Bem-vindo: Mai 23, 2013 23:19

Jul 20, 2012 14:09
Analfa Forista Assíduo
CSN Siderúrgica Nacional - CSNA3

Graficamente parece que vai cair mais um pouco. Abriu perdendo suporte hoje.

Eu tenho um pouco comprado e pretendo aumentar posição também, só estou esperando pra ver se pego ainda mais barato.

A única coisa que me preocupa é a dívida, tá grande o negócio...

Como meu investimento é pra LP acho que comprando nesse patamar de preço posso ter várias alegrias num futuro não muito longínquo, quando o pessoal perceber que o mundo não acabou, hehehehe.

Jul 20, 2012 14:37
FFA Forista Assíduo
FFA

Alguem que acompanhe o ativo mais de perto conseguiria me explicar porque a empresa diminuio o patrimonio liquido de de 9bi para 8bi de 2008 ate agora?

Tirei as iformações do site do fundam entus.com.br

Jul 20, 2012 16:08
Potuz Forista Assíduo

FFA escreveu:Alguem que acompanhe o ativo mais de perto conseguiria me explicar porque a empresa diminuio o patrimonio liquido de de 9bi para 8bi de 2008 ate agora?
Tirei as iformações do site do fundam entus.com.br
O site esta errado. Quando na dúvida consulte diretamente na BMF. Lendo o DFP de 2008 temos que o PL em 31/12/08 estava em 6.748.462.000. Teve uma queda de 2007 até 2007, mas não tão assim como desde 9bi, em 31/12/2007 o PL estava em 7.6 bi.

Jul 20, 2012 17:27
Alligator Forista Assíduo
Alligator

Menor fechamento mensal desde fev/2007... Acho que a empresa quebrou... iremos saber em alguns dias...

Jul 20, 2012 20:10
profile cash Forista Assíduo

Alligator escreveu:Menor fechamento mensal desde fev/2007... Acho que a empresa quebrou... iremos saber em alguns dias...

Poderia explicar melhor a sua observação? Refere-se aos resultados financeiros da empresa ou a produção de aço?

Penso que o segundo trimestre deve trazer uma melhora na produção de minerio de ferro em comparacao ao 1T12, o que deve alavancar os fracos numeros apresentados inicio do ano. Talvez até o cambio cause um impacto positivo no balanço.

Que o setor esta ruim, isso está, porém a empresa parece estar longe de ter graves problemas - como é o caso da Usiminas. O que vejo é que a CSN peca na alocação dos seus investimentos (compra de ações da Usiminas, investimento pesadissimo em transporte férreo, cimento e a aquisiçao de uma unidade na Alemanha). Penso que o melhor seria investir no segmento mais rentável de suas atividades, que no caso é a mineração. Com o cambio ajudando e o minerio ainda num preço atrativo (U$ 130/ton), considero que este seria um caminho mais rentável para a CSN para enfrentar o cenario adverso.

Contudo, considero o papel muito descontado. No intraday chegou a ser cotado abaixo dos R$ 10,00, aproximando-se dos 30% de queda no ano de 2012. Estamos em patamares proximos da crise de 2008, quando a bolsa estava nos 30k pontos.
Pelos seus bons fundamentos, vejo essas cotações do papel como sendo boas oportunidades para montar posição para medio e longo prazo.

Jul 21, 2012 15:00
Alligator

profile cash escreveu:Poderia explicar melhor a sua observação? Refere-se aos resultados financeiros da empresa ou a produção de aço?
Penso que o segundo trimestre deve trazer uma melhora na produção de minerio de ferro em comparacao ao 1T12, o que deve alavancar os fracos numeros apresentados inicio do ano. Talvez até o cambio cause um impacto positivo no balanço.
Que o setor esta ruim, isso está, porém a empresa parece estar longe de ter graves problemas - como é o caso da Usiminas. O que vejo é que a CSN peca na alocação dos seus investimentos (compra de ações da Usiminas, investimento pesadissimo em transporte férreo, cimento e a aquisiçao de uma unidade na Alemanha). Penso que o melhor seria investir no segmento mais rentável de suas atividades, que no caso é a mineração. Com o cambio ajudando e o minerio ainda num preço atrativo (U$ 130/ton), considero que este seria um caminho mais rentável para a CSN para enfrentar o cenario adverso.
Contudo, considero o papel muito descontado. No intraday chegou a ser cotado abaixo dos R$ 10,00, aproximando-se dos 30% de queda no ano de 2012. Estamos em patamares proximos da crise de 2008, quando a bolsa estava nos 30k pontos.
Pelos seus bons fundamentos, vejo essas cotações do papel como sendo boas oportunidades para montar posição para medio e longo prazo.
Concordo com o que disse... O fechamento mencionado foi a cotação... Se pegar fechamentos semanais, foi menor que na crise de 2008...
Mercado deve estar esperando prejuizo..
Fiz uma simulação.. Na cotação que esta, o Lucro tem que cair mais de 65% no anual...
Esperar pra ver...

