Bem-vindo: Set 30, 2014 10:48

Set 16, 2009 11:40
MadMoney Estreante
AES Tietê - GETI3 / GETI4

Qual o motivo desta empresa ter o Patrimônio Liquido tão baixo?

Ela é vendida a um preço de mercado de 7 bilhões, mas tem um PL de 700mi, ou seja P/VP = 10. Como ela lucrou + ou - 700 mi da um ROE impressionante de 100%.

Com certeza, o ROE não é este, e sim o PL que está errado! O que acontece com esta empresa ?

Out 21, 2009 7:49
André, BH-MG Estreante
André, BH-MG

E ai alguem te deu uma resposta??

Out 21, 2009 7:59
BuyAndHolder Forista Assíduo

Eu um outro post eu havia comentado que era desnecessário ter patrimônio líquido, se você está montando uma empresa com custo do empréstimo de longo prazo barato.

Ao jogar o empréstimo para o longo prazo distribuindo todo o lucro ao invés de amortizar dívidas adicionais, você simplesmente não faz crescer o patrimônio líquido.

Eu suspeito que seja mais uma questão de distribuição de dívida e não necessidade de amortização de dívidas longas.

Imagina se você vai montar uma empresa.
1) Você pode começar com capital social próprio, ou seja, ativo = patrimônio líquido.
2) Você começa com capital social baixíssimo, e pega todo dinheiro em empréstimo de longuissimo prazo (patrimônio líquido pode ser quase "zero"). Neste caso, a empresa começa a ter lucro e pagar as dívidas de longo prazo, distribuindo o resto para acionistas como dividendo.

Out 21, 2009 11:03
fraj0lad0alp1ste Forista VIP

Movido tópico para seção Midcaps por que num faz parte do IBOV:
http://www.bovespa.com.br/Mercado/Renda ... e=Ibovespa

Nov 12, 2009 18:44

AES Tietê vê lucro líquido crescer 17,9% durante o terceiro trimestre
12/11/09 - 19h10

SÃO PAULO - Divulgando seu resultado trimestral após o fechamento dos negócios desta quinta-feira (12), a AES Tietê (GETI4) apresentou um lucro líquido de R$ 221,4 milhões, crescimento de 17,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando registrou ganhos de R$ 187,7 milhões.

Segundo o relatório da empresa, a expansão de sua lucratividade é reflexo do sucesso da política de redução dos custos e despesas operacionais, que durante o período somaram R$ 99,9 milhões, número 2,7% do que foi visto nos mesmos meses de 2008.

Além disso, a companhia destaca o reajuste anual do preço da energia vendida através de contratos bilaterais. Ajustado em julho de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), o preço passou de R$ 149,72 para R$ 152,00. Em comparação ao segundo quarto deste ano, a expansão foi de 11,1%.

Receita e Ebitda
Outros indicadores importantes também apresentaram em evolução na comparação com o terceiro quarto do ano passado. Repercutindo a redução efetiva dos custos de produção, o Ebitda (geração operacional de caixa) aumentou 8,8%, passando de R$ 332,5 milhões para R$ 361,7 milhões.

Já a receita líquida ficou em R$ 445,1 milhões, crescimento de 6,3% na mesma base comparativa. "A elevação ocorreu, principalmente, devido ao reajuste do preço da energia do contrato bilateral em julho de 2009 e ao maior do volume de energia vendida para a AES Eletropaulo", afirma a distribuidora de energia em seu relatório.

Dividendos
Após a divulgação do resultado, o Conselho de Administração da AES Tietê aprovou a distribuição da totalidade dos R$ 221,4 milhões de lucro líquido apresentado neste trimestre na forma de dividendos aos seus acionistas. O pagamento corresponde a R$ 0,55 por ação ordinária e R$ 0,61 por ação preferencial.

Nov 12, 2009 18:58
Volution Estreante
Volution

frajolla escreveu:AES Tietê vê lucro líquido crescer 17,9% durante o terceiro trimestre
12/11/09 - 19h10

SÃO PAULO - Divulgando seu resultado trimestral após o fechamento dos negócios desta quinta-feira (12), a AES Tietê (GETI4) apresentou um lucro líquido de R$ 221,4 milhões, crescimento de 17,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando registrou ganhos de R$ 187,7 milhões.

Segundo o relatório da empresa, a expansão de sua lucratividade é reflexo do sucesso da política de redução dos custos e despesas operacionais, que durante o período somaram R$ 99,9 milhões, número 2,7% do que foi visto nos mesmos meses de 2008.

Além disso, a companhia destaca o reajuste anual do preço da energia vendida através de contratos bilaterais. Ajustado em julho de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), o preço passou de R$ 149,72 para R$ 152,00. Em comparação ao segundo quarto deste ano, a expansão foi de 11,1%.

