Bem-vindo: Jun 17, 2019 17:18

Mar 24, 2013 17:40
gabiac82 Forista Assíduo
Iniciantes
gabiac82

Olá investidor, o site www.mercadoreal.net disponibiliza conteúdos de educação financeira e análise para investimento no mercado de ações e outros segmentos do mercado financeiro. O MercadoReal oferece uma visão realista do mercado de capitais, embasada por informações de qualidade, para investidores conscientes e racionais.

Aprenda análise técnica, análise fundamentalista e estratégias de investimento em ações, futuros, mercado a termo, forex, opções, títulos do tesouro, fundos de investimento e renda fixa com o conteúdo do MercadoReal. http://mercadoreal.net

Imagem

Abr 12, 2013 15:36
Bizuman Forista Assíduo
Método Graham - Atualização do Texto

Confira a atualização do texto sobre o método graham, você sabe qual foi percentual ótimo de alocação de capital em Renda Variável nos últimos 17 anos? Veja em http://bizzinvest.wordpress.com/o-metod ... eficiente/

Abr 26, 2013 20:10
AndBroker Forista Assíduo

Dicas para gerir sua carteira de ações

http://www.valor.com.br/valor-investe/o ... a-de-acoes

Mai 16, 2013 15:47
chucrute60 Estreante
Subscrição paga corretagem
chucrute60

Tenho direito a subscrição da Itsa2, será que se eu comprar ou vender elas terei que pagar corretagem? e pra quem puder ajudar, estou com itsa4 com pm de R$ 6,4x, sera que vale a pena pegar estas poucas subscrições? desde ja agradeço.

Mai 16, 2013 16:35
chucrute60 Estreante
Re: Iniciantes
chucrute60

FR4J0L4 escreveu:PAGA-SE corretagem para negociar subscrições tb .. agora se for exercer, ae paga não, é como IPO, não se paga pela reserva e execução da mesma.

Obrigado frajol4 pela rapida resposta, se não for abusar, qdo vc fala em exercer, vc quer dizer comprar as ações da subscrição, né? neste caso, se eu exercer (comprar) no fim do vencimento que seria no fim de maio eu pagaria R$ 8,50 por cada ação (preço estipulado pela Itsa4), e seria sem corretagem?. Vale a pena comprar por R$ 8,50, sendo que ela hoje esta R$ 9,1x e o meu PM é R$ 6,4x. Obs.: recebi estas e outras ações de herança, e não pretendo vende-las até entender o minimo do mercado, estão na corretora do Itautrade.

Mai 31, 2013 12:24
$ Forista Assíduo

FONTE: VALOR ECONÔMICO

"As ações de maior e menor giro da bolsa
Não basta olhar apenas a liquidez de uma ação. Observar o volume financeiro negociado diariamente em relação ao valor de mercado da companhia que se encontra na mão dos acionistas minoritários, o chamado “free float”, pode dar boas indicações para o investidor.

O conceito de ações em circulação no mercado (“free float”) encontra-se no artigo 3º, inciso III, da Instrução 361 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM): “Todas as ações emitidas pela companhia objeto, excetuadas as ações detidas pelo acionista controlador, por pessoas a ele vinculadas, por administradores da companhia objeto, e aquelas em tesouraria são as ações que podem ser livremente negociadas no mercado”. O “free float” também pode ser mostrado na forma percentual, dividindo-se o número de papéis em circulação pelo total de ações.

Há uma disputa entre as ações preferenciais de Vale (VALE5) e de Petrobras (PETR4) pelo posto de mais líquidas da bolsa brasileira, mas elas não possuem giro alto, 0,7% e 0,5%, respectivamente.

O que é isso? Para se calcular o giro das ações pegamos o volume médio negociado diariamente (no caso adotamos os últimos 21 dias úteis) e dividimos pela parcela do valor de capitalização total da companhia que está no mercado (o valor de mercado multiplicado pelo “free float”). Fiz um levantamento com base no índice acionário IBrX.

Quanto maior o volume negociado em relação ao “free float”, mais volátil tende a ser a ação, pois sinaliza a frequência com a qual o papel muda de mãos. Assim, não é surpresa que as ações de maior giro são as de empresas que vêm apresentando problemas como as controladas por Eike Batista – OGX (OGXP3), com um volume diário negociado equivalente a 17,2% do “free float”, e OSX (OSXB3), com 5% – , a incorporadora Brookfield (BISA3), com 3,9%, e as sempre voláteis ações das aéreas como Gol (GOLL4), com 2,6%. Não é usual empresas elétricas terem forte giro, mas as ações da Eletropaulo (ELPL4) aparecem na quinta colocação, com 2,4%. O aumento da volatilidade deve-se à suspeita de que o elevado endividamento pode levar a companhia a fazer uma oferta de ações.

