Bem-vindo: Mai 26, 2019 19:06

Out 27, 2009 9:10
Legendary Estreante
Problemas jurídicos no mercado financeiro
Legendary

se teve alguem que conseguiu queria saber,

dificil é juntar as provas pra isso.

Out 27, 2009 10:18
C.M.P.A. Forista Assíduo
C.M.P.A.

Eu tive - já faz tempo isso, por volta de 6 anos - um prejuízo aproximado de R$ 6K, e não precisei entrar na justiça.

Entrei em contato com o Dr. Joubert (Ombusdman da Bovespa) e ele resolveu "tudinho" numa boa.

Sem crise, sem gastos, e sem stresse.

Fica a sugestão.

Abraços.

Out 29, 2009 23:17
Juvenal® Forista VIP

Eu mandei uma reclamação ao ombudsman da bovespa, ainda não obtive resposta.
Mas por via das duvidas já entrei com ação judicial contra a corretora da FACTORING DO SANTANDER que encampou o banco real. Simplesmente naquela semana agora de outubro que tivemos 5 altas seguidas, houve a troca das corretoras, porém mudarão as regras de limites operacionais e pra piorar o que eu tinha na custodia do real, não me dava crédito algum para operar pelo SANTADER. Isso porque em todo o noticiário era que teriamos a melhor corretora e tals, praticaram um imenso estelionato com os clientes, em não informar o que iria ocorrer verdadeiramente, em especial a transferência de custódia. Quando obtiver alguma resposta ou da bovespa ou da minha ação, eu volto a postar aqui.

Out 31, 2009 10:38
Fabiano de Oliveira Estreante
Fabiano de Oliveira

Olha até eu comentei com o frajolla sobre isso, sobre a questão de se ter alguma "jurisprudência" sobre o assunto no qual os juízes nesses casos optaria, mas me lembrei de uma cena um pouco recente na corretora, chegou um homem e começou a fazer as reclamações, e ele nem era nosso cliente, mas foi para tirar duvidas, cliente do HSBC, as ações dele tinha sofrido desdobramento, e ai entra uma coisa que pode ser para muitos "Uma arma na mão de uma criança" Home Broker... Para quem trabalha na corretora envia as ordens pela mesa de operação, quem fica na mesa tem o seu trabalho quadruplicado porque. Porque ele tem que selecionar o cliente certo e ainda olhar se é vender mesmo, se é comprar, o valor, tudo certo antes de apertar o dedão para enviar a ordem... O que acontece muito é o cliente HB fazer não com tanta cautela... Mas em casos de erros no HB, tem que ver também se você tem a conexão, agora não adianta você pegar uma conexão ruim para abrir a plataforma, que ira cair meu amigo e depois colocar a culpa na empresa na plataforma, se você tem um PC bom, uma CONEXÃO boa, e dai acontecer erro da plataforma e cair OK, ai você entra em contato com a corretora, algumas eu sei que pela mesa de operação é TB BOVESPA, só que nesses casos, deixam a tabela que é vigente para HB, agora se a corretora estiver errada e não reaver o prejuízo, o melhor mesmo é pegar o Ombudisman da cvm ou da bovespa, ou corretora, ou banco (obs: Alguns tem o nome de SAC no qual você faz reclamações), mas se você conseguir pelo menos entrar em contato com o da CVM esse cai em cima, porque a CVM é que regulariza as corretoras, a que fiscaliza então ela além de fazer a corretora no caso te pagar, pode aplicar multa e as multas da CVM são salgadas....

Bom é isso abraço a todos...

Nov 03, 2009 13:35
Letticiae Estreante
Letticiae

A 'CORRETORA' TOV OPEROU EM MEU NOME SEM AUTORIZAÇÃO, VENDEU MINHAS AÇÕES E COMPROU TUDO DE ESTR4 - ATIVO QUE NUNCA FEZ PARTE DOS MEUS MONITORES

Dia 29/10, encontrei no HB da TOV todas as ações vendidas com prejuízo. Todo o dinheiro foi concentrado na compra de ações ESTR4. Eu tinha acabado de comprar ações da TAMM4. O hacker tentou comprar ESTR4 várias vezes com todo o dinheiro, porque não viu que eu tinha acabado de comprar mais ações. Ele deu várias ordens de compra que foram rejeitadas. Mas em poucos minutos ele percebeu que era porque parte do dinheiro tinha acabado de ser utilizada na TAMM4. No mesmo instante, ele vendeu as ações com prejuízo e finalmente conseguiu realizar a compra da ESTR4. A TOV admitiu irregularidade na operação, mas disse que nada podia fazer. Eles ainda me insultaram ao dizer que talvez eu tinha dado meu login, senha e assinatura eletrônica num fórum, chat ou coisa do tipo, como se eu fosse idiota! Fiquei com todo o capital posicionado num mico. Estou aqui para alertar a todos da gravidade dessa situação e, por favor, denunciem e troquem de corretora.

