Bem-vindo: Jun 16, 2019 7:15

Jun 25, 2009 4:28
PAI POBRE Estreante
Aluguel de ações (TOMADOR) / Operar vendido
PAI POBRE

Gostaria de saber como funciona o aluguel de ações e como operar vendido na prática. Já entendi como funciona mas gostaria de saber coisas como:

- Existe um limite para o aluguel de ações (o mercado pode estar sem aquelas ações disponíveis para alugar?)
- Por que na crise todo mundo perdeu muito dinheiro sendo que, ao saber que era momento de crise era só operar vendido ao invés de operar comprado?
- Ao operar vendido é como se eu estivesse alugando ações da própria BOVESPA (ou CBLC não sei)?
- Qual taxa é cobrada ao se operar vendido? Quanto tenho que ter na minha conta caso queira operar vendido 100 ações de 1 real?
- Existe a possibilidade de eu não conseguir operar vendido (ou seja não existirem mais ações que a BOVESPA "empresta")?
- Se existe um limite de ações disponíveis para alugar, onde posso ficar sabendo quantas ações disponíveis para alugar existem de capa papel?
- Tem como saber quis corretoras disponibilizam operar vendido? A minha corretora é Bradesco, tem como operar vendido ou alugar ações nela (não consegui achar essa informação em nenhum lugar no site)

Se tiver resposta para qualquer uma das perguntas já me ajuda bastante.

Eu sei que as perguntas estão muito conectadas e, talvez uma resposta meio que responda todas elas, mas eu ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar.

Jun 26, 2009 1:32
PAI POBRE Estreante
PAI POBRE

Obrigado Frajolla já tinha lido um desses artigos, mas tinha esquecido qual o termo que eu queria usar no meu post: "vendas a descoberto".
Depois de descobrir o termo certo consegui achar um site interessante sobre o assunto que tira algumas de minhas dúvidas e ainda explica algumas coisas interessantes como:

- quando você vende a descoberto na data ex, você deve pagar o dividendo para o detentor do papel.
- como a venda a descoberto afeta os direitos de voto
- a venda a descoberto pode "criar ações" fazendo com que o valor da ação caia

leiam mais sobre essas curiosidades em:

http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Venda_a_descoberto

Jun 27, 2009 9:28
SUCH Forista Assíduo
SUCH

Venda a descoberto pode ser feita também no day-trade,(neste caso não precisa alugar a ação, pode entrar vendendo a seco mesmo, (minha corretora possibilita isso diretamento do HB), a maioria das corretoras, (bb, bradesco itau etc não disponibilizam, ou melhor disponibilizam mas diretamente com o corretor nao via hb), se tiver peito pode entrar vendido até o seu limite operacional, com a obrigação de cobrir a posicão ao final do dia.

PAI POBRE escreveu:Obrigado Frajolla já tinha lido um desses artigos, mas tinha esquecido qual o termo que eu queria usar no meu post: "vendas a descoberto".
Depois de descobrir o termo certo consegui achar um site interessante sobre o assunto que tira algumas de minhas dúvidas e ainda explica algumas coisas interessantes como:

- quando você vende a descoberto na data ex, você deve pagar o dividendo para o detentor do papel.

Jun 28, 2009 16:48
Arcanjo Estreante

SUCH escreveu:Venda a descoberto pode ser feita também no day-trade,(neste caso não precisa alugar a ação, pode entrar vendendo a seco mesmo, (minha corretora possibilita isso diretamento do HB), a maioria das corretoras, (bb, bradesco itau etc não disponibilizam, ou melhor disponibilizam mas diretamente com o corretor nao via hb), se tiver peito pode entrar vendido até o seu limite operacional, com a obrigação de cobrir a posicão ao final do dia.

PAI POBRE escreveu:Obrigado Frajolla já tinha lido um desses artigos, mas tinha esquecido qual o termo que eu queria usar no meu post: "vendas a descoberto".

Olá!
Qual é a sua corretora?

Jun 29, 2009 23:19
PAI POBRE Estreante
PAI POBRE

Tá perguntando da minha Arcanjo? A minha é Bradesco.

Arcanjo escreveu:
SUCH escreveu:Venda a descoberto pode ser feita também no day-trade,(neste caso não precisa alugar a ação, pode entrar vendendo a seco mesmo, (minha corretora possibilita isso diretamento do HB), a maioria das corretoras, (bb, bradesco itau etc não disponibilizam, ou melhor disponibilizam mas diretamente com o corretor nao via hb), se tiver peito pode entrar vendido até o seu limite operacional, com a obrigação de cobrir a posicão ao final do dia.

