise técnica e realizam indicação dos ativos com perspectivas de retorno como: sinais, tendencias e tudo mais. Voce se cadastra no site: http://www.equipetrader.com.br/nossos-c ... o-ao-vivo/ e já começa a participar.

http://www.comoinvestirnabovespa.net

http://www.cursodeanalisegrafica.com.br

http://www.cursodeanalisetecnica.com

http://www.mercado-de-acoes.com

Dez 23, 2013 23:06
FolksW Estreante
FolksW

Análise técnica por meio do Encontro Diário Equipe Trader. Confira e venha aprender sobre o mercado.

http://www.cursodeanalisetecnica.com

http://www.equipetrader.com.br

http://www.bolsade-valores.com

Jan 08, 2014 22:39
FolksW Estreante
Re:
FolksW

Gigio MG escreveu:estou começando agora em AT, semana que vem estou de férias, e estou querendo estudar operações de ações através de gráficos.
Diante disso:
- alguem sabe qual site temos como visualizar e operar os gráficos sem custos (sites free)

Pessoal excelente site para acompanhamento de análise técnica, os principais Índices do mercado como Ibovespa e as principais ações que compõem o mercado de ações estão disponíveis no site http://www.equipetrader.com.br.

http://www.dvdbolsadevalores.com

http://www.comoinvestirbolsadevalores.com.br

http://www.comooperarnabolsa.com

http://www.cursobovespa.com

Jan 17, 2014 17:07
Renan Rodrigues Forista Assíduo
Renan Rodrigues

Muito bom o artigo: 10 Segredos Sobre Ondas De Elliott Que Todos Os Traders Deveriam Saber: Um Guia Indispensável

http://www.elliottbrasil.com/analise-tecnica/segredos-sobre-teoria-das-ondas-de-elliott/

Abr 07, 2014 11:30
Renan Rodrigues Forista Assíduo
Renan Rodrigues

Ai vai o novo artigo da ElliottBrasil:

"5 ações com um enorme potencial de alta no médio/longo prazo"

Detalhes:
http://www.elliottbrasil.com/analise-te ... ngo-prazo/

Imagem

Mai 05, 2014 16:58
FolksW Estreante
Re:
FolksW

Diante disso:

Excelente site para aprendizado e acompanhamento de análise técnica: http://www.equipetrader.com.br/nossos-c ... io-ao-vivo

Cursos em DVD, suporte online para investimentos, operações didáticas para daytrade e swingtrade.

http://www.cursodetrader.com.br

AnteriorPróximo

Voltar para Análise Técnica