Bem-vindo: Jan 21, 2019 3:40

Ago 18, 2009 14:09
Sardini Estreante
Planilhas ou Softwares de cálculo de IR
Sardini

Alguém conhece alguma planilha de cálculo de IR sobre Ações, Opções e Day Trade?
Se alguém souber eu agradeço se puder disponibilizá-la.

Ago 18, 2009 15:32
Diego BR
Re: Planilha de cálculo de IR
Diego BR

Sardini escreveu:Alguém conhece alguma planilha de cálculo de IR sobre Ações, Opções e Day Trade?

Recomendo você falar com esse usuário: "FABCARL"

http://forum.infomoney.com.br/profile.p ... le&u=16480

Ele tem uma planilha simpes e facil de entender, recomendo!

Abraços!

Ago 19, 2009 11:00
Sardini Estreante
Re: Planilha de cálculo de IR
Sardini

Diego BR escreveu:
Sardini escreveu:Alguém conhece alguma planilha de cálculo de IR sobre Ações, Opções e Day Trade?

Recomendo você falar com esse usuário: "FABCARL"

http://forum.infomoney.com.br/profile.p ... le&u=16480

Ele tem uma planilha simpes e facil de entender, recomendo!

Abraços!

Vou entrar em contato com ele.
Obrigado pela dica.

Ago 29, 2009 16:16
FABCARL Forista Assíduo

DiegoBR, fazia tempo que eu não visitava o fórum do Infomoney. Muito obrigado pela recomendação da planilha.

abs
Editado pela última vez por FABCARL em Mai 08, 2010 0:23, em um total de 3 vezes.

Mai 05, 2010 13:06
GustaRT Estreante
Planilha para apuração do lucro na alienação de ações
GustaRT

Pessoal,

Tempos atrás desenvolvi uma planilha automatizada para apuração do lucro na alienação de ações. Tentei criar uma interface fácil de usar, basta digitar as ordens ou lançar as notas de corretagem que a planilha faz todas aquelas contas chatas e informa a carteira, o lucro e volume das vendas consolidado mês a mês, o IRRF, DARF, etc.

Para quem tiver interesse, segue o link para download:

http://gustavo.gr.vilabol.uol.com.br/planilha.html

Abaixo algumas telas capturadas da planilha:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mai 29, 2010 2:12
Saulo Sávio Forista Assíduo
Alívia 2010, gerencia lucro, gera DARF, declara IR

Olá a todos,

Venho por meio desse espaço, compartilhar um software gratuito que desenvolvi para o gerenciamento de ações.

Segue abaixo o link:
http://www.aliviasoftware.blogspot.com/

Saulo Sávio

Mai 08, 2011 9:31
Domingos Junqueira Forista VIP
Planilha p/ contadores s/ IR em ações

Bom pessoal, volta e meia eu entro em contato com contadores q não sabem extrair informações p/ o fisco do extrato entregue pelas corretoras. Na planilha abaixo eu procuro fazer a consolidação do extrato da corretora com as ordens de compra e venda, tanto da conta Depósito quanto da Investimento, tanto pelo regime de caixa quanto pelo de competência, controle de custos, controle dos proventos, valor a ser pago p/ o fisco e cálculo do crédito fiscal, caso haja. A planilha ainda está em fase de aprimoramento, mas já apresenta operacionalidade suficiente p/ compartilhar com vcs.

Os dados são de uma pessoa q me pediu p/ explicar os lançamentos dela ao contador, não é a minha conta e eu tomei todo cuidado p/ q fosse assim, portanto não adianta me questionar s/ essa movimentação.

A planilha funciona sem a macro, portanto não e preciso ativa-la, é só uma ajuda p/ ordenar uma das abas (Realização LP).

:arrow: Aba Depósitos tem o resumo das aplicações;
:arrow: Aba Conciliação célula AJ228 tem o crédito fiscal acumulado pelos dois regimes q podem ser alternados na célula C1 da mesma aba;
:arrow: Aba Proventos tem a fórmula de cálculo do ISS s/ corretagem.

Conforme o pessoal venha a ter mais dúvidas eu vou explicando, por hora é só.

Modelo Conciliação IR.xls

Mai 11, 2011 16:19
emarques Estreante
CarteiraInveste: aplicação web para controle de carteira
emarques

Prezados,

O software CarteiraInveste é uma aplicação web para controle da carteira pessoal de investimento, voltado principalmente ao mercado à vista de ações. Fornece automaticamente a performance dos investimentos e auxilia no cálculo do imposto de renda. É distribuído gratuitamente, sem restrições de uso.

http://carteirainveste.blogspot.com

Cordialmente,
Everton

Jun 09, 2011 20:04
emarques Estreante
Assunto: CarteiraInveste: aplicação web para controle de car
emarques

CarteiraInveste versão 0.11

Novidades:
- IR/Proventos: tratamento tributário de bonificações com custo.
- Desdobramentos: na nova aba "Desdobramentos" é possível cadastrar desdobramentos e grupamentos, atualizando automaticamente a quantidade de ativos.

