Bem-vindo: Abr 19, 2014 14:03

Fev 01, 2011 12:10
Dr. Al Forista Assíduo
Montando um Fundo de Investimento
Dr. Al

Caros colegas foristas,

Tenho intenção de no próximo ano estar criando um fundo de investimento para a família. Tenho algumas dúvidas e gostaria que se possível vcs pudessem me ajudar com informações e opiniões.
Bom, a idéia principal de fazer esse fundo é dividir os gastos (corretagem, custódia, viagens e visitas às empresas, viagens às assembléias,etc) com os sócios do fundo. Acho que o montante seria de aprox. 500k.
- Eu teria que montar uma empresa para isso, tendo sócios?Ou criar um equity found? Ou até mesmo poderia fazer um contrato com as partes e colocar em meu nome o dinheiro? O que valeria mais a pena em relação a contabilidade?
- Um clube de investimento seria uma boa?
- Vcs acham válido cobrar uma Tx de adm?

Abs e espero boas opiniões e sugestões

Fev 01, 2011 17:17
Crush Forista Assíduo
Re: Montando um Fundo de Investimento

Dr. Al escreveu:Caros colegas foristas,

Tenho intenção de no próximo ano estar criando um fundo de investimento para a família. Tenho algumas dúvidas e gostaria que se possível vcs pudessem me ajudar com informações e opiniões.
Bom, a idéia principal de fazer esse fundo é dividir os gastos (corretagem, custódia, viagens e visitas às empresas, viagens às assembléias,etc) com os sócios do fundo. Acho que o montante seria de aprox. 500k.
- Eu teria que montar uma empresa para isso, tendo sócios?Ou criar um equity found? Ou até mesmo poderia fazer um contrato com as partes e colocar em meu nome o dinheiro? O que valeria mais a pena em relação a contabilidade?
- Um clube de investimento seria uma boa?
- Vcs acham válido cobrar uma Tx de adm?

Abs e espero boas opiniões e sugestões

Dr. Al

Acho que o que você precisa mesmo é de um Clube de Investimentos. Para criar um Fundo e cobrar taxa de administração, só se você tiver certificado da ANBID.

Fev 01, 2011 18:06
fraj0lad0alp1ste Forista VIP
Dr. Al

E se for mesmo clube de investimento o que procura, visite este tópico:
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10663
Tem infos relevantes sobre tal assunto.

Fev 02, 2011 0:27
Dr. Al Forista Assíduo
Dr. Al

E caso eu quisesse montar uma empresa, com sócios investidores, tendo essa empresa um conta pessoa jurídica com investimento em ações. Isso seria possível?
Em caso de novos recursos, poderíamos fazer um capitalização da empresa, com emissão de novas ações.
Isso é possível?

Fev 02, 2011 7:33
Crush Forista Assíduo

Dr. Al escreveu:E caso eu quisesse montar uma empresa, com sócios investidores, tendo essa empresa um conta pessoa jurídica com investimento em ações. Isso seria possível?
Em caso de novos recursos, poderíamos fazer um capitalização da empresa, com emissão de novas ações.
Isso é possível?
Acredito que sim. Seria tipo uma holding. Mas essa vou deixar para os colegas advogados ou contabilistas do fórum responderem.

Fev 08, 2011 14:08
Dr. Al Forista Assíduo
Dr. Al

COnversei com contadores, o custo de uma holding é muito caro e nao seria viavel investir menos de 1M, com os custos da holding..
Pelo que conversei e li, o melhor mesmo seria montar uma empresa, cada socio da empresa entra com o valor referente ao seu percentual. A partir dai, abre-se uma conta PJ e investe o capital da empresa em ações...
Gastos da empresa = contabilidade, salario do diretor e impostos....

Jun 12, 2011 15:36
Ferdi Estreante
Ferdi

Para abrir um fundo, ou seja, ser o gestor do fundo você precisa ser ADMINISTRADOR DE CARTEIRAS autorizado pela CVM. Segue o link:

http://www.cvm.gov.br/port/fundos/index2.asp

Pode ser PF ou PJ. Os custos são vários e altos.