Olá!
Qual é a sua corretora?

Jul 02, 2009 22:07
PAI POBRE Estreante
PAI POBRE

Mais uma pergunta galera: eu posso usar opções de compra para recomprar ações alugadas e/ou vendidas a descoberto?

Out 01, 2009 2:15
Fernando Baratela Estreante

Pessoal, alguem me tire uma duvida. Estava vendo em outro forum que pode-se operar vendido sem alugar em até 2 dias. Isso é possivel? Pra quem quiser tah ai o link

Valeu! Abs

Out 01, 2009 22:57
Fernando Baratela Estreante

Valeu Frajolla!!

Out 13, 2009 3:15
PAI POBRE Estreante
PAI POBRE

Valeu Frajolla pelas ajudas. Alguém sabe se existem corretoras onde posso alugar pelo homebroker? Qual o tempo mínimo que posso alugar um papel? Pelo que li no tópico iniciantes o valor mínimo que você deve ter em carteira por papel para participar do aluguel é de R$ 100.000,00. Isso é válido quer você seja doador ou tomador? Em qualquer corretora?

Out 13, 2009 11:24
BuyAndHolder Forista Assíduo
Re: Aluguel de ações / Operar vendido

Eu não gostei pois quase todas as minhas ações não são aceitas como margem e eu tive que depositar em dinheiro na CBLC.

Existe a possibilidade de você não encontrar algumas ações menos líquidas para aluguel. Na verdade, é assim que eu ganho dinheiro como doador nelas, com taxas de até 12%aa.

Eu ainda prefiro ficar na ponta doadora. Vou pensar em outras formas menos trabalhosas de operar vendido, pois gastei tempo demais para fazer a operação (incluindo margem, depósitos, tempo no telefone, corretagem da mesa,etc).

Na minha corretora só dá para vender em D+0 se for pela mesa, e o preço é meio salgado. Se quiser vender pelo HB, só D+1,

Aluguel + corretagem + tempo perdido => eu não gostei

Abraços

Out 13, 2009 12:03
BuyAndHolder Forista Assíduo

PAI POBRE escreveu:Valeu Frajolla pelas ajudas. Alguém sabe se existem corretoras onde posso alugar pelo homebroker? Qual o tempo mínimo que posso alugar um papel? Pelo que li no tópico iniciantes o valor mínimo que você deve ter em carteira por papel para participar do aluguel é de R$ 100.000,00. Isso é válido quer você seja doador ou tomador? Em qualquer corretora?

Conheço corretoras que permitem aluguel de qualquer quantidade de ações como DOADOR.

O prazo máximo é definido pelo doador. A maioria dos casos, o tomador pode antecipar a liquidação. Alguns poucos doadores fixam a data de devolução, mas isso não é de praxe.

Eu acho que só vale a pena alugar ações que dêem pelo menos 2 a 3% ao ano e o período padrão é de 30 ou 60 dias. E mesmo com esse período curto, eu já tive diversas situações em que eu quis realizar, mas não pude pois estavam alugadas. Neste caso, você pode "cancelar" a operação alugando de outra pessoa.

Não adianta você querer alugar uma ação com prazo máximo de 1 ano, pois a chance da pessoa devolver antes disso é alta. Alguns tomadores devolvem as minhas poucos dias depois, outros deixam 1 ou 2 meses.

Abraços

Fev 09, 2010 10:51
labasal Estreante

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao aluguel de ações...

por exemplo: eu quero alugar 100 ações da empresa X cuja cotação está em R$ 10,00 e a taxa anual é 10%, minha dúvida é a seguinte...essa taxa anual de 10% ao ano é calculada no preço da cotação no ato do aluguel? independente do preço da ação cair ou subir no periodo do empréstimo?

Obrigado

Fev 09, 2010 20:28
Paulineirolistano Forista Assíduo

labasal escreveu:Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao aluguel de ações...

por exemplo: eu quero alugar 100 ações da empresa X cuja cotação está em R$ 10,00 e a taxa anual é 10%, minha dúvida é a seguinte...essa taxa anual de 10% ao ano é calculada no preço da cotação no ato do aluguel? independente do preço da ação cair ou subir no periodo do empréstimo?

Obrigado

Sim.
Você vai pagar os 10% sobre o valor do papel na data do aluguel.