A Tov informou que o IP de onde vieram as ordens é da Alemanha. Entrei em contato várias vezes. Eles alegam que não têm como confimar que não fui quem deu as ordens, já que muito clientes viajam e operam de outros computadores!!! Mas como eu poderia estar na Alemanha sendo que eu estava reclamando com eles aqui no Brasil na mesma hora q as operações foram feitas?! E por que eu venderia as ações que acabei de comprar e perdendo R$ 0,05 para comprar ESTR4 na máxima do dia? Nunca comprei mico e nunca tive essa ação no monitor.

Meu antivírus busca atualizações todos os dias e verifica todo o computador 3 vezes por semana. Limpo arquivos temporários e esses acúmulos de internet semanalmente. Tenho essas preocupações justamente porque minha família acessa suas contas bancárias através do meu computador, além de mais dois home brokers que opero para os meus pais. Se meu computador tivesse sido hackeado, por que o hacker iria querer mexer logo em um dos HBs e não em uma das contas bancárias? Por que alguém hackearia o meu computador para entrar no HB, vender tudo e comprar ESTR4? Seria um hacker com um interesse específico demais! Não consigo acreditar nessa possibilidade.

Já entrei em contato com a CVM e estou aguardando resposta.

Nov 03, 2009 20:40
Fabiano de Oliveira Estreante
Fabiano de Oliveira

Letticiae escreveu:A 'CORRETORA' TOV OPEROU EM MEU NOME SEM AUTORIZAÇÃO, VENDEU MINHAS AÇÕES E COMPROU TUDO DE ESTR4 - ATIVO QUE NUNCA FEZ PARTE DOS MEUS MONITORES

Dia 29/10, encontrei no HB da TOV todas as ações vendidas com prejuízo. Todo o dinheiro foi concentrado na compra de ações ESTR4. Eu tinha acabado de comprar ações da TAMM4. O hacker tentou comprar ESTR4 várias vezes com todo o dinheiro, porque não viu que eu tinha acabado de comprar mais ações. Ele deu várias ordens de compra que foram rejeitadas. Mas em poucos minutos ele percebeu que era porque parte do dinheiro tinha acabado de ser utilizada na TAMM4. No mesmo instante, ele vendeu as ações com prejuízo e finalmente conseguiu realizar a compra da ESTR4. A TOV admitiu irregularidade na operação, mas disse que nada podia fazer. Eles ainda me insultaram ao dizer que talvez eu tinha dado meu login, senha e assinatura eletrônica num fórum, chat ou coisa do tipo, como se eu fosse idiota! Fiquei com todo o capital posicionado num mico. Estou aqui para alertar a todos da gravidade dessa situação e, por favor, denunciem e troquem de corretora.

A Tov informou que o IP de onde vieram as ordens é da Alemanha. Entrei em contato várias vezes. Eles alegam que não têm como confimar que não fui quem deu as ordens, já que muito clientes viajam e operam de outros computadores!!! Mas como eu poderia estar na Alemanha sendo que eu estava reclamando com eles aqui no Brasil na mesma hora q as operações foram feitas?! E por que eu venderia as ações que acabei de comprar e perdendo R$ 0,05 para comprar ESTR4 na máxima do dia? Nunca comprei mico e nunca tive essa ação no monitor.

Meu antivírus busca atualizações todos os dias e verifica todo o computador 3 vezes por semana. Limpo arquivos temporários e esses acúmulos de internet semanalmente. Tenho essas preocupações justamente porque minha família acessa suas contas bancárias através do meu computador, além de mais dois home brokers que opero para os meus pais. Se meu computador tivesse sido hackeado, por que o hacker iria querer mexer logo em um dos HBs e não em uma das contas bancárias? Por que alguém hackearia o meu computador para entrar no HB, vender tudo e comprar ESTR4? Seria um hacker com um interesse específico demais! Não consigo acreditar nessa possibilidade.

Já entrei em contato com a CVM e estou aguardando resposta.

Só o fato de você estar aqui e a ordem ter sido feita da Alemanha aonde você não estava e como no seu cadastro ninguém mais poderia operar no seu nome. Agora esta esquisito, mas você ganha essa causa sim, e se quiser entrar na justiça da para tirar danos morais, materiais, mas você fez o correto em ter ido e ter feito a reclamação na CVM...

Bom qualquer coisa novidade sobre o assunto, você mostra o que mudou..

Abraços e espero que recupere o preju mas na minha visão vc tem 200% para recuperar...