Jul 22, 2012 9:47
Ivan Forista Assíduo
Ivan

Olá pessoal, como dito acima o papel já está perdendo as minimas semanais em fechamento da crise do sub-prime, caso confirme esta perda imagino que irá buscar fechamento do grande gap na região dos R$ 6,xx...isso é um exemplo do que altas especulativas podem fazer, subiu desde 2003 sem nenhum fundamento, apenas especulação.
E pra completar observem o Ibov com uma figura do terror, um triangulo descendente, caso confirmado teremos fortes quedas!!!
Ivan

Jul 22, 2012 15:04
FR4J0L4 Forista VIP
FR4J0L4

e ae ivan, resolveu encarnar o profeta do caos agora?
só fatura alto em operações de venda, venda position trader, confiança total? :roll: :lol:
boa sorte

Jul 22, 2012 15:34
Wcipriano Forista Assíduo

Ivan escreveu:Olá pessoal, como dito acima o papel já está perdendo as minimas semanais em fechamento da crise do sub-prime, caso confirme esta perda imagino que irá buscar fechamento do grande gap na região dos R$ 6,xx...isso é um exemplo do que altas especulativas podem fazer, subiu desde 2003 sem nenhum fundamento, apenas especulação.
E pra completar observem o Ibov com uma figura do terror, um triangulo descendente, caso confirmado teremos fortes quedas!!!
Ivan

Como é que é???? Subiu desde 2003 sem fundamento????
Essa eu não entendi, da pra explicar direitinho de onde vc tirou isso? Mas por favor, explique com base nos fundamentos. Gostaria demais de entender de onde vc tirou essa idéia.

Jul 25, 2012 8:54
Marcio MB Forista VIP

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nem dá bola, trollagem total, nem tente argumentar.
O que está acontecendo com esse papel é que a empresa fez algumas más escolhas (a compra de parte da Usiminas foi uma delas) e agora está sofrendo. Mas acredito em uma recuperação, a empresa é boa pagadora de dividendos, setor como um todo está sofrendo.

Jul 25, 2012 10:17
Devnant Forista Assíduo

Tenso na CSN é que a dívida tá 3,3 vezes acima do PL, e as despesas financeiras tão pesando nos resultados. Os resultados do 1T2012 já apontaram queda de mais de 90% do LL se comparado com o 1T011.

A CSN fala que não é recorrente, mas vai saber. Que me perdoem os comprados, mas do jeito que tá é questão de tempo começar a apresentar prejuízo.

Jul 25, 2012 10:27
Potuz Forista Assíduo

Devnant escreveu:Tenso na CSN é que a dívida tá 3,3 vezes acima do PL, e as despesas financeiras tão pesando nos resultados. Os resultados do 1T2012 já apontaram queda de mais de 90% do LL se comparado com o 1T011.

Uma coisa que ja pergunté aqui no fórum com respeito a dívida é o porque a CSN mantém todo esse dinheiro em caixa com a dívida tão alta. Ainda não consigo entender.

Jul 25, 2012 10:27
FFA Forista Assíduo
FFA

Devnant escreveu:Tenso na CSN é que a dívida tá 3,3 vezes acima do PL, e as despesas financeiras tão pesando nos resultados. Os resultados do 1T2012 já apontaram queda de mais de 90% do LL se comparado com o 1T011.

A CSN fala que não é recorrente, mas vai saber. Que me perdoem os comprados, mas do jeito que tá é questão de tempo começar a apresentar prejuízo.

Vale lembra que q empresa tem um caixa 14 bi.

Jul 25, 2012 10:31
Potuz Forista Assíduo

FFA escreveu:Vale lembra que q empresa tem um caixa 14 bi.

Estávamos pensando a mesma coisa no mesmo tempo :wink:

Jul 25, 2012 11:26
Wcipriano Forista Assíduo

Essa questão da divida não seria porque a empresa esta investindo pesado na ampliação dos negócios?

Além disso, a divida dela parece ser monstruosa sim, mas a geração de caixa da empresa é muito forte. No final do ano, enquanto a dívida Líquida estava em R$12,5 bilhões, o EBITDA estava em R$6,5 Bilhões. Esse ultimo trimestre foi mais preocupante, mas um trimestre só é dificil pra definir se a empresa vai ter problemas ou não. Então o jeito é esperar o resultado do 2t e talvez do 3t também.

Confesso que estou falando sem bases ainda, essa questão de investimentos e divida é um ponto que ainda pretendo estudar muito detalhadamente assim que o resultado do 2t2012 sair.

