Bem-vindo: Out 15, 2018 11:12

Jul 16, 2009 14:09
_wonky Estreante
Fazer investimento para terceiros
_wonky

Boa tarde!

Estou procurando por respostas faz algum tempo, até consegui mas não uma que deixasse claro.
Invisto em opções faz algum tempo e algumas pessoas da minha família e do trabalho tiveram interesse em investir comigo. Pesquisei como funcionava um clube de investimento e até mesmo um fundo mas o clube precisa investir 51% em ações, que não é meu interesse e das pessoas que querem que eu invista para elas. O fundo é muito burocratico de se abrir e nisso não me interesso atualmente.

Haveria problema se eu investisse para terceiros (com as pessoas depositando na minha conta), se não, como essas pessoas e eu declaria esses investimentos?

:roll:

Jul 16, 2009 14:21
Crush Forista Assíduo

Eu vejo diversos problemas em ter as pessoas depositando na sua conta.

1) Você terá um patrimônio incompatível com sua renda, o que pode trazer questionamentos da Receita.
2) Digamos que uma tragédia aconteça e você morre em um acidente. Todo esse dinheiro vai parar no seu espólio. Pode ser complicado devolver a grana a seus donos, e pode inclusive haver batalhas judiciais pela posse do dinheiro..
3) O mesmo questionamento se o contrário ocorrer. Alguém que tem a grana depositada com você morre. Essa grana que está com você em teoria deveria entrar no espólio desta pessoa, mas está na sua conta.

Por mais que seja família e amigos, em quem você confia, EU não faria. Essas coisas é bom ter feitas direitinho.

Por outro lado, abrir um Clube de Investimentos não é tão complicado quanto parece.

Jul 16, 2009 14:31
_wonky Estreante
_wonky

O problema 2 e 3 acabaria se eu fizesse um contrato, certo?
Já o 1 eu sei que tem alguns jeitos de declarar o dinheiro que entra na minha conta, como por exemplo, doação ou empréstimo.
E como ja havia dito, clube de investimento é necessario investir em ações.

Obrigado por adcionar.

Jul 16, 2009 15:06
Crush Forista Assíduo

Não sei te dizer com relação ao contrato.

Você investe SÓ em opções? Para operar direcional? (na subida e na descida) Uma informação adicional sobre os Clubes é que o mínimo de 51% em ações não significa necessariamente que você tenha que estar COMPRADO. Você pode estar 51% VENDIDO em ações.

Boa sorte!

PS: Só para acrescentar um outro detalhe nessa história. Há alguns meses eu fiz o mesmo que você. Deixei de operar só para mim e criei um Clube de Investimentos para família e amigos. Cara, operar para outros é muito diferente de operar para si próprio. A sensação de perder dinheiro dos outros é MUITO PIOR do que a de perder dinheiro próprio. Você naturalmente passa a ser mais conservador e se expor menos ao risco. Investindo dinheiro dos outros é muito mais importante você ter uma estratégia que não dependa da emoção e de fatores subjetivos, e policiar-se para se manter nessa estratégia.

Jul 16, 2009 15:12
Fabiano RJ Estreante
Clube de investimento
Fabiano RJ

Boa tarde,

Tenhos alguns amigos e familiares que querem que eu invista para eles na Bolsa, penso em abrir um clube de investimento, a minha duvida é a sequinte , todos querem me pagar uma porcentagem sobre os lucros do Clube , isto é legal ( juridicamente falando)e pode ser feito ?

Alquém pode me ajudar

Obrigado

Jul 16, 2009 15:20
Crush Forista Assíduo
Re: Clube de investimento

Especulador 10 escreveu:Boa tarde,

Tenhos alguns amigos e familiares que querem que eu invista para eles na Bolsa, penso em abrir um clube de investimento, a minha duvida é a sequinte , todos querem me pagar uma porcentagem sobre os lucros do Clube , isto é legal ( juridicamente falando)e pode ser feito ?

Alquém pode me ajudar

Obrigado

Até onde eu sei, você só pode ser remunerado por essa atividade se for certificado como Gestor de Recursos de Terceiros (ou coisa parecida) pela ANBID.

Jul 16, 2009 15:29
Fabiano RJ Estreante
Re: Clube de investimento
Fabiano RJ

Crush escreveu:
Especulador 10 escreveu:Boa tarde,

Alquém pode me ajudar

Obrigado

Até onde eu sei, você só pode ser remunerado por essa atividade se for certificado como Gestor de Recursos de Terceiros (ou coisa parecida) pela ANBID.

Valeu vou procurar saber nessa ANBID

Obrigado

Jul 16, 2009 20:48
_wonky Estreante
_wonky

Crush escreveu:Não sei te dizer com relação ao contrato.

Você investe SÓ em opções? Para operar direcional? (na subida e na descida) Uma informação adicional sobre os Clubes é que o mínimo de 51% em ações não significa necessariamente que você tenha que estar COMPRADO. Você pode estar 51% VENDIDO em ações.

Boa sorte!