Dez 10, 2009 16:28
Jihad Estreante
O perigo de operar pela TOV
Jihad

ATENÇAO A TODOS QUE AINDA INSISTEM EM CONTINUAR OPERANDO PELA TOV. O QUE CHAMA A ATENÇÃO NO INÍCIO É A VANTAJOSA CORRETAGEM DE R$ 5,00. MAS ESSES R$ 5,00 SÃO TRANSFORMADOS EM PREJUÍZOS MUITAS VEZES IMPERCÉPTIVEIS. COMIGO ACONTECEU OS SEGUINTES ABSURDOS:

1) ALÍQUOTAS DE CUSTOS OPERACIONAIS COBRADAS ACIMA DO VALOR DETERMINADO PELA LEGISLAÇÃO.

2) COBRANÇA DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE DAY-TRADE EM OPERAÇÕES ONDE NÃO HOUVE LUCRO.

3) COBRANÇA DE CUSTÓDIA SEM POSIÇÃO NENHUMA.

FORA ISSO, OS PREJUÍZOS QUE VÁRIOS JÁ DEVEM TER TIDO DEVIDO À QUEDA DA PLATAFORMA DE OPERAÇÃO, O QUE LEVA A NÃO VENDER O PAPEL NA HORA CERTA. E POR ÚLTIMO, A CUSTÓDIA SOME O DIA INTEIRO, SEM TELEFONE OU CHAT DE ATENDIMENTO.

JÁ DENUNCIEI PARA A CVM E VOU ENTRAR COM MEU ADVOGADO NA JUSTIÇA PARA QUE ESSA CORRETORA SEJA EXTINTA DO MERCADO FINANCEIRO.

Dez 23, 2009 18:43
Síndogim Renúti Estreante
Tov e Intrader
Síndogim Renúti

Encaminhei ontem minha extensa reclamação e pedido de restituição e indenização com relação a Tov e Intrader ao Ombudsman Bovespa... Grandes prejuízos e perda de lucros devido a falhas no sistema em outubro,ordem errada etc... ,e agora devido a falhas no atendimento na Intrader,que beira a bestialidade em termos de imcompetencia... Depois de uma breve saída(alguns dias) de meu acessor da intrader devido as reclamações de seus clientes,me mandaram para acessores imcompetentes,interesseiros,abusadores etc...,prenderem minha conta durante vários dias,mesmo eu não querendo eles como meus acessores,e agora quando finalmente entregaram minha conta nas mãos de meu acessor não querem me dar o desconto da corretagem absurda que vão embolsar. Alêm disso tive outros prejuízos devido a perder pontos de entrada devido a dias de atraso em solicitação de limites,e outras situações inenaráveis... Meu capital está se esgotando e até hije eles não se mechiam nem me atendiam com o mínimo de atenção,isso quando atendiam ,porque muitas vezes recusavam,aquilo parece uma quadrilha,tenham cuidado com essa Intrader. E um detalhe,eu vivo só de bolsa e sou casado,talvez tenha que vender minha casa para ter recursos pra continuar me mantendo devido a esses pilantras e esse Tov !

Dez 29, 2009 7:39
Jihad Estreante
Recuperação do dinheiro surrupiado pela TOV
Jihad

Já obtive o primeiro retorno do Ombusdman da Bovespa, que deu como prazo o mês de janeiro para o retorno sobre as minhas denúncias contra a TOV. Paralelo a isso estou juntando os documentos, notas de corretagens, etc para tentar mostrar para todos os investidores do Brasil que essa corretora TOV está mais para uma quadrilha do que para corretora. Simplesmente eles deixam de responder aos e-mails achando que tudo vai cair no esquecimento. Confiram suas notas de corretagens para confirmarem as cobranças indevidas. E o principal, o sistem, deixa de operar e o dinheiro vai embora. Uma corretora que passa uma manhã inteira com a plataforma fora do ar deveria ser banida pela CVM. O serviço de suporte então, se ligar vem a mensagem dizendo que você é o cliente de número 89, favor aguardar, é muita falta de preparo profissional, são amadores aventurando e fazendo muita gente perder dinheiro.