Com um indicador de 17,2%, pode-se dizer, simplificadamente, que OGXP3 muda de mãos a cada seis dias e OSXP3 com 5% a cada 20 dias.

Na outra ponta, as ações com menores indicadores são Bradesco (BBDC4), CCX (CCXC3), Ambev (AMBV4), Transmissão Paulista (TRPL4) e CPFL (CPFE3), todas com 0,2%. Em tese, essas empresas contam com investidores mais comprometidos, com um horizonte de investimento maior. Acredito que a inclusão da carbonífera CCX na lista de menor giro deve-se ao baixo volume financeiro do "free float", o que restringe a negociação.

A média das ações que compõe o índice é de 1%. Contudo, como existe enorme dispersão, a mediana de 0,7% me parece mais apropriada para representar o giro das ações das empresas brasileiras. Esse número serve para estimar a futura liquidez de empresas que abrem o capital. Uma oferta de ações de R$ 400 milhões sinaliza que o papel deve ter liquidez diária de cerca de R$ 2,8 milhões. Por isso, investidores de maior peso estão sempre de olho no tamanho da oferta, pois ele pode dificultar sua entrada na operação.

Por fim, ações com alto índice devem ser olhadas com cuidado por investidores fundamentalistas com visão de médio prazo ou por aqueles mais conservadores. A base de acionistas dessas empresas tende a ser composta por investidores ariscos, o que aumenta a volatilidade da ação."

$ - CIFRÃO

Jun 05, 2013 12:10
chucrute60 Estreante
chucrute60

Frajola, me tire uma duvida que eu ja te perguntei alguns posts atras, recebi um email do itau que eu tinha direito a subscrição de açoes da itsa2 a R$ 6,50 (são só 17 ações) mas qdo entro no site do itautrade esta la as 17 açoes com preço de R$ 2,70 com total de R$ 45,90, como sou um total analfa nesta situação pois recebi estas açoes de herança, eu tenho que compra essas 17 a R$ 2,70? e pq o itau mandou email dizendo que é R$ 6,50? se vc puder me dizer como proceder de uma maneira facil entendimento eu te agradeço. no aguardo.

Jun 05, 2013 19:38
mico Forista VIP
mico

edson.mkt escreveu:Frajola, me tire uma duvida que eu ja te perguntei alguns posts atras, recebi um email do itau que eu tinha direito a subscrição de açoes da itsa2 a R$ 6,50 (são só 17 ações) mas qdo entro no site do itautrade esta la as 17 açoes com preço de R$ 2,70 com total de R$ 45,90, como sou um total analfa nesta situação pois recebi estas açoes de herança, eu tenho que compra essas 17 a R$ 2,70? e pq o itau mandou email dizendo que é R$ 6,50? se vc puder me dizer como proceder de uma maneira facil entendimento eu te agradeço. no aguardo.

Edson, o codigo itsa2 representa o DIREITO de voce subscrever (comprar) a ação (códito itsa4) por 6,50 cada.

Se você não quiser subscrever as 17 ações itsa4 pode VENDER os direito por r$ 2,53, último preço de hoje.

A ação itsa4 está cotada a r$ 8,95.

O mais prático é você vender os direitos por 2,53, se as despesas não forem grandes (corretagem).

Jun 22, 2013 16:49
Torque Estreante
Torque

Olá a todos,

Alguém poderia me dizer se o MetaStock tem um bom histórico de ativos e commodities?

Jul 01, 2013 12:54
STECCAPF Estreante

teste

Jul 01, 2013 15:22
asbahrgustavo Estreante
asbahrgustavo

Tenho lido alguns livros sobre o assunto e quero dar logo o tão difícil primeiro passo nos investimentos!
Tenho 13k iniciais e mais 400 por mês para investir (é o que sobra ainda do meu salário :[). Estava pensando em deixar metade em ações mais conservadoras por exemplo a Petrobrás e o restante mais os 400 em ações de maior risco. Acham que é um bom caminho? Quais empresas eu devo dispensar no momento?

Jul 12, 2013 13:26
asbahrgustavo Estreante
asbahrgustavo

Qual o sentido de pensar em longo prazo com ações? Por exemplo, eu compro ações de uma empresa X, um dia ela lucra 2,3%, outro ela ta -3% e assim vai. Daqui a um ano quando eu resolver mudar minha carteira eu verei que tive um lucro de 2% como se eu acompanhasse todos os dias? Se for isso, não é melhor acompanhar todos os dias e quando eu achar que naquele dia aumentou muito, vender? Ou é comum ver empresas aumentando muito seu valor de papéis a longo prazo, fazendo sentido este investimento?