Eu já vi casos onde foi cobrado o valor cheio para o contrato de 1 mês, ou seja, valor proporcional aos 21 dias úteis (padrão) independente se você fizer qualquer operação (pois você pode alugar o papel e vendê-lo, dormir vendido e recomprá-lo quantas vezes quiser) e tb já vi casos onde se pagou somente a taxa proporcional aos dias que vc ficou alugado.

Enfim, recomendo que você veja com sua corretora sobre qual é a política praticada para que você não troque gato por lebre quando for apurar os resultados.

Abs!

Fev 09, 2010 20:47
Fortaleza Forista Assíduo
Fortaleza

Alguem poderia me responder uma coisa simples...

Tenho 1000 ações da petr4 compradas por um preço médio de R$40... E quero vende-las por mais de R$50, e não acredito que em 1 ano elas iram subir tudo isso...

Então queria saber se eu posso alugar essas minhas ações por 1 ano, receber um valor por isso (e quanto seria?) E daqui um ano eu teria de volta as minhas 1000 ações podendo vende-las...

Nov 11, 2010 18:11
KG Forista Assíduo
KG

E ae ppl.

Olha que loucura.

A minha corretora pede um contrato assinado para permitir aluguel de ações, como doador ou tomador.

Acontece que aluguei como tomador uma quantia grande no começo do ano por essa "maravilhosa" corretora e tomei um fumo bravo por desconhecer uma regra sobre dividendos, que também não consta no tutorial deles. Tudo isso SEM o contrato.

Agora tentei alugar como doador e a corretora não quis deixar de jeito nenhum.

Ou seja, quando é conveniente pra eles pode bem fácil e quando não é...

Só uma dúvida: por eu ter alugado sem contrato a corretora não está sujeita sofrer algum tipo de penalidade?

Nov 23, 2010 21:55
Peixonauta Estreante
Aluguel pelo HB (como tomador)
Peixonauta

Boa noite. Alguém conhece alguma corretora que permita alugar ações como tomador pelo homebroker (ou que pelo menos tenha taxas menos exorbitantes pela mesa)?

Dez 07, 2010 13:16
Walkercbm Forista Assíduo

Essa opção de liquidação antecipada, se refere a possibilidade do tomador, do doador ou de ambos liquidarem antecipadamente?

Caso o tomador liquide antecipadamente e o vencimento estabelecido anteriormente ainda não tenha expirado, o papel retorna a carteira ou permanece em registro para novo eventual aluguel?

Dez 20, 2010 15:03
Dice man Forista Assíduo

Post movido.

Luizeba escreveu:Fala pessoal!

Já li várias vezes que quando o número de aluguel de uma ação aumenta muito, significa que o mercado está vendido e que a ação irá cair.

Essa análise pode ser utilizada para uma análise de uma operação para entrar vendido?

Até onde podemos confiar no Aluguel de Ações?

Estou querendo saber mais sobre isso porque na minha nova corretora (MyCAP) eles têm um 'Radar de Aluguel", que mostra os maiores aumentos (e diminuições) nos alugueis de ações. E, por exemplo, pude ver que HOJE (dia 20) o número de alugueis na ITSA3 aumentou em mais de 300% em relação ao último dia de mercado (dia 17). Poxa, isso é um bom indicador de que a ação realmente vai cair (e um sinal para fazer uma pequena operação vendido), ou pode não significar nada???

Valeu pessoal!

Jan 15, 2011 22:09
Adam_Smith Forista Assíduo
Dividendos e JSCP pra quem?

Pessoal, NUNCA fui doador e nem tomador de aluguel de ações, mas estou estudando o assunto. Li em diversos sites que Dividendos e JSCP são do doador das ações. agora a reportagem abaixo fala que é do inquilino (tomador). Será que a reportagem errou ???

http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... DO+DO+POCO

...Vale notar que os proventos como dividendos e juros sobre capital próprio ficam com o inquilino enquanto durar a locação....

Sempre pensei que o dividendo e jscp fossem do doador das ações..., acho que a reportagem errou..., alguém poderia me ajudar a entender isso?? muiiiito obrigado

Jan 17, 2011 12:25
Adam_Smith Forista Assíduo
Re: Dividendos e JSCP pra quem?

É claro que ficou claro..., obrigado pela resposta..., mas essa reportagem confirma que MUITAS vezes as reportagens erram..., sinceramente eu tinha quase certeza do que vc falou..., a reportagem da revista errou..., hehe..., não podemos confiar 100% nas reportagens..., valeu Gato curioso pela confirmação
Um abraço

Próximo

Voltar para Educacional & Iniciantes