Dez 29, 2009 12:50
Re: Recuperação do dinheiro surrupiado pela TOV
Síndogim Renúti

Jihad escreveu:Já obtive o primeiro retorno do Ombusdman da Bovespa, que deu como prazo o mês de janeiro para o retorno sobre as minhas denúncias contra a TOV. Paralelo a isso estou juntando os documentos, notas de corretagens, etc para tentar mostrar para todos os investidores do Brasil que essa corretora TOV está mais para uma quadrilha do que para corretora. Simplesmente eles deixam de responder aos e-mails achando que tudo vai cair no esquecimento. Confiram suas notas de corretagens para confirmarem as cobranças indevidas. E o principal, o sistem, deixa de operar e o dinheiro vai embora. Uma corretora que passa uma manhã inteira com a plataforma fora do ar deveria ser banida pela CVM. O serviço de suporte então, se ligar vem a mensagem dizendo que você é o cliente de número 89, favor aguardar, é muita falta de preparo profissional, são amadores aventurando e fazendo muita gente perder dinheiro.
Jihad,com certeza são amadores,e naquela intrader só tem muleques,parecem surfistas,quem tiver curiosidade vá lá ver,parece um encontro de jovens despojados do que uma agência,da pior corretora do br... Hoje quando liguei lá pra saber como vão ficar os prejuízos que eles estão me fazendo passar por omissão e abuso deles próprios,quem me atendeu reclamou de me atender pq não era meu acessor etc...,já que o mesmo está viajando,e só depois,ao que parece ficou com "DÓ" e atendeu... Mas já estou com conta de telefone atrasada por conta desses calhordas e quase sem dinheiro nenhum para as necessidades diárias,isso é brasil,país colonizado pelos oportunistas. Ontem acrescentei mais fatos "lesantes" novos à minha reclamação junto ao Omb... O prazo teórico para a resposta da mesma é em janeiro também... Detalhe,já estou forçozamente,indo tratar da venda de minha casa...,corretor etc... Infelizmente coisas desse tipo acontecem de verdade... Porque nunca fui caloteiro e não vou ser agora de ficar devendo minhas contas domésticas... Outro detalhe,o acessor calhorda que se apoderou de minha conta e não quis devolver ao meu acessor original,tem perfil no a_d v ... e vive mandando propagandas sobre a _"ótima" intrader-tov que não pode ser comparada a tov convencional" etc... nos fóruns que existem lá sobre corretoras e vantagens...
Editado pela última vez por Síndogim Renúti em Dez 31, 2009 12:56, em um total de 2 vezes.

Dez 29, 2009 13:14
Re: Tov e Intrader
Síndogim Renúti

segue>
Editado pela última vez por Síndogim Renúti em Dez 29, 2009 13:22, em um total de 1 vez.

Dez 29, 2009 13:15
Re: Tov e Intrader
Síndogim Renúti

frajolla escreveu:
Síndogim Renúti escreveu:Encaminhei ontem minha extensa reclamação e pedido de restituição e indenização com relação a Tov e Intrader ao Ombudsman Bovespa... Grandes prejuízos e perda de lucros devido a falhas no sistema em outubro,ordem errada etc... ,e agora devido a falhas no atendimento na Intrader,que beira a bestialidade em termos de imcompetencia... Depois de uma breve saída(alguns dias) de meu assessor da intrader devido as reclamações de seus clientes,me mandaram para assessores incompetentes,interesseiros,abusadores etc...,prenderem minha conta durante vários dias,mesmo eu não querendo eles como meus assessores,e agora quando finalmente entregaram minha conta nas mãos de meu assessor não querem me dar o desconto da corretagem absurda que vão embolsar. Alêm disso tive outros prejuízos devido a perder pontos de entrada devido a dias de atraso em solicitação de limites,e outras situações irreparáveis... Meu capital está se esgotando e até hoje eles não se mechiam nem me atendiam com o mínimo de atenção, isso quando atendiam, porque muitas vezes recusavam,aquilo parece uma quadrilha,tenham cuidado com essa Intrader. E um detalhe,eu vivo só de bolsa e sou casado,talvez tenha que vender minha casa para ter recursos pra continuar me mantendo devido a esses pilantras e esse Tov !

Vije bro, vc está nervoso com os caras mesmo hein :shock: :shock: , e até digitou um monte de palavra errada (eu corrigi algumas no quote acima pra vc ver)...que pilhas estes caras te deixaram.
Boa sorte no processo e nos mantenham informados do andamento e sucesso no mesmo.
Feliz Natal e Ótimo 2010 :wink: !
Pois é,com a situação que eu estava(quando escrevi) e estou vivendo,não me surpreendo,e olha que na adolescência,já até ganhei livro em concurso de ortografia...Além do que não tive tempo de rever a mensagem depois de mandar,pq nesse dia tava correndo atrás de defesa,apoio,aliados etc... E por último juntou-se a esse quadro o fato que não tenho prática de digitação,digito com um dedo só,e ainda sou canhoto... Acho que dá pra entender,requiro mais tempo que o normal pra digitar,ou então,quando digito rápido por necessidade,os erros vão acumulando,sem almenos eu me dar conta deles,já que fico olhando pro teclado o tempo todo...

Jan 04, 2010 12:58
Síndogim Renúti

Outra falha,meu home broker está bloqueado para o envio de ordens desde o dia 23,ou seja,além de me lesarem ainda estão me impedindo de ganhar algo pra recuperar o imensso prejú...