Receita e Ebitda
Outros indicadores importantes também apresentaram em evolução na comparação com o terceiro quarto do ano passado. Repercutindo a redução efetiva dos custos de produção, o Ebitda (geração operacional de caixa) aumentou 8,8%, passando de R$ 332,5 milhões para R$ 361,7 milhões.

Já a receita líquida ficou em R$ 445,1 milhões, crescimento de 6,3% na mesma base comparativa. "A elevação ocorreu, principalmente, devido ao reajuste do preço da energia do contrato bilateral em julho de 2009 e ao maior do volume de energia vendida para a AES Eletropaulo", afirma a distribuidora de energia em seu relatório.

Dividendos
Após a divulgação do resultado, o Conselho de Administração da AES Tietê aprovou a distribuição da totalidade dos R$ 221,4 milhões de lucro líquido apresentado neste trimestre na forma de dividendos aos seus acionistas. O pagamento corresponde a R$ 0,55 por ação ordinária e R$ 0,61 por ação preferencial.

hehe otima noticia entrei ontem nela tava de olho a um tempim hj bateu um medo nessa sangria toda do ibov mas ela seguro direitim e ainda subiu um poko agora vamo ver c descongestiona e passa os 20,40 :D .....

como funfa esses dividendos ate qndo tenhu q ficar pra receber?

Nov 12, 2009 19:09

Volution escreveu:
frajolla escreveu:AES Tietê vê lucro líquido crescer 17,9% durante o terceiro trimestre
12/11/09 - 19h10

Receita e Ebitda

Dividendos

hehe otima noticia entrei ontem nela tava de olho a um tempim hj bateu um medo nessa sangria toda do ibov mas ela seguro direitim e ainda subiu um poko agora vamo ver c descongestiona e passa os 20,40 :D .....

num vi o cronograma ainda, mas zoia no link iniciantes e tem varios links para acompanhar agenda de dividendos, e veja se já tem o cronograma (datas) de dia COM e EX para GETI4/3 ou no site RI da AES Tietê
http://aestiete.infoinvest.com.br/

abç

Nov 12, 2009 20:22
Teimoso Forista Assíduo
Teimoso

frajolla escreveu:
Volution escreveu:
12/11/09 - 19h10

Receita e Ebitda

Dividendos

num vi o cronograma ainda, mas zoia no link iniciantes e tem varios links para acompanhar agenda de dividendos, e veja se já tem o cronograma (datas) de dia COM e EX para GETI4/3 ou no site RI da AES Tietê
http://aestiete.infoinvest.com.br/

Boa noite!
Eu também procurei e não achei o último dia "COM". Mas, essa empresa costuma determinar o último dia "COM" no mesmo dia da divulgação do resultado.
Se assim for, amanhã a gente já pode vender que os dividendos estão garantidos.
Porém, é melhor certificar-se antes.
Abraços.
abç

Nov 12, 2009 20:24
Volution Estreante
Volution

vlw frajola

A data
base para o direito ao recebimento do dividendo (“record date”) será o dia 12 de novembro de 2009 e as
ações passarão a ser negociadas (“ex-dividendos”) a partir de 13 de novembro de 2009.

1) Dividendos no valor de R$ 0,554009192 por ação ordinária e R$ 0,609410111 por ação preferencial.

2) O pagamento dar-se-á em 10 de dezembro de 2009.

essa noticia foi otima qse 3% ai bem q tinha estranhado o aumento do numero de negocios nela :D

Nov 13, 2009 9:05

Volution escreveu:vlw frajola

A data
base para o direito ao recebimento do dividendo (“record date”) será o dia 12 de novembro de 2009 e as
ações passarão a ser negociadas (“ex-dividendos”) a partir de 13 de novembro de 2009.

1) Dividendos no valor de R$ 0,554009192 por ação ordinária e R$ 0,609410111 por ação preferencial.

2) O pagamento dar-se-á em 10 de dezembro de 2009.

essa noticia foi otima qse 3% ai bem q tinha estranhado o aumento do numero de negocios nela :D

ehehehe, estas ações de elétricas , dividendos, cigarro, gás e saneamento, tem que ficar antenado na agenda de dividendos para num perder o "bonde" e tirar algum do mercado nestas valorização antes de ficar "ex".
abç

Nov 13, 2009 19:06

AES Tietê: resultado supera projeções, mas analistas divergem sobre impacto nas ações

Por: Equipe InfoMoney
13/11/09 - 18h26
InfoMoney

http://web.infomoney.com.br//templates/ ... stimentos/

Nov 16, 2009 19:19
Volution Estreante
Volution

será q engrena?

