Bem-vindo: Set 18, 2018 17:21

Set 03, 2008 20:44
Vinicius Saramago Forista Assíduo
Alguem me ensina na prática como calcular P/L?

isso ae galera e alguem me diz uma média de quando o P/L está bom ou ruim?

Me expliquem por favor dando exemplo de ação e como chegou no p/l dela

OBRIGADO GALERA!!! :lol:

Set 03, 2008 21:08
Leandro Marinho Forista Assíduo
Leandro Marinho

É o mais fácil

Pegue o valor de mercado da empresa (preço x número de ações)
E divida isso pelo lucro anual.

Pronto.

Set 03, 2008 21:15

Leandro Marinho escreveu:É o mais fácil

Pronto.

acabei de tentar fazer e não deu certo..
tentei fazer com ITAUSA e deu 17499 ...

alguem faz na prática isso? exemplificando com o site da bovespa?

OBRIGADO!!

Set 03, 2008 21:41
Kondratiev Forista Assíduo

Vinicius Saramago escreveu:
Leandro Marinho escreveu:É o mais fácil

Pronto.

acabei de tentar fazer e não deu certo..
tentei fazer com ITAUSA e deu 17499 ...

alguem faz na prática isso? exemplificando com o site da bovespa?

OBRIGADO!!

Oi Vinicius.

É como o Leandro falou mesmo. Pegue o exemplo do ITSA4. Divida o valor de mercado (no de ações x valor de cada ação) pelo lucro anual. Dará 10,06.

Imagem

Set 03, 2008 21:42
Shark tale Forista Assíduo
ajuda com calculo de pl

E da forma que o Leandro explicou. Se voce quiser fazer o teste de Sao Tome, e so ir em http://$%¨#$%/index.php (la ja tem o P/L calculado, mas tambem mostra os dados se voce quiser fazer os calculos na unha (preco = 9,36, numero de acoes = 3.885.880.000 e lucro liquido nos ultimos 12 meses = 3.621.460.000)

Editado: O Kondratiev ja explicou melhor no post acima (he he he - postamos quase junto. O link esta censurado, mas manda para o site correto)

Set 03, 2008 21:54

ahhh boa galera consegui..
brigadoo

e me digam, P/L de dez é razoavel né?

Set 03, 2008 22:15
BuyAndHolder Forista Assíduo

Você precisa pegar a QUANTIDADE TOTAL de ações, mesmo as que estão fora do mercado (fora do free-float).

Para descobrir a quantidade exata de ações, inclusive as fora do mercado, vá no site da Bovespa.

Agora, o "lucro líquido" que você usa pode variar. Último trimestre multiplicado por 4, expectativa para próximo ano, últimos 12 meses, média dos últimos anos, etc.

Itausa
http://www.bovespa.com.br/Empresas/Info ... odCVM=7617

Set 03, 2008 22:15

Meu colega de blog escreveu em
http://www.investidorjovem.com.br/o-indicador-pl

Set 03, 2008 22:29
Kondratiev Forista Assíduo

Vinicius Saramago escreveu:ahhh boa galera consegui..
brigadoo

Sobre o P/L ser alto ou baixo é um assunto mais complexo. Depende muito do setor em que a empresa atua. Existe uma teoria que estuda avaliações dos preços de um ativo, como ações. É mais conhecido como valuation. Eu não conheço muito bem esta teoria, mas estou estudando aos poucos o livro do Aswath Damodaran, "Avaliação de Investimentos, Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo". Estou com uma edição antiga (1999) que peguei da biblioteca :D.

Mas creio que P/L=10, em geral é um índice bom. Se for para LP, eu compraria ITSA4 tranquilo.

Set 03, 2008 22:37
Alberto Caeiro Forista VIP

Kondratiev escreveu:
brigadoo

Sobre o P/L ser alto ou baixo é um assunto mais complexo. Depende muito do setor em que a empresa atua. Existe uma teoria que estuda avaliações dos preços de um ativo, como ações. É mais conhecido como valuation. Eu não conheço muito bem esta teoria, mas estou estudando aos poucos o livro do Aswath Damodaran, "Avaliação de Investimentos, Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo". Estou com uma edição antiga (1999) que peguei da biblioteca :D.

Mas creio que P/L=10, em geral é um índice bom. Se for para LP, eu compraria ITSA4 tranquilo.

Mandou bem hein kondra.
O damadoran é um classico. Espero ter tempo pra estuda-lo nos proximos meses

Set 03, 2008 22:44

Kondratiev escreveu:
brigadoo

Boa kondra,

vou fazer semana que vem um curso de valuation hehehe justamente pra ficar fera nisso

Set 04, 2008 8:18
CGBN Forista Assíduo
CGBN

brigadoo

Mais do que o valor em si, sempre é importante fazer uma avaliação comparativa entre outras empresas do setor. E, mesmo assim, o fato de uma empresa ter um P/L superior ao das demais no setor também não significa, necessariamente, que ela esteja sobrevalorizada. Pode haver fatores que criem expectativas de lucros maiores e dêem uma vantagem competitiva à empresa sobre as demais. Por isso, o P/L, isoladamente, não significa, na minha singela opinião, quase nada.

Dependendo do livro em que você se aprofundar, você ficará, às vezes, com mais dúvidas sobre o valor do P/L. Por exemplo, em passagens de o "investidor inteligente", ele por vezes (entre uma série de fatores em conjunto) considera o valor de 20 como defensivo. No ano passado, diversos ativos que foram considerados sobrevalorizados não chegavam perto desse valor. Por isso, repito, P/L sozinho não diz quase nada.

abs

Set 04, 2008 11:30

CGBN escreveu:
brigadoo

Mais do que o valor em si, sempre é importante fazer uma avaliação comparativa entre outras empresas do setor. E, mesmo assim, o fato de uma empresa ter um P/L superior ao das demais no setor também não significa, necessariamente, que ela esteja sobrevalorizada. Pode haver fatores que criem expectativas de lucros maiores e dêem uma vantagem competitiva à empresa sobre as demais. Por isso, o P/L, isoladamente, não significa, na minha singela opinião, quase nada.

Dependendo do livro em que você se aprofundar, você ficará, às vezes, com mais dúvidas sobre o valor do P/L. Por exemplo, em passagens de o "investidor inteligente", ele por vezes (entre uma série de fatores em conjunto) considera o valor de 20 como defensivo. No ano passado, diversos ativos que foram considerados sobrevalorizados não chegavam perto desse valor. Por isso, repito, P/L sozinho não diz quase nada.

abs

P/L sozinho não diz nada mesmo. Além do mais, P/L tem muito haver com expectativa do mercado quanto ao crescimento futuro da empresa.

P/L alto pode singificar expectativa de crescimento alta.
P/L ridiculamente baixo pode ser mal sinal também (Exemplo: quando a Eternit despencou por causa da proibição do amianto.)

Set 04, 2008 16:09
Diego BR
Diego BR

P/L é preço da ação dividido pelo lucro por ação. O P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, atravéz do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando-se que esses lucros permaneçam constantes!

Vamos a dois exemplos: LAME4 e VALE5!

P/L 100,86 Cotação 9,95 - LAME4 "Isso é bom ou ruim?"
P/L 12,37 Cotação 36,65 - VALE5 "Isso é bom ou ruim?"

Deixa ver se entendi, porque depois que li uma coisa fiquei com dúvida!

Pegamos VALE5 P/L 12,37 Cotação 36,65, quer dizer que aqueles 12,37 seria o número de anos para conseguir chegar a um valor de mercado que cubra os 36,65 atualmente hoje?

Alguém me explica?

Voltar para Análise Fundamentalista