A versão 0.11 do CarteiraInveste está disponível:
http://carteirainveste.blogspot.com/

O software CarteiraInveste é uma aplicação web para controle da carteira pessoal de investimento, voltado principalmente ao mercado à vista de ações. Fornece automaticamente a performance dos investimentos e auxilia no cálculo do imposto de renda. É distribuído gratuitamente, sem restrições de uso.

Jul 01, 2011 19:13
emarques Estreante
Assunto: CarteiraInveste: aplicação de controle de carteira
emarques

CarteiraInveste versão 0.12

A versão 0.12 do CarteiraInveste está disponível:

Novidades:
- Contas: possibilidade de cadastro explícito da despesa com Remessa de recursos para depósitos (DOC/TEC).
- Resultado: exibição do fluxo de caixa em formato compatível com a função XTIR/XIRR do MS Excel.

Jul 05, 2011 14:55
SeccoRS Estreante
Nova ferramenta
SeccoRS

Além das ferramentas já citadas, existe também a Calc1, que faz todo os calculos de IR, automaticamente, eu recomendo!

Ago 22, 2011 20:58
Beer Now Estreante
Beer Now

Temos vários softwares para Cálculo de IR.
Já utilizei o Bússola do Investidor, o BolsaMax e agora estou utilizando o Acionista SGC, que apresenta uma interface mais amigável.
Segue o link dos três abaixo.

http://acionistasgc.webnode.com.br
http://www.bolsamax.com.br
http://www.bussoladoinvestidor.com.br/

Ago 23, 2011 12:01
SeccoRS Estreante
SeccoRS

Nunca é demais reforçar a importância de se ter apuração dos resultados em bolsa feitas mês a mês, seja com lucro ou com prejuízo.

Principal motivo no lucro:
Não correr o risco de depois ter que pagar os Impostos atrasados com até 75% de multa.

Principal motivo no prejuízo:
Quem não informa os prejuízos nas declarações anuais, não pode utiliza-los para abater nos lucros futuros.

Seja qual for a ferramenta que você utilize, sempre tenha suas apurações em dia!

Set 13, 2011 19:52
emarques Estreante
Assunto: CarteiraInveste: aplicação de controle de carteira
emarques

CarteiraInveste versão 0.13

A versão 0.13 do CarteiraInveste está disponível:

Novidades:
- IR: Botão para restaurar opções recomendadas para apuração de imposto de renda.
- Evolução: nova aba para totalizar a evolução mensal dos aportes.

Out 18, 2011 9:55
emarques Estreante
CarteiraInveste: aplicação de controle de carteira
emarques

CarteiraInveste versão 0.14

A versão 0.14 do CarteiraInveste está disponível:

http://carteirainveste.blogspot.com/

Novidades:
- Proventos: melhor tratamento do aluguel de ações.

Nov 02, 2011 20:04
Antonio_Carlos Estreante
Antonio_Carlos

ACD_Ação_Controle_Fácil versão 5.0.5

Agora tem versão free para quem opera poucas vezes por mês.

Antonio Carlos

Nov 14, 2011 19:30
SeccoRS Estreante
Informação útil
SeccoRS

Como faço para calcular meus resultados em Bovespa e BM&F?
Basta se cadastar no site http://www.calc1.com.br enviar suas notas de corretagem, e o sistema calcula tudo automático para você.

E o Imposto de Renda, qual a melhor solução?
A própria Calc1, além de lhe entregar relatórios faceis de entender de todos os seus resultados já faz também o cálculo de seu IR.

Posso calcular minhas operações passadas?
Claro, a Calc1, apura seus resultados passados em questão de minutos, a forma mais fácil é solicitar a sua corretora todas as suas notas, ela via lhe enviar um arquivo único com todas as notas, você envia este arquivo pelo sistema, e em questão de minutos ele lhe entrega tudo prontinho.

E como preencho o DARF?
A Calc1, já lhe entrega o DARF preenchido, calculando inclusive, multa e juros caso seja pagamento em atraso.

Eu tenho prejuízo acumulado, então não preciso me preocupar certo?
Errado. Você só pode utilizar o prejuízo acumulado se informa-lo em suas declarações anuais de IR.

Mas eu tenho prejuízo acumulado desde 2008, e nunca informei como faço?
É simples, depois de enviar suas notas pelo sistema Calc1, basta retificar suas declrações dos anos anteriores, esta retificação não gera custo nenhum para o investidor.

E se eu tiver dúvidas sobre os resultados, ou de como devo fazer estes procedimentos?
A Calc1, tem uma equipe especializada no assunto, e pronta para lhe atender, através de atendimento online, e chamados via Help Desk, e se ainda assim você continuar com dúvidas, existe o contato telefonico.

Nov 18, 2011 15:36
...

..
Editado pela última vez por Saulo Sávio em Nov 19, 2011 17:33, em um total de 1 vez.