Nov 20, 2009 18:12
Trader Devasso Estreante
fui stopado
Trader Devasso

fui stopado em 19,20...

Há algumas semanas o papel vem caindo ligeiramente, os indicadores são de baixa. Vou esperar uma definição para entrar novamente...

Este papel é excelente para longo prazo, especialmente pelos dividendos.

Dez 20, 2009 22:23
bochan Forista Assíduo

Pessoal,

Estou "namorando" GETI, de olho nos dividendos.

Estou pensando em GETI3, considerando (em 18/12):

- GETI3 16,85 -1,69% Vol=2,77M
- GETI4 18,75 +0,32% Vol=5,61M

GETI3 está bem mais barato, tem volume, e os bons dividendos. Não sei por que está tão mais barato que GETI4.

Se alguém puder comentar, agradeço.

abç.

Jan 12, 2010 19:10
talles dantas Estreante
talles dantas

ow , nunca recebi dividendos ... comecei a investir em dezembro .... , como faço para receber os dividendos ? , o que tenho que fazer ? , o dinheiro cai na conta da minha corretora automaticamente ? , tenho que me cadastrar em algum lugar ?, o que faço?

Jan 12, 2010 19:35
BuyAndHolder Forista Assíduo
Re: fui stopado

Trader Devasso escreveu:fui stopado em 19,20...

Há algumas semanas o papel vem caindo ligeiramente, os indicadores são de baixa. Vou esperar uma definição para entrar novamente...

Este papel é excelente para longo prazo, especialmente pelos dividendos.

Hmm, não entendi o porquê do stop em uma ação visando dividendos e longo prazo. Acho que não faz sentido.

talles dantas escreveu:ow , nunca recebi dividendos ... comecei a investir em dezembro .... , como faço para receber os dividendos ? , o que tenho que fazer ? , o dinheiro cai na conta da minha corretora automaticamente ? , tenho que me cadastrar em algum lugar ?, o que faço?

Cai automaticamente na conta da corretora. Geralmente é pago trimestralmente, mas é só acompanhar as notícias da empresa (no site de RI)

Abs

Jan 12, 2010 23:58
TOBADINHA Forista Assíduo
"ENXERGAR" no gráfico os dividendos...

talles dantas escreveu:ow , nunca recebi dividendos ... comecei a investir em dezembro .... , como faço para receber os dividendos ? , o que tenho que fazer ? , o dinheiro cai na conta da minha corretora automaticamente ? , tenho que me cadastrar em algum lugar ?, o que faço?

Vou sugerir vc acessar o gráfico q eu + uso pra isso:
http://graficocomparativo.valoriza.com.br

Ele plota bem colorido todas as bonificações das ações (das q pagam, obviamente).
P/ver esta do tópico (q por acaso é uma das q + paga), no quadrinho chamado "Código ação principal:", digite GETI3 e clique no "OK"

Depois olhe em baixo, à direita tá escrito "EVENTOS" e tem uns quadrinhos p/marcar. Marcando os "DIV"(verde) e "JUR" (laranja), vc visualiza tudo q ela já pagou... :P
Se vc colocar um código de uma ação q nunca pagou dividendos, quando marcar os quadrinhos DIV e JUR, ñ aparecem as bolinhas coloridas no gráfico... :( sem $$ extra...
Algumas pagam e ñ estão disponíveis neste gráfico (e algumas, como a ETER3, eles ñ atualizaram os dividendos no gráfico), daí acesse
http://www.dividendos.uni.cc/home.htm

Estou finalizando um longo trabalho sobre este assunto, em breve vou postar lá na aba "Educacional & Iniciantes", no tópico "Fixo: Dividendos - como funciona e estrategias", aguarde... :wink:

Jan 13, 2010 10:56
talles dantas Estreante
talles dantas

muito obrigado tobadinha ... , quando postar por gentileza poderia me mandar uma MP avisando pois tenho muito interesse no assunto dividendos , eu vi que tem empresas que pagam perto de 20% de dividendos , tipo 16 , 17 , os outros 4 , e 3 % acho que da pra ganhar com a valorização no ano... dando em média 20% de lucro( o que warren conseguia )

Fev 12, 2010 7:31
Loco Forista Assíduo
Loco

Alguém sabe quando serão pagos os dividendos? E quando ela fica ex?

Fev 14, 2010 3:26
TOBADINHA Forista Assíduo
pagtos Dividendos

Cláudio,
A GETI, na maioria das vezes, liberou o depósito p/CC do acionista ~30d após a DATA´EX´.
Se ela continuar c/a regularidade dos 3 últimos anos, a próx DATA´EX´ poderá ser entre 20-28 de abril.
:wink:

Próximo

Voltar para Mid Caps