Ago 08, 2010 15:17
dmstrader Estreante
Proteção ao Investidor - MRP
dmstrader

Caso alguem tenha algum problema com alguma corretora o BSM que administra o MRP (mecanismo de ressarcimento ao prejuizo da bovespa pode te ajudar sem a necessidade de advogados

Site http://www.bsm-autorregulacao.com.br/home.asp

A BSM mantém e administra o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos, com a finalidade exclusiva de assegurar aos investidores o ressarcimento de prejuízos decorrentes da ação ou omissão de Participante e Agente de Compensação ou de Custódia, ou de seus administradores, empregados ou prepostos, em relação à intermediação de negociações realizadas na bolsa ou aos serviços de custódia, especialmente nas seguintes hipóteses:

inexecução ou infiel execução de ordens; uso inadequado de numerário e de valores mobiliários ou outros ativos, inclusive em relação a operações de financiamento ou de empréstimo de valores mobiliários; entrega ao investidor de valores mobiliários ou outros ativos ilegítimos ou de circulação restrita; inautenticidade de endosso em valores mobiliários ou outros ativos, ou ilegitimidade de procuração ou documento necessário à sua transferência;
intervenção ou decretação de liquidação extrajudicial do Participante, Agente ou da Corretora de Mercadorias pelo Banco Central do Brasil (BACEN); e encerramento das atividades.

A reposição está limitada a R$ 60.000,00 por operação e as operações realizadas no Mercado de Balcão Organizado administrado pela BVSP não contam com a proteção desse mecanismo.

As reclamações dirigidas ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) são isentas de qualquer custo e os investidores não precisam ser representados por advogado.

As reclamações podem ser apresentadas em até 18 (dezoito) meses após a data do fato que tenha gerado o prejuízo sofrido.

Como dirigir reclamação ao MRP
Quanto mais específica e clara for a reclamação, mais rápida será a solução apresentada.

Dessa forma, a reclamação deverá conter:

Indicação do nome do Participante ou Agente, bem como de eventuais administradores, empregados ou prepostos, que tenham causado o prejuízo reclamado; Descrição, da forma mais precisa possível, sobre o fato que gerou o prejuízo (com a indicação de datas, horários, ativos envolvidos etc); Indicação do valor do prejuízo sofrido; e. Especificação da forma de ressarcimento pretendida: dinheiro ou valores mobiliários (uma ou outra forma; não pode pedir ambas). A reclamação deve ser apresentada em via física, devidamente assinada e com firma reconhecida.

Juntamente com a reclamação, o investidor deve apresentar cópias autenticadas dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

O investidor poderá, ainda, apresentar outros documentos que contribuam para a demonstração dos fatos alegados.

As reclamações podem ser protocoladas na sede da BSM, na Rua XV de Novembro, 275 - 8º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01013-010, ou enviadas por correio a este endereço, aos cuidados da Gerência Jurídica. Também podem ser protocoladas nas representações regionais da BM&FBOVESPA. Consulte os endereços

O regulamento completo do MRP esta localizado no site: http://www.bovespasupervisaomercado.com ... ntoMRP.pdf

Dez 11, 2010 10:49
dg Estreante
dg

senhores deixem-me contar o absurdo que me aconteceu, por favor repassem.
opera pela ate entao excelente corretora MYCAP. sempre opero alavancado e a corretora oferece ateh 200% alavancagem nos papeis que acham seguros. Meu capital na sexta feira era de aproximadamente 150 mil reais que com a conta margem chegava proximo a450mil reais de operacionalidade. nesta mesma sexta feira dia 3 de dezembro a corretora me "ofereceu" 1.300.000 reais o que de pronto logo utilizei e comprei tudo em acoes da llxl3 a um preco medio de 4,77.
Na segunda feira posterior, dia 6 de dezembro ao chegar ao meu preco alvo de 4,95-5,00 somente o meu home broker "travou" me impedindo de me desfazere da posicao, mesmo porque tentei ligar para a MYCAP e os telefones estavam todos ocupados. nao consegui me desfazer do negocio visto que o papel despencou minutos depois.
Por volta das 17horas da fatidica segunda feira liguei para a MYCAP, questionando este valor de 1,3 milhoes estar em minha conta e o operador da MYCAP, cujo nome era leandro me informou que estava tudo ok com a minha conta. Nao demorou nem 15 minutos quando o sr RICARDO SAAB, diretor de operacoes da MYCAP me lligou intimando a me desfazer IMEDIATAMENTE da posicao visto que o capital investido nao era meu e que estava utilizando de maneira irresponsavel e o mesmo me interrogou dizendo o por que de eu estar utilizando aquele valor total sabendo que nao tinha capital pra isso. Informei a este senhor que havia ligado para a MYCAP e que me informaram que estava tudo ok com minha conta, e que poderiamos sim resolver este problema e que eu AOS POUCOS iria me desfazer de minhas posicoes no momento oportuno, foi quando o meu telefone acabou a bateria. Por volta das 17h 45min quando fui lancar uma ordem de venda pelo home broker percebi que minha senha estava travada dando o seguinte aviso: USUARIO BLOQUEADO, SENHA BLOQUEADA. Foi quando atonito percebi que o meu home broker estava a fazer sucessivas ordens de venda do ativo Tudo0 sem minha autorizacao. Isso persistiu ate quinata feira dia 9 de dezembro.
Pergunta o que fazer , isto eh crime da area penal no minimo visto que invadiram minha conta? ja reclamei com o ombudsnman da bovespa e estou enytrando com medidas judiciais com o escritorio de advocacia mais caro do rio de janeiro... comentem por favopr.