PS: Só para acrescentar um outro detalhe nessa história. Há alguns meses eu fiz o mesmo que você. Deixei de operar só para mim e criei um Clube de Investimentos para família e amigos. Cara, operar para outros é muito diferente de operar para si próprio. A sensação de perder dinheiro dos outros é MUITO PIOR do que a de perder dinheiro próprio. Você naturalmente passa a ser mais conservador e se expor menos ao risco. Investindo dinheiro dos outros é muito mais importante você ter uma estratégia que não dependa da emoção e de fatores subjetivos, e policiar-se para se manter nessa estratégia.

As pessoas que querem que eu invista para ela se sentem confortaveis por eu usar uma estrategia, ainda por eu fazer day trade com AT, sabem meu historico de ganhos e perdas.

Obrigado pelas infos, vou procurar saber mais sobre esse Gestor de Recursos de Terceiros e falar com um contador.

Jul 20, 2009 12:47
_wonky Estreante
_wonky

Mais alguem? :shock:

Jul 24, 2009 17:15
The Fly Forista Assíduo

Eu faço isso para familiares e amigos. Na minha declaração de IR, lanço estes valores como empréstimos.

Jul 25, 2009 3:44
O Especulador Forista Assíduo

Gerir recursos de terceiros sem possuir autorização da CVM para tal fere de morte a lei, resoluções da CVM, e pode ser muito prejudicial para vc mesmo.

Quando as coisas vão bem pode ficar tranquilo, mas num crash como do final do ano passado, onde prejuizos de 50% eram corriqueiros (imagine com opções) acho relevante considerar as complicações que isto pode trazer.

Jul 25, 2009 3:49
O Especulador Forista Assíduo

Salvo engano, na ANBID vc pode tirar a certificação CNPI, que é de analista, e não de gestor.

Não me lembro agora qual a certificação para gestor...

Jul 25, 2009 20:10
Flávio Vale Forista Assíduo
Flávio Vale

O Especulador escreveu:Salvo engano, na ANBID vc pode tirar a certificação CNPI, que é de analista, e não de gestor.

Não me lembro agora qual a certificação para gestor...

Para gestor é preciso ter 7 anos de experiência comprovada ou 5 anos se tiver curso superior. Eu falo comprovada que trabalha no mercado. Conheço gente que tem 15 anos e há muito tempo tenta e não consegue autorização para gestor. Pelo que sei, não é fácil.

Jul 25, 2009 20:17
Flávio Vale Forista Assíduo
Flávio Vale

_wonky escreveu:O problema 2 e 3 acabaria se eu fizesse um contrato, certo?
Já o 1 eu sei que tem alguns jeitos de declarar o dinheiro que entra na minha conta, como por exemplo, doação ou empréstimo.
E como ja havia dito, clube de investimento é necessario investir em ações.

Obrigado por adcionar.

Um contrato ao meu ver não resolveria nada. Não vai ser um contrato que vai fazer seu familiares devolverem o dinheiro para eles em caso de morte. Além disso, poderão questionar na justiça e isso pode facilmente levar 10 anos ou mais.

Só pra citar exemplo disso , conheço inúmeras pessoas que tinham seguro de vida (contrato) e o banco se recusou a pagar. Aliais, isso acontece na maioria dos casos quando o valor do seguro é alto. Uma conhecida minha passou 16 anos na justiça pra receber e só esse ano saiu....

Jul 27, 2009 10:18
_wonky Estreante
_wonky

The Fly escreveu:Eu faço isso para familiares e amigos. Na minha declaração de IR, lanço estes valores como empréstimos.

Voce declara que recebeu emprestimo e a pessoa que emprestou tambem? E quando voce devolver o dinheiro com o lucro voce fala que fez emprestimo novamente?

Jul 28, 2009 0:35
-WM- Forista Assíduo
%%%%%%%????????
-WM-

Boa noite wonky.
Desculpe a pergunta, mas qual o percentual que vc fatura + - por mês?

Jul 28, 2009 23:39
-WM- Forista Assíduo
!!!!!!!
-WM-

Boa noite Frajola. Quanto tempo.
Eu não possuo clientes. Eu, aqui no fórum simplesmente compartilho minhas compras e vendas.

Ago 03, 2009 16:59
_wonky Estreante
Re: %%%%%%%????????
_wonky

-WM- escreveu:Boa noite wonky.
Desculpe a pergunta, mas qual o percentual que vc fatura + - por mês?

Não seria uma porcentagem do lucro mas sim uma porcentagem do total do dinheiro a cada operação. Como se fosse um emolumento, uma taxa.

Ago 03, 2009 22:49
daytrader Estreante

_wonky,

Você pode sim operar para terceiros sem certificação basta abrir uma conta administrada ou fazer seus clientes assinarem uma procuração para que vc opere a conta deles.

Se precisar de mais informações entre em contato.

Ago 08, 2009 21:24
_wonky Estreante
_wonky

daytrader escreveu:_wonky,

Você pode sim operar para terceiros sem certificação basta abrir uma conta administrada ou fazer seus clientes assinarem uma procuração para que vc opere a conta deles.

Se precisar de mais informações entre em contato.

Mandei uma mensagem para voce, aguardo retorno.

obrigado

Próximo

Voltar para Tópicos Anteriores