Nov 19, 2011 10:53
SeccoRS Estreante
Re: O Alívia faz importação automática de notas de corretage
SeccoRS

AMIGO SAULO

Agora é a minha vez de defender a possibilidade da importação das notas de corretagem.

Se você faz a importação da nota e os movimentos são lidos, qual é a dificuldade de ler também os custos? Eles não são calculados pela ferramenta, mas sim lidas nas notas de corretagem e proporcionalizada corretamente entre os movimentos.

Desta forma suas justificativas são infundadas, já que independente de o cliente operar com corretagem fixa, ou variável, por uma, duas, quatro ou dez corretoras, o sistema le as informações DA NOTA... assim os cálculos ficam 100% corretos, e com praticamente nada de esforço do usuário.

LEMBRO QUE A TUDO QUE ME REFIRO ACIMA, É SOBRE O SISTEMA CALC1, NÃO TENHO COMO AFIRMAR ISSO PARA OUTROS SISTEMAS.

Outra consideração, a Calc1, lhe entrega relatórios de diversos formatos:

* Relatório de Custódia, Atual e histórico (de qualquer data no tempo)
* Operações finalizadas (mostrando as operações Bovespa e BM&F)
* Conferência de Cálculo: Mostra de onde saem os resultados.
* Auditoria de Importação: Mostra todos os movimentos importados, das notas de corretagem
* Relatório de IRPF (modelo identico ao programa da Receita Federal)
* Apuração de IR e impressão da DARF (para pagamentos atrasados já calcula multa e juros)

Dentre outros que são de grande vantagem para os investidores, o cálculo do IR é apenas um detalhe de um sistema muito mais completo, como agrupamento e desdobramentos automáticos, subscrição, cisão e fusão, tudo isso o investidor não tem necessidade de informar ao sistema ele mesmo interpreta e calcula para os investidores.

Grande Abraço,

Saulo Sávio escreveu:Alguns usuários me questionam sobre o fato do Alívia não importar notas de corretagem. Bom, envio abaixo uma resposta:

Com sabemos, a importação automática não possui interferência humana e abaixo está a prova de que é imprescindível que as notas sejam inseridas manualmente.
Imagine a seguinte nota de corretagem com 300 ações negociadas:

QTD --- ATIVO --- VALOR --- TOTAL
100 --- PETR4 --- 30,00 --- 3.000,00
100 --- PETR4 --- 30,01 --- 3.001,00
100 --- PETR4 --- 30,02 --- 3.002,00

Agora eu pergunto: Qual o valor total da corretagem se a corretora em questão cobra R$20,00 por operação?

Se você respondeu R$60,00, PARABÉNS! Acertou pois está supondo que as 300 ações foram negociadas em três operações distintas.

Se você respondeu R$20,00, PARABÉNS! Acertou também pois está supondo que as 300 ações foram negociadas numa única operação.

Se você respondeu R$40,00, PARABÉNS! Acertou mais uma vez pois está supondo que 200 ações foram negociadas em 1 única operação e as outras 100 foram negociadas numa outra operação isolada.

OPA! Espere um pouco....Qual das três operações foi executada isoladamente?

A de R$30,00, a de R$30,01 ou a de R$30,02?

Isso é o indício de um problema. Essas três operações podem ter sido negociadas isoladamente ou de uma única vez.

Note que essa informação é muito relevante, pois irá alterar o preço médio da negociação!

Veja o detalhamento do cálculo que explica o problema (por simplicidade estamos ignorando as taxas de liquidação, emolumentos e iss).

Se você comprou 100 ações a R$30,00, com a corretagem, o preço médio das 100 ações vai para R$ 30,20 e o preço médio das outras 200 ações vai para <<R$30,115>>.

Por outro lado, se você negociou 100 ações a 30,02, então o preço médio das 100 ações vai para R$ 30,22 e o preço médio das outras 200 vai para <<R$30,105>>

Entendeu porque há a necessidade de se inserir as notas de corretagem com a interferência humana? Afinal, o preço médio negociado deve ser R$30,115 ou de R$30,105? Note que este é apenas um exemplo e que a diferença calculada pode ser aumentada conforme o número de ações negociadas, gerando portanto um erro em seu lucro ou prejuízo, comprometendo sua declaração de Imposto de Renda.

O computador não possui o discernimento para resolver essa pendência, ou seja o computador não possui inteligência artificial que permita escolher corretamente quais operações foram agrupadas e qual foi executada isoladamente. Portanto, tome muito cuidado!

Outra dica importante: cheque a forma como os cálculos foram efetuados. Esses cálculos devem estar expostos, para que você possa confiar no sistema que utiliza.

Baixe e teste o Alívia gratuitamente com todas as suas funções disponíveis.
http://www.aliviasoftware.blogspot.com/

Nov 19, 2011 17:33
Re: O Alívia faz importação automática de notas de corretage

Boa tarde SeccoRS,
Como vai?

Não foi minha intenção provocar esse transtorno.
Peço desculpas.
Já estou retirando minha mensagem.
Abraço,
Saulo

Próximo

Voltar para Tributação