Dez 21, 2010 2:12
Newbie Trader Forista Assíduo
Newbie Trader

Fraj;la escreveu:Colegas investidores da área de direito, e sei que já muitos entre nós hein, ehheh, assim como médicos, dentistas, analistas de sistema, profissionais liberais, empresários, a faixa da população que costuma terminar o mês com algum trocado sobrando para poupar :lol: , eheheheh, segue a pergunta :

- Quanto tempo eu tenho para processar um banco que tenha me feito uma cobrança indevida, prejudicado-me por 5 anos, cadastro de inadimplente, após 5 anos de reclamações carta, e-mail, telefonemas, etc... reconheceram que estavam errados e tiraram o débito, mas hoje em dia ainda o banco, no caso, Itaú, me mantém com um * no cadastro deles e não quer me liberar alguns serviços .....
Se passaram + ou - 6 anos desde que findaram os 5 anos da cobrança indevida ......

Será que ainda consigo faturar algum $$$ de danos morais ???? :roll:

Grato.

Blz, Frajola?

A resposta é meio complexa. O prazo é de 5 anos pra pedir indenização pelo "dano moral" suportado pela cobrança indevida. Pelo que vc descreveu parece que já não daria mais pra pedir indenização.

Mas se atualmente vc ainda está tendo restrições por algo que já está solucionado/pago/quitado, então este "dano moral" é contemporâneo. Poderia pedir indenização a qualquer momento.

O que precisa é saber se banco tem ou não discricionariedade (contratual; e se essa eventual cláusula contratual vem sendo considerada válida ou não pelos tribunais) pra bloquear (deixar de oferecer) algum serviço. Acredito que o banco não pode fazer esse tipo de restrição. Melhor consultar um advogado dessa área uma resposta mais segura.

Abraço!

Dez 21, 2010 2:34
Newbie Trader

dg escreveu:senhores deixem-me contar o absurdo que me aconteceu, por favor repassem.
opera pela ate entao excelente corretora MYCAP. sempre opero alavancado e a corretora oferece ateh 200% alavancagem nos papeis que acham seguros. Meu capital na sexta feira era de aproximadamente 150 mil reais que com a conta margem chegava proximo a450mil reais de operacionalidade. nesta mesma sexta feira dia 3 de dezembro a corretora me "ofereceu" 1.300.000 reais o que de pronto logo utilizei e comprei tudo em acoes da llxl3 a um preco medio de 4,77.
Na segunda feira posterior, dia 6 de dezembro ao chegar ao meu preco alvo de 4,95-5,00 somente o meu home broker "travou" me impedindo de me desfazere da posicao, mesmo porque tentei ligar para a MYCAP e os telefones estavam todos ocupados. nao consegui me desfazer do negocio visto que o papel despencou minutos depois.
Por volta das 17horas da fatidica segunda feira liguei para a MYCAP, questionando este valor de 1,3 milhoes estar em minha conta e o operador da MYCAP, cujo nome era leandro me informou que estava tudo ok com a minha conta. Nao demorou nem 15 minutos quando o sr RICARDO SAAB, diretor de operacoes da MYCAP me lligou intimando a me desfazer IMEDIATAMENTE da posicao visto que o capital investido nao era meu e que estava utilizando de maneira irresponsavel e o mesmo me interrogou dizendo o por que de eu estar utilizando aquele valor total sabendo que nao tinha capital pra isso. Informei a este senhor que havia ligado para a MYCAP e que me informaram que estava tudo ok com minha conta, e que poderiamos sim resolver este problema e que eu AOS POUCOS iria me desfazer de minhas posicoes no momento oportuno, foi quando o meu telefone acabou a bateria. Por volta das 17h 45min quando fui lancar uma ordem de venda pelo home broker percebi que minha senha estava travada dando o seguinte aviso: USUARIO BLOQUEADO, SENHA BLOQUEADA. Foi quando atonito percebi que o meu home broker estava a fazer sucessivas ordens de venda do ativo Tudo0 sem minha autorizacao. Isso persistiu ate quinata feira dia 9 de dezembro.
Pergunta o que fazer , isto eh crime da area penal no minimo visto que invadiram minha conta? ja reclamei com o ombudsnman da bovespa e estou enytrando com medidas judiciais com o escritorio de advocacia mais caro do rio de janeiro... comentem por favopr.