- Administrador
- Custodiante
- CVM - http://www.cvm.gov.br/port/taxas/taxas.asp#II
- Anbima
- Conta CETIP (para tit. privados)
- Conta SELIC (para tit. publicos)
- Custos menores (corretagens, cartorio, correios...)

Para se chegar no breakeven dos custos, o mínimo seria algo entre 3 e 5MM, além do custo de manter a estrutura requerida pela CVM e pelos administradores (o tal do Compliance).

A maioria das corretoras cobram entre 1,5%-3% de taxa adm para clubes e/ou mínimo de 300k. Um clube é muito mais vantajoso mesmo com as novas regras da cvm (instrução 494 e 495).

Abs

Jul 14, 2011 11:59
cpf216 Forista Assíduo
cpf216

Uma dúvida sacana, caso alguém já tenha administrado clubes: cotas de FII entram no cômputo de percentual de aplicação em RV dos clubes ou é somente ações mesmo?

Outra... se as corretoras sabem lidar com clube de investimento que participa de emissões primárias, assim: clube de investimento na corretora A, corretora B coordenando uma emissão primária que a corretora A não participa. Em algum momento o administrador do fundo terá de fazer o TED da conta do clube de investimento para ter "direitos" sobre cotas que podem levar um tempão para materializar. Dependendo de como a conta é adminstrada, isso pode afetar substancial e artificialmente o valor da cota.

Jul 14, 2011 13:28
cpf216 Forista Assíduo
cpf216

cpf216 escreveu:Uma dúvida sacana, caso alguém já tenha administrado clubes: cotas de FII entram no cômputo de percentual de aplicação em RV dos clubes ou é somente ações mesmo?

Ah... está no manual da Bovespa, isso. Só pode até 49%, junto com RF e "qualquer coisa da bolsa e balcão organizado". Não é dessa vez que eu farei um fundo de FII puro :wink:

Jan 02, 2012 23:39
Gil Brother Estreante

Alguem teria algum material mais detalhado para compartilhar sobre o assunto?
Estou querendo começar um estudo de viabilidade para a abertura de um fundo de investimento multimercado.

Mar 26, 2012 14:13
Incitatus Estreante
Incitatus

Gil Brother escreveu:Alguem teria algum material mais detalhado para compartilhar sobre o assunto?
Estou querendo começar um estudo de viabilidade para a abertura de um fundo de investimento multimercado.
Desencana, com menos de 5 milhões não vale a pena. Um fundo multimercado só é viável para o gestor acima de 20 milhões, abaixo disso é só trabalho e despesa.

Mas pesquise por taxa de fiscalização CVM, taxa mínima do adminsitrador (para baixo valores eles cobram um fixo em reais por mês, algo em torno de R$2.000 mês), taxa de custódia, auditoria...

Pesquise fundos aqui: http://www.comparacaodefundos.com/

Clube é mais viável.

Ago 01, 2012 22:25
Roberto Denadai Estreante
Roberto Denadai

Gil Brother escreveu:Alguem teria algum material mais detalhado para compartilhar sobre o assunto?

Os passos para abrir um fundo são :

1 - Receber o título de gestor pela CVM
2 - Abrir uma empresa com cnpj e razão social de administração de recursos
3 - Pedir autorização para a CVM para a empresa administrar recursos
4 - Entrar com o pedido na anbima para aderir ao código de melhores práticas de mercado
5 - Procurar um administrador e custodiante para o fundo
6 - Captar ou aportar o capital inicial

Esse processo todo demora por volta de 1 / 2 anos

É possível sim abrir fundos com PL menor ( entre 500 mil / 5M ) , mas sim, existem muitas despesas e caso o fundo não cresça provavelmente será fechado por falta de fôlego. Assim como quanto menor o PL, maior o impacto dos custos na rentabilidade total do fundo.