Jul 13, 2013 20:28
Bizuman Forista Assíduo

Boa noite foristas!

Segue meu novo artigo no Blog: O Problema do Dolar, leiam e tirem suas conclusões.
https://bizzinvest.wordpress.com/2013/0 ... s-aos-eua/

Abraços,

Jul 24, 2013 18:33
Bizuman Forista Assíduo

asbahrgustavo escreveu:Qual o sentido de pensar em longo prazo com ações? Por exemplo, eu compro ações de uma empresa X, um dia ela lucra 2,3%, outro ela ta -3% e assim vai. Daqui a um ano quando eu resolver mudar minha carteira eu verei que tive um lucro de 2% como se eu acompanhasse todos os dias? Se for isso, não é melhor acompanhar todos os dias e quando eu achar que naquele dia aumentou muito, vender? Ou é comum ver empresas aumentando muito seu valor de papéis a longo prazo, fazendo sentido este investimento?

Esse assunto dá pano p manga. Não temos como advinhar o comportamento das ações de uma empresa no futuro, mas se a empresa crecer e , consequentemente, seus lucros aumentarem certamente o valor das ações irá aumentar também. Uma empresa que , nos últimos anos, tem produzido lucros e margens consistentes, tenha um produto querido e necessário para as pessoas e que seja atenciosa com o acionista e , certamente, candidata a ter você como sócio. Nesse cenário, a estratégia de investimento no longo prazo é baseada na acumulação, ou seja, comprar um pouquinho todo mês e não se preocupar com as oscilações de curto prazo. Foi assim que os grandes investidores da bolsa construiram seu patrimônio. A decisão de deixar de ser sócio de uma empresa não deve ser tomada não baseada no preço mas em perspectivas futuras para a empresa. Recomendo dois textos para sua leitura no meu blog:

http://bizzinvest.com.br/construindo-do ... -em-acoes/
http://bizzinvest.com.br/resenha-manual ... nvestidor/

Se você for comprar ações baseado no preço, ai você estará fazendo trades que podem ser de curto-prazo (day-trades) ou de médio prazo(position-trades). Nesse caso você utiliza a ferramenta Análise Técnica para seu trabalho.

http://bizzinvest.com.br/sobre-a-analise-tecnica/

Espero ter ajudado!
Abraços
Christian - BizzInvest

Jul 24, 2013 18:35
Bizuman Forista Assíduo

Segue novo texto no blog: Aonde Investir? Parte I - O Começo
http://bizzinvest.com.br/aonde-investir ... -o-comeco/

Abraços,
Christian - BizzInvest

Jul 31, 2013 11:22
Euclidessn Estreante
Euclidessn

Olá...

Tenho uma dúvida.
Em ações que custam poucos centavos, qual a quantidade mínima que pode se comprar?
Por exemplo, uma ação que custe 0,05 centavos, eu poderia comprar um lote de 100 açoes (claro que eu não faria isso), ou nesses casos existe um lote mínimo de sei lá, tipo 10.000 ações ??

E como saber quais em que o lote mínimo é 100 e quais são lotes maiores
Grato

Jul 31, 2013 13:06
Euclidessn Estreante
Euclidessn

Eu não entendi muito bem. O que queria saber é como faço para identificar quais papeis que esses lotes maiores são exigidos, só para não colocar uma ordem lá que não execute nunca e eu não saiba por que. A menos que na hora de tentar executar uma ordem de 500 ações, venha uma msg automatica dizendo que não rola.

Isso é que eu queria saber :)

Valeu

Jul 31, 2013 14:57
Euclidessn Estreante
Euclidessn

Show.. valeu Frajola

Ago 07, 2013 12:21
Bizuman Forista Assíduo

Bom dia Foristas!

Segue meu novo texto sobre educação financeira "Definindo Objetivos" confira em:
http://bizzinvest.com.br/educacao-finan ... objetivos/

Abraços,
Christian

Ago 16, 2013 11:42
Assessor_R4 Estreante
Assessor_R4

Peço licença aos moderadores para divulgar minha página de notícias no Face...
Para você que gosta de se manter atualizado, encontre todas as notícias do dia em uma só página !
https://www.facebook.com/pages/R4-Inves ... 17?fref=ts

AnteriorPróximo

Voltar para Educacional & Iniciantes