Bom dia, DG.

Se a corretora ofereceu 1.3mi de margem, vc aceitou e negociou, eles não poderiam surtar.

O grande problema de fazer operações por telefone é que fica difícil provar o que foi dito, a menos que vc grave. Por isso é importante imprimir (até mesmo em arquivo PDF) todos os documentos que receber da corretora. E é por isso que também é preferível usar o chat (atendimento "on line"); porque neste caso a "conversa" fica registrada, com dia e hora.

Tem que ver direitinho o que aconteceu. Em princípio, os contratos autorizam as corretoras a liquidarem posição em determinadas situações. Provavelmente a Icap considerou irregular a compra que vc fez (pros parâmetros da Bovespa e/ou pros parâmetros da Icap) e liquidou posição com "autorização" contratual. E provavelmente a tua conta foi bloqueada exatamente pra fazer com que vc não negociasse até a posição ser liquidada.

Só que há várias questões, pelo que vc descreveu. As primeiras delas são as seguintes:

1) a corretora libera mesmo essa margem ou algum atendente o fez por conta propria?

2) em que situações a corretora pode liquidar posição? ou seja, eles tinham base contratual pra liquidar posição?

3) pq o HB restringiu a venda quando tava 4,95, já que se vc tivesse vendido a esse preço não teria ocorrido problema algum?

4) pq o atendente disse que a conta estava ok quando vc ligou, se teoricamente não estava (já que o diretor de operações chegou até mesmo a ligar pra vc dizendo que havia irregularidade)?

Com base nas respostas muitas outras perguntas podem surgir. Deixe o trabalho pro teu(s) advogado(s).

Abraço e boa sorte.

Dez 21, 2010 2:42
Newbie Trader

Só um comentário.

Eu recomendaria deixar medidas judiciais como último recurso porque como nós bem sabemos a solução costuma ser cara (honorários advocatícios, custas judiciais etc.) e demorada.

Primeiro tem que contatar a corretora. Se não der certo, tem a ouvidoria da corretora. Se mesmo assim não der certo, ainda tem o ombudsman da Bovespa. Se não der certo nem com a intervenção da Bovespa, ai não tem jeito, vai pro judiciário.

E o mais importante: guardar todo e qualquer comprovante possível: extratos da conta, notas de corretagem, extratos da CBLC, e-mails, mensagens trocadas pelo chat (atendimento on line), dias/horários de eventuais conversas por telefone (e os números dos telefones), nomes de pessoas contatadas. Enfim, tudo que puder ajudar a comprovar o eventual erro da corretora.

Sucesso.

Mai 04, 2011 0:22
BudFox Estreante
Jurado
BudFox

Também já fui jurado. Uma infelicidade. Perde tempo, dinheiro e no máximo ganha um obrigado e o blablablá de dever cívico. Nem o estacionamento pagam (Forum de Sto Amaro).
Pior quando você é sorteado, vai compor o júri e o réu não aparece pois não tinha viatura pra transportar o meliante da cadeia ao Fórum. Uma piada!!! :twisted:
A solução que encontrei depois de um ano foi conseguir um atestado médico de doença crônica (tipo diabetes, hipertensão) e redigir uma solicitação de dispensa bem fundamentada ao juiz. Me livrei.
Descobri que eles pegam e convocam pela lista eleitoral, geralmente quando vc. muda seu título de eleitor de cidade ou até mesmo de seção.
Boa sorte

