Bem-vindo: Abr 18, 2019 21:02

Mar 09, 2010 21:26
Zuzu RJ Forista Assíduo
Aluguel de Ações (DOADOR)

Como o outro tópico sobre aluguel de ações fala mais sobre TOMADOR, ou seja Operar vendido, acho que é válido esse para quem pretende atuar como DOADOR.

Acho que é muito interessante para o investidor a longo prazo, que não fica fazendo trade com a carteira, o aluguel de ações que funciona como uma remuneração.

Para atuar como doador é bem simples, basta ligar para mesa de sua corretora e falar com um operador a intenção de alugar. Falei com um da Link e um da MyCap e foram muito atenciosos, explicando várias questões.

O mais comum é a doação com prazo de 30 a 60 dias, com o tomador podendo devolver a hora que quiser. A corretora não cobra nada para fazer essa operação, ela ganha no spread. Por exemplo, mando a ordem a 8% e ele acha um tomador por 8,10% e aluga. Embolsa esse 0,10% como lucro da corretora. Não existe corretagem para DOADOR nas duas corretoras que consultei, acho que seja prática do mercado mas é claro veja na sua os custos.

Para acompanhar as suas operações basta entrar no site www.cblc.com.br e entrar no Canal Eletrônico do Investidor (CEI) informando o número da corretora ou nome. Depois coloca o n° da conta (que aparece no HB) e CPF. A senha você deve ter recebido por carta da CBLC alguns dias depois que abriu a conta, espero que não tenha jogado fora!rs. Senão acredito que basta entrar em contato com a corretora. Depois disso vai em BTC que mostra todas as operações de empréstimos de ativos.

Nesse link do site da CBLC você pode ver as média dos últimos contratos.
http://www.cblc.com.br/cblc/consultas/btc/BTCResContrResultado.asp?Tit=4&Lang=1

Aqui nesse link é o sistema de notícias do BTC, onde é possível acompanhar a cada 15 minutos o "book" de Ofertas Disponíveis No Banco de Títulos CBLC - BTC. Os operados chamam isso de "pedra" ao invés de "book".
http://web.infomoney.com.br/investimentos/acoes/noticias/bovespa/
Editado pela última vez por Zuzu RJ em Mar 10, 2010 22:09, em um total de 1 vez.

Mar 10, 2010 22:00
Zuzu RJ Forista Assíduo

Algumas com taxas interessantes:

BOVA11 - 3,82%
EZTC3 - 3,15%
GETI4 - 3,69%
MYPK3 - 4,36%
POSI3 - 8,45%
SLED4 - 8,48%
TLPP4 - 8,29%

Mar 11, 2010 15:02
labasal Estreante

Excelente iniciativa zuzu RJ, muito obrigado pelas informações postadas!!

Eu pretendo comprar eztc3 e alugar sempre que possível, tendo em vista que estarei focando o LP.

Outros papéis com taxas interessantes:

EQTL3 - 2,70%
CREM3 - 4,07%
BEEF3 - 9,75%

Mai 04, 2010 19:26
pedrorjbr Forista Assíduo

Estou querendo começar a alugar minhas ações, já que monto uma carteira para longo prazo.

Vou verificar as taxas para ver se tenho alguma em carteira que vale a pena alugar.

Obrigado ZUZU pela resposta em MP.

Mai 04, 2010 19:26

Estou querendo começar a alugar minhas ações, já que monto uma carteira para longo prazo.

Vou verificar as taxas para ver se tenho alguma em carteira que vale a pena alugar.

Obrigado ZUZU pela resposta em MP.

Mai 04, 2010 19:40

Onde posso visualizar o número de alugueis no dia de determinada ação?
Quando o número de alugueis de uma ação aumenta podemos concluir que tem muita gente operando vendido e provavelmente o papel cairá? Como disse provavelmtente...rsrs

Obrigado

Jun 16, 2010 14:19
Euler Estreante
Euler

Tenho uma dúvida sobre aluguel:
Qualquer papel pode ser alugado, desde que hajam interessados? Gostaria de alugar (como doador) WHRL4 (Whilrpool), mas não vejo o papel na lista de taxas média da CBLC.

Jun 24, 2010 23:58
investimentandtrade Estreante
investimentandtrade

Alguém já realizou aluguel de ações?

É possível vender a ação antes do término do aluguel?

Jul 09, 2010 14:57
RONALDO-JR Estreante
RONALDO-JR

Tem como saber quais corretoras estão "vendidas", no total de posições em aberto BTC?

Ago 13, 2011 23:40
Chicão Forista Assíduo
Custos

Minha corretora cobra taxas do doador também. Mas vejam o que encontrei no site da BM&F Bovespa:
Quais são os custos das operações de empréstimo de ações?