Jul 25, 2012 11:37
Devnant Forista Assíduo

Potuz escreveu:

Uma coisa que ja pergunté aqui no fórum com respeito a dívida é o porque a CSN mantém todo esse dinheiro em caixa com a dívida tão alta. Ainda não consigo entender.

Sei lá. Dizem que foi pra ficar acumulando USIM3, mas não dá pra entender. Free float de USIM3 é só de 11,28%. Se eles quisessem mesmo uma aquisição agressiva da impressiva, não me parece uma boa estratégia. Realmente um mistério.

Última DR foi !@#$:
- queda de 270 milhões na receita líquida.
- aumento de quase 200 milhões do custo do produto vendido (CPV).
- aumento de 130 milhões nos encargos financeiros.

Em 2010 teve um resultado financeiro negativo de 2bi.
Em 2011 resultado financeiro negativo de 3,5bi.
Só no 1T2012:
despesa financeira 600M
receita financeira 70M

Péssimo.

Jul 25, 2012 13:59
Analfa Forista Assíduo

Como não sou muito fã de teorias do apocalipse, comprei mais um pouco ontem.
Pode até continuar caindo, mas duvido que a empresa vá quebrar. E quando a economia se recuperar e o mundo voltar a crescer, não quero ficar olhando pro gráfico e imaginando que eu poderia ter comprado nesse preço.
Setor cíclico é assim mesmo.

E como é dinheiro pra aposentadoria, um trimestre ou um ano ruim não vão fazer grandes estragos.

Jul 25, 2012 14:13
profile cash Forista Assíduo

A queda na receita se deu graças às chuvas que atingiram Minas Gerais no inicio do ano (Jan e Fev/12), impactando negativamente a produção de minério de ferro. Porém, a expectativa é de que volte a apresentar bons numeros neste 2T12.

O aumento no CPV se deu em grande parte pelo aumento do preço do carvão, atingindo de maneira geral todo setor siderurgico, sem excessões.

Os encargos financeiros tiveram um ligeiro aumento graças ao aumento das dividas contraidas pela empresa, principalmente pelos pesados investimentos realizados no período.

Avalio vários pontos que gosto na CSN e vejo como positivo:

.PL de R$ 8bi, e o lucro alcançado em 2011 foi de R$ 3,6bi. Considero ela uma empresa altamente rentavel.

.Diversificada em suas atividades e atuando em toda cadeia produtiva.

.O ROE está num indice interessante em comparação aos concorrentes.

.É de longe a empresa do setor que mais investe (R$ 4,4bi em 2011). No relatorio, demonstra investimentos na Controladora e suas Controladas, da seguinte forma:
Transnordestina Logística: R$1.691 milhões;
MRS Logística: R$447 milhões
Namisa: R$100 milhões;
CSN Cimentos: R$61 milhões.
O saldo remanescente dos investimentos, R$2.015 milhões, foi aplicado na Controladora, cabendo destacar:
Investimentos correntes: R$549 milhões;
Expansão da mina de Casa de Pedra: R$251 milhões;
Expansão do Porto de Itaguaí: R$238 milhões;
Aços Longos: R$216 milhões.
(acho que os investimentos poderiam ser melhor distribuidos, mas pelo menos segue uma politica de crescimento)

.E a empresa que mais paga dividendos do setor (reduziu seu Dividend Yield de 8,5% para 4,5%, mas ainda assim interessante)

.P/L baixo e LPA alto.

Me incomoda os erros nos investimentos realizados (aquisição de ações da Usiminas, investimento pesado em Logistica e Cimento e Aquisição de Unidade de Aços Longos logo na Zona do Euro) e os encargos financeiros cada vez maiores. Fazer divida e aplicar onde não dá mto retorno é igual a dar um tiro no pé, mas.....

Me parece que o mercado esta precificando ela num cenário mto pessimista, assim como todas as siderurgicas (parece que so a GGBR4 nao está sofrendo) acreditando num esfriamento do setor para os proximos anos e numa queda mto grande do Lucro Liquido para 2012 e próximos períodos.

As cotações estao em preços atrativos, porem ainda tem espaco pra cair, principalmente se os mercados continuarem a cair. Sem falar que estamos sobre um suporte mto importante, que se for perdido, vai pressionar ainda mais o papel.

Jul 26, 2012 15:28
Alligator

Provavelmente viveremos um novo patamar... Se Vale teve queda de 48% em seu lucro, provavelmente CSN tera problemas com o minério também. Lembrando que o minério estava salvando seu balanço... Mercado com medo precifica mais queda do lucro ou até mesmo prejuízo...

Jul 26, 2012 15:30
Alligator

Graficamente batendo no fundo de 2008... suporte forte desde 2006... gráfico semanal.. desculpem, mas não consigo colocar gráfico...

AnteriorPróximo

Voltar para Ações Ibovespa