Espero ter ajudado

Abraços

Out 21, 2012 19:47

:arrow: Carteira mês de novembro/2012 - PERÍODO DE INDICAÇÃO
http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=15488

:arrow:
Entrevista do mês - Outubro/2012 - Chicão - Perguntas

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=15440

Mar 23, 2013 21:54
Fujisaka Estreante
Empresa de participações
Fujisaka

Olá colegas.
Andei pesquisando a respeito do assunto e, pelo que encontrei até agora, a melhor opção para quem investe com o dinheiro dos "outros" é a criação de uma empresa (sociedade anônima) de participações societárias. Ex.: ABC Participações S/A.
Assim as pessoas serão acionistas dessa empresa e vc faz todos os negócios em nome da empresa, de forma legal e sem complicações futuras.
Estou finalizando meu projeto para criação de uma empresa com essa finalidade.
Visitem meu site www.cidrodrigues.com.br

Mar 23, 2013 23:03
Re: Empresa de participações

Fujisaka escreveu:Olá colegas.
Andei pesquisando a respeito do assunto e, pelo que encontrei até agora, a melhor opção para quem investe com o dinheiro dos "outros" é a criação de uma empresa (sociedade anônima) de participações societárias. Ex.: ABC Participações S/A.
Assim as pessoas serão acionistas dessa empresa e vc faz todos os negócios em nome da empresa, de forma legal e sem complicações futuras.
hummmm, bacana, achou melhor isto do que clube de investimentos? http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10663
:roll:
e por quê?

grato

sucesso$$$

Mar 24, 2013 1:16
Fujisaka Estreante
Fujisaka

Frajola

Achei melhor a criação de uma empresa porque assim vc tem liberdade para administrar os negócios, pode investir como quiser. No clube de investimentos vc fica preso a muitas regras, tem pouca liberdade pra alavancar e trabalhar com derivativos, além de que algumas corretoras cobram um valor de R$ 1.000 por mês pra administrar o clube.

Abs

FR4J0L4 escreveu:
hummmm, bacana, achou melhor isto do que clube de investimentos? http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10663
e por quê?

grato

sucesso$$$

Mar 24, 2013 1:17
Fujisaka Estreante
Fujisaka

Frajola

Achei melhor a criação de uma empresa porque assim vc tem liberdade para administrar os negócios, pode investir como quiser. No clube de investimentos vc fica preso a muitas regras, tem pouca liberdade pra alavancar e trabalhar com derivativos, além de que algumas corretoras cobram um valor de R$ 1.000 por mês pra administrar o clube.

Abs

FR4J0L4 escreveu:
e por quê?

grato

sucesso$$$

Mar 24, 2013 15:49

tendi, tocou num bom ponto ...

qto o seu sócio governo vai cobrar de taxa???

abç

nao tem como fugir dos larápios dos governos, sempre estão lá de sócios, rapando o tacho dos empreendedores legais :( :twisted: e quase nada dão em troca..
Fujisaka escreveu:Frajola

Abs

FR4J0L4 escreveu:
e por quê?

grato

sucesso$$$

Mar 24, 2013 16:35
gabiac82 Forista Assíduo
Conteúdo de educação financeira e análise para investimento
gabiac82

Olá investidor, o site www.mercadoreal.net disponibiliza conteúdos de educação financeira e análise para investimento no mercado de ações e outros segmentos do mercado financeiro. O MercadoReal oferece uma visão realista do mercado de capitais, embasada por informações de qualidade, para investidores conscientes e racionais.

Aprenda análise técnica, análise fundamentalista e estratégias de investimento em ações, futuros, mercado a termo, forex, opções, títulos do tesouro, fundos de investimento e renda fixa com o conteúdo do MercadoReal. http://mercadoreal.net

Imagem

Set 23, 2013 12:50
ricardocaetano Estreante
Re: Montando um Fundo de Investimento
ricardocaetano

Visite o tópico viewtopic.php?t=10663 acho melhor pra você um clube de investimentos. Também recomendo ações de importações. Você pode até se interessar por como importar da china e revender mais barato com alto lucro aqui no Brasil.

Voltar para Fundos e Renda Fixa