O tomador deve pagar a remuneração devida ao doador, a comissão da corretora e a taxa de registro da BM&FBOVESPA (0.25%). No caso de empréstimos compulsórios, fechados automaticamente pelo BTC para o tratamento de falhas do mercado à vista, a taxa de registro da BM&FBOVESPA será de 0,50% a.a.

A operação não gera custos para o doador.

Link: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/serv ... ma=pt-br#8 [ Perguntas Frequentes / Item 8 ]

Já abri um chamado na CVM sobre o caso.

Ago 14, 2011 16:48
Pharma Forista Assíduo
Re: Custos
Pharma

Chicão escreveu:Minha corretora cobra taxas do doador também. Mas vejam o que encontrei no site da BM&F Bovespa:

O tomador deve pagar a remuneração devida ao doador, a comissão da corretora e a taxa de registro da BM&FBOVESPA (0.25%). No caso de empréstimos compulsórios, fechados automaticamente pelo BTC para o tratamento de falhas do mercado à vista, a taxa de registro da BM&FBOVESPA será de 0,50% a.a.

Link: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/serv ... ma=pt-br#8 [ Perguntas Frequentes / Item 8 ]

Muito estranho Chicao. Qual sua corretora? Pode falar?

Ago 14, 2011 17:43
Chicão Forista Assíduo

Pharma escreveu:
Chicão escreveu:Minha corretora cobra taxas do doador também. Mas vejam o que encontrei no site da BM&F Bovespa:

Muito estranho Chicao. Qual sua corretora? Pode falar?

Spinelli!

Ago 14, 2011 19:17
Chicão Forista Assíduo

Gostaria de saber do pessoal mais experiente se o endereço para consulta das taxas de aluguel é esse: http://www.bmfbovespa.com.br/BancoTitul ... ioma=pt-br

Outra coisa, não entendo pq a taxa do Doador é menor que a taxa do Tomador. Por exemplo, olhei BBAS3 e lá consta: Doador = 0,36% a.a. e Tomador = 0,40% a.a. O que isso significa exatamente?

Grato

Ago 14, 2011 20:09
Chicão Forista Assíduo

Gato Curioso escreveu:

é taxa da corretora mesmo ou desconto do IR ?!
Doador paga IR pela operação de aluguel !! :?

Taxa da corretora mesmo!!! Veja o que consta no site da corretora:
Taxas que o Doador paga:

Para alugar suas ações, o investBolsa cobra uma taxa de 0,15% sobre o montante da operação, sendo que há um valor mínimo para esta taxa de intermediação de R$ 16,90.

Ex.: A taxa definida pelo doador é de 2%a.a, o investBolsa irá cadastrar sua taxa como 2,00% e ocorrerá um débito em conta no valor de 0,15% do valor das ações ofertadas, sendo que há um valor mínimo para esta taxa de intermediação de R$ 16,90. Além da taxa que o investBolsa cobra, você também paga o imposto retido na fonte na alíquota de 15%.

Dez 05, 2011 13:02
Chicão Forista Assíduo

Fraj;la escreveu:
Gato Curioso escreveu:

é taxa da corretora mesmo ou desconto do IR ?!
Doador paga IR pela operação de aluguel !! :?
Boa Chicão, é isto aí, tem que correr atrás dos seus direitos!
Depois, se interessar, qdo resolver tudo, conte seu "causo" aqui também :D
:arrow: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=11592
Problemas jurídicos no mercado financeiro
Abç e boa sorte!

A quem se interessar pelo desfecho: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic ... 42#1649142

Dez 12, 2011 14:14
Chicão Forista Assíduo

Depois de muita insistência, a BM&FBovespa alterou o texto sobre os custos no aluguel de ações:

A BM&FBOVESPA não cobra tarifa do doador (aquele que empresta suas ações), mas as corretoras podem cobrar taxas do mesmo, dependendo da política de tarifação de cada instituição. Consulte sua corretora.

E ainda me agradeceram:
BM&FBovespa - A Nova Bolsa escreveu:A informação sugerida por você foi incluída no site da Bolsa. Mais uma vez, agradecemos a sugestão enviada.

Dez 12, 2011 18:46
Chicão Forista Assíduo

Fraj;la escreveu:muito bom chicão, parabéns pela atitude.
eu mandei um email para mycap, só por via das dúvidas para saber se eles cobram taxa se eu for alugar as minhas ações...
qdo responderem eu posto aqui e/ou no tópico da mycap, seção corretora.
valeu;)

Temos que ir atrás dessas informações, pois dinheiro não é fácil de se ganhar. Fiquei feliz em saber que os caras reconhecem suas falhas ouve a opinião de nós pequenos investidores.

Quando receber o retorno, post aqui também, pois tem a ver com o tópico.