Mai 22, 2011 1:43
Xuxa Forista VIP
Re: PREVIDENCIA PRIVADA = ARMADILHA. ALERTA PARA OS AMIGOS

Fraj;la escreveu:post movido

leonbr escreveu:Ola !!!
Este caso que contarei aconteceu com uma amiga minha, por isso estou lançando o alerta para os amigos.
Ela fez uma previdencia privada no banco brad****. Pagou por 15 anos uma quantia razoavel por mes(R$1.000,00), e aos 50 anos resolveu parar de pagar para usufruir da renda acumulada.
Vou arredondar os numeros para facilitar o entendimento.
Ela pagou aproximadamente R$1.000,00 por mes. Isso por 15 anos(180 meses), o que da aproximadamente R$180.000,00 acumulados. Claro que ha a taxa de carregamento, etc... Ja disse que estou arredondando os numeros para melhor entendimento.
MINHA INTENÇÃO é ajudar os amigos a fugir desta armadilha.
Pois bem, ela foi no banco e pediu uma estimativa do rendimento mensal VITALICIO que teria direito. A funcionaria do banco puxou os dados do computador e disse que ela tiria por volta de R$900,00 por mes, ate morrer, pois ela optou por RENDA VITALICIA. Para ela estava razoavel. Mas só que a funcionaria do banco escreveu este valor de R$900,00 em um papel qualquer, sem nenhum timbre ou identificação do banco.
Pois bem, minha amiga acertou tudo e esperou o dinheiro cair na sua conta.
A SURPRESA aconteceu na renda depositada : R$480,00. Isso mesmo meus amigos, Nao chega nem a QUINHENTOS REAIS POR MES, para um montante acumulado de R$180.000,00. UMA MIXARIA.
Indignada foi ao banco verificar se houve algum erro... NADA, disseram que estava tudo CERTO. CERTO ?????????
Vamos entender como o banco calculou isso:
A expectativa de vida de uma mulher esta em torno de 82 anos.
Minha amiga esta com 50 anos. Teoricamente serão 32 anos recebendo o dinheiro.
32 anos sao 384 meses.
O montante de R$180.000,00 divididos por 384 meses dao R$468,75
Essa foi a explicação dada pelo banco para pagar a renda VITALICIA.
MAIS UMA VEZ AFIRMO QUE OS VALORES FORAM ARREDONDADOS para um melhor entendimento.
Peço ajuda aos amigos para saber se ela pode reverter a situaçao.
Contratando algum advogado, ja que ela foi mal orientada, foi ludibriada pela funcionaria do banco. O negocio que pega é que ela nao tem papel timbrado do banco com aquele valor de R$900,00 que a funcionaria informou. Ela tem um papel rabiscado com o valor.
Sei que ela assinou tudo no banco e o ERRO dela foi ter optado por RENDA VITALICIA.
Nao sou especialista no assunto, mas acho que podemos optar por varios tipos de retirada:
Entre elas o de tirar TUDO de uma vez,
TIRAR TUDO PARCELADO por um periodo, tipo em 10 anos retirar tudo aos poucos. Tipo retirar R$180.000 em 10 anos, o que daria R$1.500,00 por mes.
Como ja disse nao sou especialista no assunto, mas este caso REALMENTE OCORREU com minha amiga.
Se ela tivesse optado por retirar tudo de uma vez, mesmo pagando o imposto de renda, acho que ela ficaria bem melhor. O plano dela era VGBL, ou seja, o imposto de renda so seria calculado sobre o rendimento, e nao sobre o montante total, coisa que ocorre com o PGBL.
FICA UM ALERTA A QUEM TEM previdencia privada.
NUNCA OPTE POR RENDA VITALICIA.
RETIRE O DINHEIRO TODO DE UMA VEZ E APLIQUE ELE em alguma renda fixa, ou ate NA POUPANÇA. NAO DEIXE O banco ficar com o seu dinheiro e TE ENGANAR.
Minha intencao nao é desencorajar a previdencia privada. É apenas alertar quanto ao tipo de retirada que deve-se optar.
Abraços a todos.
PS: Alguem sabe algum jeito de reverter a situacao da minha amiga???
Processo judicial ??? De que tipo ??? Alguma chance de vitoria ???

leonbr , eu tb acho previdência privada uma grande fria, exceto se a empresa onde a pessoa trabalha ou presta serviço pagar pelo menos metade da previdência para o funcionário ou prestado a título de benefício.
e realmente é melhor sacar tudo do que ficar recebendo esta micharia mensalmente.
e de qq forma manda sua amiga procurar um advogado especializado em previdência que talvez estes cálculos possam ter alguns "errinhos" :lol:
abç

O "caso" teve solução?

A meu ver, os cálculos do valor de renda vitalícia estão corretos, em torno de 0,25% do valor acumulado.

Se tiver como provar - mesmo não sendo em papel timbrado, o papel com o valor dos R$ 9xx,xx pode servir de indício -, acho que dá para conseguir o retorno a situação anterior, cancelando-se a RENDA MENSAL VITALÍCIA.

Neste caso, seria interessante fazer as retiradas mensais ou, até mesmo, fazer a retirada total e aplicar, digamos, em CDB´s/Títulos Públicos, se não fizer questão de ter os rendimentos mês a mês.

Eu tenho Previdência Privada (PGBL) para poder usufruir da postergação do IR, que cairá para 10%, após 10 anos (contados de cada aporte).

Provavelmente, a partir de 2015, começarei a fazer as retiradas.

É isso aí.

Próximo

Voltar para Geral