A Mirae não cobra pelo aluguel e são super atenciosos quando peço para alterar as taxas.

Abraços

Dez 13, 2011 9:54
Chicão Forista Assíduo

:arrow: Diferenças entre empréstimo e locação de ações não podem ser ignoradas

Espaço Jurídico (BM&FBovespa), por Jorge Lobo*, 09/12/2011
*Advogado e autor do livro "Direitos dos Acionistas", publicado pela CAMPUS

Dez 18, 2011 18:18
ADP Forista VIP

Nunca aluguei minhas ações e por isso nunca tive experiência com essa operação, mas pelo que eu sabia não se poderia vender ações alugadas.

Porém em conversa com um colega, ele me falou que informaram pra ele que poderia vender e fazer lançamentos cobertos das ações alugadas, e me indicou o seguinte link:

http://www.xpi.com.br/opere/custodia-remunerada.aspx

No texto diz que "na prática, não muda nada.". Gostaria da opinião de vocês.

Abraços

Dez 30, 2011 8:54
Dick Trade Forista VIP

Trazendo a discussão para cá:
Dick Trade escreveu:
PRINCIPIANTE escreveu:
Cadu_28 escreveu:
Dick Trade escreveu:
Cadu_28 escreveu:
Dick Trade escreveu:
PRINCIPIANTE escreveu:
Cadu_28 escreveu:
PRINCIPIANTE escreveu:Imaginemos uma empresa hipotética que possui 1000 ações. Tal empresa vai pagar R$1,00 por ação de JSCP. João, aluga 100 ações de josé e as vende a pedro antes da data ex. Aí vem minha dúvida: José, doador das 100 ações tem direito ao JSCP. Pedro, comprador das 100 ações, tem direito ao JSCP. Além disso temos as demais 900 ações que compõem o capital da empresa. 100+100+900 = 1100.
Daí minha dúvida. Essa situação equivaleria à criação "do nada" de 100 ações para fins de pagamento de JSCP. Onde está o erro do meu raciocínio? (deve haver algum)
O erro é que somente o portador das ações que tem direito, neste caso pelo que entendi quem comprou foi o José, logo somente ele vai receber.
Talvez não tenha ficado claro o texto. João é o proprietário original da ações (doador). Ele as aluga a josé (tomador) que pega essas ações e vende a pedro antes da data "ex".

até onde eu sei o doador de ações (joão) tem direito ao JSCP. Ocorre que pedro, comprador (ele comprou as ações de josé e nem sabia que as mesmas eram alugadas) tb tem direito. E aí?
Veja o que diz a pág. 10 do texto abaixo:

DIVIDENDO, JUROS SOBRE O CAPITAL E/OU BONIFICAÇÃO EM
DINHEIRO
O sistema encaminha aos Tomadores e Doadores, por meio das instituições que os representam no BTC, um relatório informando as posições que fazem jus ao dividendo/juros sobre o capital declarado pela empresa.
Na data em que a custódia fungível da CBLC efetuar o efetivo pagamento desse dividendo/juros sobre o capital, o Doador é creditado e o Tomador, debitado. Para efeito desse lançamento financeiro, será observada a condição tributária do Doador, de forma que o montante a ser recebido seja idêntico ao que receberia, caso as ações estivessem em sua posição de custódia.
O Tomador é debitado respeitando-se a condição tributária do Doador, independentemente de ainda possuir as ações em sua posição de custódia.

http://www.cblc.com.br/cblc/Download/ACBLC/BtcPort.pdf

Eu acho que sei onde esta o erro.
É pq Pedro não compra ações que estão alugadas. Ele compra de alguem que possui a ação e esta vendendo. O José abriu venda no aluguel, mas elas não vão a venda no mercado, p/ ele fechar o trade tem que recomprar o mesmo lote. Acho que seria isso.
O tomador é debitado dos proventos e quando recompra as ações, ele o faz pel preço ex...
É como se ele estivesse alugando as ações já sem os proventos...

O problema é que na questão levantada tem 3 pessoas envolvidas. Uma terceira compraria a posição alugada e vendida da 2 pessoa, na data COM por exemplo. Mas acho que o erro esta aí, pois se uma pessoa aluga e vende uma ação, ela não entra no mercado de negociação, esta mesma pessoa que tem que recomprar p/ fechar o trade.

Acho que o conterrâneo dick trade matou a charada. Pelo texto que ele postou quem paga o JSCP a João (doador), é o José (tomador). Já o Pedro, recebe normalmente o JSCP da empresa.
Isso!
No dia seguinte, as ações já estarão descontadas desse mesmo valor. Do contrário, se não lhe fossem debitados os proventos, o Tomador alugaria a ação "cheia" e a devolveria "vazia", isto é, ficaria com os proventos...

Próximo

Voltar para Educacional & Iniciantes